quarta-feira, 17 de agosto de 2011

[reflexão] Convencer o burro

Um homem encontrou, após muitos anos de procura, a sua filosofia, o seu oriente, a sua direção, ficou tão entusiasmado que resolveu propagá-la aos confins da sua terra. 

Ajuntou os seus pertences e comprou um burro para levá-lo nas suas andanças, e este foi o seu companheiro de viagem por longos anos, à medida que o tempo passava o homem, que acabou se tornando uma lenda viva em sua região, ia acrescendo cada vez mais sabedoria a sua bagagem. 

Encontrava uma cidade e lá descansava e levava as boas-novas ao povo que vinha ao seu encontro em muitas vezes, outras tantas vezes ninguém lhe dava ouvidos, mas mesmo assim ele continuava a sua peregrinação. Numa dessas cidades que visitava, o sábio encontrou um grupo de jovens que conversava efusivamente, aproximou-se, mas debalde tentou falar, os jovens antes mesmo que ele algo falasse lhes disseram: 

- Velho, nem adianta tentar nos convencer a nada, nós já temos nossa religião, nossos pais já nos ensinaram tudo, aqui nós seguimos as tradições de família, portanto suma! 

O velho sábio muito entristecido calou-se e retirou-se, e lembrou-se que nem mesmo Jesus em sua infinita sabedoria jogou pérolas aos porcos. 

Antes mesmo que montasse o seu velho burro, um dos jovens ainda lhe diz a seguinte frase: 

- Velho louco! Me digas, como você quer nos convencer de algo? Por acaso você conseguiu convencer ao menos esse velho burro que te acompanha? 

E ele na sua humildade responde: 

- Não, meu filho, eu realmente não consegui convencê-lo, ele também segue as tradições de família.

Nenhum comentário: