sexta-feira, 9 de setembro de 2011

[leia] Concursos e convocações sob suspeita

Foi-se o tempo em que se tinha a ideia de que quem mandava era quem estava contratando. Se esse ainda é o pensamento, prefeitos e administradores de órgãos públicos devem ficar atentos aos exemplos que estão espalhados pelo Rio Grande do Norte: suspeita de resultados orientados, com aprovação de candidatos que não deveriam estar entre os que fizeram por onde estar nos primeiros lugares.

O interino não vai aqui citar nenhuma cidade, mas o Ministério Público está investigando a existência de indícios, já comprovados, da velha tática administrativa que imperava no século passado. Os gestores precisam compreender que não podem tudo e que devem explicações à sociedade. É inadmissível que, valendo-se da caneta do Executivo, pensem que são donos de tudo e de todos. Esse tempo já acabou. Embora o Ministério Público esteja mais presente para denunciar esses abusos à Justiça, aqui, ali e acolá ainda se tem notícias desses disparates administrativos. Não precisa ir muito longe para constatar tentativas desse tipo. Existem cidades em que candidatos foram convocados em total dessintonia com a lista de aprovados. Uma aberração, sem dúvida, que deve ser denunciada, investigada e que os prefeitos que utilizam desses subterfúgios para beneficiar parentes e correligionários devem ser severamente punidos. Continuar com essa prática é transformar órgãos públicos em extensão das suas casas. Ainda se verifica a velha e ultrapassada tática do "quem manda pode tudo", mas é algo que vem sendo, paulatinamente, escanteado pela própria população. Não está sendo à toa que políticos que têm essa visão distorcida de mundo (moderno e real) estão sendo afastados da vida pública.

É hora de o cidadão realmente fazer valer seus direitos. Portanto, se você foi aprovado em qualquer concurso público nas cidades que estão sendo investigadas pelo Ministério Público, fique atento: a sua vaga pode ter sido preenchida por algum parente ou correligionário do prefeito ou da prefeita. Olhe os portais das empresas que aplicaram as provas, cheque gabaritos e provas. Caso perceba que algo está errado, comunique o fato imediatamente às autoridades. Não fique apenas esperando que resolvam a questão por você. 

Nenhum comentário: