sexta-feira, 30 de setembro de 2011

[leia] Os lobos são mais perigosos

Deveria ser criada uma lei que punisse o político que indicasse pessoas desqualificadas para o serviço público.

Tipo assim: se o “afilhado” fosse flagrado em prática de corrupção, roubando o erário e praticando outros delitos, o padrinho também seria punido. A regra seria moralizadora, enquadrando o “QI” – quem indica – em crime contra o bem público. Seria possível, a partir daí, promover a austeridade moral no processo de distribuição de cargos. A lei não impediria que políticos e partidos indicassem seus representantes para compor equipes de governo.

Teria como objeto exclusivo a qualificação na escolha dos ocupantes de cargos. Os atos seriam responsabilidade do indicado e de quem indicou, o que obrigaria os agentes públicos escolherem pessoas qualificadas, honestas e compromissadas com o patrimônio público. Se existisse a lei, certamente evitaria casos como o do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM-RN), em que o ex-diretor Rychardson Bernardo foi parar na cadeia sob a acusação de ter desviado alguns milhões de reais da instituição. Ou, então, iria punir o seu “padrinho” político, o deputado Gilson Moura (PV), responsável pela indicação.

A regra também teria inibido a presença de pessoas desqualificadas no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT-RN), responsáveis pelo desvio de dinheiro público das obras nas rodovias federais. O “padrinho” dos membros da “quadrilha do Dnit” – assim denominada pela Polícia Federal –, deputado João Maia (PR), pensaria duas vezes antes de empregá-los no órgão federal.

E tantos outros casos seriam evitados, ou punidos os políticos que não tiveram a responsabilidade na hora de emplacar os “afilhados” nos empregos públicos. Punir o autor direto do crime sem atingir o responsável “intelectual”, como ocorre hoje, é alimentar a famigerada e odiosa impunidade, colaborando com a interminável prática de corrupção. O lobo é muito mais voraz que os lobinhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

isso jamais acontecerá!!

Anônimo disse...

a o contrario os cordeiros estão mais perigosos do que os lobos, principalmente em APODI