terça-feira, 20 de setembro de 2011

[leia] A pressão sobre professores

O professor deveria ser homenageado todos os dias pela importância que exerce dentro do processo de desenvolvimento de uma nação e no comportamento da sociedade. Não existe país desenvolvido sem um nível educacional elevado. Isso todos sabem, mas parece que no Brasil os governos não entenderam ou não quiseram entender que o professor sempre será a "mola mestra" de todo esse processo.

No entanto, o professor é tão desvalorizado e não recebe o tratamento que merece, até porque foi jogado no meio da sociedade como o único salvador de tudo, sendo inclusive obrigado a assumir uma responsabilidade acima das suas possibilidades, nas quais a maioria dos pais está transferindo a educação dos seus filhos exclusivamente para eles, o que está gerando sobrecarga e as consequências são assustadoras.

Uma prova disto são os inúmeros afastamento de professores da sala de aula em todo o país com problemas psicológicos ocasionados por essa sobrecarga e pela falta de respeito dos alunos que estão partindo para agressão aos mestres amparados por uma lei absurda chamada de Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que protege demais, deixando o professor ainda mais vulnerável. Assim, nossa educação não avança e nossos professores não suportam a pressão e os resultados ficam sempre abaixo do esperado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Um exemplo do estrago da greve da Uern no calendário letivo da universidade é que o vestibular de ingresso 2012 será feito nos dias 4 e 5 de março.

Anônimo disse...

Esse país não valoriza mesmo a educação. Os Institutos Federais em greve a um bom tempo e não vejo nada na imprensa.

Anônimo disse...

o nosso estado é um dos piores em termos de educação.
isso é uma vergonha