segunda-feira, 10 de outubro de 2011

[leia] Fraudes já provocaram cassação de 274 prefeitos

O governo terminou mais cedo para 274 dos 5.563 prefeitos eleitos ou reeleitos nas últimas eleições municipais, o que representa 4,9% do total. Entre 2005 e 2008 – período do mandato anterior -, o total de gestores cassados tinha chegado a 296. A expectativa é que a marca seja ultrapassada nesta legislatura, até dezembro do ano que vem, quando terminarão os governos.

Levantamento promovido pela CMN (Confederação Nacional de Municípios) aponta que 38,1% dos casos foram motivados por ações de improbidade administrativa e, em 36,9% deles, por infrações à legislação eleitoral.

Os estados de Piauí – o campeão, com 50 cassados -, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso lideram o ranking da troca de cadeiras.

Parte dos políticos que perderam o mandato e ficaram inelegíveis se mantém na corda bamba, com uma sucessão de decisões judiciais que garantem a permanência nas prefeituras. A maioria das ações que levaram às cassações foi motivada por desvios de verbas e falta de comprovação do uso do dinheiro público. Há ainda prefeitos reeleitos que tiveram contas do mandato anterior reprovadas. (Com informações de O Globo)

2 comentários:

Anônimo disse...

DEM e PSD, depois da entrevista do Senador Ze Agripino. Tema do comentário de hoje na TV Ponta Negra

Anônimo disse...

Agripino diz que não quer o PSD por perto. Aliança, nem pensar. Mas se houver uma escapulidinha, uma puladinha de cerca, acho que ele aprova