sábado, 26 de novembro de 2011

[leia] As classes sociais e a desigualdade no Brasil

Há algum tempo não podemos mais falar em pirâmide de classes sociais no Brasil sem ressaltar o crescimento da classe C. Se antigamente as classes D e E continham a maioria da população, formando uma grande base, hoje encontramos um losango de classes sociais, com o inchaço da classe C nos últimos anos, vinda de uma migração das classes menos favorecidas.

Os dados acima refletem uma pesquisa realizada com 1500 pessoas em 70 cidades (incluindo nove regiões metropolitanas), no ano de 2010.

Apenas no ano de 2010, 19 milhões de pessoas deixaram as classes DE e 12 milhões subiram as classes AB. Há 5 anos, as classes A, B e C somadas representavam apenas 49% da população, enquanto em 2010 elas somavam 74%. Sobra apenas 36% para formar a velha base da pirâmide, que começa a tomar forma mais igualitária. Repare no gráfico acima como as classes DE vêm perdendo massa, e como a classe C vem aumentando.

Repare também como mudou a distribuição da “pirâmide” de 2005 para 2010, se insistirmos em colocarmos as classes DE na base.

O Crescimento econômico e os programas de rapasse de renda desenvolvidos pelo governo tem sido grande influência para essa mudança na pirâmide. Agora em 2012 outro fator que influenciará essa distribuição de renda será o aumento do salário mínimo que passará de R$ 545,00 para R$ 622,00 aproximadamente.

Fonte de Dados: IBGE
Por Kayo César

Um comentário:

Anônimo disse...

o pior culpado disso são os eleitores