terça-feira, 27 de dezembro de 2011

[espaço do leitor] Atendimento Médico‏ em Apodi: Hipócrates ou Hipócritas?


Medicina é uma profissão que oferece status, mas só aqui no Brasil. Viaje para o exterior, se puder. Lá, o médico é um trabalhador como outro qualquer que deve respeitar e ser respeitado como outro qualquer. O problema é que ao passar no vestibular o acadêmico veste uma couraça de antipatia e superioridade.

A arte de medicar, curar, cirurgiar é, na minha opinião, a mais brilhante de todas as profissões. Todo mundo já quis ser médico pelo menos alguma vez na vida. Vestir aquela roupa branca, enrolar o estetoscópio no pescoço e com um olhar poder salvar vidas. É coisa divina! E por se tratar de uma atividade tão fantástica, seus, vamos dizer assim, operadores deveriam ser tão grandes quanto.

Falo aqui, por experiência própria, e olha que não tenho tanta experiência assim, que tenho medo dos médicos e que por muitas vezes preferi automedicar-me a sair do conforto da minha cama para aturar a cara feia de um “doutor”. Sou bem mais tratada nas Lojas Riachuelo. Conto em três dedos o número de vezes em que fui atendida bem por um médico.

Já discuti com alguns médicos e médicas. Digo a vocês que não vale muito a pena não. Eles não escutam. Eles não te olham. Nem te percebem. Você não é ninguém. E ai de você se chegar com febre na hora do seu sono, mesmo que o dito cujo já esteja com meia hora de atraso, trancado em seu apartamento, podendo estar em seu plantão, fazendo com que se forme nos corredores um amontoado de mazelentos, que não estão ali por que querem ou gostem. Eles estão doentes. São crianças com 39° de febre. Idosos que estão em pé, sim porque não tem cadeiras. São moças e rapazes que poderiam estar em casa, estudando, trabalhando ou fazendo nada. Contudo, tem uma exceção: você tem que ser filho de um amigo conhecido, ou parente de alguém próximo ao diretor do hospital, ou ter um contato para ser atendido rápido. Ou então espere, se vire.

Em minha última experiência, um médico até novo, fez-me sentir-me culpada por estar doente. Entrou em meu quarto às 8 horas da manhã aparentemente cansado daquilo tudo. Eu disse entrou no meu quarto? Força de expressão! Ficou ali, na porta mesmo. Imaginem só, fui examinada da porta! Fazia-me perguntas e não me deixava respondê-las. Entendo, o que tenho a dizer diante de sua grande inteligência? Falava com uma amiga ao celular quando ele chegou, o mal educado nem me deixou finalizar a ligação, como se pensasse: quem você pensa que é para me fazer esperar sua ligação?! Olhei bem profundo em seus olhos, nos rápidos lances em que ele se dispunha a olhar pra mim e enviei-lhe desprezo e repúdio a sua atitude. Não podia reclamar. “Precisava” passar por isso.

A mensagem que quero passar para vocês médicos e aspirantes, é que vocês não perceberam a grandeza que é a profissão de vocês e como ela é importante para a população. Vocês são como anjos! Vocês entram na vida das pessoas na hora em que elas estão mais frágeis, nos momentos em que elas mais precisam de atenção. Isso não é pouco. Se é pelo dinheiro, vão fazer direito, engenharia, vão estudar para passar no concurso da Receita Federal! Qualquer coisa, mas não tratem com tanta a frieza a vida das pessoas. Agradeço por existirem, mas estou indignada com sua falta de compaixão e amor.

Sei que por muitas vezes faltam-lhes condições básicas de trabalho. O excesso de plantões os sobrecarregam e os deixam assim, sem paciência. Eu sei, isso não é problema seu. Nem meu. O buraco é mais em baixo. É, de fato a Saúde é uma instituição falida. Isso não vai mudar. É complicado demais. É pouco dinheiro não é mesmo? Tem as campanhas eleitorais, as candidaturas e tal. A solução é todo mundo fazer um plano de saúde, mas falta dinheiro. E quem não tem? São OBRIGADOS a sujeitarem-se a vocês médicos mal humorados, sem educação, arrogantes, prepotentes, egoístas e ignorantes. Que coisa feia. Sejam médicos de amor e mude a história de vocês. Estou referindo-me no sistema público de saúde. Ou será que vocês iriam destratar um paciente na rede particular? Agora me digam: qual a diferença? O que os fazem pensar que a dor de um rico é maior do que a de um pobre? Igualem suas formas de tratamento, somos todos iguais, viemos do mesmo lugar e para lá voltaremos TODOS.

Concluo reafirmando minha idéia de que a Medicina é linda, mas vocês a tem desmerecido e não são dignos de serem chamados de médicos. Stress? Cansaço? Fadiga? Em toda profissão tem. Revejam seus conceitos, olhem com quem vocês estão lhe dando. Não são com parafusos, papéis ou máquinas, são vidas, ou melhor, são vidas já fragilizadas que pelas suas respectivas enfermidades entregam em suas mãos a confiança de curar-lhes. Honrem isto.

Enviada pela leitora Yuriana Bandeira.

17 comentários:

Anônimo disse...

Sempre sera assim enquanto acham seus salarios poucos os que colocaram ai eles nem lembram....

Anônimo disse...

A questão levantada é muito importante e nunca tinha sido discutida dessa maneira. Parabéns!

Anônimo disse...

Passam 5 anos na faculdade, mexendo em corpos. Depois que se formam, diagnosticam sem olhar pra sua face.

Anônimo disse...

E PQ DIZEM Q MELHOROU 100%, IMAGINE SOOOOO!!!

Anônimo disse...

So quem sabe a realidade do HRHMM de Apodi, quem passa por ela!!! Precise com urgência???

Anônimo disse...

O secretário Ddomicio Arruda já deveria ter decretado estado de calamidade na Saúde do RN e resolver as questões pendentes...

Anônimo disse...

O quadro da saúde pública do RN é terrível. Não é só em Apodi!!!

Anônimo disse...

Amor próprio, senso de ridículo, menos drama e carência, e mais vida própria, são meus votos para o 2012 da galera mimizenta! Vão viver!

Anônimo disse...

‎"Nos dias de hoje, cada vez mais, acentua-se a necessidade de ser forte. Mas não há uma fórmula mágica que nos faça chegar à força sem que antes tenhamos provado a fraqueza."

Anônimo disse...

APODI: Os problemas que se repetem todo ano, trânsito desorganizado, falta d'água, falta de acessibilidade...

Anônimo disse...

2012 tem que ser diferente.

Anônimo disse...

Concordo com Yurana. Já passei por uma situação constragedora só porque tive a corgem de chanmar o médico em seu apartamento para atender uma criança que estava intoxicada. O dito médico,foi mal educado me agrediu com palaras e quase me agrediu fisicamente.

Anônimo disse...

valeu por esta bela redação, parabenssssssssss. que eles sejam mais umanos pricipalmentes com aqueles que não tem planos de saude. Selembrem que o maior medico de todos não tinha plano de saude. Jesus.

Anônimo disse...

parabens pela materia, é pura realidade,já sentir na pele tudo isso que você falou,e o pior de tudo é que lá não existe prioridade para idoso e criança, é como voçê ja falou a prioridade é você ser filho de um amigo conhecido, ou parente de alguém próximo ao diretor do hospital, ou ter um contato para ser atendido rápido.

Juão disse...

Hospital de Apodi é uma calamidade. Administração é tão incompetente quanto a anterior. São uns descompromissados com a população, só pensam nos próprios bolsos.

Anônimo disse...

trocaram 6 por meia duzia eo velho 6 silange ainda é melhor do ue o meia duzia ivanildo que so valoriza adversário, pois reza na cartilha do prefeito.

Anônimo disse...

perfeita a análise, queria um dia poder vê a maioria das pessoas com esse nivel intelectual, ai sim poderiamos tê o minimo dos serviços básicos oferecidos pelos governantes, assim como educaçao, saude, saneamento básico etc...
ai sim nao precisariamos mendigar o que é digno de direito dos cidadaos.