quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

[leia] Presidente da CDL de Apodi defende Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi

O projeto de Irrigação do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi vem dividindo opiniões, por um lado algumas organizações não-governamentais ou instituições ligadas ao campo criticam o modelo e outras apóiam.

A maioria das instituições ou pessoas contrarias ao projeto são de fora e que não conhece bem as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo apodiense. No município já se discute ate a realização de um plebiscito junto ao homem do campo que mora no território apodiense para opinar de forma democrática e consciente sobre a execução do projeto se realmente é viável para a Chapada ou não.   

Enquanto isso as opiniões vão se dividindo. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Apodi, empresário, George Gurgel, diz que o projeto de Irrigação da Chapada do Apodi será a redenção econômica de Apodi e região. “Vejo nesse projeto mais emprego, mais investimentos e mais qualidade de vida para o povo”, comentou George Gurgel que representa mais de 130 empresários filiados a CDL apodiense.

As obras do Projeto de Irrigação custaram R$ 280 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC. O projeto conta com uma área de 5.200 hectares e irá gerar 15.600 empregos diretos.
  
Os benefícios e os detalhes do Perímetro Irrigado de Santa Cruz do Apodi, no Rio Grande do Norte, já foram discutidos em Apodi com autoridades locais e a população do município durante reunião de engenheiros e técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), responsável pela implantação do projeto.

Outro dado importante do projeto, é que o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) de Apodi vai formar 90 técnicos em Zootecnia, pessoal esse que poderá concorrer a 120 lotes, cada um com 16 hectares, o dobro do lote que será destinado aos agricultores familiares, que respondem por 85% dos beneficiados.

O município de Apodi conta com uma área de 1.602 quilômetros quadrados, sendo o segundo maior município do Rio Grande do Norte, ficando atrás apenas de Mossoró, que tem 2.099 km². É numa área desse tamanho que ficara encravado os 5.200 hectares do perímetro irrigado da Chapada do Apodi.

“Sou a favor do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, porque vai trazer mais investimentos para o município, não tenho duvidas que será um grande projeto, quando as águas da Barragem de Santa Cruz chegar á Serra do Apodi, vamos ver nosso município se desenvolver cada vez mais, pois o povo apodiense tem coragem de trabalhar, só precisa de oportunidades”, comentou o empresário George Gurgel.

Distribuição Física dos Lotes

Descrição
Número de Lotes
Área Individual (ha)
 Área Total (ha)
Pequeno Produtor
305
8
2.440
Técnico Agrícola
120
16
1.920
Eng. Agrônomo
25
24
600
Empresarial
5
48
240
TOTAL

5.200

9 comentários:

Anônimo disse...

vALHA ME NOSSA... ATÉ GEORGE DO BOTICÁRIO, EI VC NEM AGRICULTOR É FALHA COM QUAL PROPRIEDADE SOBRE ESTE ASSUNTO. DESENVOLVIMENTO NEN SEMPRE VEM ACOMPANHADO POR ESTAS PROPOSTAS NÃO MEU AMIGO. VEJA A FORÇA DA AGRIC. FAMILIAR DE APODI ESTAMOS EM 3º LUGAR. O QUE FALTA É INVESTIMENTOS PRA NÓS AGRICULTORES. VC É EMPRESÁRIO AÍ NÃO FALTA NADA PRA VC NÉ... ASSIM É FÁCIL VC FALAR, PQ QUEM MORAR LÁ É QUE SABE, VC VAI DAR ALGUMA CASA PARA OS DESAPROPRIADOS??? CONCERTEZA NÃO - A CLASSE EMPRESARIAL DO APODI SONHA TAMBÉM COM ESTE PROJETO, PORÉM TEMOS Q PENSAR NUM PROJETO Q TRAGA DESENVOLVIMENTO PRA NÓS AGRICULTORES QUE JÁ ESTAMOS AQUI, PRA QUE ESSA HISTÓRIA DE EMPRESAS DENTRO DO PERIMETRO....?

Raildo Souza disse...

desde que eu morava em são paulo que eu ouvia falar que o problema do Nordeste era água e agora que ela vem muitos não querem.Aonde tem água tem desenvolvimento!

Anônimo disse...

Nem sempre Raildo, o Vale do Assu não produz mais assim com baraúnas, então isso é desenvolvimento. Acho que estão ducvídando da capacidade dos aagricultores q lá estam, pra que retirar o povo de lá. eles também podem promoverem desenvolvimento.

M.F.A. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

AGRICULTOR:
Quantas Reuniões Jeorge Participou de discussão desse Projeto????
Esse modelo ai de distribuição de Terras é o mesmo la De Limoeiro do outro lado da Chapada (igualzinho). Hoje lá não tem mais nenhum pequeno ou tecnico lá, só EMPRESAS.
Na escolha para donos de Lotes haverá critérios e quem cgarante que filhos de Agrcultores vão ser escolhidos?? Tendo em vista que estes não possuem um curriculo melhor do que os tecnicos que estão vindo de Limoeiro, Assu, Upanema dentre outros... Devido a experiencias práticas em Perimetros Irrigados.
Esse discurso do Jeorge tá mais Ruim do que o de Eron e o de Dédé...
Afff... Aparece cada um, sei não viu.

Publicar por favor Janio, leio diariamente o seu Blog.

ApoDiário disse...

Gente com palavrões não dar pra liberar. Blza!

Vamos debater com ideias e sugestões.

Anônimo disse...

Se veoce george tivesse participado de alguma reunião voce não defenderia o projto, tenho certeza que voce um ser humano, por isso não opine sem conhecer a relidade, sera que voce tem casa pra abrigar os moradore de 60 anos acima , casas para os agricultores não contemplados no projeto.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cidenir disse...

CARA PRA COMEÇA EU ESTOU ACHANDO QUE QUE ISSO É BRINCADEIRA, O CARA DEFENDER UM PROJETO DESSA NATUREZA E AINDA POSTANDO ASSIM: " OS BENEFÍCIOS E OS DETALHES DO PERÍMETRO IRRIGADO DE SANTA CRUZ DO APODI, NO RIO GRANDE DO NORTE, 'FORAM DISCUTIDOS EM APODI COM AUTORIDADES LOCAIS E A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIOS' " CARA COM AUTORIDADES LOCAIS ESTÁ CERTO, MAS COM A POPULAÇÃO. MEU IRMÃO "OS LIVROS SÃO PARA SEREM LIDOS"

ESTUDOS DE MANOEL CORREIA DE ANDRADE E CELSO FURTADO COMPROVAM QUE PRATICAMENTO TODOS OS PROJETOS DE IRRIGAÇÃO IMPLANTADOS ATÉ AGORA NA REGIÃO NORDESTE, TEM COMO CONSEQUÊNCIA A CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA, MONOCULTURA PARA A EXPORTAÇÃO, E AUMENTO DOS PROBLEMAS SOCIAIS DA REGIÃO, É A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA, E O CASO DO SANTA CRUZ DO APODI NÃO É DIFERENTE, TEM NA SUA ESSÊNCIA OS MESMO PRINCÍPIOS DESSAS OLIGARQUIAS.

PENSA QUE UM SIMPLES BLA, BLA ,BLA DE INFORMAR A MANEIRA DA DISTRIBUIÇÃO DOS LOTES VAI SE CONCRETIZA NA REGIÃO. NÃO VAI DE MANEIRA NENHUMA.

ASSIM SOU EXTREMAMENTE CONTRA, NÃO POR MORAR NA REGIÃO, POIS RESIDO NA REGIÃO DA AREIA DO MUNICÍPIO DO APODI. PORÉM ACREDITO QUE ESSE PROJETO INFELIZMENTE VAI SE CONCRETIZAR, POIS AS GRANDES FORÇA POLITICAS E ECONÔMICAS QUE ATUAM NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL TEM COMO FINALIDADE O LUCRO, E O SOCIAL A REBOQUE. É EM SUA ESSÊNCIA A "INDÚSTRIA DA SECA" EM SUA ATUAÇÃO PERVERSA E DESIGUAL.

CIDENIR TORRES. ALUNO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UERN.