quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

[leia] Vale do Apodi não se preparou para o próximo inverno

Se Mossoró investiu em obras preventivas e está se preparando para o próximo inverno, o mesmo não as cidades do Vale do Açu e a região da Vale do Apodi.

Vale do Açu e a região da Vale do Apodi são as duas regiões mais afetadas no período de inverno. Chega a ficar com 10 mil pessoas desabrigadas.

Nas duas regiões requer investimentos federais na desobstrução do leito dos rios Piranhas/Açu e Apodi/Mossoró. Neste último poderia ser do Governo do Estado.

Na região do Vale do Açu requer a retirada dos bancos de areia, vegetação do leito do rio e em seguida a replantação da mata ciliar, para evitar novas obstruções.

Além disto, também é imprescindível desobstruir o leito do rio Pataxó, para não alagar 70% do município de Ipanguaçu, como aconteceu em 2004, 2008, 2009 e 2011.

No caso do Pataxó, o Ministério da Integração Nacional aguarda projeto da SEMARH, do Governo do Estado para liberar investimento na ordem de R$ 7,3 milhões. 

Há princípio, o Estado prometeu semana passada duas máquinas para, pelo menos, retirar a vegetação leito do rio Pataxó e assim amenizar as inundações no caso de inverno forte.

Sobre o rio Piranhas/Açu, o ex ministro Geddel Vieira (PMDB), da Integração Nacional, chegou a determinar o DNOCS, em 2009, que fizesse o trabalho de desobstrução.

Até hoje não foi feito nada. O pior é que os aliados de partido de Geddel no RN estão é usando a desgraça no Vale do Açu para exigir do governo Federal a liberação de R$ 300 milhões para construir a Barragem de Oiticica, com a desculpa esfarrapada de que vai acabar com as inundações no Vale do Açu, o que não tem o menor sentido.

Fonte: Portal NoMinuto

Nenhum comentário: