sábado, 3 de setembro de 2011

[leia] Poucas e boas do "Nêgo" Fuxico

A cidade de Apodi é conhecida como sendo reduto de pessoas inteligentes e ao mesmo tempo hilárias, com reconhecida prodigalidade em colocar apelidos em pessoas e lugares. No contexto das imagens cotidianas da cidade e do sítio "Soledade", não há quem não tenha conhecido a folclórica figura do "Nêgo" Fuxico. Nunca frequentou uma sala de aula, o que não o impediu de desenvolver uma capacidade de raciocínio rápido, que o livrou de inúmeras situações difíceis de resolver. Era detentor de imaginação fértil em "tiradas espirituais".

No tempo em que raros eram os meios de transporte para condução de cargas e passageiros para Mossoró era o conhecido caminhão-Misto do Sr. DERIM LEITE, vez por outra o Fuxico aboletava-se na carroceria, onde atuava como espécie de ajudante-de-caminhão, auxiliando o Derim no processo de carga e descarga, geralmente composta por caprinos, suínos e garajaus de galinha, que eram vendidos na feira dos animais, em Mossoró. Após a entrega das mercadorias, o Derim estacionava seu caminhão-Misto em frente ao hotel Santa Luzia, no centro da cidade, situado defronte onde hoje está instalada a loja de material elétrico conhecida como "Parque Elétrico", proximidades do Cine Pax, no centro da cidade. Numa dessas viagens, eis que o Fuxico, aproveitando-se da providencial constatação feita pela esposa do dono do hotel, de que ele atuava como ajudante do Derim Leite resolveu usar dessa prerrogativa para almoçar fartamente, solicitando um apetitoso bolo "Felipe" acompanhado com doce de leite. Após essa comilança, se dirigiu para a dona do hotel, com ares de confiança, fazendo a observação de que na próxima viagem pagaria a despesa, no que teve a concordância da mesma. Transcorreu um ano e nada do Nêgo Fuxico aparecer em Mossoró para pagar tal despesa. Astuto, e contando com o longo decurso do tempo, Fuxico resolve ir à Mossoró, como sempre "abancado" na carroceria do Caminhão-Misto de Derim.

Contando com o longo tempo como fator de esquecimento da dívida, Fuxico voltou ao hotel "Santa Luzia", onde desceu do caminhão de forma lépida e faceira, com intenção de almoçar, e contrair mais uma dívida. Quando a dona do hotel viu o Nêgo Fuxico, muito bem sentado em uma das mesas, junto a alguns conterrâneos, de longe interpelou-o nos seguintes termos:

- Sim, você é o Nêgo Fuxico, que no ano passado me enganou com um almoço e uma merenda!

Sem demonstrar nenhuma contrariedade e muito menos aperreio, além de uma inusitada indiferença, eis que o Nêgo Fuxico saiu-se com essa artimanha/munganga:

- Já sei que foi uma presepada feita pelo meu irmão gêmeo! - para arrematar logo a seguir:

- Senhora, eu sou Chafurdo! Aquele cabra ruim do meu irmão é acostumado a fazer esse tipo de coisa e quem leva culpa sou eu. Pode botar o almoço que eu sou um homem de vergonha.

Convencida, a dona do hotel pôs o almoço, confiante de que o dito Nêgo Chafurdo iria pagar quando retornasse.  E assim o Nêgo Fuxico enganou duas vezes a dona do hotel Santa Luzia. Desnecessário dizer que nunca mais ele pôs os pés naquele hotel.

Certo dia do ano de 2008, durante o período da campanha eleitoral para Prefeito, o Nêgo Fuxico, que residia no sítio "Soledade", resolveu ir até a cidade, como sempre à pé, sem a preocupação de esperar uma carona. Quando chegou ali pelas imediações da mercearia de Tetéia de Sêo Ademar Caveja, eis que Fuxico viu e ouviu duas mulheres discutindo por causa de política, ressaltando que em uma rádio da cidade só se divulgava mentiras, ocasião em que sapecou:

- Aquela rádio é só de FUXICO!

Aproveitando a deixa, o Nêgo Fuxico não se fez de rogado e com tamanha espirituosidade disparou:

- Vocês ouviram bem, não foi? Eu agora sou dono de uma "ráida". A turma que presenciou tal cena caiu numa "gaitada" generalizada.

Durante a grande seca do ano de 1970 era costume do Nêgo Fuxico descer a serra, vindo dos lados do sítio "Soledade", e passar dentro das terras do Sr. Mário de Freitas, ali pelas bandas do sítio "Córrego", diminuindo a distância para chegar à cidade. Sem nenhum motivo plausível. O Mário de Freitas proibiu o Nêgo Fuxico de passar por dentro de sua fazenda. Como DEUS sempre cria situações que corrigem as injustiças cometidas contra os mais humildes. Não é que, passados poucos dias, o Nêgo Fuxico ia passando pelo corredor que passa defronte ao quintal da casa do Sr. Mário de Freitas, quando ouviu o mesmo lhe chamar, para o ajudar a levantar uma vaca que tinha caído de tão magra. Impassível e sem mais delongas, Fuxico respondeu:

- Bote a vaca "praquí" que eu ajudo! - Você não disse que "tou" proibido de pisar em suas terras! Desconfiado e meio sem jeito, só restou ao Mário engolir à seco a inteligente resposta de Fuxico.

De certo, resta comprovado que o Nêgo Fuxico era dado a umas presepadas. Conta-se que, certa feita, o Nêgo Fuxico fez umas compras fiado, em uma bodega, na cidade de Mossoró, tendo passado cerca de 05 anos sem retornar para efetuar o competente pagamento. Sabedor de que o dono da dita bodega tivera uma "trombose" (AVC), tendo ficado sem a capacidade de falar e prostrado em uma rede, resolveu Fuxico fazer nova investida no quesito compras fiado.

A bodega tinha um balcão de madeira, e ao lado, um espaço que dava para um corredor da casa, onde o velho se encontrava deitado na rede. Ao ver o Fuxico sendo atendido pela sua esposa, eis que o velho pronuncia uma palavra que não dava pra se entender, ao mesmo tempo em que olhava para Fuxico, esfregando o dedo polegar com o dedo indicador, em um gesto que significava a pergunta: "Cadê o pagamento daquela compra que você fez?"

Intrigada com aquele gesto do marido, a velhinha perguntou ao Fuxico:

- O que é que o meu velho tanto gesticula pra você?

Sem se "tocar", Fuxico saiu com mais uma de suas tiradas "filosóficas":

- Ele tá dizendo que faz muito tempo que a gente não se via!.

O resultado é que O Fuxico terminou comprando fiado mais uma vez, e novamente terminando por nunca pagar as dívidas. Fuxico é afrodescendente, posto que era neto paterno do ex-escravo  Lúcio Agostinho da Silva (avô paterno de Dodora) e neto materno de Joana Silva, filha do ex-escravo Jacó Felício de Oliveira. O nome civil de Fuxico era FRANCISCO DA SILVA, e nasceu em Apodi, a 26 de Junho de 1926. Faleceu no final do ano de 2010.

Por Marcos Pinto

[leia] A toda-poderosa

Depois que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) garantiu que as indústrias que estão instaladas em Baraúna são obras suas;

Depois que exultou o sucesso do leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante como conquista sua;

Depois que divulgou que a reabertura do Aeroporto Governador Dix-sept Rosado só aconteceu devido sua intervenção…

… Resta saber se o gol olímpico de Ronaldinho Gaúcho, contra o Avaí, foi mesmo dele ou se a governadora não teve participação direta no feito.

Também há suspeita de que o ditador Kadafi, da Líbia, só foi deposto por articulação sua com forças rebeldes, da Otan e ONU.

Por Carlos Santos

[leia] Como aumentar o peso do seu voto

O voto distrital aproxima o eleitor do seu representante no Congresso, melhora a fiscalização sobre os deputados e diminui a corrupção

O modelo brasileiro de votação para a Câmara dos Deputados faz duas vítimas a cada pleito: a lógica e o eleitor. A lógica, porque regras obtusas permitem, por exemplo, que votos dados a um candidato sejam usados para eleger outro. O eleitor, porque a ineficiência do processo faz com que, semanas depois de ir às urnas, ele mal se lembre de em quem votou.

A fim de corrigir essas distorções, um grupo de empresários e estudantes de São Paulo está propondo a adoção do voto distrital no Brasil. O modelo parte da divisão do país em distritos (no caso do Brasil, 513 – o mesmo número de cadeiras na Câmara), que elegeriam, cada um, o seu representante.

Os organizadores do movimento “Eu voto distrital” prepararam uma série de simulações sobre como seria o Brasil sob esse novo modelo. Uma delas revela que, se o sistema já estivesse em vigor em 2010, o partido que mais perderia com ele seria o PT – o que explica o fato de a sigla ser, desde já, inimiga número 1 da proposta.

A edição de VEJA que chega às bancas neste sábado traz dez motivos pelos quais essa ideia merece o seu apoio. Entre eles estão o barateamento das campanhas, o fim do efeito Tiririca, o enfraquecimento das oligarquias e a diminuição da corrupção. Se ao final da reportagem você também ficar convencido de que o distrital é a melhor opção para o país, basta clicar aqui para assinar a petição que será enviada aos parlamentares em Brasília, propondo a mudança.

Veja.com

[leia] Frase do Dia!

“97% da população não acredita nos políticos, e os outros 3% são os políticos”.


[leia] Novo dicionário escolar reconhece termos como ‘periguete’, ‘ficar’, ‘bullying’ e ‘tuitar’

Lançada na Bienal do Livro, que acontece no Rio até dia 11 de setembro, a nova edição escolar do dicionário “Aurélio” tem como novidade a inclusão das palavras “periguete”, tuitar” e outras expressões que circulam nas bocas das novas gerações entre seus 30 mil verbetes.

Segundo definição do “Aurélio Júnior”, “periguete” significa “moça ou mulher que, não tendo namorado, demonstra interesse por qualquer um”, enquanto “tuitar” é definido como “postar ou acompanhar algo postado no Twitter”.

“O uso é o que habilita uma palavra a entrar para o dicionário”, diz a Valéria Zelik, responsável pela edição do manual. “A língua tem muitas nuances, e o dicionário é um reflexo disso, não o contrário”, afirma a editora.

Ela também cita os termos bullying, blog e deletar entre os verbetes integrados recentemente, além do verbo “ficar”, que ganhou novo significado: “trocar carinhos por período curto, mas sem compromisso de namoro”.

Eu vi no Robson Pires

[leia] Governadora descarta que reajuste do funcionalismo será implantado a partir de setembro

A governadora Rosalba Ciarlini descartou que o Executivo começará a implantar o reajuste do funcionalismo público a partir desse mês. Segundo ela, o Governo fará agora a convocação de cada categoria para negociar como serão implantados os reajustes, mas sem data para as aplicações. Destacou a jornalista Anna Ruth.

“Na realidade a interpretação (do acordo feito com servidores) é que a partir de setembro quando tivesse toda avaliação iríamos continuar as negociações, analisar e ver como podemos avançar nos planos de cargos e salários”, ponderou a governadora.

Ela disse que a análise será feita a partir de agora com a análise do Governo junto com as categorias. “Vamos começar a convidá-las (as categorias) para sentar na mesa e veja como tudo isso será possível”, destacou.

[leia] Fundadores apontam o PSD como 3ª maior sigla

Faltam o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o reconhecimento de 490 mil assinaturas, mas o PSD já é considerado partido de fato por seus fundadores, que assinaram nesta sexta-feira, 2, em São Paulo, as primeiras fichas de filiação e anunciaram ser a “terceira maior força política do País”. O raciocínio leva em conta o tamanho da bancada da Câmara dos Deputados: 44 parlamentares exercendo o cargo e 4 ocupando secretarias estaduais, segundo o prefeito de São Paulo e presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.

Hoje, o PSDB é a terceira maior bancada da Câmara, com 53 deputados, atrás de PT (86) e PMDB (80). Ou seja, para superar os tucanos, Kassab teria de atrair parlamentares do PSDB para seu novo partido.

Na sexta, depois de assinar sua própria ficha de filiação e celebrar o nascimento do PSD, o prefeito mostrou otimismo. “Nós temos a expectativa de que, nos próximos dias, tenhamos a adesão de alguns outros deputados federais, podendo, portanto, ultrapassar 50 (parlamentares).”

Eu vi no Robson Pires

[leia] PSD: "Quero distância, afirmou Agripino"!

O senador José Agripino, presidente nacional do DEM, continua a demonstrar que não quer aproximação com o PSD, partido que é liderado no Rio Grande do Norte pelo vice-governador Robinson Faria e está em processo de reconhecimento na Justiça Eleitoral.

Indagado ontem por um repórter se o DEM poderia firmar aliança com o PSD no Rio Grande do Norte, Agripino foi lacônico: “O PSD nem existe”. Com a declaração, o senador José Agripino sequer reconhece os líderes do PSD como interlocutores nas articulações políticas nacionais e locais.

Notas e Comentários

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

[leia] Garibaldi e Henrique. Henrique e Garibaldi. Num mesmo palanque em 2012. Seja onde for

Não haverá divergência em nenhum município do Rio Grande do Norte. A combinação entre Henrique e Garibaldi Alves está feita e é imexível. O palanque de um será o palanque do outro nas eleições municipais do próximo ano e vice-versa. Os dois já declararam que onde tiver candidato do PMDB eles estarão juntos.


Por Robson Pires

[espaço do leitor] Por uma geração renovadora na política: a juventude desse país é a mola mestra para uma possível mudança

Ao final desse texto, se você se sentir um jovem capaz de mudar o mundo, espalhe essa mensagem simples e clara. Nosso objetivo é despertar um gigante cheio de sonhos e potenciais dentro de cada um de vocês. Jovens de todo o mundo, uni-vos.

Parece uma dobra temporal, você abre o jornal para ler e se depara com noticias sobre roubalheiras e políticos fazendo uso de forma errada do dinheiro do povo. A verdadeira baixaria vem de cima. Os nossos representantes são os mesmos velhos errantes e espertalhões de anos atrás. Mas agora chegou a hora de mudar.

Vamos convocar a juventude para participar de forma mais efetiva e decisiva na nossa política. Uma nova geração se faz necessária para manter um direito que nos foi tão árduo de alcançar: o voto. A participação do jovem na política é de extrema importância e não só para escolher, mas para servir de opção para uma população carente e abandonada de novos ideais.

A juventude nunca esteve tão preparada para mudar o mundo. Hoje você encontra jovens extraordinários em todos os setores e áreas do conhecimento. Existe uma necessidade de renovação na política nacional. Justificamos dizendo que o jovem, mesmo carecendo às vezes de maturidade, transborda energia e novas ideias para mudar as condições de seu próximo. 

Foram os jovens quem mudaram a história desse país na época do regime militar e quando foi preciso destituir um presidente e por melhores condições de vida e ensino em diversas partes do globo.

Os protagonistas de um mundo vitorioso e mais justo, nós sabemos que são: os jovens. Mas para isso precisamos transformar nossos potenciais em práticas.

Jovens de todo o país, uni-vos. Lutem por dias melhores e chega de opressão e escravidão, seja ela física ou intelectual. Vamos mostrar que temos força para construir um futuro melhor e que os jovens das próximas gerações tenham orgulho daqueles que os antecederam.

Por Bruno Coriolano

[leia] Pedro Júnior conhece bem a política

Profundo conhecedor dos bastidores políticos, da Câmara Municipal de Apodi e dos assuntos referentes às localidades, urbanas e rurais de Apodi, o Pedro Júnior é um reforço importante que qualquer candidato deseja.

[leia] Encontro de blogueiros do Oeste acontecerá em Tenente Ananias

No dia 3 de setembro vai acontecer na cidade de Tenente Ananias-RN, o Encontro de blogueiros do Alto Oeste. O evento contará com a participação de blogueiros e administradores de Blogs do RN, PB, CE e até de Pernambuco. 

Aos participantes será cobrado apenas 1 Kg de alimento não perecível, para ser doado a uma instituição carente do município. Todos os participantes receberão uma camiseta do evento.

O encontro que acontecerá na Câmara Municipal e terá como palestrantes. Nilo Ferreira Pinto Júnior, advogado e filósofo, Juiz do TRE/RN, Professor da UnP, Mestre em Direito Eleitoral pela UFRN e autor do Livro "Princípio da Congruência no Direito Processual Civil", que falará sobre, a Importância dos Blogs nas Eleições de 2012. A outra palestrante da ocasião será a jornalista e editora de política da Tribuna do Norte, Anna Ruth Dantas. 

Maiores informações visite o Blog "RN Política em Dia 2012".

O bem conceituado Nilo Ferreira convida todos de Apodi e região a prestigiar esse importante evento.

[Sertão do Apodi] Bastidores de uma obra: Rostand Medeiros em ação - “Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião”

Entre os meses de agosto de 2009 a fevereiro de 2010, estive percorrendo as áreas rurais por onde o bando de Lampião no Rio Grande do Norte, como parte de uma consultoria que prestei ao SEBRAE, dentro do projeto “Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião” (www.sertaodoapodi.com.br) Desde a cidade de Luís Gomes, a Mossoró e finalizando em Baraúna, percorri "todo o mesmo trajeto dos cangaceiros" de todas as formas percorrer o mesmo caminho originalmente palmilhado por estes cangaceiros. Para traçar esta rota, além das obras escritas sobre a história da passagem do bando de Lampião pelo Rio Grande de Norte, fiz uso de materiais históricos existentes nos arquivos do Rio Grande do Norte, Paraíba e de Pernambuco. 

Após seis meses, foram percorridos, entre idas e vindas, mais de 4.000 Km, onde visitamos 82 sítios, fazendas, comunidades e cidades. Foram entrevistadas 123 pessoas e obtidas mais de 2.000 fotos. Em grande parte deste trajeto, a motocicleta se mostrou um aliado muito mais eficiente para se alcançar estes distantes locais.

O agricultor Pedro Regalado da Costa, memória viva da passagem do bando na comunidade Traíras, zona rural do município de Apodi. (Obs: avô do blogueiro)

O agricultor João de Deus de Oliveira no caminho que segue para a Ladeira do Mato Verde, onde o bando de cangaceiros galgou a Chapada do Apodi.

No alto da Chapada do Apodi, com meu “Cavalo de aço”, atrás do rastro dos cangaceiros 83 anos depois.

Seguindo pelas estradas existentes nas margens do Rio Apodi, os cangaceiros seguiram em direção a Mossoró.

[leia] Ministério Público denuncia fraude praticada pela empresa Mult-sai em concursos municipais

O Ministério Público Estadual instaurou uma série de inquéritos civis públicos apurando fraudes cometidas pela empresa Mult-Sai – Multi Serviços, Assessoria e Informática Ltda., que foi responsável pela organização de diversos concursos públicos de Prefeituras do interior potiguar.

Segundo o MP, a busca e apreensão feita no escritório da Mult-sai encontrou “diversos documentos que evidenciam a ocorrência de fraude em concursos públicos ocorridos em vários municípios”.

Por Anna Ruth

[veja] Repeteco: Com essa posição de matar. A gata da sexta tá de volta!!!



A gata da sexta tá de matar. Confira ai tarados. Sensacional!!!!!!!   

Demorou, mais chegou... Hoje sexta-feira dia de tomar uma bem gelada!!!

[veja] Feliz Aniversário 49 anos da Igreja Batista de Apodi

[leia] Ex-prefeito Pinheiro Bezerra é condenado a ressarcir R$ 19.100,00

O Tribunal de Contas do Estado condenou vários ex-prefeitos do Estado a devolveram mais de R$ 400 mil ao erário por irregularidades na prestação de contas de suas gestões.

O valor de R$ 19.100,00 é o que vai devolver o ex-prefeito de Apodi, José Pinheiro Bezerra, também pela concessão irregular de diárias. A irregularidade foi constatada na prestação de contas do exercício de 2007.

[veja] Representante de Apodi em Madri na Espanha durante JMJ-211






[veja] PSD - 10 registros estaduais. Grande vitória!


[leia] Palestras gratuitas na CDL Apodi


O SEBRAE em parceria com a CDL de Apodi estará realizando 02 palestras gerenciais no dia 01/09/2011 das 14h às 16h. 

Aguardamos sua presença e dos colaboradores!

Saia na frente! Aproveite a oportunidade!

Informações no esc. da CDL Apodi! 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

[leia] Apodiense visita stand da Cultura Indígena em Shopping de São Paulo

A artesã apodiense Lúcia Maria Tavares, mais conhecida por Lúcia Cará visitou o stand da Exposição da Cultura Indígena que aconteceu no Internacional Shopping Guarulhos em São Paulo.

Lúcia Cará – durante a visita encontrou os descendentes indígenas Ubitajara (Pataxó), Maria e Evangelista (Pankararé), foi um encontro contagiante e muito alegre, contou Lúcia Cará ao blog.

O nosso Apodi tem tantos valores que até o seu povo desconhece. Lúcia Cará tenta resgatar um pouco da nossa história através de trabalhos artesanais dos índios Tapuias/Paiacus, levando o nome de Apodi por esse Brasil afora.








[leia] Professores debatem a judicialização da greve da Uern

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram hoje (1º) pela manhã na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) e decidiram não discutir sobre a greve da categoria. A decisão foi tomada porque o relator da matéria que pede a ilegalidade e abusividade do movimento paredista decidiu não julgar de forma imediata o pedido de liminar que pede a suspensão da greve.

Antes de se manifestar sobre o pedido do Governo do Estado, através da Uern, o desembargador Saraiva Sobrinho decidiu solicitar informações às partes envolvidas no processo. Dessa forma, a assembleia foi encerrada e iniciou-se um debate sobre o pedido de ilegalidade da greve da Uern. A discussão foi iniciada através das explicações do assessor jurídico da Aduern, professor Lindocastro Nogueira.

Para o advogado, a decisão do desembargador representa uma vitória. “Percebemos uma evolução do entendimento do Judiciário no sentido que a melhor solução para os conflitos é a conciliação antes do julgamento do mérito da questão”, explica Lindocastro Nogueira.

Segundo o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, a categoria não mais aguarda uma resposta do Governo do Estado. “Entendemos que a resposta da administração estadual foi o pedido de ilegalidade da nossa greve. Prudentemente a categoria decidiu não se pronunciar sobre o movimento paredista, já que agora o Judiciário abriu um prazo para as partes se manifestarem. Tão logo, nosso Sindicato seja notificado, prestaremos todas as informações solicitadas pelo relator da matéria”, afirma.

Ontem, a Aduern recebeu um documento da Reitoria da Uern com respostas à pauta de reivindicações da categoria docente. No entanto, os professores decidiram não apreciar a questão em virtude da decisão do desembargador.

Ações judiciais
A Aduern acionou o Judiciário sobre a demissão dos professores com contratos provisórios, bem como a suspensão da gratificação dos docentes que lecionam nos Núcleos Avançados de Educação Superior. Apesar de apresentarem relatores diferentes, o assessor jurídico do Sindicato acredita que todos os processos deverão ser julgados ao mesmo tempo.

[leia] Incrível. Inacreditável!!!


As estradas vicinais da cidade de Apodi que são precárias, isso todo mundo já sabe e não é nenhuma novidade, os vereadores discutirem este assunto em mais uma sessão na câmara municipal.

Segundo o presidente da câmara, Evangelista Menezes várias estradas vicinais da cidade estão intransitáveis, principalmente na região da Chapada do Apodi. “As máquinas da prefeitura estiveram lá tentando recuperar e por incrível que pareça pioraram a situação das estradas”. De acordo com os moradores da Chapada, “era melhor não ter vindo nem aqui”, afirmou Evangelista na sessão de hoje.

Foto: Blog dos Vereadores

[leia] Frase do Dia!

“A Espanha está acabando com touradas. Quando vamos acabar com rodeios”?

[espaço do leitor] Leitora revoltada com a falta do ônibus para Caraúbas.

Ou o país muda ou eu mudo de país...

Nós universitários estão sendo tratados como verdadeiros palhaços, e fica a pergunta somos universitários ou universiotarios?

Políticos que de quatro em quatro anos vem bater na nossa porta pedindo voto e se comprometendo a melhorar não só a educação, mas também todo o resto e não fazem nada depois de eleitos.

O descaso com a educação no Brasil e dentro de Apodi, não tem só a ver com os estudantes universitários, tem a ver também com a educação de ensino fundamental e de ensino médio.

E o fato da gestão atual não disponibilizar o ônibus para Caraúbas é uma vergonha muito grande partindo do ponto que quem governa a nossa cidade é uma professora. E ela mais do que ninguém deveria assumir um papel de responsabilidade com a sociedade e garantir a educação de qualidade para todos, e principalmente para os jovens do Apodi que crescem cada vez mais na marginalização.

O pior é que quando o ônibus de Apodi não vai pra Caraúbas mal tem alunos dentro das salas de aula, ou seja, a maioria dos estudantes é de Apodi. A cada semestre entra 30 novos alunos de Apodi na UFERSA de Caraúbas, e a tendência é só crescer mais e mais.

E só pra lembrar a UFERSA era para ser em Apodi e está em Caraúbas por causa de sujeiras da políticas.

Ai eu pergunto até quando vamos continuar essa situação lamentável?


Kerolaynny Brenda, estudante de

Ciências e Tecnologia, da UFERSA em Caraúbas.

[leia] Indústria eólica atrai olhares de investidores


O Brasil é o país com maior potencial eólico da América Latina e o que mais precisará de energia nos próximos anos. Segundo dados do Banco de Informações de Geração (BIG), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há, atualmente, 1.093 MW em capacidade instalada de energia eólica. E a perspectiva para o setor continua otimista: é previsto crescimento de 600% até 2014, motivado pela instalação das maiores empresas estrangeiras do segmento em solo nacional.

“A energia eólica é essencial para a diversificação da matriz energética do País e como fonte alternativa de suprimento à rede de distribuição, pois, historicamente, quando os reservatórios das hidrelétricas estão com nível baixo em razão da diminuição das chuvas, é que os ventos tornam-se mais constantes”, explica Marcelo Flores, sócio da Becker, Pizzatto e Advogados Associados, grupo idealizador e fundador da Wind Energy Brazil (WEB).

[veja] CDL de Apodi lançará revista comemorativa de 20 anos de existência!!!

Clique na imagem para ampliar!

[leia] As estripulias de cada um

O efeito Orloff (lembram-se?) de que "eu sou você amanhã", foi o principal conceito que estimulou os deputados federais quando não aprovaram a cassação do mandato da colega Jaqueline Roriz, flagrada em atos de corrupção.

Punição por atos praticados antes do mandato seria um perigo.

Eles sabem das estripulias que tiveram que fazer pra chegar lá.


Fator RRH

[leia] Câmara Municipal debate audiência pública sobre IFRN/Apodi

Neste momento acontece uma audiência pública na Câmara Municipal de Apodi sobre a greve dos servidores do IFRN – Campus Apodi. 

[leia] Saneamento Básico e tema de audiência pública em Apodi

A Prefeitura de Apodi promoveu nessa quarta-feira, na Casa da Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra,  uma Audiência Pública para debater o “Plano Municipal de Saneamento Básico” da cidade.

A audiência foi presidida pelo Secretário Municipal de Urbanismo Tiburcio Marinho, Além do poder público executivo esteve presente também vereadores dentre eles o presidente da Câmara de Vereadores do município, vereador João Evangelista de Menezes Filho.

De acordo com assessoria da PMA. O encontro ainda contou com a presença do Promotor de Justiça da Comarca de Apodi, Claudio Linhares e varias outras autoridades do município que juntos debateram sobre a importância do saneamento básico para a saúde da população. A apresentação do projeto ficou por conta da engenheira  Cibele Guveia Costa.  Por parte da CAERN estiveram presentes  Leda Maria Cabral assessora especial de operações da presidência da CAERN e o Dr. Lucinaldo Oliveira assessor jurídico da CAERN.
O auditório da Casa de Cultura de Apodi ficou lotado com a participação de representantes de vários segmentos organizados da sociedade, que tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e contribuir com novas sugestões. A Empresa B e B Engenharia, contratada da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte fez ampla mostragem do projeto de saneamento do município.