segunda-feira, 28 de maio de 2012

[leia] Convivência com o Semi Árido é possível

O Centro Terra Viva, realizou nos dias 23 e 24 de maio, uma capacitação sobre o projeto Cisternas de Placas|P1MC, com representantes das Comissões Executivas Municipais (CEM) dos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado. As comissões são responsáveis pelo acompanhamento e controle social do P1MC (Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido), iniciativa construída pela articulação do Semiárido (ASA) em parceria com as associações, STR, ONGs e Cooperativas.

O Objetivo do programa é beneficiar 1.865 famílias com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placa.  O projeto teve inicio em maio com a definição da lista com a relação das famílias a serem capacitadas em gerenciamento de recursos hídricos e contempladas com a construção de 1.865 cisternas de placas.

Serão mobilizadas 1.372 famílias no município de Apodi, 184 em Felipe Guerra, 95 em Governador Dix-Sept Rosado e 214 em Upanema, que receberão as capacitações e as cisternas. Além disso, o projeto irá viabilizar trabalho e renda para beneficiar dezenas de pedreiros das comunidades rurais onde serão construídas as cisternas.  O programa será destinado às famílias inscritas no cadastro único do governo federal, que residam exclusivamente no meio rural e que não tenham acesso ao sistema público de abastecimento de água pela CAERN.

Nos dias 29, 30 e 31/05 e 01/06, serão realizadas reuniões extraordinárias dos fóruns de Apodi, Felipe Guerra, Governador e Upanema, respectivamente, para explicação do projeto, definição das comunidades e famílias que serão contempladas nesta etapa.

Por: Paulo Segundo - Técnico do Centro Terra Viva

Nenhum comentário: