quarta-feira, 2 de maio de 2012

[leia] Um pouco sobre o feriado de 2 de maio em Apodi

FRANCISCO FERREIRA PINTO - Nasceu na cidade de Apodi, no dia 17 de abril de 1895. Era filho de Cassimiro Ferreira Pinto e Vicência Gomes de Oliveira. Foi agricultor, comerciante e político. Nesta última atividade chegou a Intendência Municipal, Deputado Estadual e foi o primeiro administrador de Apodi com o título de prefeito em 1928. Foi um político de grande prestígio em toda a região e bastante conhecido no Estado, pelo seu trabalho e dinamismo. Conseguiu importantes melhoramentos para sua terra.

Chico Pinto foi considerado como um dos mais experientes políticos do Rio Grande do Norte no seu tempo. Por isso, despertou nos seus adversários em Apodi os sentimentos de inveja e perseguição, o que motivou a trama de sua morte com o objetivo de ganharem a eleição de 1934 em Apodi e no Estado. No dia 02 de maio daquele ano foi assassinado no seu próprio lar quando se preparava para dormir. Apesar do acontecimento, o Partido Popular ao qual ele pertencia, foi vitorioso em Apodi e no Rio Grande do Norte. O lamentável episódio teve grande repercussão no Rio Grande do Norte. Em frente à Prefeitura Municipal existe uma pequena estátua em homenagem a Francisco Ferreira Pinto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ele era avô de D. Marìinha , mãe de Leila Maia, qmora vizinha a casa paroquial.

Marcos pinto disse...

Foi e ainda é a maior expressão política de APODI DE TODOS OS TEMPOS. A inveja de Luiz Leite e Tilon Gurgel impediu o município de Apodi ter tido um filho governador do RN. O Cel. Francisco Pinto era o candidato dos líderes José Augusto e Juvenal Lamartine ao governo do RN. A eleição era indireta.O Partido teria que eleger o maior número de Deputados Estaduais, e estes, por sua vez, se reuniriam na Assembléia Legislativa e votavam no seu candidato ao governo. Como o Partido Popular, ao qual pertencia Fco. Pinto, elegeu 14 Deputados estaduais e o partido Liberal, dos adversários só elegeram 11, teria o
ilustre Apodiense sido eleito governador em 1935.