segunda-feira, 22 de outubro de 2012

[leia] Apodi disse SIM para a MUDANÇA!

No ano passado escrevi uma matéria para o Blog Marmota Apodiense no qual afirmava ter sido em 2008 a maior revolução política de Apodi. Uma candidatura nova com novos ideais, representada por um simples professor que andou nos quatro cantos da cidade repeitando seus adversários políticos e pedindo uma oportunidade para governar o município. Após o término da votação, a candidata Gorete (PMDB) venceu a eleição com uma maioria de pouco mais de 500 votos. Um fato interessante é que mesmo sendo derrotado o candidato Flaviano (PC do B), agradeceu em público os mais de dez mil votos obtidos no pleito.

Naquela época houve muita revolta por parte dos movimentos sociais do município, pois, nunca tínhamos vivenciado uma candidatura que pregava ideais pensando no social, e as pessoas que se diziam dos movimentos sociais ficaram em dúvida se apoiariam ou não o candidato simples nascido desses movimentos. Foi nesse momento que o Apodi percebeu quem são as pessoas que realmente buscam um crescimento da população e não individual. Muitas pessoas deixaram seus ideais de lado e passaram a levantar bandeira que sempre foi contra o social, defendendo interesses próprios. Uma coisa podemos afirmar, essa campanha serviu de teste, para que o Apodi reconhecesse quem realmente tem interesse de defender a população.

Em 2008 houve um grande “racha” no Partido dos Trabalhadores a nível de município, alguns defenderam a campanha do PMDB, e outros apoiaram a campanha do professor Flaviano (PC do B) , que pela primeira vez disputava um cargo político. Todos sabiam que a candidatura do PMDB seria uma continuação do modelo de administração que estava ocorrendo, tendo em vista, a candidata ser atual vice-prefeita. Então, naquele momento, não havia dúvidas que a melhor opção de voto seria em Flaviano, por duas razões: primeiro por ele ter uma história de luta em defesa do município através do Fórum de Entidades; e segundo por pertencer à um partido comunista de esquerda.

Várias pessoas, em sua maioria, jovens decidiram não somente votar, mas contribuir com a campanha eleitoral de Flaviano. Quero destacar e parabenizar os jovens Gilvaneide Holanda, Marcelo Marinho, Aninha Holanda, Jerlândio Moreira, Marciano Morais e Márcia Fernandes. Estes, juntamente comigo foram fortemente criticados e apelidados de “revoltosos”, por terem deixados o seu partido (que estava apoiando o PMBD), e correrem atrás da oposição. A palavra INFIDELIDADE não saia de meus ouvidos e de todos esses companheiros, por isso, os parabenizo por terem enfrentado e sofrido as consequências, para defender a sua cidade, e não os seus interesses individuais. É a mais pura verdade, deixamos sim o nosso partido de lado, mas foi por entendermos que acima de nós e do partido está a nossa cidade.

Após dois anos, o professor lança seu nome para disputa eleitoral, dessa vez para DEPUTADO ESTADUAL, e mais uma vez DECIDI APOIÁ-LO. Pensei até que iriam ficar calados e aceitar numa boa, por estarmos tentando eleger um candidato da nossa cidade, para nos representar na Assembleia Legislativa, mas ficamos surpresos quando nos apresentaram um candidato, vou até falar no popular: “num sei nem quem é esse homi”, tanto que nem lembro o nome, só sei que nos pediram pra votar nele, pois era do partido. Se nos pedissem para votar em Mineiro que já tinha um mandato e precisava uma reeleição, tudo bem. Pensaríamos com calma, porém, mais uma vez eu não poderia ir contra a minha cidade e TRABALHEI na busca de mais e mais votos para o candidato Flaviano, assim como também para todos os outros candidatos que o PT apoiava, deputado federal, senadores, governador e presidente.

Finalmente chegamos em 2012 e dessa vez a campanha fica totalmente diferente de 4 anos atrás. Nós, membros do PT, após alguns encontros, decidimos lançar uma candidatura própria do partido. Assim como a maioria, FUI A FAVOR dessa candidatura e decidi lutar em defesa dela, no intuito de mostrarmos a força do partido, mas em conversas internas com representantes do estadual, decidiram juntar-se ao PCdoB com a proposta de um vice-prefeito. Proposta essa aceita por alguns membros dos partidos aliados ao PCdoB. Um fato que abalou a mídia apodiense foi o comunicado do PCdoB ao PT, no qual, não aceitariam mais o PT entrar como vice na chapa majoritária, e os motivos de ter acontecido isso a população já conhece.

Após esse problema, o PT toma uma decisão super-radical: apoio ao PMDB que trazia como vice um membro do DEM, no qual o partido não pode fazer aliança, mas como Apodi é a terra do tudo pode (...) se coligaram. Inclusive na campanha da candidata da situação foram armados dois palanques no dia em que a Deputa Fátima Bezerra e o Senador José Agripino, vieram mencionar o apoio à prefeita, pois não podiam discursar no mesmo palco devido a rivalidade entre seus partidos (PT e DEM). Após muitas conversas, parei pra refletir e decidi pela terceira vez: APOIAR A CAMPANHA DE FLAVIANO. Dessa vez a barra foi mais pesada, tanto que nem todos que estavam em 2008 vieram se engajar na luta em defesa da candidatura esse ano. A minha razão em apoiar Flaviano de novo, foi por não confiar nas outras duas candidaturas, por eles já terem assumido o cargo de prefeito e não tiveram a competência de lutar pelos nossos principais sonhos. Por isso, mais uma vez coloquei a minha cidade acima de mim e do meu partido, e fui às ruas buscar a mudança que o Apodi tanto precisa. Dessa vez eu vesti a camisa da Nova Geração de verdade, gritei, pulei e conquistei vários votos pregando por onde eu andava o VOTO DA MUDANÇA E DA ESPERANÇA.

Acompanhei as movimentações políticas dos 3 candidatos, mas não via nas outras duas a mesma empolgação que a Nova Geração. Uma multidão gritava VIVA A LIBERDADE pelas ruas da cidade, e o mais importante é que tudo valeu a pena. Valeu apena cada grito, valeu a pena cada pulo, valeu a pena cada lágrima, valeu a pena cada sorriso, valeu a pena cada roupa suja, valeu a pena cada dia de calor, valeu a pena gastar o suor, valeu a pena cada noite acordados vigiando os “lobisomens do mal”, valeu a pena cada conquista de voto, valeu apena cada dor sofrida por acidentes em movimentações, valeu a pena as dores de garganta após os Rallys, valeu a pena cada criança que também nos ajudou na batalha, valeu a pena a luta, pois conquistamos a VITÓRIA! A partir de agora, vamos usar todo o gás que juntos usamos na campanha para lutar pelos nossos ideais, em busca de melhorias para a nossa cidade ao lado de nosso PREFEITO FLAVIANO.

Foram 13.057 votos que decidiram a eleição de Apodi, superando todas as maiorias políticas de um candidato a prefeito na cidade, foram quase 3.000. Para ser exato: 2.924, pois a outra candidata recebeu 10.133. Uma quantidade de votos surpreendente de mais de 56% dos votos. Por isso, mais uma vez eu repito: VALEU A PENA A LUTA!

Em relação ao PT acredito que após tudo o que aconteceu não vou mais continuar como filiado, mas de uma coisa eu NÃO ME ARREPENDO: sonhei, busquei, lutei e alcancei o meu sonho de ter um REPRESENTANTE COMPETENTE para administrar minha cidade. Parabéns companheiros Márcia Fernandes, Jerlândio Moreira e Gilvaneide Holanda. Sofremos, mas conseguimos! Agora não tenho dúvida que eu sou mais do que o meu Partido, pois, sem mim ele não existiria.

Parabéns a toda a equipe que ajudou na campanha, as crianças que conquistaram os votos dos pais, os jovens que pintaram as caras e foram as ruas (Geração 65), os coordenadores de campanha, os vereadores Hortência, Junior Carlos, Genivan, Soneth, Chico, Evangelista e Ângelo e principalmente os guerreiros Flaviano e Zé Maria.

por João Francisco - Marmota Apodiense

3 comentários:

Carlos disse...

Parabéns a você também João Francisco, pois acreditou assim como todos. Minha história durante essas três candidaturas de Flaviano, 2008, 2010 e 2012 é muito parecida com a sua assim como os de milhares que sempre acreditaram, menos a da afiliação do partido em que você faz ou fazia parte, mas no restante acho que o pensamento era um só, a busca de um Apodi melhor, mais desenvolvido, mais digno, os sonhos de uma universidade dos nossos jovens e crianças, oportunidades de emprego para todos e mais saúde. Assim como você neste ano me envolvi mais, participei das militância quase que 100% das mesmas acontecidas, acreditei, gritei, cantei, sorri, me emocionei e até chorei. Valeu a pena, pois agora nossos ideais e nossos sonhos vão ser vistos por bons olhos e com certeza será travado lutas incansáveis por parte do nosso prefeito eleito Flaviano junto ao nosso povo para que venham a ser concretizados os nossos sonhos e ideais.

Anônimo disse...

estamos anciosos por esse apodi melhor,que a mudança q tanto vcs falavam nao fique so na mudança da formação de panelinha ou panelao como queiram,queremos o q prometeu,nao pode ser igual ao de gorete tem q ser melhor,ja q vcs dizem q ela foi pessima veremos a bondade de vcs.

Anônimo disse...

vai ser secretario de q esse bichinho???????????????babao desse geito tem alguma coisa.