quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

[leia] Cultivo de arroz vermelho é tema de aula da Pós em Fitotecnia da UFERSA

Alunos do curso de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido tiveram a oportunidade de conhecer o cultivo do arroz vermelho conduzido sob técnicas orgânicas realizado por pesquisadores da UFERSA e da Embrapa. A aula aconteceu na comunidade de Baixa Fechada, situada no município de Apodi, e faz parte da disciplina de Agroecologia, ministrada pela professora Vânia Porto.
Na ocasião, os estudantes presenciaram as exposições realizadas pelo professor da UFERSA, Neyton Miranda, e pelo engenheiro agrônomo, José Flaviano Barbosa de Lira, em uma Unidade demonstrativa de arroz vermelho e no Ensaio de cultivares de arroz vermelho que estão sendo conduzidos em sistema orgânico de produção. Estas ações fazem parte de um projeto de pesquisa da UFERSA, coordenado pelo professor Neyton Miranda, e financiado pelo CNPq, em parceria com a EMBRAPA Meio Norte, SEAPAC, APAVA, Coopervida e STTR de Apodi.
“Atividades como essas possibilitam o contato dos estudantes de Mestrado e Doutorado com estudos desenvolvidos para reduzir os impactos ambientais da produção e com alternativas viáveis de desenvolvimento sustentável nas esferas econômica, ambiental e social”, frisou o professor Neyton Miranda. Segundo ele, entre as alternativas está a difusão de tecnologias sobre a cultura do arroz orgânico para as famílias agricultoras do Vale do Apodi e de outros municípios.
O encerramento das atividades ocorreu na sede da Associação dos Produtores de Arroz Vermelho do Vale do Apodi - APAVA, e contou com a presença do presidente da Associação e de membros da diretoria que discorreram sobre a organização da comercialização, a gestão da associação e os tipos de mercado nos quais a APAVA atua, entre eles o Programa de Aquisição de Alimento - PAA do Governo Federal. Também foram abordados assuntos como o custo da produção, logística da produção, assessoria técnica, importância da cultura para região, políticas publicas voltadas para o desenvolvimento da cultura, e sobre o sistema orgânico de produção.
Fonte: Site da UFERSA

Nenhum comentário: