quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

[leia] Estatuto das Mulheres de Apodi aprovado em 10.12.12

Art.1º Fica decretado que o governo federal, o DNOCS e a sociedade reconhecerá a Chapada do Apodi TERRITÓRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA.

Art.2º Fica decretado que de hoje em diante Nenhuma mulher saíra de suas terras por imposição do agronegócio e do capital e das transacionais. E que a agroecologia, a soberania alimentar. E a convivência com o semiárido, continuarão sendo a realidade da Chapada do Apodi.

Art. 3º Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar a natureza: A terra, a água, o ar, as florestas, as pessoas e nem o sol das manhãs. “O dinheiro se transformará em uma espada fraternal Para defender o direito de tentar e a festa do dia que chegou”.

Art. 4º Fica decretado que as mulheres, os homens, a terra e a água estão livres do agronegócio, do agrotóxico, do capital, e da imposição do Estado. A terra será morada da justiça, da igualdade, da liberdade, da paz e da solidariedade.

Art. 5º Fica estabelecido durante 100 séculos, a prática sonhada da soberania alimentar, da igualdade entre homens e mulheres e o fim da divisão sexual do trabalho.

Art. 6º Fica decretado que o cheiro do sertão exalado pela florada do pereiro, da catingueira, do mufumbo, da aroeira, do juazeiro. Continuará com sua pureza e livre da contaminação do agrotóxico, do agronegócio, das empresas e da imposição do estado.

Art. 7º Fica decretado que a Chapada do Apodi não voltará a ser patrimônio do latifúndio. Nenhuma mulher voltará a trabalhar de meeira, não haverá trabalho escravo e as empresas símbolo do capitalismo, não controlarão nosso território.

Art. 8º Fica decretado que a luta em defesa da Chapada do Apodi é uma bandeira de todos aqueles e aquelas que defendem uma sociedade de igualdade. E que a Chapada continuará com sua beleza, com sua gente e com sua alegria.

Art. 9º Fica acordado entre todas as mulheres do Brasil, que estaremos sempre em marcha, e não permitiremos que o capital controle nossas vidas, nossos corpos e nossos territórios.

Art. 10º Fica decretado que seguiremos em marcha até que todas sejamos livres. No Brasil isso significa também, até que o campo seja livre do agronegócio.

13 comentários:

Anônimo disse...

ainda vou pesquisar qual o verdadeiro interesse desses que são contra esse projeto, fico horrorisado com a irresponsabilidade dos mesmos a ganancia é tao grande que nem se importa com o sofrimento dessas familias que sofrem tanto. o projeto é a solução dessas pobres familias.

Anônimo disse...

essa terra é nassa e não desses politicos corruptos

Irani Benicio disse...

E onde está o DESENVOLVIMENTO da chapada? E a geração de emprego e renda, tanto para o município através do imposto recolhido quanto para a população com a oferta de emprego para as centenas de pessoas que não tem onde trabalhar em Apodi, como é que fica?
A realidade é que as mesmas pessoas que estão lutando contra o projeto de irrigação da chapada também reclamam a falta de investimento no município, o que acarreta na falta de emprego para seus esposos, filhos, netos e para elas mesmas.
Essa mobilização deveria estar reivindicando um diálogo com o governo federal no sentido de discutir uma forma de investir na irrigação da chapada sem prejudicar os moradores que lá estão, e não lutarem contra o desenvolvimento do nosso município.
Todas as localidades que têm irrigação cresceram muito após o investimento, a exemplo temos Baraúna que houve uma grande valorização do município e uma enorme redução do número de desempregados, isso significa famílias vivendo com dignidade; outro exemplo é Assu que após o investimento no agronegócio cresceu quantitativa e qualitativamente, ultrapassando o Apodi em quase 100%, isso em todos os aspectos.
O que eu quero, e creio que o Apodi também quer, é não termos que fugir da falta de emprego e de desenvolvimento existente hoje em nossa cidade.
EU QUERO DESENVOLVIMENTO, INVESTIMENTOS E PROGRESSO EM APODI.
Se não está sendo de forma democrática, então vamos discutir com o governo, mas não lutar para que esse desenvolvimento não chegue até nós.
QUE O DESENVOLVIMENTO VENHA.

Anônimo disse...

Meu caro, acho que você nunca andou em Baraunas ou até mesmo no vale do Açu, porque já visitei e já realizei pesquisas nestes dois municípios com agriculotores familiares e pode ter certeza que nemhum agricultor familiar que foi obrigado a sair das suas terras enconta-se "RICOS" com esses empregos não, ou pelo menos vivendo com dignidade,você tem razão o projeto gera emprego, mas qual emprego? você que ir trabalhar lá é de carteira assinada? Mas pergunte aos filhos dos agricultores do Vale do Açu que trabalham nas empressas se ele tem oportunidade de estudar de sonhar com universidade, meu amigo vá ler sobre DESENVOLVIMENTO, sabia que existe terias comprovadas que projetos como esse não traz nada de desenvovimento? vá ler sobre a experiencia da ITÁLIA, FRANÇA,etc.... Veja como os pequenos produtores lá são considerados estratégicos no processo de desenvovimento, meu amigo Desenvolvimento se faz com gente no campo e não expulsando o povo do campo. O DNOSC e atrazado foi criado para ficar a serviços dos coroneís do Nordeste.

Anônimo disse...

Tenho Orgulho em fazer parte do Movimento Social de Apodi. Não temos medo de coronéis. Que venhaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Vá ler seu idiota, para mim voçê não passa de um idiota.

Anônimo disse...

Fora DNOSC juntos com os bacurais

Anônimo disse...

Eu ia dizer que quem falou do desenvolvimento trazido pelos perimetros irrigados precisava conhecer a experiencia no ceará e em petrolina, ambos, drasticos para as populações locais, pois alem de não terem emprego muitas vezes se vem obrigados a disputar a agua com as empresas ali instaladas (a mesma problematica foi abordada pelo globo rural) mas a pessoa demonstrou não conhecer realidades muito mais proximas como a de baraúnas e a de assu! É triste ver pessoas que desconhecem o tema defendendo-o tão veemente.

Anônimo disse...

Como disse Pedro Stedile :Todo funcionário publico que for a favor deste projeto merece pêa, aliás todo mundo que for a favor dos grandes e não dos seus conterraneos também merece pea. Vá ler pra saber o que o projeto vai causar.

Anônimo disse...

vcs q q são contra o projeto tem algo melhor? eu nem devia responder, pois no momento em q foi mencionado a palavra bacurau ja vir q se trata de bajulador político, o projeto vai melhorar a vida de todos sim inclusive desses q estão contra.

Irani Benicio disse...

O projeto de irrigação vai ser parte importante para o desenvolvimento econômico do município sim. Não é preciso ser nenhum estudioso para ver que é positiva a ação de um projeto irrigado.
Eu disse que:"Essa mobilização deveria estar reivindicando um diálogo com o governo federal no sentido de discutir uma forma de investir na irrigação da chapada sem prejudicar os moradores que lá estão, e não lutarem contra o desenvolvimento do nosso município."
Estive sondando acerca do projeto da empresa Angel Agrícola instalada em nossa chapada, e fiquei feliz por saber que ela gera em torno de 100 empregos, todos com carteira assinada e ganhando acima do salário mínimo.
Sabe o que isso significa, caro leitor? Significa aproximadamente 100 famílias beneficiadas. Se não tivesse esse investimento, seria aproximadamente 100 pessoas com suas famílias sem a receita que hoje tem oriunda desse projeto.
Vamos pensar um pouco: Quanto mais empregos gerados, mais fortalecido será o nosso comércio, o que levará os empresários a contratarem mais pessoas para atender a demanda, automaticamente teremos mais pessoas que estão qualificadas mas que não têm oportunidade de trabalho em nossa cidade trabalhando aqui mesmo sem ter que ir embora.
A economia é uma roda, ela precisa girar, e só gira se houver investimento. Quanto mais investimentos mais rápido e constante essa roda irá girar; e o contrário também é verdadeiro.
Ainda conversando com essa pessoa que me deu a informação acerca da quantidade de empregos gerados pela Angel Agrícola, fui informado que não há e não haverá nenhuma expulsão dos moradores daquela região, o que acontecerá será a desapropriação das terras que serão necessárias para passar a adutora e disponibilizadas para a irrigação, e que essas pessoas serão ressarcidas.
QUE SE IMPLANTE O PROJETO DE IRRIGAÇÃO, POIS O PROGRESSO VIRÁ PARA APODI TAMBÉM COM ESSE INVESTIMENTO.

Anônimo disse...

Desenvolvimento enquanto o solo tá fértil, quando acabar eles vão embora e nós ficamos com o solo ruim e os moradores da serra sem terra, os beneficios que isso tem são a prazo, não pra sempre

Anônimo disse...

já os maléficios...