quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

[leia] Base do SAMU é inaugurada em Apodi

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entrega até o final deste ano mais três bases descentralizadas, localizadas nos municípios de Apodi, Lajes e Pau dos Ferros.

Hoje (27), a partir das 15h, foi entregue a base de Apodi com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini e do Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino Vilela. Na sexta-feira (28), às 16h30, o município de Lajes recebe sua base; e no sábado (29), às 9h, é a vez de Pau dos Ferros inaugurar sua base descentralizada. Além destes três municípios, a cidade de Areia Branca também recebeu uma base do SAMU nesta quarta-feira (26).

Cada base descentralizada conta com 1 ambulância de Suporte Básico, com 1 técnico de enfermagem e 1 socorrista. Municípios pólo, como Pau dos Ferros, contam com 2 ambulâncias: uma de suporte básico e outra de Suporte Avançado - UTI Móvel.

Segundo as autoridades presentes, a equipe que atuará na unidade do SAMU local foi devidamente treinada por especialistas e atenderão ocorrências num raio aproximado de 50 km, abrangendo os municípios de Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú e Apodi.  
Em seu discurso, a governadora Rosalba Ciarlini Rosado destacou o esforço feito, pelos governos municipal e estadual para que Apodi não perdesse a unidade do SAMU. Segundo a governadora, o prazo máximo de instalação da unidade seria até o dia 31 próximo. "Caso não houvesse agilidade e a unidade não fosse instalada, Apodi perderia essa importante bem feitoria", afirmou Rosalba.
Rosalba ao lado de funcionários do Samu

11 comentários:

Anônimo disse...

Que governo cheio de faucatruas, gente pelo amor de DEUS, vejam só este prédio. Prédio este que muitos pensam que até demolido teria que ser, e justamente nele inaugurar uma base do SAMU. Isso é uma vergonha, sempre querendo favorecer alguém, fasendo favores em alugar prédios que nao servem pra nada tudo por politica

Anônimo disse...

A conquista do SAMU é muito importante para Apodi, cidade importante para o RN. Mais uma vez, parabéns ao Secretário Genilson Gurgl, a prefeita Goreti Pinto e ao Governo do Estado.

Anônimo disse...

A governadora Rosalba Ciarlini entregou na tarde desta quinta-feira (27) a Base Descentralizada do SAMU em Apodi. A base instalada na cidade do Alto Oeste potiguar está equipada com sala de repouso, sala de leitura, mini-copa, banheiros, garagem, local para lavagem da ambulância e espaço para desinfecção de equipamentos e uma ambulância de suporte básico. A unidade irá atender os municípios de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú.

"Minha meta desde que assumi o Governo do RN foi ampliar o campo de ação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em diversas cidades do interior do Estado", disse a Governadora, lembrando que em dois anos a rede Samu cresceu no Rio Grande do Norte. "No início do Governo o serviço Samu só existia em Natal e Mossoró e contava com oito ambulâncias. Hoje o Samu está presente em todas as regiões e a Rede dispõe de 23 ambulâncias de porte básico, três ambulâncias de suporte avançado, dois veículos de intervenções rápidas, um Samuzinho (atendimento infantil), duas moto-ambulâncias e um helicóptero", informou a Governadora.

O secretário Estadual da Saúde, Isau Gerino, explicou que as Bases Descentralizadas estão sendo construídas em pontos estratégicos para garantir o atendimento de retaguarda de socorro às vítimas de acidentes. "Pretendemos ampliar o serviço para abranger 70% do Estado. Mas queremos até a Copa do Mundo de 2014 está com o serviço disponível em 100% do Rio Grande do Norte".

Para o coordenador do SAMU metropolitano, Luiz Roberto, a regionalização do Samu Metropolitano é um sonho que está se concretizando, graças ao apoio e a sensibilidade da Governadora Rosalba Ciralini e do secretário Isaú Gerino. "É uma satisfação muito grande ver os serviços do Samu serem descentralizados, graças a ousadia e a persistência da Governadora, que como foco levar o serviço para todos o Estado do RN".

A regionalização tem o objetivo de dar mais agilidade aos chamados de urgência e se dá pela construção de bases descentralizadas nos municípios, que servem de abrigo para ambulâncias e profissionais que atuam no serviço de urgência. Além desta, serão entregues mais três bases nas cidades de Areia Branca, Lajes e Pau Dos Ferros ainda este ano.

Os prédios para instalação das bases foram cedidos pelas prefeituras de cada cidade e as equipes foram formadas a partir do quadro de funcionários das secretarias de saúde municipais. O Governo do RN arcou com o treinamento das equipes através da Secretaria de Estado da Saúde Pública. O treinamento foi realizado em 15 dias com uma carga horária de 120 horas/aula. Também é de responsabilidade do Governo Estadual o custo com ambulâncias, medicação, equipamentos, fardamentos, comunicação via rádios, abastecimentos dos veículos, treinamentos e o contrato com os médicos.

Também prestigiaram a solenidade a prefeita de Apodi, Gorete Pinto, o secretário de Saúde do município e demais autoridades.

Governadora anuncia construção de adutora em Apodi
Durante a solenidade de entrega da Base Descentralizada do Samu em Apodi, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a implantação de um sistema adutor no município. "Vamos construir um sistema adutor na Região da Pedra, que irá beneficiar 22 pequenas comunidades rurais. Os recursos já estão garantidos e a obra deverá ser iniciada no início do ano, logo após a abertura do orçamento", informou.

Marcos pinto disse...

Duas derrotadas: A Prefeita e a Rosalba Rosadus, duas comprovadas gestoras incompetentes. Quanta deselegância das duas em não convidarem o Prefeito eleito de Apodi, Prof. Flaviano, para participarem do evento. No mesmo momento todas as viaturas da polícia militar do estado estavam fazendo parte de um comboio com destino à Natal, para onde foram recolhidas ao estacionamento da locadora, que recebeu um calote do governo do estado. Uma lástima,pois.

Anônimo disse...

mais uma conquista para apodi do deputado getulio rêgo

Anônimo disse...

O primeiro resgate do SAMU é a se próprio pois o mesmo está dentro de deposito de lixo, vergonha mesmo essa administração , pelas fotos da pra ver os ônibus escontendo o lixo, kkkkkkkkkkkk a povo criativo

Anônimo disse...

O PREFEITO NOVO MUDA, TEM PODER E DINHEIRO PRA ISSO.

Anônimo disse...

SE ALGUNS NAO QUE VER O QUE ESTA MULHER FEZ POR APODI TUDO BEM MAIS ESTA INAUGURANDO OBRAS IMPORTANTE ATE O FINAL E DEIXOU PREPARADO PARA O FUTURO.VÃO DIZER QUE ESSE SERVIÇO NÃO ´E IMPORTANTE PARA SATISFAZER A QUEM?O PREFEITO ELEITO NÃO GOSTA DESTAS PICUINHAS NÃO VIU.

Anônimo disse...

SENTI FALTA DA FIGURA MAS ILUSTRE DA CIDADE,NOSSO FUTURO GESTOR FLAVIANO.SE FOI POR FALTA DE CONVITE GOGO ME PERDOE MAS FOI UMA GARFE INCORRIGIVEL.

Anônimo disse...

GENTE ESSAS AÇÃO SÃO DO GOVERNO ESTADUAL E NÃO DO MUNICIPAL, ESSE DINHEIRO É NOSSO

Anônimo disse...

isso é uma pouco vergonha esse posto do samu era para estar no hospital e não em um ferro velho um verdadeiro lixão