sábado, 31 de março de 2012

[leia] Religião e Política

Religião e política formam uma mistura que, embora frequentemente problemática, jamais deixou de vigorar, ao longo da história das nações. E não há sinais de que venha a deixar.

Nos países muçulmanos, são indissociáveis. Nos países cristãos, há separação formal entre Igreja e Estado, o que não torna necessariamente o quesito religião ausente do processo político.

Na Inglaterra, mesmo sendo laico, o Estado mantém a tradição que faz da rainha chefe da Igreja Anglicana e exibe em sua bandeira uma vistosa cruz cristã.

Na Argentina, é o arcebispo de Buenos Aires quem recebe o juramento do presidente da República, de, perante “Deus e os Santos Evangelhos”, cumprir a Constituição.

No Brasil, não há esse formalismo, o que não significa que a sociedade é menos sensível a questões religiosas. Elas envolvem valores, cultura e tradições. Por isso mesmo, a primeira providência das revoluções, desde a francesa, no século XVIII, é investir contra as religiões.
Não é casual que, no decorrer das campanhas eleitorais, os candidatos brasileiros façam fila junto aos dirigentes dos principais cultos, participando de ritos, quando não assumindo-se publicamente como fiéis convictos, mesmo não sendo.

Basta lembrar as últimas eleições. O tema do aborto surgiu da manifestação espontânea de pastores evangélicos e de prelados católicos, preocupados com a tramitação de propostas no Congresso, de iniciativa de parlamentares do PT.

Além da questão do aborto, havia (há) uma proposta de lei, o PL 122, em tramitação no Senado, que pune manifestações, inclusive religiosas, contra a prática homossexual, também de autoria de uma petista, a senadora Marta Suplicy.

Enviado por Ruy Fabiano

[leia] O ‘dedo’ que liga o ladrão de galinha ao ladrão dos cofres públicos

Depois de quase 17 anos trabalhando na mídia, acompanhando de perto prisões de todo tipo de gente ruim, comecei a observar as desculpas dos cabras ruins para fazer coisas ruins. Tem um comportamento que é comum a todos, do pé rapado ao engravatado.

Os bandidos presos em flagrante culpam sempre outra pessoa por ele está preso. Eles não observam que estão presos porque ele optou por fazer safadeza. Primeiro olham para quem está perto dele, geralmente um comparsa, um vizinho e até um familiar e acusam.

A desculpa não colando, eles apontam o dedão sujo na direção do policial que o prendeu. Ficam rosnando. Se a imprensa aparecer durante a prisão para o legítimo cumprimento do seu dever, aí esta é a culpada por ele ser o fichado pela polícia.

Quando o advogado do bandido bobeia, termina sendo ele o culpado pela prisão ou permanência. Para o bandido, todos são otários e ele é o sabido. Sempre. Vejo estupradores, assassinos, traficantes e principalmente o pior deles, o assaltante, agindo assim.

O bandido é bandido. E nesta condição de bandido é capaz de tudo, inclusive matar ou mandar matar aquele que ele considere o culpado pela prisão dele. O bandido considera uma afronta a pessoa dele, ao caráter dele, a vítima achar ruim, reclamar que ele o assaltou.

E se for algum vizinho que o denunciar, reconhecer, é o mesmo que suicídio. O bandido assaltante vai marcá-lo até consegui uma oportunidade e matá-lo. Denunciar um bandido, sendo o cidadão testemunha, é suicídio. Infelizmente é assim que funciona.

A transferência da culpa por um crime cometido é o que liga o ladrão de galinha ao político engravatado flagrado roubando o erário público. Os dois têm o mesmo discurso. Não são culpados. O otário que está olhando para ele na TV é que é o culpado.

Fonte: NoMinuto.

[veja] Academia Performance realizou exame de faixa





“Até aqui Deus me abençoou. Cheguei à metade do percurso. Conto com a proteção divina para mais, mais ou menos, dois anos até conquistar a tão sonhada "preta". Parabéns para todos os alunos que também almejaram graduação superior nesse dia. Vamos que vamos”. Comentou o atleta Paulo Filho.

[leia] As melhores no índice Firjan

O índice Firjan, que avaliou a excelência na gestão de prefeitos de todo o Brasil, constatou que nenhuma prefeitura do Rio Grande do Norte conseguiu atingir o índice desejado, o que é muito negativo para nossos gestores. O pior é que municípios que recebem royalties e têm outras receitas que lhes dão grandes orçamentos e capacidades de investimentos ficaram muito abaixo dos pequenos, foi o caso de Mossoró, Parnamirim, Natal e Guamaré.

As cidades que ficaram em melhor colocação no Estado foram em primeiro Viçosa, depois Almino Afonso, Olho D’água do Borges, São Fernando, Ruy Barbosa, Tabuleiro Grande, Ouro Branco, Rafael Fernandes e Ielmo Marinho.

Estes municípios estão de parabéns por se destacarem em meio a 167 municípios e ainda desbancarem os grandes, mesmo ficando a primeira colocada Viçosa na 233º colocação nacional.

[leia] Cidades do Oeste estão sem viaturas

Uma fonte contou ao blog que as viaturas das cidades de Felipe Guerra e Severiano Melo estão paradas, sem funcionar há 7 dias.

As mesmas foram para o conserto na cidade de Mossoró e não voltou mais, o motivo foi a falta de pagamento e faz uma semana que as respectivas cidades estão sem viaturas.

Se por acaso estiver alguma ocorrência mais grave em Severiano Melo quem atende é Itaú ou Rodolfo Fernandes.

A situação da segurança na região Oeste está num abandono total. Como diz o jornalista, Cezar Alves este é o retrato do Oeste.

[leia] Oposição se fortalece em Felipe Guerra

Segundo Salomão Medeiros, colunista do jornal O Vale do Apodi, a oposição sairá fortalecida e terá apenas um candidato à sucessão de Braz Costa, o empresário Haroldo Ferreira, já que o médico Canindé de Freitas desistiu da sua postulação. Haroldo irá enfrentar o filho do ex-prefeito Hugo Costa, o estudante de medicina Victor Costa. Vamos aguardar se realmente essa informação se confirma.

[leia] Convenção do PMDB Jovem no RN

Acontece hoje, das 9h às 13h, na Assembleia Legislativa, a Convenção Estadual da Juventude do PMDB/RN. Na oportunidade, o presidente Edson Carvalho estará encerrando seu mandato, e o jovem Lajense Gleydson Macedo será conduzido por aclamação a assumir a presidência estadual da Juventude Bacurau, que está inserida em mais de 90 municípios do RN.

Já confirmaram presença, o ministro Garibaldi Filho; o líder do PMDB no Congresso deputado federal Henrique Alves; toda bancada de deputados estaduais do PMDB (RN); além dos deputados federais Wilson Filho (PB); Hugo Motta (PB); Renan Filho (AL); e o presidente nacional da JPMDB, Marco Antônio Cabral, que é filho do Governador do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 30 de março de 2012

[veja] CDL de Apodi reivindica redutores de velocidade ao Superintendente do Dnit

Clique na imagem para amplia!

[leia] Confira a lista do vestibular da Uern

UERN - Saio a lista dos aprovados do vestibular da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Clique AQUI e confira a lista completa.

[leia] Walter Alves nega crise entre PMDB e governo Rosalba

Apesar de o PMDB garibaldista ter decidido não indicar o novo titular da Secretaria de Turismo, o deputado estadual Walter Alves disse que não há crise política entre a legenda e o governo Rosalba Ciarlini. Ele reiterou que a legenda continuará contribuindo com a gestão democrata.

"Nós do PMDB ajudamos o governo na Assembleia, onde temos a maior bancada. Também contribuímos por meio do ministro Garibaldi Filho e do deputado federal Henrique Eduardo, que são os principais interlocutores em Brasília. Não precisamos de cargos para apoiar o governo”, declarou.

Questionado sobre sua insatisfação com as providência do governo em relação à insegurança, problema destacado por ele na sessão plenária da última quarta-feira, na Assembleia, o deputado disse que as críticas não significam rompimento.

"Eu sou da base aliada. Mas, não sou subserviente ao governo. Eu digo o que penso. O problema da falta de segurança preocupa a população, que está desprotegida. A equipe à frente da Secretaria de Segurança é competente. Muito preparada. Mas, falta prioridade do governo para resolver o problema”, avaliou o parlamentar.

[leia] Dia de jogos da Copa do Mundo deverão ser declarados feriados nacionais

Foi mantido no texto do projeto da Lei Geral da Copa (PL 2330/11), aprovado nessa quarta-feira (28) pelo Plenário da Câmara, a possibilidade de a União declarar feriados nacionais nos dias em que houver jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2014.

Além disso, os estados, o Distrito Federal e os municípios que sediarão a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo poderão declarar feriado ou ponto facultativo nos dias de jogos em seu território.

Na primeira fase da Copa, o Brasil irá jogar nos dias 12 de junho (quinta-feira), 17 de junho (terça-feira) e 23 de junho (segunda-feira).

Em 2014, o sistema de ensino público e privado terá de ajustar seu calendário para que as férias de meio de ano coincidam com a realização da Copa, de 12 de junho a 13 de julho.

Nota do blog: Então que chegue logo 2013, 2014...

[leia] Governadora sanciona lei que garante reajuste dos vencimentos do magistério

A governadora Rosalba Ciarlini sancionou na noite desta quinta-feira (29) a Lei Complementar Nº 465 que reajusta os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação. A publicação da Lei será encartada na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial do Estado.

O projeto de lei foi votado por unanimidade pela Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira (29) e estabelece o aumento de 22,22% aos professores e especialistas em Educação da rede estadual de Ensino. A sanção também garante o pagamento do Piso Nacional do Magistério, que entra em vigor com efeitos financeiros retroativos a 1º de março de 2012.

Os professores e especialistas de Educação inativos receberão o aumento salarial de 22,22%, de acordo com o estabelecido no Projeto de Lei Complementar, em quatro parcelas. A 1ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de abril de 2012. A 2ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de maio. A 3ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de junho e a 4ª parcela com efeitos financeiros a partir de 1º de julho de 2012.

[humor] A gata da sexta feira aceita todos os cartões, tarados!!!



Eis a gata da sexta-feira, tarados! Super poderosa. Aceita todos os cartões de crédito!!! Rsrsrs...

Hoje sexta-feira dia de tomar uma bem gelada!!!

quinta-feira, 29 de março de 2012

[leia] Um plano de governo. Quais pré-candidatos de Apodi apresentarão?

É obrigatório no ato de registro das candidaturas a prefeito, a apresentação de um programa de governo com metas para serem executadas em quatro anos. Que não seja mera peça de ficção, mas uma carta de compromissos.

A obrigatoriedade do plano de governo faz parte da lista de documentos que a Justiça Eleitoral exige para a solicitação de registro de candidaturas.

[leia] Apodi vai ganhar televisão a cabo

A cidade de Apodi deverá ganhar em breve um sistema de televisão a cabo. A aquisição da Rádio Vale do Apodi pelo Sistema Oeste de Comunicação permitirá a implantação de uma moderna operadora de televisão a cabo seguindo os mesmos moldes da TV Cabo Mossoró (TCM).

Ontem, ocorreu a conclusão do negócio envolvendo os antigos proprietários da Rádio Vale do Apodi e o reitor Milton Marques de Medeiros. As negociações foram iniciadas em janeiro e a conclusão se deu da melhor forma possível.

A ideia do professor Milton Marques é iniciar o processo de implantação da televisão a cabo em Apodi dentro de, no máximo, seis meses. O planejamento estabelecido é de expansão do sistema para as cidades próximas a Apodi, como Felipe Guerra e Itaú, e no Vale do Jaguaribe.

Muito do ótimo, então, e parabéns ao doutor Milton Marques de Medeiros pela importante expansão de seu sistema de comunicação e que além de levar informação ao povo oestano também vai gerar emprego e renda.

Via Gazeta do Oeste

[leia] UOL: Ministério Público investiga atuação de falsos policiais em delegacias no RN

O MP (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito para investigar a suposta atuação de falsos policiais, conhecidos como “araques de polícia” ou “calças pretas”, que estariam atuando em delegacias do Rio Grande do Norte. Segundo o MP, há denúncias de pessoas sem vínculo ao quadro da Polícia Civil que trabalhariam irregularmente dentro das delegacias como agentes, escrivães e investigadores.

Responsável pelo inquérito, o 19º promotor de Justiça da Comarca de Natal, Wendell Beetoven Ribeiro Agra, solicitou explicações à Corregedoria-Geral da Sesed (Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social), à Degepol (Delegacia Geral de Polícia) e ao Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública), que fez a denúncia no ano passado.

No inquérito, o promotor deu prazo até 3 de abril (próxima terça-feira) para que as três instituições expliquem as denúncias e pediu que “esclareçam se tramitam ou já tramitaram nos últimos cinco anos procedimentos disciplinares que digam respeito à atuação de pessoas estranhas ao quadro funcional da Polícia Civil.”

O documento reforçou ainda que é ilegal que “particulares ou servidores de outros órgãos da Administração Pública, que por solicitação ou conivência de delegados de polícia, exercem ou exerceram atividades próprias de agentes e escrivães da Polícia Civil em delegacias, departamentos ou diretorias da referida Instituição Policial em todo o Estado, em desacordo com o que dispõem os arts. 33 e 34 da Lei Complementar Estadual nº 270/2004”.

[humor] E o Brasil continua do mesmo jeito… Sem Jeito!


[leia] Vereadores realizam sessão voltada para homenagem a Dr. Expedito Maia

Em respeito ao assessor jurídico da CMA, ficou acordado entre todos os Vereadores que a sessão realizada nesta quinta-feira, 29 seria sem votações e voltada para uma homenagem ao assessor da Câmara falecido esta semana Dr. Expedito Maia, onde o primeiro a usar da palavra foi o Vereador Presidente da CMA, Evangelista do PR que fez um relato sua os 34 anos de Dr. Expedito na casa do povo.

“Dr. Expedito foi um verdadeiro professor para mim, ele deixa uma lacuna irreparável” afirmou Evangelista.

Quem também usou da palavra e fez uma justa homenagem ao Dr. Expedito Maia, foi o Vereador Arnaldo Costa do PP, que elogiou a postura reta e coerente que o advogado sempre teve, primando sempre pelas coisas licitas feitas na casa, lembrando seus seis anos como Presidente da casa, onde se relacionou com o grande advogado.

O Vereador Ângelo de Dagmar do PP, também fez uso da palavra durante a sessão se hoje, fazendo alusão ao falecido Dr. Expedito Maia, em seu nome e de sua mãe Dona Dagmar, afirmando que o advogado era uma espécie de um professor na casa, ensinando aos novos Vereadores as leis que regem a casa.

Chico de Marinete, Vereador pelo PC do B, externou sua tristeza na Tribuna da Casa, frisando que conheceu um grande homem na casa do povo, que era Dr. Expedito que o ensinou muitas coisas boas, sobre a vida e sobre as leis, deixando seus votos de pesares a toda família.

O Vereador Junior Carlos do PSB trouxe sua palavra durante sessão esta manha, homenageando Dr. Expedito Maia, fazendo jus a sua pessoa como sendo um grande homem, e um grande conhecedor das leis, lembrando sua proximidade com sua família, e ainda sua proximidade após ser eleito Vereador, deixando suas condolências a toda família.

Helio da Ambulância, Vereador pelo PR falou de sua infância ao lado de Dr. Expedito, quando o conheceu como um grande professor, e agora como um grande legislador e assessor jurídico da casa que foi, afirmando que a cãs vai demorar em assimilar uma perca tão grande.

Nilson de João Lucas, Vereador pelo PMDB foi o ultimo a usar da palavra na sessão de homenagem ao Dr. Expedito falando da figura importante para Apodi e para o poder legislativo de nossa cidade, afirmando ser um perca que deixa todos tristes, lembrando que o mesmo foi seu professor de matemática, e foi também um grande professor das leis, tendo tido algumas discórdias como o mesmo, mas frisando que sempre chegaram a um denominador comum, satisfatória para a sociedade.

Fonte: Blog da Câmara

[leia] “Apodi poderá ganhar TV a cabo”, afirma Milton Marques

O Reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros comprou a Rádio Vale do Apodi, a emissora pertencia ao ex-deputado Ney Lopes.

O Reitor que já possui a FM 95 de Mossoró, Rádio Princesa do Vale em Açu, TCM de Mossoró agora comprou a AM 1030 Vale do Apodi e vai criar a TV a Cabo de Apodi.

Que boa notícia para Apodi, através do Reitor Milton Marques que prometeu expandir os negócios e vai criar a TV a Cabo de Apodi.

[leia] Grupo musical de Apodi tenta se fortalecer


Alguns artistas apodienses que compõem o Grupo Musical mostram força total nos seus objetivos.

Avante!

[leia] Secretário estadual de Turismo pede exoneração do cargo

O secretário estadual de Turismo, Ramzi Elali, entregou o cargo na manhã de hoje. Ele justificou para saída a “incompatibilidade de tempo”. Ramzi Elali estava no Governo Rosalba desde o início da gestão.

Ele havia sido indicado pelo ministro da Previdência Garibaldi Filho e pelo deputado estadual Walter Alves.

Por Anna Ruth

[quadro] Túnel do Tempo (parte 73). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?



Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Esta relíquia é do ano de 1982. Quem aparece no retrato? Vamos adivinhar os nomes dos fotogênicos.

Resposta: Nós hoje vamos retroagir ao ano de 1982. Essa turma da pesada bebia muito Ron Cassino com Grapete no bar do Sr˚Pedro de Enéias (avô do blogueiro). Os jovens no ‘retrato’ são: Chico de Tantinho, (Edinaldo Duarte), conhecido por Neném de Pedro de Enéias, Ezinaldo Duarte, conhecido por Ezinho de Pedro de Enéias, (tios do blogueiro) Chagas de Expedito Felipe, Chico de Morena e Chico de Nita.

“Ron Cassino deixava a cuca livre e muito louca”, escreveu Chico de Tantinho. E ainda acrescentou... É amigos: “O passado é mesmo Lição pra se meditar e não pra se reproduzir”. Artur Heidel.

Nota do blog: sensacional este retrato, fiquei muito feliz em mostrar um pouco da história de Apodi, sobretudo da família Duarte. Muito obrigado Chico de Tantinho por participar do quadro túnel do tempo.

E se é de 1982 então... Lá se vão... 29 anos no túnel do tempo da história apodiense...

Envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com   

quarta-feira, 28 de março de 2012

[leia] Não parca mais tempo... Anuncie aqui!!!

Empresas que detém sites de informação começam a rever seus planos e dar prioridade aos blogs. E agora, elas têm mais um motivo. É que 95,9 por cento dos brasileiros que acessam Internet, visitaram algum blog em dezembro de 2011, segundo estudo da consultoria comScore, ao analisar hábitos de usuários da rede em 44 mercados.

Gente, esse é o maior percentual entre os países analisados, de vez que a média mundial é de 58,9%. Então, os blogs – ao contrário do que sempre se anuncia – estão mais vivos do que nunca. E ganham prioridade dos sites de informação, para que os diários possam realimentá-los.

Nossa página que completou 2 anos no último dia primeiro de marco prepara para uma repaginada e muito breve, você web leitor estará podendo desfrutar de um novo layout bem mais dinâmico e arrojado.

Portanto, aguardem… Você é o nosso diferencial.

Blog ApoDiário: As melhores notícias para o internauta, os melhores resultados para o anunciante!

Contatos: cel. (84) 9169-4733 e-mails: jdapodiario@hotmail.com / opirataapodi@gmail.com

[leia] Um diário político

Na agenda política de Brasília, tem hoje o discurso anunciado pelo deputado Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara: "Vou defender a minha bancada, meu partido, a atividade parlamentar, o Poder Legislativo”. Alguém tem que falar, estou no meu 11º mandato, 42 anos de Legislativo, sei o que é a atividade parlamentar. Não é correto transformar o Congresso em símbolo do fisiologismo.

[leia] Convite prefeita Lanice Ferreira


A Prefeita Lancie Ferreira e o vice-prefeito Júnior Afonso  têm a honra de convidá-lo (a) para a solenidade de inauguração do “Mercado Público Central Luiz de França Soares de Freitas” que ocorrerá neste domingo, dia 01 de abril, às 8h.  Estarão presentes autoridades e lideranças locais, além Governadora Rosalba Ciarlini e do Senador José Agripino.

Sua presença é muito importante neste evento.

Nota do blog: Muito obrigado ao web-leitores da cidade de Governador Dix-Sept Rosado pelos acessos.

[leia] Vice-governador Robinson Faria volta a atacar: “Carlos Augusto é o governador de fato”

O vice-governador Robinson Faria, rompido com a governadora Rosalba Ciarlini, voltou a criticar a gestão e sentenciou: “Carlos Augusto (o marido de Rosalba) é o governador de fato”. A declaração foi dada ao blog do Wallace.

Na entrevista, o vice-governador ainda lamentou o movimento feito pelo deputado estadual Raimundo Fernandes. “Raimundo se distanciou, na verdade ele participou ativamente do movimento de debandada para o PSD, claro, articulado com Carlos Augusto. Ele está dentro do governo. Não tenho mais contato com ele, ele se distanciou”, disse Robinson Faria.

[leia] Convite do Gaspec

O Grupo de Assistência as Pessoas com Câncer (GASPEC) convida todos para assistirem a uma palestra logo mais à noite, no galpão do salão paroquial.

Tema: Fraternidade e saúde pública - que a saúde se difunda sobre a terra
Palestrante: Padre Maciel Rodrigues da Silva.
Horário: 20hs

Todos estão convidados!

[leia] Apodi terá nova opção para prefeito em 2012


Os líderes do Partido da Mobilização Nacional (PMN), reuniram-se para discutir o projeto político para as eleições 2012, com um grupo de 12 (doze) pré-candidatos a vereadores, o partido entra em consenso quanto a formação de coligação com outras representações partidárias.

Na reunião foi discutido o projeto político referente a eleição majoritária 2012, ficando firmado que o PMN apresentará um pré-candidato a prefeito, o empresário Bráulio Ribeiro da Rocha, disponibilizou seu nome que foi aceito pelo partido, que também indicou o nome do presidente da sigla Laete Oliveira de Souza, ficando firmado que os dois nomes serão postos em uma pesquisa de opinião pública, na qual o nome que ficar em primeiro lugar será o candidato a prefeito, enquanto que o outro fará parte do grupo de candidatos a vereadores.

“O PMN é um partido formado por líderes ligados a instituições que trabalham diretamente com o povo, tendo toda autonomia para lançar uma candidatura popular, um candidato que tem como base principal o povo”, essa foi a reflexão feita pelos membros do partido.

Nota do ApoDiário: Parabéns ao grupo pela escolha. Quanto mais opções o e-leitor tiver melhor. Cabe ao eleitor escolher o melhor nome pra dirigir os trabalhos do Palácio Francisco Pinto pelos próximos 4 anos.

Nota do ApoDiário II: Caso se confirme mais esta pré-candidatura, poderemos ter 6 pré-candidatos a prefeito em Apodi.

Nota do ApoDiário III: Se o nome escolhido for o de Laete Oliveira. Ele romperá com o grupo da prefeita?

[leia] Pedro Filho entrevistou músicos bolsistas da banda de música de Apodi


A entrevista foi realizada no dia 26/03/12, no programa analisador político do apresentador Pedro Filho, tendo como pauta a paralisação das atividades dos músicos bolsistas da banda de música “Antonio de Pádua Leite” do município de Apodi.

Em debate com o apresentador, os bolsistas falaram das suas reivindicações que são melhorias salariais e condições dignas de trabalho.

terça-feira, 27 de março de 2012

[leia] Adesivando antes da hora

O sujeito que for flagrado com aquele adesivo no carro FULANO 2012 ou AGORA É FULANO...

Prepare-se, a multa é de 20 mil reais.

[humor] Fique esperto!!!


[leia] Pré-candidato de Apodi é notificado pela Justiça por propaganda antecipada


Acatando os termos de pedido formulado pela Promotoria Eleitoral na representação protocolada sob o n º 0001492.2012.6.20.0035, a Juíza Eleitoral da 35ª Zona determinou a remoção de material publicitário que caracterizava propaganda eleitoral antecipada em prol de virtual candidato ao cargo de prefeito municipal de Apodi.

O Ministério Público Eleitoral constatou que estava ocorrendo na cidade de Apodi a veiculação de uma campanha publicitária baseada no símbolo da “pinha”, configurando propaganda eleitoral antecipada dissimulada em prol de conhecido político local.

Conforme registros fotográficos anexados ao processo, a campanha publicitária se desenvolve mediante a distribuição, entre partidários da candidatura do “Dr. Pinheiro”, de adesivos autocolantes fixados em automóveis com a figura de um desenho da fruta denominada pinha, sendo que é muito difundida entre a população de Apodi a associação deste símbolo à imagem do representado.

A representação incluiu os nomes de diversas pessoas proprietárias de veículos que circulavam pela cidade com os adesivos da campanha publicitária, que ficaram sujeitas pela ordem judicial ao pagamento de multa diária de R$ 1 mil caso não comprovem a remoção do material.

A Promotoria Eleitoral da 35ª Zona alerta aos pretensos candidatos e à população em geral que, nos termos do artigo 36 da Lei 9.504/97, a veiculação de qualquer meio de propaganda em prol de candidaturas para as eleições de 2012 somente é permitida após o dia 5 de julho.

A violação de referida norma legal pode sujeitar o responsável pela divulgação da propaganda e o candidato beneficiário à multa no valor de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

[leia] Mármore de Apodi é exportado para outros países

A Chapada do Apodi vem se destacando na extração de mármore e granito para atender a construção civil, fornecendo pisos, fachadas, revestimentos vertical entre outros produtos, todos retirados de pedreiras nas comunidades de Soledade, João Pedro, e Poço Tilon, zona rural do município.

Toda produção de mármore e granito da Chapada do Apodi vem sendo industrializada e comercializada pela empresa Limestone Mármore do Brasil LTDA., que desde novembro de 2011 mantém uma serralheria e três pedreiras na Serra do Apodi, garantido emprego direto para cerca de 70 profissionais que atuam na indústria de extração de mármore e granito. 

Em Apodi, as pedras são processadas e o acabamento é feito na sede da empresa no vizinho estado do Ceará, e logo segue para o exterior via França e para os Estados de São Paulo, Amazonas, Bahia entre outros onde o produto é comercializado para a construção civil. Em sua maioria, os produtos exportados são na forma de chapas e ladrilhos para revestimento de pisos e paredes.  

Segundo o gerente de produção da Limestone, Luis Pinheiro, mensalmente são produzidos na Chapada do Apodi cerca de 10 mil metros de mármore e granito. "Apodi tem um número potencialmente elevado de depósitos de rochas inexplorados e que agora a Limestone Mármore do Brasil vem explorando e gerando emprego e renda para a comunidade local", comentou.

A empresa já investiu cerca de R$ 5 milhões em Apodi, mas uma parceria com da empresa com o Governo do Estado vai viabilizar uma nova injeção de recursos na ordem de R$ 20 milhões na região, movimentando a economia e abrindo uma nova frente de desenvolvimento da mineração no interior do Estado. 

A meta é gerar 300 empregos diretos e até mil indiretos em toda Chapada do Apodi, a Limestone Mármore do Brasil tem colaborado para a geração de emprego e renda, reforçando o desenvolvimento regional e mostrando o potencial do município.

Fonte: Gazeta do Oeste

[leia] Era só o que faltava…

Ainda na entrevista que concedeu aos blogueiros Josimário Nunes (A Fonte) e Gilvan Cabral, ambos de Jardim do Seridó, a promotora da Comarca de Jardim do Seridó, que abrange também Ouro Branco, Polireda Madaly Bezerra de Medeiros também comentou possíveis infrações de Blogs e sites durante a cobertura das eleições 2012.

Quais são as orientações com relação ao mundo virtual, blogs, sites nessas eleições?

Inicialmente as notícias devem ser veiculadas sem a intenção de promover candidatos, até por que o responsável pode ser processado. A liberdade de imprensa existe, mas os profissionais da imprensa devem observar as leis que existem no Brasil. Informem, façam suas críticas, mas sempre dentro das leis. É preciso acima de tudo respeito às partes. Informem as notícias da campanha, do pleito eleitoral sem promover candidatos. A liberdade de imprensa é extremamente importante, mas tem limite. Dessa forma, os donos de blogs, sites tem o direito de informar só que devem respeitar a Lei.

O espaço dado a determinado candidato deve ser igual para o outro candidato, seria isso?

Na verdade, antes de 2010 a lei não permitia nenhum tipo de manifestação política antes do pleito eleitoral. Houve uma mudança nas eleições passadas e ficou acertado que é possível pré-candidatos compareçam a programas de rádio, TV, jornais, blogs, desde que seja dado o direito igual aos outros.

Fonte: Pádua Campos

[leia] Atoca – sítio poço vermelho


Atoca...

... Um bom lugar pra curtir música ao vivo e tomar sua bebida preferida com um bom tira-gosto.

Uma super dica do meu amigo e parceiro: Antônio Praxedes Filho do blog Potyline. Será inaugurado neste sábado, dia 30 de março.

Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com / jdapodiario@hotmail.com   

Gostei do “pôço”. Onde fica mesmo? Quero tomar uma 'celveja' bem gelada! Rs.

[leia] Em sessão solene, PSB celebra 90 anos do PCdoB

Sessão Solene realizada, nesta segunda-feira (26), no Senado Federal marcou as comemorações de 90 anos de criação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A líder do PSB na Câmara dos Deputados, Sandra Rosado (RN), destacou os avanços sociais alcançados pelo Brasil que tiveram a participação do PCdoB.

A líder lembrou, por exemplo, o apoio dado pelos partidos de esquerda a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, e da sua sucessora, Dilma Roussef, em 2010. “Hoje nos encontramos como protagonistas de um Governo progressista, auxiliando no combate às forças reacionárias, e fiéis aos interesses dos trabalhadores e de todo povo brasileiro, sobretudo dos mais necessitados”.

Sandra afirmou ainda que o PSB e o PCdoB seguirão unidos e engajados nas lutas democráticas. “Somente com a participação popular, realizaremos as reformas tão esperadas e necessárias, como as reformas política, tributária, educacional, agrária e urbana”, finalizou.

Também presente na cerimônia, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, lembrou a história de luta do PCdoB em favor das causas sociais. “Hoje é uma festa da democracia brasileira para a luta popular, para aqueles que querem construir um Brasil sem as desigualdades que ainda marcam este País”, declarou.

Campos disse ainda que o PCdoB trilhou 90 anos de história sem vacilar nos princípios e valores que direcionam o partido e agradeceu a parceria nas lutas sociais. “Trazemos a nossa palavra de gratidão pela solidariedade que o PCdoB, em muitos momentos, prestou a luta do PSB”, disse Campos.

[leia] Parabéns a toda equipe da vara criminal de Apodi


O funcionário Adeilmo Nascimento esteve em Natal/RN recebendo o prêmio de 2º lugar "Vara Amiga da Conciliação", na categoria Vara Única.

Parabéns a todos da Vara Cível da Comarca de Apodi!!!!!

segunda-feira, 26 de março de 2012

[leia] Construção do Centro de Evangelização em Apodi segue firme e forte

Homenagem do Blog aos irmãos!!!

A Associação Religiosa Palavra Boa (ARPA) realizou ontem domingo (25), mais um mutirão em prol da construção do “Centro de Evangelização Padre Theodoro Snijders e casa de apoio aos dependentes químicos de Apodi e região”.














Confira a mensagem do irmão Luis Bevenuto de Paiva:

Agradecemos aos homens fortes que compareceram ontem: Pedreiro Edmar, Joãozinho Bombeiro, Carlos de Sandra, Carlinhos do Terço dos Homens, Uberlânio de Pepeta, Antonio Machico, Irinaldo (irmão de Ilma, Luis de Bevenuto, Luzenildo de Vera, Moésio de Leneide, Francinaldo da PPI, Manezinho (voluntário) e Jânio Duarte fizeram deste domingo mais um dia abençoado para nossa comunidade cristã. Eles deixaram as suas casas, os seus familiares e renunciaram a um dia de lazer junto com a família para mais um mutirão no Centro de Evangelização Padre Theodoro Snijders.

Foi um dia muito especial e bastante alegre pela simplicidade, humildade e partilha que aconteceu no terreno da Associação Religiosa Palavra Boa. Aos poucos vamos percebendo a diferença, a transformação e um novo formato que surge no local que antes tinha apenas uma casa velha em ruínas e abandonada. Para o que falta e para o que almejamos construir, ainda é muito pouco o que as fotos acima mostram, mas para quem iniciou esse sonho juntamente com todos os membros da ARPA, então podemos perceber que já andamos muito...

Por isso, nós estamos felizes e muito agradecidos aos nossos irmãos que através de um convite singelo, disseram sim e, juntamente com toda a comunidade católica acreditam na possibilidade de superação através do ensinamento de Cristo.  Iniciamos o nosso dia de trabalho voluntário com uma oração e com a Palavra retirada da Carta aos Hebreus (10,24) onde nos pede para olharmos uns pelos outros para nos fortalecermos no amor e nas boas obras.

A partilha desse momento nos impulsiona a olharmos sempre para as coisas do alto e livres para a obediência ao Deus da vida. Depois de retirarmos o piso antigo para nivelarmos toda a estrutura da casa de formação, terminamos o nosso dia de missão com um saboroso almoço feito por Fátima, Célia, Ilma e Chico Cabeção. No final, quando chegamos em nossas casas, agradecemos, e a alegria se irradia quando ouvimos do nosso irmão voluntário, “é nossa obrigação, quando tiver outro mutirão, pode contar comigo”.

E todos nós chegamos cansados, mas com a certeza que fizemos uma boa obra. Fica aqui o convite para todos os cristãos a dizerem sim e se tornar mais um voluntário dessa obra de Deus. O nosso próximo mutirão acontecerá no dia 15 de abril e a sua participação é muito importante para todos nós. Pra finalizar, como diz o nosso Padre Maciel Rodrigues, “Deus abençoe a todos no Amor”.

Junte-se a nós nesta luta!!!

[leia] Voto de pesar aos familiares de Expedito Maia



O Blog apresenta seu sentimento de profundo pesar a família Maia pelo falecimento do Sr. Expedito Maia, o mesmo prestava serviços a Câmara Municipal de Apodi.

Apodi hoje amanheceu mais triste com o falecimento do Dr. Expedito Ferreira Maia. Força aos amigos Alexandro, Leandro e Leonardo.

Minhas condolências à família do nobre advogado e professor Expedito Maia. Que Deus dê o conforto necessário para esta hora tão difícil.

[leia] Univap confirma presença no estadual e pede apoio da imprensa local


Aconteceu no último sábado (24), na Academia Performance uma reunião com representantes da União Vale do Apodi (UNIVAP), Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi (FUNDEVAP) e a Associação Cultural Desportiva Apodiense (ACDA), juntamente com toda imprensa local através dos Blogs, Rádio e Web TV.

O objetivo da reunião foi mostrar o projeto dos trabalhos de base da Univap, trabalho esse que vai ser a médio/longo prazo, firmando parceria com toda imprensa local, bem como a confirmação da Univap no campeonato estadual sub 18, e já para 2013 voltarmos a 2˚ divisão do campeonato estadual de futebol.

“A parceira com essas entidades e ainda com o curso de Educação Física da Uern da cidade de Pau dos Ferros, pedindo apoio de toda imprensa para realização desse sonho, que colocaria Apodi no lugar de destaque, preparando esses jovens para chegarem aos grandes clubes do futebol brasileiro”. Destacou o professor Francisco gama.

No próximo dia 28, as referidas entidades em parceria com a imprensa local estará realizando um show com musica ao vivo, a fim de arrecadar recursos para a participação da nossa equipe no campeonato estadual sub 18.


domingo, 25 de março de 2012

[leia] Uern em Apodi?

Numa audiência recente da governadora Rosalba Ciarlini com o ministro da Educação, Aloysio Mercadante, buscou-se a liberação de verbas para criação do Campus da Uern em Apodi.

O atual estágio que a universidade vive, cheia de dificuldades com os cortes no orçamento, falar em ampliação é um erro dos mais graves.

Primeiro porque a comunidade universitária não quer ouvir falar em novos campi ou novos núcleos. Esse é um discurso rechaçado à unanimidade.

Segundo que a comunidade interna está muito refratária a essa ideia de se criar campi e núcleos em acordos políticos. Os políticos passam e o abacaxi fica.

O que a Uern deseja da governadora são os recursos necessários para concluir o que já foi criado. Os campi de Natal e Caicó que estão com as obras se arrastando há anos.

Caso a governadora Rosalba Ciarlini tenha mesmo o interesse em se aproximar da universidade, precisa ouvir seus clamores. O arrocho orçamentário atual está asfixiando a Uern.

Mesmo assim queremos a Uern em Apodi...

[leia] Alianças já!

Até o final do mês, a expectativa é de que haja muitas definições quanto às alianças que serão firmadas para as eleições municipais.

O pessoal das chapas proporcionais tem pressa.


[leia] Vereador

Quem é pré-candidato a vereador é o ex-jogador de futebol Veríssimo Gama (Verinho).

Ele está filiado ao Partido Social Democrático. Avante!

[leia] O Fisiologismo mostra a tua cara

Olha Henriquinho aí, gente! Edição de ISTO É que chega aos leitores neste sábado acusa o deputado federal Henrique Eduardo Alves de comandar um grupo de parlamentares que pressiona a presidenta Dilma por cargos e verbas públicas e paralisa votações no Congresso.

"(Henrique) Representa um grupo de parlamentares que insiste em transformar em moeda de troca projetos decisivos para o País. E, para terem seus interesses atendidos, esses políticos lançam mão da chantagem. Isso não seria uma ameaça às boas maneiras republicanas se Alves não tivesse poder. Mas o problema é que ele tem. Muito. E demonstrou isso durante a última semana, quando interferiu diretamente no adiamento das votações no Congresso”, escreve a revista.

Segue o texto na íntegra:

Izabelle Torres e Claudio Dantas Serqueira

Os sobressaltos políticos vividos pelo governo no Congresso nas últimas semanas têm vários responsáveis. E seria uma tarefa hercúlea ousar apontá-los com precisão cirúrgica e sem cometer injustiças. Mas poucos políticos personificam tão bem a crise na relação do governo com a base aliada como o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). O deputado é a cara de uma prática política, baseada no fisiologismo, que a sociedade não tolera mais.

Representa um grupo de parlamentares que insiste em transformar em moeda de troca projetos decisivos para o País. E, para terem seus interesses atendidos, esses políticos lançam mão da chantagem. Isso não seria uma ameaça às boas maneiras republicanas se Alves não tivesse poder. Mas o problema é que ele tem. Muito. E demonstrou isso durante a última semana, quando interferiu diretamente no adiamento das votações no Congresso.

Na quarta-feira 21, atuando como porta-voz de uma ala empenhada em pressionar por cargos e verbas públicas, como condição para manter a fidelidade ao governo Dilma Rousseff, Alves ajudou a orquestrar a obstrução da sessão plenária que votaria a Lei Geral da Copa e discursou afirmando, com cara de anjo, que sua atitude era um “bem que faria ao governo pelo risco de derrota iminente”.

O discurso de Alves agradou aos deputados da base aliada e funcionou como palavra de ordem da semana marcada por derrotas do governo no Parlamento. A maioria delas trazia as digitais do líder do PMDB na Câmara, que só tem olhos para sua candidatura à presidência da Casa no próximo ano.

Entre os projetos de interesse do governo e seu sonho de poder, prevalece a preocupação em conquistar apoio dos colegas para suceder Marco Maia no comando da Câmara. “Acho que essas atitudes do líder refletem a pressão que ele sofre da nossa bancada. Não é pouco ter mais de 50 deputados insatisfeitos. Esses parlamentares o levam a reagir contra o governo e ele tem de agir como quer a maioria”, avalia Aníbal Gomes (PMDB-CE).

Na verdade, Alves, em seus 40 anos de vida parlamentar, habituou-se como poucos a fazer o jogo fisiológico.

O líder do PMDB se diz pressionado pelas bases, mas, na prática, é dele que partem as maiores pressões contra o Planalto. Mas Alves não age sozinho. Ao seu lado, atua com grande desenvoltura Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um político com tentáculos em cargos de segundo escalão e disposto a declarar guerra para garantir seu latifúndio.

Outro aliado de peso nas artimanhas para intimidar o Planalto é o deputado Danilo Fortes (PMDB-CE), que comandou por três anos a Fundação Nacional de Saúde por indicação de Alves. Fortes tomou a frente dos discursos e, num movimento combinado com o líder do PMDB, articulou o manifesto dos peemedebistas contra o governo, lançado há duas semanas.

Foi dele a iniciativa de conversar com os políticos do baixo clero, medir o nível de insatisfação e fazer as ameaças de retaliações. “O movimento é conjunto e todos acham que não é mais possível aceitar o tratamento recebido pelo governo até agora”, diz Fortes. Com seu colega dando a cara para bater, Alves pode ficar na retaguarda e orquestrar a rebelião sem precisar levantar a voz. Combate na penumbra, numa estratégia digna de quem conhece bem as entranhas do poder.

Mas as digitais do peemedebista já foram muito bem identificadas pelo Palácio do Planalto. “Por isso, escalamos Arlindo Chinaglia para assumir a liderança do governo na Câmara. Para lidar com Alves e sua turma, só outro trator como Chinaglia”, confidenciou um senador aliado.

Assim como o líder do PMDB, outros parlamentares, adotando semelhante modus operandi, tentaram colocar a faca no pescoço do governo nos últimos dias. O objetivo é o mesmo: conseguir cargos e verbas no ano eleitoral, quando precisam agradar às suas bases políticas. Como a presidenta Dilma resolveu não ceder, o resultado foi a suspensão da pauta de votações. “Os partidos que apoiaram a eleição da presidenta Dilma têm legitimidade para querer ocupar espaço no governo, para poder estar à frente das decisões”, disse o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), considerando normal a onda de chantagem instaurada no Congresso.

Diante do impasse, o Planalto decidiu empurrar todas as votações para depois da Páscoa e assim ganhar tempo para as negociações. Estão postergadas as votações de projetos importantes como a Lei Geral da Copa, o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores, as mudanças nas regras de divisão do Fundo de Participação dos Estados, além do polêmico Código Florestal. Este, por sinal, tem causado um grande desgaste entre Alves e a presidenta Dilma. Ela reclamou a assessores que o líder peemedebista estava atrapalhando as negociações na Câmara, apesar de ter discutido e apoiado o texto costurado no Senado.

Em reunião com 29 grandes empresários na quinta-feira 22, a presidenta partiu para uma nova estratégia. Pediu que eles pressionassem o Congresso pela aprovação de projetos que contribuam para o crescimento da economia. E recebeu uma resposta positiva. Ao deixar a reunião, que durou pouco mais de quatro horas, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, resumiu a afinação dos empresários com o Planalto. “Vamos apoiar todos os projetos de interesse do Brasil. Não é um apoio ao governo nem a uma pessoa. É apoio ao povo brasileiro”, disse ele.

A entrada dos empresários nas negociações com o Congresso é, sem dúvida, um trunfo de peso. Afinal, as grandes empresas são fontes de financiamento de campanhas políticas, e o País começa a se preparar para as eleições de outubro.

A presidenta Dilma conta exatamente com o calendário eleitoral para enfrentar a ala mais fisiológica do Congresso sem precisar se curvar às suas exigências.


Fonte: Ailton Medeiros