sábado, 5 de janeiro de 2013

Apodi: Falta de zelo com a coisa pública 'carro sucateado'

Carro do Bolsa Família 
Luz traseira quebrada
Pneu sem condições de uso
Pneu estepe por baixo do veículo 

Este carro especifico do Bolsa Família pertence a Secretaria de Bem Estar Social.

"Indignação" esta é a palavra pra definir a falta de zelo com a coisa pública em nosso município.

Este carro tem condições de trafegar?

Prefeito Flaviano recebe gerente do BNB em seu gabinete



O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro e o vice prefeito José Maria, receberam ontem (04) na sede do poder Executivo o gerente Maykel Alexandre do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Maykel Alexandre divulgou o número de projetos e apoios ao homem do campo que são desenvolvidos em Apodi, programas como balde cheio, cisternas na zona rural, piscicultura, agricultura, entre outros serviços oferecidos pelo BNB.

“Só no ano de 2012 o Banco do Nordeste do Brasil movimentou doze milhões, trezentos e cinquenta e dois mil (12.352,000,00) em Apodi, tanto na área comercial, como na empresarial”, destacou o gerente. Que ainda acrescentou dizendo que “esse valor não está incluído o crediamigo que movimenta em torno de 6 milhões de reais, ficando na casa dos 18 milhões a movimentação financeira do banco na zona urbana e nas 92 comunidades rurais do município”.

O banco oferece ainda crédito para estiagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apodi

Teto do Mercado Municipal já foi consertado

A assistência social do município precisa de assistência

Não muito diferente da realidade encontrada nas demais secretarias, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social também precisa de assistência. 

Ao adentrar na Secretaria no último dia 2, a secretária Aloma Tereza e o secretário adjunto João Valério encontraram uma série de situações que impedem um atendimento a contento da população. 

“Temos notícias de que muitos programas estão sem funcionar há algum tempo. Os recursos existem, não sei porque não estão funcionando. Nossa meta é reativá-los o mais rápido possível. A população precisa desse cuidado”, disse Aloma Tereza. 

Ao adentrar em cada cômodo foi possível perceber a falta de zelo com a coisa pública. Além da sujeira, o mau acondicionamento de arquivos, documentos e equipamentos. 

“Encontramos vários equipamentos novos e velhos (centrais de ar, televisores, dvd’s...) guardados dentro de um banheiro na sala do gabinete do antigo secretário. São equipamentos que deveriam ser utilizados em benefício da população, mas que estavam ali esquecidos. A primeira medida que tomaremos é garantir a utilização de todos esses equipamentos para oferecer mais comodidade aos usuários dos programas e da Secretaria de Assistência Social”, completou a secretária. 


De acordo com uma das responsáveis pela limpeza que preferiu não se identificar, a limpeza do local só estava sendo feita com água. “Não tinha material de limpeza. O jeito que tinha era limpar com água”. Então que o mais absurdo foi encontrar, num depósito aos fundos que mais parecia um lixão, material de limpeza vencido acondicionado no meio de muito cupim. 


Noutro depósito foram encontrados documentos da secretaria e dos programas jogados ao chão, como numa montanha de papel. Para adentrar no depósito é preciso pisar nas pilhas de papel. Não se devia nem saber o que tinha ali. 

“A primeira impressão que se tinha quando entrava na Secretaria é que estava tudo em ordem. Ao abrir cada porta e gaveta é que passamos a ter noção da situação”, disse João Valério. 

No momento em que estavam vistoriando a Secretaria, a equipe de secretários foi abordada por muitos usuários do Programa Bolsa Família que estavam ansiosos pelo recadastramento. “O prazo era até o dia 31 de dezembro, mas eles disseram que só seria feito na nova gestão. Estamos com medo que o benefício seja bloqueado”. Os secretários acalmaram os usuários e pediram que aguardassem os avisos da Secretaria para o recadastramento. 

Não houve transição na Secretaria. As chaves foram entregues por um funcionário, que teve dificuldade em explicar o andamento da Secretaria. “A meta agora é sair daqui o quanto antes e colocar essa secretaria em ordem. Só aí vamos conseguir planejar e colocar os programas pra funcionar. Também não assinaremos nenhum relatório sem antes conferir item por item das relações”, afirmou Aloma. 

Em apenas três dias a equipe de funcionários e secretários providenciou a mudança para a nova sede e está correndo contra o tempo para começar a atender a população. 

Uma das providências tomadas de imediato pela secretária de Assistência Social foi a retirada da Defesa Civil e do Conselho Tutelar de dentro da sede da Secretaria. “A Defesa Civil não é responsabilidade da Assistência, nem temos interesse em manter aqui. Nosso objetivo é trabalhar de forma eficiente os vários programas da Assistência. Quando nos dedicamos a coisas paralelas, deixamos de dar atenção ao que está ao nosso alcance, ao que é de nossa responsabilidade. Quanto ao Conselho Tutelar, órgão autônomo, voltará a funcionar em sede específica. Apodi inteira sabe que o Conselho Tutelar tinha sede própria e que deixou de ter nesta gestão”

“Para que haja uma gestão pública eficiente é necessário também que haja fiscalização, que os conselhos atuem. Dentro da Assistência Social temos conselhos que não atuam. Vamos ativá-los e dar condições de trabalho. Recebemos aval do Prefeito pra isso”, finalizou a Secretaria. A nova sede da Secretaria de Assistência Social está localizada à Rua Padre Benedito Alves, entre o CDL e a Escola Ferreira Pinto, no centro da cidade.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Educação começa se firmando como marca da administração do prefeito professor Flaviano


Na campanha de 2008, o professor Flaviano visitou todos os ônibus e garantiu a gratuidade do transporte escolar. A frase era forte: "Se a prefeitura não puder garantir a gratuidade então feche as portas!".

A promessa foi seguida pela candidata adversária Goreti Pinto, vencedoras nas urnas naquela ocasião. Porém logo em janeiro de 2009, no início de seu mandato, não só a promessa foi quebrada como o valor da passagem aumentou, o que causou muito desconforto dentro da classe universitária.

Agora, na administração do professor Flaviano, a gratuidade foi estabelecida e a gerência dos ônibus foi repassada a AENTS.

Reunido com os universitários, Flaviano sugeriu a retribuição à sociedade em forma de trabalho desempenhado pelos alunos com os conhecimentos de suas futuras profissões, sugestão acatada em assembléia. Os presidentes da AENTS visam instaurar o cursinho gratuito o quanto antes de tal forma que os apodienses já usufrua dele no vestibular da UERN que ocorrerá em março. Em conversa ontem com o presidente da Associação, Pedro Victor, ele disse que o prazo é apertado mas quer ver a coisa toda dando resultado já agora.

A secretária de educação, Mara Marlizete, ficou muito feliz com as propostas da associação para melhorar a qualidade da educação do município.

Em entrevista recente ao Bom Dia RN, o prefeito professor Flaviano disse que a marca de sua gestão seria a educação. No discurso de posse lançou mais uma frase forte: "Na minha administração o filho de Apodi só não estuda se não quiser".

No dia seguinte, em seu primeiro dia de trabalho, em reunião com os secretários, disse que pretende construir uma escola infantil na cidade.

Mais uma frase de impacto que vem sendo demonstrada na prática foi a da entrevista feita na AM Vale do Apodi, logo após a vitória nas urnas; quando Flaviano foi perguntado pelas promessas de campanha, ele respondeu que não havia prometido nada além de muita luta. Na prática o prefeito tem se mostrado completamente comprometido com o trabalho. Ontem encerrou o expediente às 23h da noite, depois de uma reunião com a pasta de turismo seguida pela pasta de agricultura.

Por Assis Júnior

Prefeito trabalha para destravar obras que estão paralisadas


Com tantos problemas a serem resolvidos logo no início da gestão, fica difícil para o prefeito Flaviano Monteiro e o vice, José Maria, estabelecerem as prioridades, porque diante do caos em que se encontra a prefeitura, tudo tem caráter de urgência.

Dentre tantos problemas a serem resolvidos, uma das prioridades é destravar as obras que estão paralisadas ou que, apesar da liberação de recursos, sequer foram iniciadas. “A lista é imensa e já conversamos com os representantes de algumas empresas responsáveis pelas obras, para ver o que precisamos fazer para reiniciá-las”, adiantou Flaviano.

As obras que estão emperradas são todas com recursos do Governo Federal e precisam de uma contrapartida da prefeitura, em média, com 10% do valor total, que o prefeito garante não medir esforços para cumprir coma sua parte para que as elas sejam reiniciadas ou concluídas, como é o caso do Calçadão da Lagoa, iniciada na administração de José Pinheiro e ainda falta 8,2% para a conclusão.

Veja relação de obras paralisadas:

Terminal Turístico
Casas populares do Sítio São Lourenço
Praça Getúlio Vargas
Calçamento de várias ruas
Creche Modelo
USB da comunidade de Soledade
Praça da Juventude
Escola Polo do Vale do Apodi, no sítio São Lourenço
Quadra de Soledade
Cobertura da quadra de Melancias
Adutoras do Vale e da Chapada
Passagem molhada do Vale
Escola Municipal Raimunda Florêncio de Melancias

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apodi

Reunião dos Agentes de Saúde com o secretário Paulo Viana





O secretário de saúde, Paulo Viana, e o secretário adjunto, Ramonyer Morais se reuniram na manhã de hoje (04/01/13) com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A reunião, que aconteceu no Centro do Idoso, contou com a presença de mais de 60 Agentes. O secretário falou da importância de manter um diálogo aberto e uma relação de amizade com os ACSs.

O secretário adjunto, Ramonyer Morais, destacou a importância do ACS para o Programa Saúde da Família (PSF) ao declarar “O Agente Comunitário de Saúde é a alma do PSF”.

Os ACSs falaram da situação de trabalho da categoria, destacaram a necessidade de formar uma comissão representativa, sugeriram melhorias no atendimento do PSF enfatizando a necessidade do médico atender mais vezes e falta de atendimento básico, reclamaram do tratamento recebido no Centro de Saúde e na Secretaria. Um dos Agentes relatou, “Sofremos humilhações e somos chamados de chatos quando chegávamos ao Centro de Saúde e Secretaria” e “O trabalho está desacreditado, é preciso respeito à categoria”.

Após ouvir todos os Agentes, suas reclamações e sugestões, o secretário e o adjunto reforçaram a importância do ACS e do PSF para melhorar a saúde de Apodi, relataram a situação de desorganização encontrada na Secretaria de Saúde e apresentaram as possíveis melhorias tendo como desafios: humanizar o trabalho na área de saúde, a relação entre os profissionais da área reconhecendo que todos, sejam enfermeiros, médicos, técnicos, auxiliares ou Agentes, são importantes no desenvolvimento do trabalho e na promoção da saúde no município de Apodi.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apodi

Uern é contemplada com convênio para a realização de obras

A Universidade do Estado do Rio Norte (UERN) foi contemplada com um convênio de R$ 8.586.000,00, referente a uma emenda de bancada, apresentada no ano de 2011. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o reitor da instituição, Milton Marques de Medeiros, o objetivo é de que o valor total seja aplicado na construção e restauração de vários setores da universidade, além da ampliação de outros, incluindo as obras que estão paralisadas. O diretor de Planejamento da Uern, professor Fábio Lúcio Rodrigues, acrescenta que a verba total será destinada à construção de várias obras e do campus de Apodi.
Milton Marques explica que o recurso ainda não está em posse da Uern. O que houve até o momento foi a publicação do empenho, faltando agora a liberação do valor.

Os recursos do convênio, no entanto, podem não ser liberados de uma só vez. Professor Fábio Lúcio Rodrigues, explica que até o momento o Governo Federal só empenhou R$ 1 milhão do total, o qual já está comprometido, inteiramente, para a construção do campus de Apodi. Quanto ao restante do valor anunciado no Diário Oficial, a universidade ficará no aguardo para poder comprometer os recursos.

Em relação aos prazos, Fábio Lúcio Rodrigues explica que, como o empenho aconteceu no final de 2012, a previsão é de que os recursos sejam liberados apenas no final de 2013 ou início de 2014.

Para garantir que, ao serem iniciadas as obras do campus de Apodi não serão interrompidas, deverá haver a apresentação de outra emenda, antes mesmo da liberação dos recursos. Destaca a Gazeta do Oeste.

Embora significativo, o valor total é inferior à necessidade da instituição. Porém, Milton Marques comenta que a vantagem dessas emendas é que elas vêm com objetivo determinado, possibilitando a realização de obras que não poderiam ser viabilizadas com os valores do orçamento anual da universidade. Segundo ele, para 2013 o orçamento da Uern é se R$ 217 milhões.

O ano novo trouxe Chuva

É chuva no Apodi!
Por Assis Júnior

A gata da sexta feira! Se lambam…


No dia de hoje a gata da semana vai deixar os 'marmanjos tarados' esquecer um pouco da política local. Né Evangelista!!!!

Telhado do Mercado Público de Apodi passa por reforma

Obra será realizada em etapas e o local continua funcionando normalmente
Novo telhado
Parte do teto que desabou
Funcionários trabalhando no local
Um dos mais tradicionais prédios de Apodi, o Mercado Público Municipal, passa neste momento por uma reforma em seu telhado. A ação iniciou-se hoje (04), com a substituição da parte que desabou há alguns dias, toda estrutura também será minuciosamente avaliada e, as peças que estiverem com problemas, serão substituídas.

A reforma completa do tradicional Mercado Público de Apodi é um desejo da atual gestão. “Precisamos urgentemente reformar um dos nossos cartões postais que é o mercado público, assim como a nossa feira livre. O mercado municipal deveria ser um ponto turístico pra atrair visitantes”, destaca o prefeito Flaviano Monteiro.

Mesmo em reforma, o Mercado Público Municipal continua funcionando normalmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apodi.

Abatedouro Público: um problema grave na saúde pública de Apodi

Eu começo este post pedindo adjetivos para descrever essas imagens. Já ouvi a descrição das cenas, mas presenciá-las é outra coisa. Tem que ter estômago, ou seria melhor não tê-lo?
É exatamente isso que você está imaginando: do resto de um animal criou-se esse monte de tapurú
Mais imagens no link abaixo


Fui junto com o vereador Chico de Marinete nesta terça-feira pois se a situação já estava 'difícil', ainda quebraram várias lâmpadas, o que tornava o trabalho mais complicado do já é.

Tem horas que não dá pra respirar. Imagino como se permite a coisa ficar desse jeito.

Fiz uma matéria sobre o açougue público em 2008, e naquela época deu o maior reboliço. E teve gente que me disse: "você não viu o matadouro!".

Você já sabe, mas pode está duvidando: é daqui que sai a carne que você come. E ela ainda recebe mais uma cobertura no açougue. Chega ao prato bem temperada.

Segundo o veterinário Ildo, todos os animais são inspecionados e não passa nenhum animal contaminado. Ele lamenta a situação e aponta que não é preciso muito para reverter essa situação. Ildo ainda alerta para os matadouros clandestinos, onde existe um perigo ainda maior. Nestes o animal abatido não é inspecionado e pode está contaminado com a solitária, por exemplo.

Por Assis Júnior

Prefeitura atende reivindicação de moradores e entulho é recolhido na Rua Senador Marcos Freire

Funcionários da Secretaria de Urbanismo realizaram a remoção dos entulhos. (fotos: Jânio Duarte)
Secretario de Urbanismo Reginaldo Ponciano




No início da manhã desta sexta feira (04), estivemos na Rua Senador Marcos Freire, para acompanharmos de perto os trabalhos de funcionários da Secretaria de Urbanismo do município que faziam a remoção do entulho que estava sendo depositado no local.

Na noite de ontem, alguns moradores entraram em contato com secretario Reginaldo Ponciano denunciando que o lixo estava tomando conta daquela via pública, “já faz mais de 3 meses que esse entulho se encontra aqui em frente a minha casa, mas graças a Deus hoje retiraram”, afirma a moradora Antônia Maia.

Hoje cedo, duas caçambas e uma retroescavadeira realizavam os trabalhos de retirada do lixo em toda extensão da rua, que ainda contem dois contêineres de deposito de lixo. Conversamos com o encarregado pela limpeza que estava sendo realizada na Rua Senador Marcos Freire nesta manhã, este nos relatou que o lixo é recolhido periodicamente, quando terminamos aqui vamos pra o bairro Cruz das Almas.

Segundo ele, o lixo doméstico é removido todos os dias e os de maior volume, como é o caso de restos de construção, podas de árvores e entulhos diversos, tão logo o cidadão que necessite deste tipo de trabalho comunique a secretaria.

Fica aí o aviso e agradecemos também, em nome dos moradores da referida rua por ter a Secretaria de Urbanismo atendido o apelo dos mesmos.

Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer convida os desportista apodienses para apresentar Jogos Pré Carnavalescos

Transporte gratuito para os universitários que precisam estudar fora de Apodi

Estudar com o transporte gratuito agora é uma realidade em Apodi

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará os ônibus gratuitos para os universitários que precisam estudar em Mossoró e Caraúbas.

A secretária perguntou, em termos de ações sociais, como a comunidade universitária poderia retribuir ao município. Pedro Victor disse que o estatuto da associação agora prevê a criação de cursinhos pré-vestibular para atender a população da zona rural e urbana, acrescentou que, com o auxílio de Jackson França, iniciará um programa de palestras com vários temas importantes a serem discutido em nossa sociedade, além de um programa de reforço escolar, que a secretária achou muito interessante para melhorar o Ideb, um índice da qualidade da educação do município.

Durante as campanhas de 2008 e 2012 Flaviano Monteiro prometeu a gratuidade aos universitários e agora cumpriu com sua ‘promessa’. Completamente diferente da administração passada que prometeu e não cumpriu.

Ceará libera Apodi para o futebol mexicano

O Ceará Sporting Clube havia informado que o lateral-direito Apodi renovou seu contrato com o clube para a temporada de 2013, o que de fato ocorreu. Porém, o jogador recebeu uma proposta do futebol mexicano, e como no seu contrato existe cláusula de liberação para times do exterior, Apodi foi liberado.

“O Apodi teve uma proposta de uma equipe do México e no contrato tem uma cláusula de liberação automática para clubes do exterior. Como a proposta chegou, o Apodi foi liberado. Caso haja algum problema na negociação, ele retorna ao clube, pois tem contrato, mas, caso dê tudo certo, vamos à busca de repor a altura”, disse Diego Cerri, gerente de futebol do Vozão.

Saiba mais clicando e nos acompanhando pelo Twitter: JanioApoDiario
Saiba mais clicando e nos acompanhando pelo Facebook: Janio Duarte

[public] O Boticário - Apodi


Procuramos dar um serviço excepcional de Perfumarias em Apodi porque a sua satisfação nos faz felizes. Fornecemos qualidade em nossos produtos e serviços de Perfumarias, para o agrado da nossa clientela de Apodi.

Telefone: (84) 3333-2285

Localizados em Apodi, no estado de RN, a empresa O Boticário - Apodi tem ótimos produtos e um serviço interessantes para Perfumarias.

Praça: Getúlio Vargas, 5 ApodiRio Grande do Norte.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O homem tem a tendência de complicar o que é simples e de obscurecer o que é claro

Material em péssimo estado de conservação
Equipe se organizando
Trabalho, muito trabalho... 
Carro deveria está prestando serviço a população 
Estrutura danificada
O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), tem enfrentado dificuldade para colocar o básico para funcionar. “Aqui a situação é caótica”, disse. “Está tudo sucateado, os computadores estão sem informações, falta material de expediente e limpeza, e ainda vários equipamentos foram levados das secretarias”.

Os dois primeiros dias de gestão do professor Flaviano Monteiro foi marcado por muitos problemas e dificuldades. Mesmo assim, o prefeito e o vice José Maria continuam atendendo o público normalmente.

O prefeito disse que o povo pode esperar o que garantiu no plano de governo e que os recursos serão aplicados de acordo como devem ser.

Fotos: Jair Gomes

Saiba mais clicando e nos acompanhando pelo Twitter: JanioApoDiario
Saiba mais clicando e nos acompanhando pelo Facebook: Janio Duarte

Apodi: Projeto Noite do Riso está de volta e apresenta Luana do Crato na ACDA


Projeto A Noite do Riso está de volta a Apodi, e trás para a temporada de férias muito humor e alegria, com a humorista cearense, LUANA DO CRATO. O evento acontecerá no dia 26 de janeiro, na ACDA, a partir das 21:00hs. Uma atração musical para animar ainda mais à noite está sendo programada.

O projeto Noite do Riso, já apresentou outros grandes humoristas, como: Zé Lezin, Tirulipa, Shaolin, Dion Queiroz, Mastrogilda, Coxinha entre outros, proporcionando assim aos apodienses, horas de pura alegria e diversão.

Para o evento, estão sendo reservadas mesas  ao preço de 60,00 reais. Os interessados podem procurar  Leylla Carla ou ligue 9952-0532.

O evento é uma ótima pedida, para quem quer entrar o ano feliz da vida.

Grande Final do Garota Verão 2013 em Apodi

Secretário de Saúde se reúne com equipe do SAMU




Durante a manhã de hoje, o secretário de saúde, Paulo Viana, esteve reunido com a equipe do SAMU Alto Oeste para definir os últimos passos para ativar o funcionamento do serviço.

Embora a equipe de profissionais esteja pronta e preparada, o funcionamento só será possível com a chegada da ambulância, a disponibilização de chamada local para o número 192 e a definição do local de funcionamento da base do SAMU que precisa ser coberto, isolado com muros e dispor de um dique com fossa para a higienização da ambulância.

O local sugerido pelo secretário Paulo Viana foi o prédio onde funcionou a antiga rodoviária por ser um prédio público e com estrutura favorável para atender as exigências referentes à estrutura.

O secretário se comprometeu em visitar o local e providenciar as reformas necessárias. Entretanto, ele frisou que o local ainda não está definido, é apenas uma possibilidade a ser analisada, mas expressou o desejo de viabilizar o funcionamento do SAMU até o final do mês.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apodi

Secretarias se unirão para executar mutirão de limpeza e manutenção das vias públicas da cidade

Secretários Samuel Nogueira (Obras) e Reginaldo Ponciano (Urbanismo)

Quarta-feira que vem ocorrerá a reunião que determinará a data de um mutirão para uma limpeza urbana geral acompanhada de obras de manutenção como poda de árvores, reposição de luzes e luminárias, operação tapa buracos, a pintura dos meio-fio, recuperação dos esgotos e acessos. Depois de tudo pronto colocar tambores para deposito de lixo e determinar a escala dos garis por bairro. A operação se dará do centro para os bairros periféricos.

A operação se dará através da coalização das secretarias de Obras e Urbanismo. Os secretários tinham a expectativa de fazê-la já agora, mas a realidade em que se encontra cada secretaria não tem permitido por a frota de veículos para circular. "Vamos precisar de uma semana pra adquirir o material e recuperar alguns veículos", falou o secretário de obras Samuel Nogueira.

Hoje é o 3º dia seguido que o carro coletor de lixo passa nas ruas. "Queremos contar com a compreensão da população devido a difícil situação em que se encontra o maquinário das duas secretarias", falou o secretário de urbanismo Reginaldo Ponciano.

Por Assis Júnior

Novos gestores conseguem empenho de recursos para obras importantes em Apodi


A intenção do prefeito Flaviano, e do vice, Zé Maria, é transformar Apodi em um canteiro de obras a partir de fevereiro. Para isso, buscaram parcerias em Brasília e convocaram as empresas responsáveis pelas obras que estão paralisadas, para que elas sejam retomadas.

A viagem a Brasília foi muito produtiva e de imediato os gestores já conseguiram o empenho de 2 milhões  de reais para a revitalização do açougue, do mercado público e da feira livre e  um milhão de reais para a construção do campus da UERN, além da aprovação de  3,5 milhões para a construção de um estádio de futebol.

A revitalização da área que compreende o açougue, o mercado e a feira livre, é um antigo sonho da população apodiense e os recursos foram conseguidos através de contatos que os novos gestores têm no Ministério do Desenvolvimento Agrário, que facilitaram a alocação de recursos para essa importante obra.

“Soubemos que as sobras deste ministério seriam devolvidas por falta de projetos para a aplicação dos recursos. Como havia dinheiro para feiras livres, lembramos logo da obra do açougue e agilizamos o processo, usando um projeto que existia desde a gestão de Pinheiro, mas já entregamos o projeto a uma arquiteta para fazer as adequações”, disse Flaviano.

O projeto que deverá mudar a cara da feira livre de Apodi, contará ainda com 500 mil que foram empenhados na antiga gestão e se encontram nos cofres do município para complementar os recursos necessários à concretização da obra.

Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano e Zé Maria.

Novos prefeitos devem apertar os cintos: repasse do Fundeb é menor em 90%

A receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi menor na maioria dos Municípios no último repasse. A Confederação Nacional de Municípios já havia alertado que isso ocorreria por causa da inclusão dos alunos da pré-escola das instituições conveniadas no cômputo do Fundeb. A medida foi instituída pela Portaria 1.360/2012 publicada no final do ano passado.

Por causa dos novos valores, centenas de prefeitos municipais têm buscado esclarecimento junto à área técnica de Educação. Para auxiliá-los a entidade fez um levantamento dos valores repassados, e pelos dados 90% tiveram menor repasse. De acordo com pesquisa da CNM, em 5.003 Municípios a receita do Fundo teve impacto. E os Municípios do Amazonas foram os que registraram maior desconto no repasse. Já os do Rio de Janeiro foram os que sofreram menor impacto nas suas finanças. Apesar de ter havido um acréscimo de 173,1 mil crianças reintegradas no cômputo do Fundeb, a arrecadação de Estados e Municípios não sofreu alterações. Assim, o montante do Fundo foi redistribuído aos Municípios de acordo com o novo coeficiente, o que ocasionou débito para alguns e crédito para outros.

Saiba mais clicando e nos acompanhando pelo Twitter: JanioApoDiario
Saiba mais clicando e nos acompanhando pelo Facebook: Janio Duarte 

Secretaria de Educação teve reunião com a AENTS

Secretária de educação Mara Marlizete, vice presidente da AENTS Francisco Nogueira, Presidente da AENTS Pedro Victor e secretário adjunto Pedro Bandeira.

Hoje pela manhã a secretária de educação municipal teve um encontro com a presidência da AENTS.

A secretária professora Mara Marlizete na presença do adjunto, o professor Pedro Bandeira, reafirmaram a gratuidade do transporte universitário.

A secretária perguntou, em termos de ações sociais, como a comunidade universitária poderia retribuir ao município. Pedro Victor disse que o estatuto da associação agora prevê a criação de cursinhos pré-vestibular para atender a população da zona rural e urbana, acrescentou que, com o auxílio de Jackson França, iniciará um programa de palestras com vários temas importantes a serem discutido em nossa sociedade, além de um programa de reforço escolar, que a secretária achou muito interessante para melhorar o Ideb, um índice da qualidade da educação do município.

Mara afirmou que como é de vontade do prefeito professor Flaviano, o estudante universitário será inserido como protagonista da sociedade nessa administração.

Por Assis Júnior

Flaviano reúne equipe para diagnóstico das condições em que se encontram as secretarias



O primeiro dia de Flaviano Monteiro como prefeito de Apodi foi muito intenso. Ontem, durante todo o dia, em seu gabinete, atendeu populares, encaminhou a documentação necessária para o funcionamento de todos os setores da prefeitura e delegou funções aos secretários.

À noite, o prefeito se reuniu com todos os secretários para ouvir de cada um, o diagnóstico da real situação encontrada nas secretarias, em termos de estrutura e de funcionários, para definir as prioridades de cada setor.

A tônica do discurso dos secretários foi uma só: encontraram secretarias sucateadas e com muitos problemas referentes a funcionários. As únicas exceções foram a secretarias de Turismo e a de Educação, que foram  entregues em condições de funcionamento, apesar das péssimas condições das escolas da zona rural.

“Façam um relatório de tudo que vocês estão recebendo e convoquem três funcionários efetivos para serem testemunhas das condições em que as secretarias estão sendo entregues”, orientou Flaviano. 

Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano e Zé Maria.