sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Educação começa se firmando como marca da administração do prefeito professor Flaviano


Na campanha de 2008, o professor Flaviano visitou todos os ônibus e garantiu a gratuidade do transporte escolar. A frase era forte: "Se a prefeitura não puder garantir a gratuidade então feche as portas!".

A promessa foi seguida pela candidata adversária Goreti Pinto, vencedoras nas urnas naquela ocasião. Porém logo em janeiro de 2009, no início de seu mandato, não só a promessa foi quebrada como o valor da passagem aumentou, o que causou muito desconforto dentro da classe universitária.

Agora, na administração do professor Flaviano, a gratuidade foi estabelecida e a gerência dos ônibus foi repassada a AENTS.

Reunido com os universitários, Flaviano sugeriu a retribuição à sociedade em forma de trabalho desempenhado pelos alunos com os conhecimentos de suas futuras profissões, sugestão acatada em assembléia. Os presidentes da AENTS visam instaurar o cursinho gratuito o quanto antes de tal forma que os apodienses já usufrua dele no vestibular da UERN que ocorrerá em março. Em conversa ontem com o presidente da Associação, Pedro Victor, ele disse que o prazo é apertado mas quer ver a coisa toda dando resultado já agora.

A secretária de educação, Mara Marlizete, ficou muito feliz com as propostas da associação para melhorar a qualidade da educação do município.

Em entrevista recente ao Bom Dia RN, o prefeito professor Flaviano disse que a marca de sua gestão seria a educação. No discurso de posse lançou mais uma frase forte: "Na minha administração o filho de Apodi só não estuda se não quiser".

No dia seguinte, em seu primeiro dia de trabalho, em reunião com os secretários, disse que pretende construir uma escola infantil na cidade.

Mais uma frase de impacto que vem sendo demonstrada na prática foi a da entrevista feita na AM Vale do Apodi, logo após a vitória nas urnas; quando Flaviano foi perguntado pelas promessas de campanha, ele respondeu que não havia prometido nada além de muita luta. Na prática o prefeito tem se mostrado completamente comprometido com o trabalho. Ontem encerrou o expediente às 23h da noite, depois de uma reunião com a pasta de turismo seguida pela pasta de agricultura.

Por Assis Júnior

12 comentários:

Anônimo disse...

Sou professor(a) da rede municipal. Espero que esse dinheiro destinado ao transporte de ensino superior não falte para pagar o piso da classe do magistério (22% que Gorete não deu, mais 14% de competência da atual gestão já a partir de janeiro).

Anônimo disse...

Senhor Professor, sou estudante como um dia o senhor já foi...sei que merece um bom salário, mas não seja tão egoísta ao pensar no seu salário. Pense primeiramente em quem nem um salário possui para pagar 210 reais de tres filhos universitários. Pense nisso, vc ja tem um salário razoável, triste é quem não tem e tem q mandar filhos para outras cidades...e nem tem um real para isso. Agora não é hora de ser hipócrita!!!

Anônimo disse...

O redentor de hoje foi o traidor de ontem.

Hoje alguns vereadores do finado grupo dos 7 usam adjetivos pejorativos para atacar a manobra política e o próprio vereador Braúlio... Os que posam de santos, esquecem de seus passados.
Vamos lá fazer uma retrospectiva:
Angêlo, quem é ele para falar em traição?
Junior Souza? O honrado e comprometido vereador esqueceu que em 1996 fez uma manobra similar, traiu o grupo, prefeito e a nação bacurau pela presidência da casa. Deve que sair pela porta dos fundos porque tinha gente querendo esmurra-lo.
Laete? O homem que honrou os 10 mil votos de Gorete e os seus. Em 2000, o atual redentor da "nação" bacurau, traiu a própria nação em detrimento da presidência da câmara. O prefeito na época era Dr. Pinheiro, bacuaru! Anos depois vingativo que só ele, o Dr. para desistabilizar o edil resolveu lançar candidato o Irmão de igreja de Laete, lançou Ir. Marcílio... Conseguiu o objetivo, em 2004 Laete não se reelegeu. E hoje o Ir. Marcílio come na mesma panela que Laete e ainda sai em sua defesa caso alguém tente macular a imagem de seu "irmão" em Cristo.
Talvez por esse retrospecto que resolveram "criar" o tão propalado Termo de Compromisso, diante das lembranças do passado.
"Bom cobrador é mal pagador"

Anônimo disse...

Caro estudante do referido comentário acima, não estou sendo hipócrita, mas apenas buscando o que me é "justo" e asseverado por lei federal. O objetivo do meu comentário, então,é alertar às autoridades competentes a ter ponderação nas ações para que não corramos o risco de ver o "dar com uma mão e tirar com a outra" (isso seria ruim para todo e qualquer segmento da sociedade - neste caso, o prejudicado é quem sente o efeito negativo, não o beneficiado). Imagine-se na posição inversa: vc ter seu direito de aumento financeiro negligenciado por desvio de verba existente para um outro setor... Deu pra imaginar/sentir?! Como deve saber, não há lei que obrigue o custeio de transporte público para o ensino superior. Não estou aqui a dizer que a classe estudantil de universitários de Apodi não é merecedora nem tampouco necessitada desta ajuda. Não falei isso. Essa, ao que me parece, foi sua interpretação. Seria ótimo pra todos nós, se a gestão atual conseguisse os dois feitos, não?! Minha torcida é para o bem de todos. Para finalizar, deixo uma mensagem de Clarice Lispector, para que reflita quanto a sua acusação de "egoísta e hipócrita" a minha pessoa:"Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz. E então, só aí poderás julgar. Cada um tem a sua própria história. Não compare a sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida".
Só para efeito de esclarecimento: sou professora da rede municipal de ensino hj pq ralei muuuito para isso; estudei e ainda estudo até o momento(às minhas custas),pq assim como vc sugere, meus pais tbem não tinham como financiar meu saber (cheguei a pedir a outros meu próprio material escolar para poder fazer meu ensino médio, inclusive). Cursei especializações e graduação (e curso ainda a 2ª)em outra cidade para onde preciso me deslocar constantemente, passei necessidade alimentícia e dificuldade para comprar material de estudo. Mas fui trabalhar para me manter. Foi assim que consegui arcar com toda a minha formação (trabalhando o dia inteiro e estudando à noite e madrugada para cursos e concursos). E é tbem assim (através do meu próprio suor)que mantenho o estudo do meu filho. Nunca dependi de político para conseguir meus ideais. Então... a hora agora é de torcer para que os gestores do nosso Apodi façam valer o crédito que lhes foi dado.

Anônimo disse...

É PROFESSOR, TAMBEM SOU UM da categoria, mas os estudantes merecem, aplausos pra FLAVIANO E ZE MARIA,,,

Anônimo disse...

si for pra colocar os ônibus da sec. pra levar os estudantes pra mossoro neles.. meu deus.. e melhor pagar i ir num melhorzim.. meu prefeito vamos ajeitar esse negocio naqueles ônibus num cola não!!

Anônimo disse...

Enfatizando o meu posicionamento, que alguns "leitores" insistem em deturpar (ou interpretar mal mesmo!): "NÃO ESTOU AQUI A DIZER QUE A CLASSE ESTUDANTIL DE UNIVERSITÁRIOS DE APODI NÃO É MERECEDORA NEM TAMPOUCO NECESSITADA DESTA AJUDA. NÃO FALEI ISSO."

... em nenhum dos comentários!

"SERIA ÓTIMO PRA TODOS NÓS, SE A GESTÃO ATUAL CONSEGUISSE OS DOIS FEITOS, NÃO?! MINHA TORCIDA É PARA O BEM DE TODOS."





Carlos disse...

Com certeza no primeiro comentário o professor(a) deixou a se entender sim um certo egoísmo por sua parte, não tem como esconder meu caro(a). Temos sim que parabenizar Flaviano pela gratuidade dos ônibus universitários e também torcer por você professor da rede municipal, agora sua expressão foi egoísta ou talvez equivocada ao dizer: "Espero que esse dinheiro destinado ao transporte de ensino superior não falte para para pagar o piso do magistério". Vamos pensar mais um pouco antes de nos expressar...

Anônimo disse...

Eu não parabenizo o prefeito por transporte de universitário, não é de sua competência, já o salário do professor é lei, tem que ser cumprida.

Ah...também tenho filhos universitários em casa, mas prefiro ter que defender um prefeito que tenha respaldo legal, do que ficar passando a mão na cabeça por atos ilegais.

Carlos disse...

Mesmo que você não parabenize o prefeito pela gratuidade dos Ônibus meu caro professor(a), continuo torcendo pelo seu piso e espero que dê tudo certo para você, já quanto o seu pensar amigo ou amiga só tenho a lamentar de pessoas assim com tanto egoísmo...

Anônimo disse...

Prezado, Carlos!
Eu, como pessoa que suscitou a discussão (e escreveu os comentários 1,4 e 7), pergunto-lhe: desde quando reivindicar o cumprimento dos nossos direitos como cidadão é egoísmo? Só se for pra vc, meu caro, porque para mim isto é um dever previsto na Constituição Federal! Defendo e continuarei defendendo os meus direitos. É meu papel social. E se vc ainda não o fez em sua vida um dia necessitará fazê-lo. E qdo deste momento, estará sendo egoísta?! Não! Será um cidadão brasileiro em busca da validade da lei. É isto que estou a fazer agora. A Lei do Piso da Classe do Magistério existe. É federal! Infelizmente, a da gratuidade do transporte universitário ainda não. Se o poder público prometeu, cumprirá e manterá o compromisso, ÓTIMO! A meu ver, será digno de parabenização sim! Torno a repetir: A MINHA TORCIDA É PELOS DOIS FEITOS,certo?! Quanto a minha forma de expressão desde o primeiro pensamento, não tiro uma letra. Eu disse: "Espero que esse dinheiro destinado ao transporte de ensino superior não falte para pagar o piso da classe do magistério". "Espero" de ter esperança que, neste caso, uma verba pública não sirva pra outro objetivo. Agora, se sua interpretação foi equivocada... quiçá, alienada; lamento!
O sentido atribuído por vc é inteiramente da sua responsabilidade. Em nenhum momento registrei desmerecimento de custeio do traslado dos acadêmicos.
Aproveito o espaço para salientar que a ideia sugerida pelo atual prefeito de retribuição dos universitários à sociedade através do desenvolvimento de trabalho profissional é louvável; e se posta em prática de maneira bem articulada, terá eficácia e ganhará a sociedade apodiense.

Quanto ao comentário 10, feito por um leitor do blog, agradeço ao companheiro(a) pela defesa da luta do professor em querer o cumprimento da lei.

E só! Se entendeu, bem! Se não, paciência! Não estou neste espaço aberto pra agradar a ninguém!

Carlos disse...

Achei que o 9º comentário também era do nobre professor(a) quando no mesmo diz que não parabeniza o prefeito pela gratuidade dos ônibus, mas se você diz que não, fazer o quê?
Quanto a expressão no seu primeiro comentário o de número 1 continuo achando errônea e egoísta e não retiro uma letra também. Outra coisa, em nenhum dos meus comentários falei que o amigo(a) estava errado(a) em reivindicar os seus direitos dados por lei, pelo contrário falei que torcia que desse certo e que fosse pago o piso aos professores do magistério.

Também não estou neste espaço aberto para agradar a ninguém, mas também não estou para desmerecer ninguém!