sábado, 23 de fevereiro de 2013

Segundo a FAERN, perdas na agropecuária potiguar superam R$ 3 bilhões



A expedição “Retratos da Seca”, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), chegou a Apodi neste sábado (23). Segundo presidente da FAERN, José Álvares Vieira, a intenção é mostrar o imagem da agropecuária que está sendo devastada. Participam de evento entidades parceiras como sindicatos e associações rurais, Banco do Nordeste, o prefeito Flaviano Monteiro, presidente da câmara Evangelista Menezes e Terceiro Melo presidente da Codern.

“Estamos trazendo toda a imprensa do Rio Grande do Norte justamente para mostrar à sociedade que esta é uma seca diferente das últimas décadas, pessoas não estão indo para a cidade saquear os armazéns, mas estão perdendo o seu rebanho e todo seu patrimônio que é a atividade rural”, disse José Álvares.

Como resultado da expedição, será montado um documentário e encaminhado ao governo do estado e à presidência da República. “Queremos acordar o governo para fazermos uma operação de guerra e salvar a atividade produtiva. A apicultura, por exemplo, acabou praticamente no estado por causa dessa seca”, continuou o presidente da FAERN.

São estimadas perdas R$ 3 bilhões, mas esse quadro tende a se agravar, já que o período de estiagem ainda não acabou. “Nós precisamos de planos de médio e longo prazo, assistência técnica adequada, crédito desburocratizado e o endividamento rural seja resolvido de forma definitiva”, concluiu ele.

Nenhum comentário: