sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Uma prova para testar sua capacidade interpretativa

Escutei alguns comentários acerca da presença dos guardas da polícia estadual de trânsito aqui em nossa cidade. Cheguei a ouvir numa emissora de rádio local um parlapatão induzindo os filhos do Apodi à crença de que o atual prefeito - FLAVIANO, havia prometido em discurso – no período da campanha - que isso jamais aconteceria em seu governo. Mandava inclusive que os cidadãos buscassem no Youtube o vídeo que nele estaria a prova do que dizia nos microfones da rádio.

Não precisei fazer isso, pois, tinha o vídeo em casa, e além do mais, sou citado no mesmo pelo então candidato a prefeito. Estava ao seu lado naquele momento ímpar da campanha de 2012. Rally da liberdade no Vale do Apodi.

Fiz questão de transcrevê-lo para que os filhos do Apodi possam também tirar suas próprias conclusões.

(...) Vocês do Vale sabem de um recente problema nosso. Há bem pouco tempo, a sorte é que chegou a eleição, viu vereador, Jr Carlos! Você sabe, Pedro! Você sabe, vereador... Chico de Marinete. A questão do transporte: Há bem pouco tempo atrás aqui tava a polícia estadual aqui correndo atrás dos filhos do Apodi pra prender a moto e levar pra Mossoró. Há bem pouco tempo atrás. Parou por causa da eleição. Mas ninguém sabe depois da eleição, se isso não vai voltar.

A Nova Geração não é contra a “ilegalidade”. Se é uma coisa legal, tudo bem. Agora o meu questionamento, vereador Jr Carlos. É por que não se fez isso em Severiano Melo, em Rodolfo, em Itaú, em Caraúbas??? Por que só com Apodi??? Por quê só essa discriminação com os filhos do Apodi??? E Zé Maria, você é comerciante, sabe do prejuízo que causa a Apodi quando aqueles amarelinhos, azulzinhos estão dentro da cidade. Você sabe... os azulzinhos, né? Agora é azul a farda deles... Vocês sabem que os amarelos não “dá” prejuízo a ninguém, dá liberdade...! E nós vamos enfrentar isso. Aqui quem vai mandar no governo de Flaviano e Zé Maria, sabe quem é que vai mandar no governo de Flaviano e Zé Maria? O povo do Apodi. E aqui vai ter dono. A partir de 1º de janeiro. E quem manda aqui “é” os filhos de Apodi. E polícia estadual que vier perseguir filho do Apodi no governo de Flaviano e Zé Maria nós vamos perguntar a ele se o Rio Grande do Norte é só Apodi. Prá ele perseguir filho do Apodi, ele tem que perseguir também os outros filhos do Rio Grande do Norte. Se não, saia da nossa cidade que quem manda “é” os filhos do Apodi. Vamos pensar dessa forma. Não indo contra a “ilegalidade”, que nós não apoiamos a ilegalidade. Agora discriminação, imposição, falta de respeito com o povo, nós vamos enfrentar isso. Porque nós vamos defender vocês. A real essência de estarmos aqui nesse dia todo, “É” vocês, o povo, os filhos do Apodi, sofrido, abandonado, sem assistência, morando em casa de taipa, sem estrada, sem saúde, sem universidades para os nosso filhos.(...)

Responda de acordo com o texto e não com o seu ponto de vista político partidário.
1. O candidato, ao discursar, diz que no seu governo polícia Estadual de trânsito será proibida por ele de entrar em nossa cidade?
(        ) sim
(        ) não

2. Quanto ao questionamento do candidato Flaviano Monteiro sobre a presença dos guardas de trânsito em Apodi, ele se mostrou de acordo?
(        ) sim
(        ) não

3. O candidato acha que a presença dos guardas de trânsito em nosso município tem sido uma discriminação com os filhos do Apodi?
(        ) sim
(        ) não

4. O então candidato é a favor do que é legal quanto ao transito...
(        ) desde que a legalidade seja cobrada em todo o Rio Grande do Norte.
(        ) deve ser cobrada só em Apodi.

5. O candidato se mostrou contente com a presença dos amarelinhos/azulzinhos em nossa cidade?
(        ) sim
(        ) não

6. O candidato da época, hoje é o prefeito exercendo mandato. Seu discurso de candidato vai de encontro a sua prática como gestor no tocante ao tema?
(        ) sim
(        ) não

7. O candidato disse que em seu governo iria enfrentar esse problema. Que sugestão você tem sobre o assunto?

8. A palavra ilegalidade foi utilizada no discurso. Que figura de linguagem poderia ser associada à ela no texto?

Prof. Pedro Filho

45 comentários:

Anônimo disse...

Vou responder todas as perguntas com uma única resposta: "o candidato mostrou-se um grande desconhecedor das leis".

Anônimo disse...

Bom...a emoção das frases é uma metáfora à promessa. Essa é minha interpretação.Basta lê esse trecho:

"Aqui quem vai mandar no governo de Flaviano e Zé Maria, sabe quem é que vai mandar no governo de Flaviano e Zé Maria? O povo do Apodi. E aqui vai ter dono. A partir de 1º de janeiro. E quem manda aqui “é” os filhos de Apodi. E polícia estadual que vier perseguir filho do Apodi no governo de Flaviano e Zé Maria nós vamos perguntar a ele se o Rio Grande do Norte é só Apodi. Prá ele perseguir filho do Apodi, ele tem que perseguir também os outros filhos do Rio Grande do Norte. Se não, saia da nossa cidade que quem manda “é” os filhos do Apodi".

Depois da leitura dessa parte, não há dúvidas, houve sim, uma indução ao entendimento de que haveria uma proibição de quem estava ouvindo, pois estes são filhos do Apodi. simples né? Nem precisa tanta pergunta pra marcar, que aliás, também são indutivas.

Olha, esse comentário está salvo em meu PC e vou publicar em outro lugar se ele não for aceito aqui.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Eu ainda acho e sempre achare que quem deveria ter ganhado a eleições de 2012 é a nossa querida Gorete Silveira, eu garanto que ela nunca iria fazer uma promessa "falsa'' como a que Flaviano fez na sua candidatura.

Anônimo disse...

"Flaviano não fez, flaviano não faz''

Anônimo disse...

Com só uma resposta respondo também:
Flaviano conversou demais, e como dizia minha avó... Quem fala de mais dá bom dia a Cavalho!!

Anônimo disse...

belas palavras professor Pedro Filho !

Anônimo disse...

uma *****!

Anônimo disse...

Realmente. Votei nele, mas nesse discurso ele falou besteira mesmo!

O prefeito não tem poder de conter a fiscalização da polícia de trânsito estadual nem da Polícia Rodoviária Federal, principalmente quando as mesmas estão à mando do Ministério Público Federal, que é esse caso!

Acho que ele deveria criar algum projeto para auxiliar os mais necessitados à colocar os seus transportes em dia. Mas proibir a fiscalização é uma besteira. Tem que fiscalizar mesmo, doa em quem doer!

Anônimo disse...

homem vão procura o que fazer deixe de ser otário e besta 2014 vem ai

Anônimo disse...

vc esqueceu de transcrever a parte que ele coloca que a presença desses amarelinhos aqui na cidade "è perseguição aos filhos do Apodi".

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

SE VOCE NÃO OUVIU PORQUE ESTAVA EMOCIONADO TUDO BEM AMIGO PEDRO MAIS ESCUTE DE NOVO DEIXANDO SEU PARTIDARISMO DE LADO E SE ACALME PORQUE CONTRA FATO NAO HA ARGUMENTO.MAIS TENHE NADA NAO FOI SO UM EQUIVOCO.PUBLIQUE HOMEM.

Anônimo disse...

professor voce nos decepcionou com uma burrada nessa, seria melhor o senhor procura o que fazer

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

idiotice, infantilidade...
vcs estão sendo muito infantis, inexperientes e amadores.

a administração pública deve ser séria. não repitam as práticas passadas.
vcs estão caindo nas provocações da oposição.
acorda nova geração. Nõa é assim q se faz ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Anônimo disse...

Sinceramente Pedro, acho que num dá pra entender mesmo se o prefeito apoia ou não a aplicação da legislação de trânsito em Apodi. Espero que esse discurso "confuso" de flaviano tenha sido apenas bravata de campanha eleitoral. É necessário que ele se pronuncie urgentemente sobre a sua política para o trânsito de Apodi, imagino que 06 anos de pré campanha, debatendo os problemas de apodi, deve ser suficiente para se ter planejado algo para solucionar a problemática do trânsito em nossa cidade.

Anônimo disse...

os queria saber se vcs vao passa os quatro ano assim esperava mais d vocês.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

minha sincera interpretaçao em relação ao texto, o principal objetivo do candidato foi enganar os mais desinformados,dando a entender que a culpa seria da prefeita candidata adversaria, e que ele prefeito nao permitiria que a policia viesse pra o apodi. e vc pedro continua agora com o mesmo objetivo querendo enganar as pessoas com essa de interpretação ao pé da letra.

Anônimo disse...

você babão tem que defender mesmo ganhou um emprego.

lucas medeiros disse...

não acredito em 2013 no seculo 21 ainda tem pessoas com essa mentalidade, leis foi feita para compri, Se Jesus compriu a lei, por que tem pessoas que ainda praticam a desordem.

Paulo disse...

Pedro Filho, pelo amor de Deus omi, não precisa disso. Sera que voces vao passar o mandato inteiro procurando justificativas vazias, como esta, quando cometerem algum erro?

Nao adianta agora, depois de tudo que flaviano disse em palanque, querer que o povo entenda diferente, ou seja, ao seu modo, ou melhor, da forma mais conveniente pra velha geração.

Voce é um cara inteligente, mas essa daí, voce exagerou, poderia ter feito um questionario para tentar verificar o que estao errando neste inicio de mandato, que por sinal, é muito erro politico e administrativo.

Passar bem!

Anônimo disse...

Caro prefeito Flaviano Monteiro, o senhor tem uma enorme oportunidade nas mãos. O futuro do nosso Apodi, na minha modesta opinião, vai definir o legado do senhor nessa cidade. E como um morador de uma cidade em que medidas tão equivocadas foram tomadas ao longo da história, pergunto ao senhor: como é que gostaria de ser lembrado pelas gerações futuras, com uma descriminação que estar havendo por parte de uns funcionários novos eles(a) acha que são o dono da verdade, isso estar acontecenso em diversas secretárias. Acorda prefeito. De seu grito de liberdade, o futuro e promissor.

Anônimo disse...

É PEDRO O NOSSO POVO FOI ENGANADO EM GRANDE MAIORIA MAS FICO FELIZ AO VER QUE TEMOS TAMBEM MUITA GENTE INTELIGENTE, VC PEDRO FALHOU NESSA DE QUERER SUBSTIMAR A INTELIGENCIA DO NOSSO POVO. NAO POSSO DEIXAR DE PARABENIZAR O BLOG POR TER SIDO LEAL COM SEUS LEITORES, CONFESSO QUE FIQUEI SURPRESO E FELIZ COM A SUA ATITUDE. E AI PEDRO NOTA ZERO EM REDAÇÃO EM?

Anônimo disse...

perguntou vou responder professor pedro, isso ai foi um total desrespeito com o povo menos esclarecidos e um insulto aos mais conhecedores, ele fez dos ouvidos do povo vaso sanitário.

Anônimo disse...

prefeito flaviano tenha cuidado sua popularidade está caindo numa grande aceleração, pessoas ligadas so sr. e que estão fazendo parte da administreaçao estao levando a coisa pra o lado pessoal e com sede de vingança e muito revoltados estão desrespeitando cidadaos e isso é um perigo pra sua carreira política, lembro-lhe que na gestao passada foi bastante um pessoa com esse perfil pra tirar todo mérito de uma grande administraçao, imagine com tanta gente agindo dessa forma, os maiores casos é ai dentro do gabinete, eduque ou troque esse povo urgente, votei em voce e quero o melhor pra o seu governo aredite como eu acreditei.

Anônimo disse...

SE FLAVIANO FALOU BESTEIRA NESSE DISCURSO SAI DE PERTO NOSSA EX PREFEITA, PQ ERA DE ENVERGONHAR CADA PALAVRA Q SAIA DA BOCA DA PROFESSORA

Anônimo disse...

Nunca vi tantos bacurais inconformados reunidos no comentário de uma postagem antes. Estão se negando a falar da compreensão do texto se é que os mesmos tem esta capacidade.

Anônimo disse...

PARA LUCAS MEDEIROS EM PLENO O SÉCULO 21 VOÇÊ ESCREVENDO COMPRIU,A PALAVRA CORRETA LUCAS É CUMPRIU DE CUMPRIMENTO E NÃO COMPRIU DE COMPRIMENTO,FICA A DICA.

Anônimo disse...

Acho que não há mais o que ouvir prefeito! E nem o que dizer! Essa de uma pessoas só (Klinger) ter contribuido pra derrota de Gorete é verdade. Agora imagine os ns klingers que estão se manifestando em suas gestão? É bom tomar cuidado.

Anônimo disse...

Votei em flaviano e sou um eleitor que ainda não viu motivos para se arrepender, mas nesse caso, além de algumas frases que me deixam sem entender nadinha, vejo tbm que o nosso candidato não tinha conhecimento sobre o assunto. Era momento e isso fez com q ele nao fosse feliz na declaração. As perguntas em nada ajuda a verdade eh essa. Se fosse para esclarecer é ir pedir para que a lei seja cumprida e pronto. Que as pessoa se adaquem a lei. Um amigo meu saiu do apodi porq a cidade não deva para ele condisçoes de trabalho. Ele me disse q não aseitava trabaiar nessa condições c foram dadas a ele. Ele volto e disse que a gora eh viver deacordo com as regras da cidade, se não der certo ele sai denovo. Nos cso das lei não tem coo. E lei e lei em todo o brasil.

lucas medeiros disse...

a palavra Cumpriu ou compriu - Dúvidas de Português

Anônimo disse...

AS MESMAS BESTEIRAS DAS PESSOAS QUE TRABALHAVA COM A EX: PREFEITA GORETE, A APODI SEM SORTE.

Anônimo disse...

certo ou errado ponto final, pena que tem gente que deveria ajudar o prefeito de outra maneira e não ficar postando coisas do passado

Anônimo disse...

A única interpretação que eu faço é que, em palanque, Flaviano prometia o mundo e os fundos, achando-se que poderia sobrepor-se às leis (e sem entender nada de legislação). Seus discursos iludiram muito os analfabetos e os semi-analfabetos, e a resposta veio essa semana. O povo iludido interpretou que o discurso em palanque não passou de utopia.

Anônimo disse...

JANIOR PARE DE BABAR VC JÁ CONSEGUIU SEU EMPREGO RAPAZ....FALAR É FÁCIL DIFÍCIL É CUMPRIR....ELE FALOU EM SEUS DISCURSOS UM MONTE DE COISAS BOAS QUE INFELIZMENTE NÃO TEM COMO ACONTECER E ISSO OS OUTROS PREFEITOS QUERIAM TB, MAS NINGUÉM PODE MANDAR EM PODERES QUE NÃ SÃO DE NOSSAS RESPONSABILIDADES, AGORA ELE TEM AS PRÓPRIAS PALAVRAS PARA SE QUEIMAR....FOI ELE QUE FALOU MESMO SABENDO QUE ERAM UTOPIAS...VAMOS COLOCAR OS PÉS NO CHÃO E PEDIR ORIENTAÇÃO A DEUS PORQ GOVERNO ESTÁ SEM RUMO, ESTÁ PERDIDO E PRECISAM SE ACHAR PARA APODI CRESCER...BABEM MENOS NESTES BLOGS...UM PUCHA SACO TOTAL...

Anônimo disse...

essa cara que ser muito engraçado, coitado do nosso prefeito flaviano vai sofre muito com pessoas desse tipo

Um eleitor 65 disse...

Nobre professor pedro filho voce trabalha no gabinete do prefeito flaviano, enquanto menos voces conversar e querer se apresentar melhor para o prefeito. FICA A DICA.

Anônimo disse...

QUEM ESTAR ACABANDO COM O PREFEITO FLAVIANO NÃO É ADVERSARIOS E SIM SUA PROPRIA EQUIPE E AQUELAS PESSOAS QUE VIVIA AO SEU LADO NA CAMPANHA

Anônimo disse...

nao entendo o porque da agressao ao janio, o cara ta superando todas as expectativas fazendo um trabalho como nunca antes feito por um blog no apodi, o cara ta postando tudo, e pra ele tou dando dez.

Anônimo disse...

Pedro Filho, Deixa de palaçada tentar justificar discurso, todos escutaram muito bem em todos as canidadora de Flaviano. Vai estudar a lei para não falar besteira.

Anônimo disse...

mais uma besteira desse professor pedro

Anônimo disse...

va dar aula

Anônimo disse...

Quando ví esse discurso do atual prefeito postado aqui nesse mesmo blog, fui o primeiro a ser contra, não por ser oposição e sim por nenhum prefeito no mundo poder mudar uma lei da constituição federal, nenhum prefeito tem o direito de impedir fiscalizações dentro da cidade onde o mesmo administra, a cima do prefeito vem o ministerio publico, se fosse so a vontade dele o arrastao nao teria voltado lah para baixo teria continuado na BR 405, como foi realizado no sabado, mas MP PRF mandam mais que as vontades dele, de acordo com o dito popular manda quem pode obedece quem tem juizo, entao minha conclusao é que o prefeito não foi feliz nas declarações feitas durante esse discurso e que quando não temos conhecimento suficiente sobre determinado assunto é melhor não abrirmos a boca para fazer declarações infundadas.