sexta-feira, 1 de março de 2013

Água de Apodi para Mossoró

O futuro sustentável do abastecimento de Mossoró está sendo garantido com os investimentos que o Governo do Estado, por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), está fazendo na cidade. Nesta sexta-feira (1°), às 12h, no Hotel Thermas em Mossoró, a governadora Rosalba Ciarlini assina a ordem de serviço para a execução dos serviços da adutora Santa Cruz do Apodi- Mossoró. Para os serviços de instalação da adutora, será investido R$ 22 milhões através de um convênio entre Governo do Estado e Governo Federal.

A aquisição de materiais para a concretização da adutora representa a aplicação de mais R$ 73 milhões. A adutora terá 90 quilômetros de extensão e captará água na Barragem de Santa Cruz em Apodi. O objetivo da adutora é reforçar o abastecimento de Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra; em Apodi, será beneficiada apenas a zona rural. A obra também beneficiará as comunidades rurais de Jucuri, Barreira Vermelha, Cabelo de Nêgo e outras quase 50 áreas rurais ao longo da BR-405, no trecho entre as cidades de Apodi e Mossoró.

O sistema irá produzir 1 milhão e 645 mil litros por hora de água e a tubulação terá 600 milímetros de diâmetro. O prazo de duração para a execução da obra está previsto para 18 meses. A ordem de licitação soma-se a uma série de investimentos que garantirá o abastecimento de Mossoró pelos próximos 25 anos. 

Nota do blog: o atual Governo do RN não fala no saneamento básico do município?

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Janio Duarte

4 comentários:

Marcos pinto disse...

Enquanto isso a nossa Mãe-Lagoa está nos estertores finais em seu manancial hídrico, com apenas 5% de sua capacidade de armazenamento. Já está na hora do Prefeito do Apodi envidar meios para consertar a barragem do Poço Vermelho para que as águas oriundas da comporta da Barragem de Santa Cruz refluam para dentro da lagoa,via comportas da ponte da Br 405.

Marcos pinto disse...

Não que eu seja contra o sistema adutor Barragem de Santa Cruz para Mossoró, mas resta a pergunta: Por quê, ao invés de gastar essa fabulosa quantia para construír outra adutora, quando o correto e mais viável do ponto de vista econômico e do manancial hídrico, ampliar a adutora ASSU-MOSSORÓ, uma vez que o armazenamento da Barragem do Assú é três vezes maior que a de Apodi ? E mais, observem que a adutora que liga a Barragem de Apodi às cidades da região do alto Oeste se encontra com apenas 56% de sua capacidade de armazenamento, com alto índice de evaporação, sem sequer ter, ainda, sido captada a sua reserva hídrica para sistemas adutores. E sem falar no tal “PROJETO DA MORTE”, a ser implantado pelo DNOCS em perímetro a ser irrigado na Serra do Apodi, cujas terras acomodarão cinco multinacionais do agronegócio. Enquanto o governo do estado faz estardalhaço em Marketing, sobre a assinatura para início das obras do sistema adutor Apodi-Mossoró, a Mãe-Lagoa do Apodi vive os seus estertores finais, com apenas 5% de sua capacidade de armazenamento hídrico. Os meus nobres conterrâneos já deram início à um MOVIMENTO via petição da AVAAZ, com início amplamente divulgad ontem à noite via E-mails, Twetter, Facebook , objetivando a despoluição da lagoa e recuperação do seu manancial hídrico, através das águas que fluem da comporta da Barragem de Santa Cruz para o leito do Rio Apodi, cujo precioso líquido será contido em uma barragem avariada (Que requer imediato conserto) localizada no lugar “Poço Vermelho”, que por sua vez refluirá a água para as comportas situadas ao lado da Ponte da Br 405, que é onde a lagoa recebe as águas invernais em um canal natural. ATENÇÃO Sr. Prefeito Flaviano Monteiro !.

Unknown disse...

Para isso o Governo do RN junto a Gov. federal tem primeiro que garantir a transposição das águas Rio São Francisco, pois sem elas esse projeto é inviavel

Anônimo disse...

TEM MUITOS INTELIGENTES SE FAZENDO DE INGNORANTES SO VENDO UM LADO.A ÁGUA DEVE EM PRIMEIRO LUGAR ATENDER A NECESSIDADE DE CONSUMO BÁSICO A POPULAÇÃO COM SISTEMAS DE ADUTORAS SIM.E MESMO NÃO VENDO O GONVERNO COMO DESEJAVA RECONHEÇO QUE É UMA IMPORTANTE OBRA.MAIS MESMO ASSIM RESPEITO A OPINIÃO ENBORA DISCORDE.