sexta-feira, 8 de março de 2013

As mulheres apodienses ocupam maior espaço na administração pública municipal

Oficializado através de decreto, em 1975, o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, não foi criado com a intenção de ser apenas uma data comemorativa, mas um dia específico para se discutir o papel da mulher na sociedade atual e tentar diminuir o preconceito e a desvalorização que ainda persistem, apesar dos avanços.

Que as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços na sociedade, é fato. Mas, como mensurar essa ocupação em números? A equipe de comunicação da Prefeitura de Apodi, composta por cinco profissionais, dos quais três são mulheres, fez uma análise estatística do espaço ocupado pelas mulheres apodienses na administração municipal.

O que se observa a olho nu é comprovado com dados estatísticos: 58,63 por cento dos funcionários da prefeitura de Apodi são mulheres. Elas ocupam desde os postos de trabalho mais previsíveis de serem ocupados pelo sexo feminino, como copeira, ASG e recepcionista, até os considerados essencialmente masculinos, como magarefe e gari.

A área da educação continua sendo um reduto basicamente feminino. Com o maior número de funcionários do município, a secretaria de educação, que tem uma mulher no comando, é o lugar onde as mulheres não dão espaço para os homens: elas ocupam 82,4% dos cargos disponíveis nesta secretaria.   

Outra secretaria que é comandada por uma mulher é a de Desenvolvimento e Assistência Social. Dos 35 funcionários, 21 são mulheres, o que representa 60% de atuação feminina. Em áreas como serviço social e pedagogia, elas são absolutas, mas no campo da psicologia e da advocacia, elas dividem os espaços com os homens.

Na secretaria de Obras, a presença feminina é quase nula. São apenas 02 mulheres, num total de 23 funcionários e ocupando cargos que são historicamente reservados a elas: o de recepcionista e de assistente de serviços gerais. As secretarias de Turismo e de Esporte, Juventude e Lazer também são redutos masculinos: apenas 04 mulheres atuando nestas áreas.

É incontestável que as mulheres apodienses ocupam posições importantes na sociedade. E essa importância não é sinônimo de ocupar cargos de nível superior ou de primeiro escalão. Onde quer que estejam as mulheres sempre deixam sua marca de competência, mas também de sensibilidade. E na administração municipal não é diferente. 

Fonte: Ascom Apodi 
Foto: Jânio Duarte

7 comentários:

Anônimo disse...

só tem fofinhas

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

QUE PENA É Q/ NOSSO PREFEITO "FLAVIANO" SEJA TÃO MAGISTA , POIS ELE ACABOU C/ A SECRETÁRIA DAS MULHERES. SERÁ Q/ ELE VAI CRIAR UMA SECRETÁRIA PARA OS "HOMENS".

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

quem é esse babaco no meio das mulheres, ele gosta mesmo

Anônimo disse...

cadê Regina?

Anônimo disse...

agora ficou bom de ir a Prefeitura.