Os aquicultores
apodienses, que contam com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, apostam na
diversificação de produtos e na aproximação com o consumidor final. A
expectativa é comercializar cerca de 13 toneladas de pescado somente para a
Semana Santa.
Construído com recursos próprios da associação e inaugurado no sábado (23), o ponto de vendas, permitirá também que produtos beneficiados, como lingüiça, almôndegas e hambúrgueres de tilápia, passem a integrar o cardápio das famílias. Os produtos, fabricados após consultorias promovidas pelo Sebrae-RN, permitem um melhor aproveitamento e a agregação de valor ao pescado. “Tínhamos esse sonho, que agora se tornou realidade. Com o ponto de vendas, a população vai ter acesso mais fácil a nossos produtos, que estão sendo diversificados para tornar a tilápia mais atrativa e fazer com que todos ganhem no final”, comemora o presidente da Aquapo, Antônio Francisco de França.
Construído com recursos próprios da associação e inaugurado no sábado (23), o ponto de vendas, permitirá também que produtos beneficiados, como lingüiça, almôndegas e hambúrgueres de tilápia, passem a integrar o cardápio das famílias. Os produtos, fabricados após consultorias promovidas pelo Sebrae-RN, permitem um melhor aproveitamento e a agregação de valor ao pescado. “Tínhamos esse sonho, que agora se tornou realidade. Com o ponto de vendas, a população vai ter acesso mais fácil a nossos produtos, que estão sendo diversificados para tornar a tilápia mais atrativa e fazer com que todos ganhem no final”, comemora o presidente da Aquapo, Antônio Francisco de França.
Hambúguer de Tilápia |
Atualmente com 25
associados e 55 tanques redes instalados, a Aquapo comercializa a produção,
principalmente, junto a instituições públicas, como Instituto de Assistência
Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), Companhia Nacional de Abastecimento
(Conab) e secretaria de educação do município, que incluiu desde 2010 a tilápia
no cardápio da merenda em 14 escolas do município. “Com a inauguração da loja os criadores de peixe terão algo novo, que é
o capital de giro obtido diariamente, uma novidade para a categoria. Isso é
importante para estimular a participação de mais aquicultores no negócios”,
observa o gerente de Agronegócios do Sebrae-RN, José Ronil.
Para o gestor de Piscicultura do Sebrae-RN, Renato Gouveia, a inauguração da loja para comercializar a tilápia beneficia diretamente o consumidor final e os aquicultores, dois atores importantes na cadeia produtiva da piscicultura local. “O Sebrae-RN apoia este projeto desde 2005, e instalação de uma loja para comercializar a tilápia é uma iniciativa muito oportuna. Ao mesmo tempo em que incentiva o consumo de peixe junto ao consumidor final, garante renda aos criadores que integram a associação”, destaca. As ações desenvolvidas junto à Aquapo fazem parte do Projeto Sebrae-RN no Território da Cidadania Sertão do Apodi.
Informações: Agência Sebrae de Notícias
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