quinta-feira, 11 de abril de 2013

Fátima participa de audiência com Ministro da Educação

Deputada esteve também no Ato de Lançamento da Conferência Nacional de Educação no Congresso

A deputada Fátima Bezerra (PT) participou nesta quarta-feira (10), da audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que contou com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Na reunião, o ministro destacou para os parlamentares e as entidades do Fórum Nacional da Educação os avanços da educação brasileira nos últimos 10 anos e as perspectivas para o futuro. Mercadante ressaltou que é preciso consolidar a expansão profissional e o ensino superior em curso no país, reformar o ensino médio e alfabetizar as crianças com até oito anos de idade, bem como incentivar a valorização salarial e a formação dos professores da educação básica: Matemática, Ciências, Física, Biologia, Licenciaturas.  “Temos que garantir o aumento progressivo do Piso Salarial para valorizar a carreira do magistério", reforçou Mercadante.

Em relação ao financiamento, o ministro da Educação reiterou o apelo aos deputados no sentido de aprovar a vinculação de 100% dos royalties do petróleo à educação, conforme a Medida Provisória 592/12, em análise no Congresso Nacional.

Para Fátima Bezerra, nos últimos 10 anos do governo do presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, os avanços na área de educação foram muitos, mas, agora, é preciso pensar nos próximos 10 anos.  “Precisamos avançar no que diz respeito à ampliação e universalização do atendimento escolar com qualidade, e assegurar aos professores: carreira, formação e salários atraentes. Para tanto, é essencial ampliar os investimento, aprovando o PNE com 10% do PIB e 100% dos royalties para educação”, defendeu. “Essa é uma agenda da sociedade”, completou.

Conae-2014
Após a audiência, a deputada Fátima e o ministro da Educação  participaram também do Ato de Lançamento da Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2014, no âmbito do legislativo. A realização desse ato, que contou com a participação das entidades do Fórum Nacional da Educação, foi fruto de um requerimento da deputada Fátima, aprovado por unanimidade na Comissão de Educação, no final do mês de março.

Um comentário:

Anônimo disse...

é o deputado do RN que presta o resto só vive escondido