quarta-feira, 15 de maio de 2013

Governadora fiscaliza obras da adutora Apodi-Mossoró e do acesso ao reservatório de Santa Cruz

Em agenda pelo Oeste do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (14), a governadora Rosalba Ciarlini acompanhou de perto a execução de obras que garantirão segurança hídrica para o estado pelos próximos anos. A chefe do Executivo Estadual fiscalizou a evolução da adutora Santa Cruz do Apodi, em Mossoró, e o trecho entre Apodi e Mossoró, em Felipe Guerra, além de vistoriar o acesso da barragem de Santa Cruz, atualmente em construção.

As obras da adutora Apodi-Mossoró evoluem em duas frentes, às margens da BR-405, em Apodi, e nas proximidades da estrada da Picada, em Mossoró. O investimento do Governo do Estado, por meio da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), é de R$ 95 milhões. Quando terminada, a adutora reforçará o abastecimento de água em Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra e em mais 50 áreas rurais situadas entre a capital do Oeste e Apodi.

A captação de água da adutora ocorre na barragem de Santa Cruz, na obra que terá 90 km de extensão e produzirá 1 milhão e 645 mil litros de água. A obra garantirá o abastecimento de Mossoró pelos próximos 25 anos, deixando os poços, que atualmente respondem por 70% do atendimento à população, como uma fonte de reserva estratégica do líquido.

A governadora Rosalba Ciarlini fez um balanço da importância da adutora Apodi-Mossoró, após a visita a Felipe Guerra. “A adutora atenderá a toda essa região que fica às margens da BR-405 e ainda terá uma derivação para Governador Dix-Sept Rosado. Considero esse esforço o mais importante porque água é vida. Lutamos e buscamos recursos durante dois anos para a construção de barragens, poços, barragens subterrâneas no nosso Estado. Agora que as obras começaram não vamos parar e vamos mostrar que é possível dar segurança hídrica, conviver com a seca e desenvolver o semiárido do Rio Grande do Norte”, declarou.

O prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, falou que a derivação da adutora Apodi-Mossosó suprirá o município com a oferta de água. “A realidade é que não será só a derivação da adutora. Fomos beneficiados também com um novo reservatório elevado que atenderá toda a cidade. Isso vai melhorar e muito porque o fornecimento principal de água no município ocorre através de poços tubulares, que não terão a qualidade da água destinada para Felipe Guerra. Com essa garantia hídrica, não vamos ter problemas de água na nossa cidade".

Informações sobre barragem de Santa Cruz do Apodi

A barragem de Santa Cruz do Apodi tem uma área total de 26.372 km, sendo que os 17.136 hectares restantes serão aproveitados após a implantação do Projeto de Transposição de Bacias do Rio São Francisco. Como obra de controle de cheias e regularização de vazões do rio Apodi, constituirá o anteparo das águas da Transposição do rio São Francisco para a Bacia do rio Apodi.

A barragem será garantia de abastecimento de água a 108.000 habitantes, beneficiando um total de 27 cidades do alto oeste potiguar, sendo 04 delas em sua bacia: Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas e Gov. Dix-Sept Rosado, e 23 cidades contempladas pela Adutora Alto Oeste: Água Nova, Alexandria, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D’água do Borges, Paraná, Pilões, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Viçosa, mais 02 distritos: Caiçara e Mata de São Braz.

Um comentário:

Anônimo disse...

como sempre essa infeliz só faz as coisas pra mossoró e Apodi fica no buraco