quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cadeia produtiva do arroz vermelho no Vale do Apodi


Cumprindo sua missão de desenvolvimento do vale do Apodi e preocupada com atual safra do arroz vermelho 2013, onde o vale e o maior produtor do estado e o segundo do país, gerando ocupações para mais de 500 famílias, cultivado numa área de 700 hectares com duas safras ao ano, a FUNDEVAP, provocou uma reunião com as associações ligada à cadeia produtiva do arroz vermelho no município, participaram da reunião José Junior da - APAVA, Aldivan Fernandes - COOPAVA, João Batista Associação do - Sítio Reforma, Francisco Jorge - Associação de Baixa Fechada e seu Tonho diretor financeiro da FUNDEVAP.

O objetivo da reunião foi discutir sobre os projetos de doação simultânea/formação de estoque em parceria com a CONAB, para escoar parte da produção, assim garantindo menos oferta de arroz no mercado, para manter um preço justo ao produtor, durante a discussão ficou decidido que a FUNDEVAP articularia uma audiência com o superintendente da CONAB no estado o Sr. João Maria Lúcio da Silva.


O foco principal da audiência foi o valor do Kg do arroz vermelho, pago pela CONAB deste de 2008, no programa de aquisição de alimento na modalidade Doação Simultânea/formação de estoque- PAA, segundo relatos do presidente de entidades ligadas a produção de arroz, o preço praticado pela CONAB não cobre mais os custos de produção, precisando assim, urgentemente de uma medida que venha favorecer os produtores, para que essa cadeia produtiva não entre em extinção.

Sabemos que a função da CONAB é de regular os preços, para que os produtores não entreguem seu produto a preço de “banana” aos atravessadores, que na grande maioria fica com o lucro do trabalho executado pelos agricultores, sendo assim quando o preço oferecido não cobre os custos de produção estamos à mercê do mesmismo. Ao final da audiência ficou encaminhado que a entidade promoveria uma nova pesquisa de preço e um levantamento da safra 2013, para depois tentarmos junto ao conselho gestor e CONAB Brasília, melhorar o preço do produto.


Aconteceu na sede da FUNDEVAP no dia 23 de julho de 2013 a reunião com os representantes da cadeia produtiva do arroz vermelho, onde foram discutidos: planilha de custo de produção e depois foram feitas visitas em área plantadas no vale, para levantamento da safra de 2013.

Participou: Luis Gonzaga técnico da CONAB, Francisco José de Morais Júnior – Associação dos Produtores de Arroz do Vale Apodi/RN (APAVA), José Maria do Rosário (Chicola) – Cooperativa dos Produtores de Arroz e Fruticultores do Vale do Apodi/RN (COOPAVA), Francisco Edilson Neto – Presidente de Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Apodi/RN, Francisco Lima de Souza – Prefeitura Municipal de Apodi/RN, Edinaldo Bezerra de Morais–Associação dos Trabalhadores Familiares da Comunidade de Bela Vista, Maria de Fátima Nunes – Associação dos Piscicultores do Vale do Apodi/RN (APIVA) e os diretores da FUNDEVAP – Fundação Para o Desenvolvimento do Vale do Apodi/RN (FUNDEVAP) Francisco Ivan da Silva e seu Tonho.


A CONAB vem deste de 2008 em parceria com as organizações ligadas à cadeia produtiva do arroz vermelho apoiado na comercialização, podemos dizer que é único braço do governo que contribui com os produtores. A CONAB, fazendo seu papel e tirando parte da produção, teremos a continuidade de uma cultura que gera renda e garante a permanência de mais de 500 agricultores familiares no campo.

Assessoria: Eron Costa/FUNDEVAP

Nenhum comentário: