terça-feira, 23 de julho de 2013

Consuni adia votação sobre campus da UERN em Apodi


Mais uma vez os apodienses saíram de mãos vazias na peleja pela conquista de Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mesmo com a pressão feita durante reunião do Consuni, a decisão sobre a aprovação, ou não, ficou para o próximo dia 20 de agosto.

A estratégia, dessa vez, foi interferir na reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), realizada no auditório da reitoria, para tentar pressionar os conselheiros a aprovarem o projeto. A reunião se transformou, inicialmente, em uma audiência pública com a presença de quatro deputas estaduais, dois federais, vereadores, lideranças políticas e o prefeito Flaviano Monteiro.

Depois de horas de discussão e debates sem resultados práticos, a não ser mais promessas por parte dos parlamentares, o Conselho pediu que esvaziasse a sala para iniciar a votação. No lado de fora da Reitoria, os jovens apodienses, comandados pelo prefeito Flaviano, iniciaram nova mobilização, com gritos de ordem e discursos inflamados. Ao saber que a votação seria adiada, o grupo tentou fazer pressão e impedir que os conselheiros deixassem o prédio sem uma decisão positiva.

O clima ficou tenso, mas os membros do Consuni não cederam à pressão. De acor-do com o conselheiro Flau-bert Torquato, o Conselho decidiu adiar a decisão sobre a criação do Campus.

“Não foi deliberado que ele não seria criado. Uma comissão irá se debruçar sobre algumas questões que foram levantadas na reunião e não estavam bem esclarecidas e apresentarão um parecer daqui a 30 dias quando o Consuni se posicionará definitivamente. Anote: o campus será aprovado”, garantiu Flaubert.

O reitor Milton Marques disse que a próxima reunião será no dia 20 de agosto, quando devem decidir. Todos os membros destacaram o interesse de votar favoráveis. No entanto, a mobilização não agradou a uma parte dos professores que saiu irritada com a pressão. Do outro lado, os manifestantes não gostaram de sair sem uma resposta.

Em suas palavras, o prefeito Flaviano Monteiro disse que Apodi não pode ser punido por nenhuma questão, lembrando que a cidade já foi preterida na conquista de outros institutos de educação superior. “Nós estamos aqui prontos para a batalha”, destacou, afirmando que continuará a luta em prol da Universidade.

Fotos Jânio Duarte Fonte: DeFato

4 comentários:

Anônimo disse...

Mais duro que encarar a má vontade política, é saber que ainda tem gente (da cidade) que quer ver o projeto da universidade em Apodi naufragar.

Anônimo disse...

Estamos aqui para garantirmos os recursos para o campus de apodi e para a UERN como um todo, garantiu o deputado Kelps Lima.

Anônimo disse...

-Muitos atos Pirotécnicos e Verdadeiras Palhaçadas desses(as) Alienados(as) pelos Poderes Públicos Municipal/Estadual/Federal.Somente com Intuitos Politiqueiros. Esse pessoal da "Nova ou Velha Geração" - (ENGANAÇÃO) e que estar somente Engajado na "MAMATA",Tentando a todo o custo manter-se nas Benesses do Poder Público e Concomitantemente, Camuflar o Fiasco, Desastre, Péssima e Incompetente Administração do Prefeito do município de Apodi/RN - Sr Flaviano Monteiro.
Muito Obrigada/Excepcional Blogueiro - Jânio Duarte.

Anônimo disse...

é um troca troca medonho,
os apodienses vao lutar em mossoro pela UERN,
os mossoroenses vem trancar pistas e lutar em apodi pelas terras,
vá entender isso. kkk