sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A Secretaria de Saúde e a Maternidade Claudina Pinto promovem o primeiro dia de Teste da Orelhinha



A Secretaria de Saúde e a Maternidade Claudina Pinto estão promovendo no dia de hoje (30/09) os primeiros Testes da Orelhinha em crianças recém-nascida, após 48h do nascimento, até crianças de 3 meses de vida. O Teste da Orelhinha é obrigatório, gratuito e deve ser oferecido aos recém-nascidos de acordo com a Lei federal 12.303.

Durante a manhã, cerca de 30 crianças foram submetidas ao Teste que está sendo realizado pela fonoaudióloga Adalzinete da Silva que esclareceu algumas questões. “O bebê que não escuta, não fala; por isso o Teste é importante para detectar qualquer possível deficiência auditiva congênita na criança. A partir dessa identificação, o tratamento posterior terá melhor resultado. Além disso, o Teste serve para cuidar dessas deficiências prematuramente permitindo que a criança cresça, desenvolva suas habilidades auditivas e seja um cidadão normal com habilidade de falar”, explica a fonoaudióloga.

O Teste da Orelhinha será feito mensalmente na Maternidade Claudina Pinto, é totalmente gratuito e o agendamento para o próximo atendimento, que será dia 25 de setembro, pode ser feito na própria Maternidade.

A fonoaudióloga Adalzinete da Silva elogiou a disponibilidade e agilidade da secretária de saúde Nikellyne Monteiro e da diretora Saúde Paiva em analisar a proposta de implantação do Teste da Orelhinha no município e de resolver as questões burocráticas para que os primeiros testes fossem feito na data de hoje.

"Quando os responsáveis querem e entendem a necessidade e importância do Teste, as coisas acontecem rapidamente”, enfatizou ela, acrescentando que tem cidades grandes que ainda não tem esse serviço básico e obrigatório por lei. "Isso é consequência de falta de ação dos gestores, e esse problema não aconteceu aqui em Apodi”, concluiu.

A expectativa é que a cada mês, 40 crianças façam o Teste da Orelhinha no período da manhã e 30 crianças façam no período da tarde.

Nenhum comentário: