sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Teste da Orelhinha

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará disponibilizando a partir do final deste mês mais um exame importante para recém-nascidos. Além do Teste do Pezinho, o município de Apodi oferecerá o Teste da Orelhinha.

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. Apodi entra na lista dos poucos municípios do Estado do Rio Grande do Norte que realizam o exame pelo SUS.

“O Teste é indolor, dura alguns minutos e o laudo é dado no momento do exame. Para ser realizado, o bebê precisa estar dormindo. O Exame de Emissões Otoacústicas consiste em colocar um pequeno fone no ouvido da criança que emite sons para a cóclea, que transforma as vibrações sonoras em impulsos nervosos para o cérebro. A resposta da cóclea ao estímulo é captada pelo aparelho chamado OTO-Read Clinical e avaliado pelo médico fonoaudiólogo”, explica  secretaria municipal de Saúde, Nikellyne Monteiro.

O Teste da Orelhinha será realizado na Maternidade Claudina Pinto, a partir do dia 30 de agosto, última sexta-feira do mês. O exame pode ser feito 48 horas após nascimento até 90 dias após o parto. O Teste será realizado por uma profissional fonoaudióloga que tem o aparelho OTO-Read Clinical utilizado no exame conforme Lei federal 12.303 de 02 de agosto de 2010.

3 comentários:

Anônimo disse...

O eventual não atendimento dos serviços de saúde, no mínimo indispensável para garantir as necessidades da população, irá ensejar uma atuação rigorosa por parte do Ministério Público do Rio Grande do Norte quanto à greve dos servidores da saúde, em movimento de paralisação desde o último dia 1° deste mês de agosto. O alerta é do MP Estadual que encaminhou Recomendação ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde) lembrando que são necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, se não atendidas, colocam em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança das pessoas.

Anônimo disse...

Não podemos mudar nem voltar ao passado. Mas podemos escrever nosso presente. Se desapegue ao que já foi, crie o que ainda vai ser.

Anônimo disse...

O Ministério da Saúde vai repassar R$ 1,1 milhão para o Hospital da Solidariedade de Mossoró; dinheiro do SUS. O “Hospital do Câncer” atenderá à população de Mossoró e de todo o Oeste.