terça-feira, 3 de setembro de 2013

Acampamento da Chapada do Apodi receberá visita dos bispos amanhã (04)

O Arcebispo de Natal de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o de Mossoró, Dom Mariano Manzana; e o Administrador Diocesano de Caicó, Pe. Ivanoff Pereira da Costa, farão uma visita pastoral às famílias atingidas por dois projetos: o da construção da Barragem Oiticica, que inundará o Distrito de Barra de Santana, no município de Jucurutu-RN; e o de irrigação da Chapada do Apodi, a cargo do DNOCS, no Oeste potiguar.
A visita será no dia 4 de setembro, quarta-feira próxima.
Às 8h30, eles visitarão o canteiro de obras e o eixo da parede da barragem, no município de Jucurutu. Às 10 horas, irão ao Distrito de Barra de Santana, onde haverá uma celebração, na capela local; e, às 16 horas,  estarão no acampamento das famílias do Projeto de Irrigação do DNOCS, na Chapada do Apodi.
O objetivo é conhecer, in loco,  a realidade das famílias atingidas pelos dois projetos.
Antes, no dia 16 de agosto, Dom Jaime, Dom Mariano, Padre Ivanoff, o Diácono Francisco Teixeira e o agrônomo José Procópio de Lucena, os dois últimos do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC, estiveram reunidos em Caicó, onde discutiram a situação das famílias envolvidas nos dois projetos.
A preocupação da Igreja do Rio Grande do Norte com as famílias atingidas pelos dois projetos (Barragem de Oiticica, no Seridó, e Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, na região Oeste) também foi apresentada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; pelo bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e pelo administrador Diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira, à Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), na última segunda-feira, 26 de agosto.
O apelo da Igreja é para que haja justiça para com as famílias atingidas pelos dois projetos.
Nota do Blog - Grande iniciativa da Igreja Católica. Sua atuação nesse contexto pode ser decisiva à defesa dos interesses dos pequenos ruralistas.
por Carlos Santos

2 comentários:

Anônimo disse...

O arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, o bispo Diocesano de Mossoró, dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, padre Ivanoff da Costa Pereira, reunirão representantes de associações, movimentos sociais e sindicatos, hoje (04), para acompanhar a situação das famílias atingidas pela construção da barragem de Oiticica, no Seridó, e o projeto de irrigação do DNOCS, na Chapada do Apodi.

Às 8h30 acontece a visita ao canteiro de obra e ao eixo da parede da barragem. Em seguida, às 10h, celebração da palavra na Igreja de Sant’Ana, em Barra de Santana. Às 16h haverá visita e celebração da palavra no acampamento montado na Chapada do Apodi.

“Na ocasião, a Igreja do RN, com seus pastores e agentes de pastoral, renovará o compromisso de apoio e defesa dos direitos das famílias campesinas atingidas pelo projeto do Apodi e barragem de Oiticica, exigindo das autoridades constituídas o respeito à dignidade humana das pessoas atingidas, e com a defesa dos direitos e garantias fundamentais de cada família que ali reside e trabalha, a fim de que a paz e a justiça social sejam restabelecidas e garantidas”, diz documento emitido pela Província Eclesiástica do RN.

Anônimo disse...

Bispos visitam acampamento de famílias camponesas em Apodi
Objetivo é conhecer a realidade das famílias atendidas pelo projeto de Irrigação da Chapada
O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o de Mossoró, Dom Mariano Manzana; e o Administrador Diocesano de Caicó, Pe. Ivanoff Pereira da Costa, realizam uma visita pastoral e celebração da palavra, às 16h desta quarta-feira, 4, ao acampamento Edivan Pinto, em Apodi, que abriga mais de mil famílias atingidas pelo Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, responsabilidade do DNOCS.

A visita tem como objetivo conhecer in loco a realidade das famílias atendidas pelo projeto. Na ocasião, a Igreja do RN, com seus pastores e agentes de pastoral, renovará o compromisso de apoio e defesa dos direitos das famílias campesinas atingidas pelo projeto do Apodi, exigindo das autoridades constituídas o respeito à dignidade humana das pessoas atingidas, e com a defesa dos direitos e garantias fundamentais de cada família, a fim de que a paz e a justiça social sejam restabelecidas e garantidas.