sábado, 7 de setembro de 2013

Apodi não se encontra em Epidemia de Dengue

Nos últimos dias a Secretaria Municipal de Saúde realizou um levantamento sobre a situação da Dengue no nosso município, pois é sempre bom realizar monitoramento das situações de saúde, principalmente quando se trata de algo que põem em risco a saúde de nossa população. Os dados coletados contemplam o triênio 2011, 2012 e 2013, este último proporcional aos seis primeiros meses do ano. Duas variáveis foram analisadas: O número de internações por Dengue clássico (não Hemorrágica) e o número de notificações (casos suspeitos) realizadas pelas equipes de saúde da família. Fazendo o cruzamento entre essas duas variável chegou aos seguintes dados:

Em 2011 foram registrados 35 casos suspeitos de Dengue, dos quais alguns foram confirmados, resultando em 20 internações durante todo o ano e 12 só no primeiro semestre.

Em 2012 foram realizadas 77 notificações, que culminaram em 13 internações, sendo 11 só no primeiro semestre.


Por fim, em 2013 não constam nos registros do SINAN (sistema de informação de Agravos de Notificação) nenhuma notificação em relação a Dengue, isso até o dia 29 de Julho, quando o sistema foi atualizado. Porém apesar da inexistência de notificações, o município apresentou 4 internações por dengue até o final do mês de Junho.


Dessa forma concluímos que a Dengue tem maior incidência nos primeiros meses do ano, devido talvez as águas acumuladas no período chuvoso, pois os objetos jogados ao ar livre costumam coletar a água das chuvas e servirem de hospedagem para o mosquito. Outra questão interessante é que no primeiro semestre de 2013 os casos de Dengue caíram no município, e como a incidência é maior no primeiro semestre, podemos deduzir que até o final do ano não ultrapassaremos a média de casos em relação aos anos anteriores.

Essa conclusão afasta a hipótese de que o município de Apodi estaria passando por uma epidemia de Dengue, além de tranquilizar as pessoas em relação a sua segurança epidemiológica, pois mostra que estamos atentos ao monitoramento e controle da disseminação de doenças. Porém apesar das boas notícias, isso não será prerrogativa para que o setor de vigilância epidemiológica da secretaria de saúde diminua suas ações preventivas e terapêuticas em relação a Dengue, já que o objetivo principal da instituição é a erradicação desta doença no município.

Todos os dados utilizados nesta pesquisa foram coletados do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), nas seções referentes ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN e Sistema de informação Hospitalar (SIH SUS) na subseção Morbidade hospitalar do SUS. Disponível para consultas públicas no site: www.datasus.gov.br

Nenhum comentário: