terça-feira, 17 de setembro de 2013

Campus da Uern em Apodi é aprovada pelo Consuni








Mais uma vez a população apodiense se mobilizou para participar da audiência do Conselho Universitário (Consuni/UERN) que decidiu sobre a criação de um Campus Avançado em Apodi. Desta vez, com menos barulho, porque houve uma certa descrença em um resultado positivo.

A audiência aconteceu durante o dia de hoje, na sede da reitoria, em Mossoró e contou com a presença do prefeito Flaviano Monteiro, que disponibilizou ônibus para os apodienses que se manifestaram de forma pacífica, pela criação de uma instituição de ensino superior no município, luta iniciada há mais de 10 anos.

A campanha para que o município de Apodi seja contemplado com um Campus da UERN foi intensificada no mês de julho e conseguiu sensibilizar não só os apodienses, como também estudantes de cidades vizinhas. Deputados e prefeitos de várias cidades da região Oeste atenderam pedido do prefeito de Apodi e também se manifestaram a favor da luta.

A mobilização dos apodienses tomou proporções estaduais e conseguiu mobilizar políticos de todas as tendências, que procurados por vereadores e pelo prefeito de Apodi, se articularam para garantirem recursos que viabilizem a concretização da obra, destinando emendas individuais e coletivas, para assegurarem os recursos necessários à implantação do Campus em Apodi.

A juventude de Apodi tem feito a sua parte, mobilizando as pessoas nas redes sociais e realizando manifestação durante a primeira reunião do Consuni, que aconteceu em 23 de julho, quando centenas de apodienses demonstraram indignação com o descaso dos políticos com Apodi, preterindo o município em outras ocasiões, a exemplo do que aconteceu com a luta pela UFERSA.

O prefeito Flaviano Monteiro, que historicamente tem encampado lutas em prol do desenvolvimento de Apodi, sempre esteve à frente desse tipo de mobilização popular e com a luta pela vinda da UERN não foi diferente, quando demonstrou o seu comprometimento com o desejo da população, articulando o apoio de políticos de todas as tendências partidárias sem utilizar qualquer critério político partidário.

“Fizemos a nossa parte. Mobilizamos os apodienses e oferecemos condições para que os manifestantes pudessem ir às duas audiências com os conselheiros; conseguimos o apoio de políticos de todo o Estado e também enviamos relatório à comissão do Consuni, mostrando que temos condições de ter um Campus da UERN. Agora, só nos resta esperar que seja feita justiça com Apodi”, diz Flaviano.

E foi feita...

Fotos: Jânio Duarte

11 comentários:

Anônimo disse...

Eita que prefeitinho quente parabéns apodi!!

Anônimo disse...

é isso aí!!! pra frente é que se anda... caranguejo é que anda pra trás. fuuiiii. flaflaflaviaannoo!!!!!!

Anônimo disse...

ESSE SIM É PREFEITOOOOOOOO

Anônimo disse...

Parabéns a todos nesta luta, parabéns ao nosso prefeito pelo o compromisso para com nossos jovens estudantes!

Anônimo disse...

Nao poderia ficar mais feliz com uma noticia dessas,apodi merece, estou orgulhosa do nosso prefeito pois foi uma luta que durou 10 anos,parabens a todos que ajudou nesssa luta...

Anônimo disse...

Fábio Farias veio de amarelo em rítimo pra comemorar \o/ \o/

Anônimo disse...

Se Caraúbas tivesse ido atrás da UERN teria levado. Pq nós somos bem situados geograficamente e dá para abranger uma area muito maior, mas pra q ir atras de uma universidade que não entrega as seus campus concluidos pois as verbas são todas desviadas. Diferente da ufersa Caraúbas. #DaleCaraúbas.

Anônimo disse...

Kkkk que marketing kkkk foi realmente o prefeito quem conseguiu? Me poupe dessas baboseiras

Marcos pinto disse...

ATENÇÃO nobres conterrâneos !
Nós, APODIENSES estamos de PARABÉNS pela deliberação do CONSUNI, aprovando a criação e instalação de um CAMPUS AVANÇADO na cidade e município de Apodi. Alegria que devemos compartilhar com nossos vizinhos das cidades de Felipe Guerra, Itaú e Rodolfo Fenandes. No entanto, devemos atentar para o fato de que esse foi só o primeiro passo de uma longa caminhada que requererá UNIÃO, ESFORÇO e DEDICAÇÃO de todas as comunidades envolvidas nessa batalha cultural, independente de credo, raça e cor partidária. As etapas e lances mais ingentes e árduos estão aí, expostos nos ítens deliberados pelo CONSUNI, sob cujas metas devemos cerrar fileiras para, desde logo, convocarmos e cobrarmos de toda a bancada federal e estadual todo o empenho imprescindível para a concretização desse nobre ideal educacional. Não esqueçamos de que as condições elencadas pelo CONSUNI para a consolidação do processo de criação e instalação do CAMPUS passa, necessariamente, por uma figura emblemática de tudo que diz respeito à gestão administrativa - DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Já estamos em campo, e o pontapé inicial será o imediato encaminhamento de estudos e planilhas para a bancada federal, e Projeto-de-Lei para a Assembléia Legislativa, através dos Srs. Deputados Estaduais que ostentam a condição de terem sido os mais votados em Apodi e cidades circunvizinhas já mencionadas. Se não houver total mobilização para a consecução dessas medidas já agora neste mês de Setembro, para inserir a dotação no orçamento do próximo ano, de nada terá valido todo o esforço e dedicação empreendidos e despendidos nesses últimos dias.
Que fiquemos atentos às advertências feitas pelo Magnífico Reitor Milton Marques:
"... Que todos esses condicionantes sejam atendidos no prazo máximo de 2 anos. “Caso não haja condições do novo campus ser implantado nesse período, será preciso voltar ao Consuni para a deliberação”, afirmou o Reitor".

Anônimo disse...

Parabéns a todos os que se empenharam nessa luta, desde a população aos governantes (autoridades)que vestiram essa camisa. finalmente podemos comemorar uma grande vitória, vitória essa que abrange todas as áreas, tanto no conhecimento, quanto na economia do nosso município.

Anônimo disse...

a mente do povo é tão mesquinha que fica a baboseira da discussão, vamos fazer o seguinte: quando vir a UERN pra APODI, se DEUS quiser, todos vão estudar e se educar, para ser cidadãos conscientes e críticos, pois EDUCAÇÃO é tudo e a politicagem é passageira, não dá tempo nem esquentar o banco...o que precisamos é de cultura e de conhecimento, para pararmos de brigar entre nós mesmos cidadãos apodienses.