quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prefeitura adere ao programa Pró-Sertão que irá gerar emprego e renda no município

Um dos compromissos assumidos pela gestão de Flaviano Monteiro e José Maria é buscar meios de proporcionar a geração de emprego e renda para a população de Apodi, através da oferta de cursos de capacitação e da criação de um polo industrial no município.  Em parceria com o Sistema FIERN, mais de 600 pessoas já se beneficiaram com capacitação profissional e a concretização do polo está sendo articulada junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Um passo importante para a criação de um polo industrial em Apodi foi dado semana passada, com a adesão do município ao programa Pró-Sertão, lançado no início de agosto pelo Governo do Estado, com o objetivo de gerar 20 mil empregos diretos no interior do RN, estimulando a instalação de 360 pequenas unidades no interior do Estado, para produzir confecções.

Em Apodi, a ideia inicial é instalar três galpões de confecção de peças, atraindo investidores locais, com cada galpão proporcionando 40 empregos diretos. “Já conversamos com empresários do município que manifestaram interesse em investir no projeto e também entramos em contato proprietário de galpões desativados, localizados próximo ao Bico Torto, que poderiam  ser utilizados para implantação do programa”, relata o vice-prefeito.

O projeto surgiu da necessidade de o Estado acompanhar os planos de expansão da Guararapes, maior grupo empresarial do ramo têxtil e de confecção de roupas da América Latina. É uma parceria do Governo do Estado, Federação das Indústrias e Guararapes que se prepara para fixar 300 pequenas facções têxteis, e a Hering, outra empresa do setor, pretende instalar 60 unidades fabris no RN.

A previsão inicial é de que o Pró-Sertão consiga gerar aproximadamente 20 mil empregos diretos, produzindo 150 mil peças por dia. De acordo com levantamento feito pelas instituições parceiras, o RN pode atingir, no período de 2013 a 2018, uma ampliação mercadológica significante no setor de confecções.

O Pró-Sertão irá receber um apoio articulado por parte de instituições parceiras como Sebrae/RN, as instituições do Sistema FIERN, Fecomércio e Banco do Nordeste e terá incentivos fiscais do governo. “O projeto será muito importante para iniciarmos a implantação do nosso polo industrial, porque está focado na qualificação da mão de obra produtiva e na melhoria da gestão empresarial”, avalia o prefeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, é assim que se faz!