quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Prefeituras do RN enfrentam crise financeira

As oscilações no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem sido uma das razões geradoras da crise financeira enfrentada por muitas prefeituras do Rio Grande do Norte. Estamos vivendo a maior crise, a falência total da administração pública. Os gestores municipais estão ficando impossibilitados de administrarem seus municípios.

Os gestores municipais vão sair punidos de suas funções, ao fim do mandato. Serão chamados de incompetentes, mas sem caber a eles tal punição. Em 1985 os Estados e municípios recebiam 80% do rateio financeiro da União. Em 2003, esse número caiu para 40% e em 2012, chegou a 36%. Onde vamos parar? Quem está pagando o Bolsa Família? Quem está pagando o Minha Casa, Minha Vida? São os municípios. Há um movimento forte dos membros da União Nacional dos Prefeitos, das federações municipais de cada Estado. Essa situação tem que ter um basta, caso contrário ninguém vai conseguir êxito administrativo para cobrir os serviços mais básicos.

As previsões de rapasse do FPM referente ao mês de setembro são de queda acentuada. Todo mês os gestores passam por um susto ao receber o dinheiro encaminhado pelo Governo Federal. As prefeituras estão em estado permanente de penúria financeira.


Nota do blog: Não se pode cobrar dos governos mais do que eles arrecadam.

Um comentário:

Anônimo disse...

E aquele dinheiro magico que antes dava pra tudo acabou ?