segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PMDB não restringe alianças e conversará com todos os partidos sobre pleito 2014 no RN

Presidente estadual do PMDB, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, afirmou que os peemedebistas abrirão conversa apenas quando estiverem com o projeto para o Rio Grande do Norte. “Conversaremos com todos os partidos preferencialmente com os que pensam semelhante a nós no projeto para o Estado”, destacou o parlamentar, ressaltando que a aliança não será obrigatoriamente verticalizada. Henrique Eduardo Alves lembrou o pleito de 2010 quando o então senador candidato a reeleição Garibaldi Filho apoiou a candidata do DEM ao Governo e a presidente Dilma Rousseff. “Dois meses depois (da campanha) Garibaldi estava sendo escolhido como ministro da presidente Dilma, o que mostra que o próprio Governo sabe separar o joio do trigo”, avaliou o presidente estadual do PMDB.

O deputado federal analisou que a chapa majoritária não caberia uma participação do DEM, partido da governadora Rosalba Ciarlini. No entanto, Henrique Eduardo não faz restrição ao Democratas integrar uma aliança proporcional com o PMDB. “Na chapa majoritária não caberia uma participação do DEM, já que nos afastamos do seu governo. Mas não impediria que na proporcional pudéssemos nos coligar”, comentou o parlamentar federal.

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, um dos principais líderes do PMDB no Rio Grande do Norte, segue tom semelhante ao do deputado Henrique Eduardo Alves. Em recente entrevista, ele afirmou que os peemedebistas só discutirão alianças com partidos que não estejam apoiando a governadora Rosalba Ciarlini.

O ministro, inclusive, não descartou a aliança com o Democratas, mas desde que o partido não apoie a chefe do Executivo estadual.

Nenhum comentário: