quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Troca de lixo reciclável por abatimento na conta de água pode se tornar lei no RN

Os 35 mil usuários da Tarifa Social e Popular da Companhia de Águas e Esgotos do RN poderão ser beneficiados com um programa de troca de resíduos recicláveis por abatimento na conta de água. Está em vias de ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria da deputada estadual Gesane Marinho (PSD) intitulado “Conta Verde”, que prevê o desconto para aqueles que recolherem material reciclável.

A mesma ideia já foi, inclusive, razão de ofício encaminhado pela deputada em fevereiro de 2012 à Cosern, sugerindo garantir o abatimento na conta de energia elétrica por meio da coleta de recicláveis. A companhia implantou este mês o programa, denominado “Vale Luz Cosern”, que consiste na troca de materiais como latas de bebidas, papel, papelão, plásticos diversos e embalagens tetra-pack por descontos na conta de luz.

A sugestão encaminhada à Cosern no ano passado e o projeto de lei Conta Verde foram inspirados no “Ecoelce”, existente desde 2007 no Ceará e que já contabilizou mais de 12 mil toneladas de resíduos sólidos coletados e mais de R$ 1,3 milhão em descontos na conta de luz. Segundo a deputada, a ideia é, em parceria com associações e cooperativas de catadores, coletar materiais a partir de visitas periódicas ou pela instalação de pontos fixos em comunidades de menor poder aquisitivo selecionadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de uma informação, qual o numero do telefone fixo da BIDEGA DE APODI, preciso pagar o ISS da minha empresa, que prestou serviço a este municipio de Apodi