segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Secretaria de Assistência Social desmente boatos sobre desativação de programas

Com o objetivo claro de descredenciar o trabalho sério e comprometido da gestão de Flaviano Monteiro, alguns blogueiros de Apodi insistem em divulgar supostas denúncias vazias e infundadas, atingindo indiscriminadamente pessoas que estão a frente das secretarias municipais.

As ultimas “denuncias” envolvem a Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Assistência Social que vem desenvolvendo uma Política de Assistência Social comprometida com a população que dela necessita e que se configura no seu público alvo.

“Durante esses 11 meses de gestão, temos participado das discussões Estaduais e Nacionais buscando desempenhar com responsabilidade cada realização”, ressalta a secretaria Aloma Cavalcante, acrescentando que em nenhum momento esta gestão “fechou” algum Programa, conforme foi noticiado por um Blog de Apodi.

De acordo com a secretaria, “o que foi observado pelo MDS – Ministério de Desenvolvimento Social, é que as atividades que eram realizadas com o PROJOVEM e PETI, seriam contempladas com o Mais Educação, programa que está sendo ampliado nas escolas do município, e  dessa forma, os serviços seriam reordenados e passariam a trabalhar a convivência e fortalecimento de vínculos, de acordo com a necessidade de atendimento dos CRAS”.

O reordenamento dos serviços é uma deliberação consensuada e pactuada com instâncias representativas das gestões da Assistência Social dos Municípios e Estados (Comissão Intergestores Tripartite - CIT e Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS), o que já vinha em pauta de discussão há mais de dois anos e se estende a todos os municípios do Brasil.

Com isso, os antigos Programas deixaram de compor os serviços da Assistência e aguarda-se o co-financiamento Federal, que deveria, desde Julho/2013, ter feito o repasse para a continuidade dos Serviços nos novos moldes, o que ainda não aconteceu. “Quanto ao processo seletivo realizado, a orientação é que os profissionais fossem remanejados para o exercício de outras funções, de acordo com a necessidade”, justifica Aloma.

Mesmo sem o co-financiamento, o município de Apodi não descontinuou os serviços e está trabalhando conforme as orientações técnicas do Estado e do MDS. “Recebemos ultimamente uma visita técnica do Estado para conhecer a execução dos serviços e tivemos a grata alegria de sermos parabenizados pela forma como o trabalho vem sendo executado e pelas estruturas disponibilizadas para os mesmos”, destaca a secretaria.

“Infelizmente, quem deseja sensacionalismo, muitas vezes esquece algo muito simples: conhecimento. Estamos com uma equipe competente e comprometida, querendo apenas fazer um Apodi melhor e não serão “picuinhas políticas”, que nos farão mudar de foco”, conclui Aloma.

Para maiores e melhores esclarecimentos http://www.mds.gov.br/

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Aloma. Tem muita gente que não procura se informar como deveria e ficam conversando besteiras.

Anônimo disse...

Esses programas pertence ao governo federal, portanto se acabarem não vai só em Apodi e sim em todo o Brasil

Lucas Lima disse...

esses ações são do governo federal, e não dos governos municipais

Anônimo disse...

Meu prefeito precisar toma decisoes seria a respeito de alguns bog postarem muita mentira