sábado, 9 de fevereiro de 2013

1˚Arrastão do Carnaval de Apodi 2013

O Carnaval só está começando, mas as ruas de Apodi já conta com muitas garotas se divertindo. Confira a seguir imagens das ‘gatas’ que aproveitam a folia:

Fotos: Jânio Duarte

Abertura do Carnaval de Apodi 2013


Acima, imagens de ontem feitas pelo blogueiro Jânio Duarte, no calçadão da lagoa, durante a abertura do Carnaval de Apodi 2013.

A primeira noite do carnaval de Apodi reuniu um bom público no corredor da folia, no calçadão da lagoa.

O prefeito da cidade Flaviano Monteiro abriu oficialmente o carnaval 2013 entregando a chave da cidade ao rei momo Netinho e a faixa a rainha Alyne Macciel.

No palco, as atrações foram as bandas Zumzumbaba e Nilson Viana (Mossoró), Swuinguetion (Apodi) e GaleraBeach (Salvador). A partir de hoje, os arrastões com percurso pela BR 405 farão a festa dos foliões até terça-feira, com o encerramento do reinado de momo.

Nota do blog: Muito bom curtir o apodiense Nilson Viana de volta a terrinha, realizou um grande show e diga-se passagem muito bom o repertório de ontem à noite.

Durante o Carnaval, o cuidado com a saúde dever ser redobrado e o o ideal é consumir mais carboidratos

A maratona do carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir alguns problemas, aos quais os foliões estão mais expostos. Por isso, é necessário ter atenção com a alimentação, reposição de líquidos, uso de bebidas alcoólicas, entre outros.

De acordo com a nutricionista do Hapvida, Benilma Mendes, na véspera da folia, o ideal é consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia, pois proporcionam energia. Suco de frutas e pães integrais com geleia é um exemplo de lanche energético e saudável.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval será aberto hoje à noite, em clima de muita expectativa



 A secretaria de Turismo acerta últimos detalhes para a abertura oficial do carnaval 2013, que acontecerá hoje à noite, no calçadão da lagoa, com a presença do prefeito Flaviano Monteiro e do secretário Isaac Newton, que entregarão as chaves da cidade para o Rei Momo e a Rainha.

A estrutura com 29 camarotes, palco, instalação elétrica  e praça de alimentação passaram por vistoria do corpo de bombeiros hoje pela manhã e após alguns ajustes sugeridos, está pronta para receber os foliões proporcionando conforto e segurança.

“Estamos atendendo a todas as recomendações, tanto em termos de segurança, quando de ajustes financeiros”, garantiu Isaac Newton que contratou 70 seguranças para o evento e solicitou reforço de 70 policiais, além do quadro efetivo do município e mais 05 bombeiros, para monitoramento em locais como a barragem Santa Cruz.

A expectativa é que Apodi receba em torno de 30 mil pessoas nos quatro dias de folia. “Esperamos que os apodienses estejam preparados para receber bem os visitantes e que a cidade possa continuar com a tradição de realizar um carnaval com muita alegria, mas também com muita paz”, desejou o prefeito.

No palco, as atrações de hoje serão as bandas Zumzumbaba, GaleraBeach e Swuinguetion. A partir de amanhã, os arrastões com percurso pela BR 405 farão a festa dos foliões até terça-feira, com o encerramento do reinado de momo.

Fonte: Ascom Apodi 
Fotos: Jânio Duarte

Vice-prefeito Zé Maria está bem e agradece as orações pela sua recuperação

vice-prefeito José Maria
O prefeito Flaviano Monteiro encontra-se em Mossoró para acompanhar o estado de saúde do vice-prefeito José Maria, que ontem à noite sofreu um pré-infarto e continua recebendo tratamento médico no hospital Wilson Rosado, em Mossoró.


Ontem, por volta de 19hs, os apodienses foram surpreendidos com a notícia de que o vice-prefeito sentiu-se mal após participar de um treino de futebol e foi levado às pressas para Mossoró, onde passou por uma série de exames e procedimentos com vistas a evitar sequelas da doença.
O vice- prefeito está em repouso, se recuperando, mas fora de perigo. “Graças a Deus está tudo bem com Zé Maria, que agradece as correntes de orações em prol da sua saúde. Ele tem recebido visita de familiares e amigos, está consciente e logo e terá alta”, garantiu Flaviano.

ASCOM - Apodi

Cuidado na estrada e opção do bafômetro descartável

Desde janeiro passou a valer a tolerância zero de álcool no trânsito em todo o País. Índices no bafômetro entre 0,33 e 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expelido caracterizam infração de trânsito.

Se o índice apontar 0,34 ou mais é considerado crime. A multa é de R$ 1.915,40 em ambos os casos.

Em São Paulo, por exemplo, a concessionária CCR ViaOeste, que administra a Rodovia Castelo Branco, põe em prática no carnaval o programa Zero Álcool, com apoio da Polícia Militar Rodoviária. Serão distribuídos bafômetros descartáveis aos usuários no km 18.

O condutor de veículo pode utilizar bafômetro descartável, já à venda no mercado.

Muita gente tem dúvida quanto ao tempo de metabolização do organismo, depois de ingerir bebida alcoólica. Com esse equipamento, há como ter maior segurança para trafegar sem apreensão.

Veja AQUI.

Gata da Sexta no melhor do Carnaval do RN


Tudo é carnaval, apesar da inflação

A inflação bate recorde em 10 anos. Chega a 0,86% em janeiro. Soma 6,15% em 12 meses.

Há preocupação entre as autoridades do Governo Dilma Rousseff (PT).

E daí?

Tudo é carnaval.

por Carlos Santos

Rainha e Rei Momo do Carnaval 2013 de Apodi - RN

Alyne Macciel - Rainha do Carnaval de Apodi
Neto - Rei Momo

Fotos: WO - TV Oeste

Comunidade Shalom e Betel Turismo levam você a Jornada Mundial da Juventude



Neste Carnaval a Comunidade Católica Shalom, traz mais uma novidade para o Renascer, retiro de carnaval promovido pela instituição e que tem início neste sábado(9), a partir das 19h com o já tradicional baile de máscaras.  Trata-se do sorteio de uma pessoa para ir a Jornada Mundial da Juventude inteiramente grátis.

Para participar do sorteio, basta a pessoa fazer a inscrição no retiro de carnaval inteiramente grátis e para ser contemplado se faz necessário que o sorteado esteja presente na hora do sorteio.

Com entrada gratuita, o Renascer oferece uma programação que reúne conteúdo formativo (cursos temáticos oferecidos na parte da tarde), oracional (manhãs de louvor, pregação e adoração ao Santíssimo Sacramento) e de entretenimento (shows de música católica), começando no próximo sábado às 19h com o já tradicional baile de máscaras e no domingo, segunda e terça de carnaval às 8h.

O Renascer é aberto para todos os públicos: pessoas que já participam da Igreja (nas paróquias, nos demais movimentos e/ou grupos de oração) e aquelas que ainda não.

Com o objetivo de garantir que toda a família possa participar do Renascer, a Comunidade Católica Shalom, preparou também o Renascer Kids, um encontro totalmente adaptado para a criançada com muita música, teatro de fantoches, brincadeiras e toda uma programação lúdica adaptada as necessidades das crianças conforme suas faixas etárias e que acontece paralelamente ao evento.

A abertura do Renascer acontece no próximo sábado (9) com o já tradicional Baile de Máscaras, a partir das 19h, no ginásio do Colégio Maria Auxiliadora, localizado na Avenida Hermes da Fonseca, ao lado da Comunidade Católica Shalom.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Decoração do carnaval atende recomendações com redução de custos


Apodi já respira carnaval. A estrutura está quase pronta, mas para que tudo esteja funcionando até amanhã, quando a festa de momo será aberta oficialmente, a secretaria de Turismo, em parceria com as secretarias de Obras e de Urbanismo ainda terão muito trabalho pela frente.

Seguindo recomendação do Ministério Público com relação à redução de gastos com a festa, o secretário de Turismo, Isaac Newton procurou reduzir os custos não só com a contratação de bandas, mas com toda a estrutura disponibilizada pela prefeitura, inclusive a decoração.

Pensando em reduzir os custos, mas apresentar um projeto de decoração bonito e moderno, os decoradores do evento, junto com a comissão responsável pela ornamentação da cidade, optaram pela utilização de material de festas já realizadas pela prefeitura, assim como de material adquirido a um custo baixo.

“O material usado por nós não é reciclado, mas é barato, prático, moderno e elegante”, define o decorador Júnior Canuto, responsável pelo projeto colorido que enfeita a Avenida Marechal Floriano. A ornamentação do trecho da BR 405 por onde passará o arrastão, terá a complementação do programador visual Rivelino Câmara, utilizou apenas materiais já existentes.

A reutilização de materiais já existentes, de decorações passadas, como a festa de São João, revela uma preocupação com a sustentabilidade e a renovação de materiais. “A alegria do carnaval através da transformação do lixo em luxo, foi a nossa opção, porque é muito atual fazer customização de material e a renovação de objetos considerados desnecessários, tornado-os atuais e úteis”, explica Rivelino.

Fonte: Ascom Apodi 
Fotos: Jânio Duarte

Em visita a Apodi, Secretária de Educação do Estado discute parcerias com prefeito



O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro aproveitou a visita da secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho Leite a Apodi na terça-feira, para abertura da Semana Pedagógica da 13 Dired, para solicitar a transferência do Núcleo da Uern, que atualmente funciona no anexo da Escola Municipal  Lindaura Silva, para a Escola Estadual Zenilda Gama.

A mudança do local do núcleo deve-se à falta de estrutura para o funcionamento de cursos de nível superior que funciona em salas adaptadas para educação infantil. Preocupado em oferecer melhores condições aos estudantes e poder ampliar a oferta de cursos, o prefeito solicitou as dependências da escola Zenilda Gama, que no turno noturno está ociosa.

Uma comissão da Uern já realizou a visita à referida escola e já liberou a transferência, que também conta com o aval da secretária Betânia Ramalho. O poder público municipal vai ficar responsável pela manutenção da escola no período da noite, horário de funcionamento do núcleos que só tem cursos noturnos.

A secretaria de educação aproveitou o encontro para comunicar ao prefeito que Apodi foi contemplado com mais dois ônibus escolares, um grande e um pequeno, e se colocou à disposição do prefeito para a manutenção de parcerias, como o transporte escolar e para fornecer apoio técnico.

Fonte: Ascom Apodi 
Fotos: Jânio Duarte

João Maia confirma presença no Carnaval de Apodi


O presidente estadual do PR, deputado federal João Maia confirmou sua presença em alguns carnavais nestes próximos dias no Rio Grande do Norte. No sábado (09) a agenda será restrita a Natal. No domingo (10) João Maia ao lado de aliados políticos prestigiará os blocos de ruas do Carnaval de Caicó, dentre eles o Ala Ursa do Magão e o Treme-treme.

Já na segunda-feira (11) o deputado dedicará sua agenda a Jardim de Piranhas e Apodi. Na terça-feira (12) o deputado cumprirá uma intensa agenda em outros municípios que promovem seus carnavais.

Fonte: Robson Pires

Fórum Municipal de Juventude de Apodi planeja suas ações para 2013


O FMJ (Fórum Municipal da Juventude) realizou, sábado dia 12 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores, a primeira reunião do ano de 2013, e contou com a presença de vários representantes de organizações e movimentos juvenis do município, além de contar também com a presença da vereadora mais bem votada de Apodi, Hortência Regalado, que tem desempenhado uma militância junto ao fórum desde que foi eleita.

Clique AQUI e continue lendo.

Elas só pensan naquilo

Sentença de José Pinheiro Bezerra

República Federativa do Brasil

35ª Zona Eleitoral - Apodi/RN


Processo nº: 14-92.2012.6.20.0035
Representação Eleitoral
Representante: Ministério Público Eleitoral
Representados: José Pinheiro Bezerra, Ana Paula Ferreira de Souza, Aldeci Maria de Lima, Mesaque Marinho Costa, Ivagno Saraiva de Medeiros

Sentença

Vistos, etc.

Versam os autos acerca de Representação Eleitoral oferecida pelo Ministério Público Eleitoral, em desfavor dos representados acima nominados, todos devidamente qualificados nos autos.

Aduz em apertada síntese que os representados realizaram propaganda eleitoral extemporânea, mediante veiculação de material publicitário contendo anúncio da candidatura de Dr. Pinheiro, por meio de adesivos que remete à fruta denominada pinha.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

O representado José Pinheiro Bezerra, foi citado para apresentar defesa e o fez alegando que não tinha conhecimento do fato (fls. 95/105).

Os demais representados também apresentaram defesa (fls. 55/71, 72/88, 89/92, 106/123, 144/165).

Por sua vez o Representante do Ministério Público, após a apresentação das defesas, requereu procedência da inicial em todos os seus termos (fls. 91v).

É o que importa relatar.

O termo propaganda, genericamente falando, define-se como um conglomerado de técnicas para a divulgação de ideias, com caráter informativo e persuasivo, cujo objetivo é influenciar pessoas a tomar uma decisão, fazendo com que os espectadores se tornem propensos ou inclinados à aceitação de referida ideia exposta.

Um dos princípios basilares do processo eleitoral é o tratamento isonômico entre os candidatos aos cargos públicos eletivos. Para tentar atender a esse princípio, fixou-se um momento único para que cada candidato divulgue suas ideias e projetos de governo.

Ocorre que determinados candidatos procuram antecipar a propaganda eleitoral, quando então passa a se caracterizar como extemporânea e, portanto, ilícita, ao subverter o ideal de isonomia que deveria iluminar o processo eletivo.

A veiculação de propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 05 de julho do ano do pleito, consoante dispõe o art. 36, caput, da Lei 9.504/97. Dessa forma, basta que a propaganda eleitoral seja efetivada fora do período em que legalmente admitida, para se configurar como propaganda antecipada.

No caso em disceptação, o Ministério Público alega que os representados a partir de fevereiro de 2012, passaram divulgar um material publicitário que continha uma pinha, fazendo referência expressa a Dr. Pinheiro, que há época já se projetava para concorrer as eleições deste município.

Tal afirmação pode ser facilmente comprovada com uma rápida pesquisa na internet, onde os blogs que noticiam os fatos importantes da cidade, comprovam que é de conhecimento geral que, o nome PINHA reforça a associação imediata ao representado José Pinheiro, sendo inclusive símbolo durante a campanha do representado. Referidos adesivos constituem propaganda eleitoral extemporânea, inequivocamente antecipada, porquanto disponibilizados pelo menos desde abril de 2012, quando se sabe que o período legal de propaganda se iniciava a partir de 06.07.12 e terminava com as eleições.

Em geral, pode-se definir como propaganda eleitoral a divulgação pelo pretenso candidato, por qualquer meio de mídia, de mensagem (no caso, visual - os adesivos) que induza o eleitor, de preferência de modo instantâneo, que aquela pessoa tem determinada pretensão política e que necessita do voto para alcançá-la, não importando se o pedido de voto é explícito ou implícito. A força da mensagem contida nos adesivos, ora reconhecida, equivale a pedido implícito.

Também em apertada síntese, pode-se definir como promoção pessoal a divulgação pelo pretenso candidato, por qualquer meio de mídia, de mensagem realçando as suas qualidades pessoais ou os seus feitos realizados, quando titular de cargo político em períodos anteriores, em ordem a implantar na mente do eleitor, de modo instantâneo, a ideia no sentido de que é um excelente candidato e que certamente merece a sua preferência. A propaganda eleitoral e a promoção pessoal, na maioria das vezes, podem se fazer presentes na mesma mensagem, mas isto não significa que ambas se confundem, tendo cada qual um substrato fático diverso, o que não inibe a aplicação de multa por infração à legislação eleitoral que trata da propaganda extemporânea.

É tênue a linha entre a propaganda eleitoral extemporânea e a mera promoção pessoal, devendo ser verificada no caso concreto, sendo observados a intenção de divulgar o cargo político, a ação política que se pretende desenvolver e os méritos que habilitam o beneficiários ao exercício da função.

Entendo, data venia, que se prevalecer somente essas exigências para a configuração da propaganda antecipada, muitos candidatos de fato ou pré-candidatos se utilizarão de artifícios dessa natureza para divulgação de seu nome ou imagem em ano eleitoral, em clara fronta à legislação eleitoral. Os atos de promoção pessoal realizados por quem possui filiação partidária em ano de eleição, não tem outra finalidade que não seja a divulgação de seu nome para o pleito, a prova é tanta que esse raciocínio prevalece, que o representado tornou-se concorrente ao cargo de prefeito e utilizou a PINHA como símbolo de sua campanha.

Os demais representados comprovaram que retiraram os adesivos de seus veículos, contudo o entendimento dominante da doutrina é de que comprovada a responsabilidade ou o prévio conhecimento do beneficiário, a retirada imediata da propaganda irregular não basta para elidir a aplicação da multa prevista no § 3° do art. 36 da Lei n° 9.504/97 (AgRgREspe n° 25.584, rei. Min. Antônio Cezar Peluso, de 21.11.2006).

A retirada do adesivo constitui mera obrigação do representado diante do ilícito já cometido. Todavia, este só será caracterizado, se houver comprovação do que a doutrina chama de prévio conhecimento.

Quanto à prova do prévio conhecimento, esta também resta caracterizada uma vez que os adesivos estavam pregados nos carros dos representados, portanto óbvio que sabiam de sua existência. Em suas defesas alegam que se tratava na verdade de manifestações individuais e que não há padrão na “pinha” afixado nos veículos e que jamais foram incentivados ou coagidos por Dr. Pinheiro a realizar tal prática, tratando-se portanto de livre manifestação de pensamento.

Com suas defesas os representados reforçam a tese de que sabiam que a “pinha” fazia referência clara à pessoa de José Pinheiro. Tais afirmações não podem servir de justificativa para eximir da responsabilidade os representados, já que confessaram que sabiam da relação que faria, empreenderam a conduta vedada. Quanto a ausência de padrão, as provas trazidas pelo Ministério Públicos são de clareza solar, que se tratam do mesmo adesivo (fls. 10/15)

Dessa forma, entendo evidente o prévio conhecimento.

Nesse sentido o TSE já se manifestou que: “é possível a imposição de multa por propaganda eleitoral antecipada na hipótese em que, em face de indícios e circunstâncias contundente, deduz-se como evidente o prévio conhecimento sobre a propaganda” (TSE, Acórdão, 3831/SP, DJ de 07/02/2003)

Por sua vez, o TSE firmou entendimento segundo o qual, para averiguar a eventual existência de propaganda eleitoral extemporânea, cabe observar não apenas a literalidade da mensagem, mas, também, todos os outros fatos que lhe são circunscritos.

Nesse sentido:

AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. PROPAGANDA ELEITORAL. EXTEMPORANEIDADE. RES.-TSE Nº 22.261/2006, ART. 1º, § 2º. MULTA.ADESIVO. FOTOGRAFIA.NOME. CARGO. SIGLA. PARTIDO POLÍTICO. AUTOMÓVEL. 1. Além do nome e cargo do recorrente, os adesivos também estampavam sua fotografia e sigla partidária. A mensagem que se extrai da combinação desses elementos é nitidamente eleitoral, não havendo como interpretá-los de maneira diversa, sob pena de inviabilizar a eficácia dos dispositivos legais pertinentes à espécie. 2. Em relação à ausência de plataforma política ou menção expressa à eleição, esta Corte entende que "[...] a fim de verificar a existência de propaganda subliminar, com propósito eleitoral, não deve ser observado tão-somente o texto dessa propaganda, mas também outras circunstâncias, tais como imagens, fotografias, meios, número e alcance da divulgação" (REspe nº 19.905/GO, DJ de 22.8.2003, rel. Min. Fernando Neves). (Grifei)

Assim, entendo que o referido ato cometido pelos representados configura  propaganda eleitoral extemporânea, visto que destinada  a lançar o nome de Dr. Pinheiro perante o eleitorado, antes do prazo previsto em lei.

Ante o exposto, julgo procedente o pedido formulado na presente representação, o que faço pelas razões acima expendidas, com fulcro no art. 36, §3º da Lei 9.504/97 e, em consequência, condeno cada um dos demandados  ao pagamento R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o mínimo legal.

Registro por oportuno que Maria Salizete de Morais não consta da petição inicial como representada, razão pela qual nenhuma medida deve ser tomada contra ela.

Com o trânsito em julgado, notifiquem-se os devedores para, no prazo de 30 dias, efetuar o pagamento do montante através de GRU, na conta do Tesouro Nacional, para posteriormente, ser transferido para a conta do TSE e repassado ao Fundo Partidário.

P.R.I.

Apodi, 31 de janeiro de 2013.


Katia Cristina Guedes Dias
Juíza da 35ª Zona Eleitoral

Túnel do Tempo (parte 115). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

A fotografia cedida para o quadro "Túnel do Tempo" de hoje é datada do ano de 1998/99. O ‘retrato’ de hoje trás um grupo de Escoteiros de Apodi. Quem são que aparecem no retrato?


Resposta: Netinha, Junior de Garaldo, Antônio da Costa Chagas, Edson Costa, Pedro Bandeira e Evangelista Filho. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Criação de um polo industrial em Apodi está sendo articulada pelo prefeito Flaviano Monteiro



A criação de um Polo Industrial em Apodi está sendo articulada pelo prefeito Flaviano Monteiro, que segunda-feira esteve em Natal com uma comitiva e foi recebido  pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, e pelo corpo técnico da secretaria.

No encontro foi discutido o apoio do governo do Estado para implantação de mais uma fábrica de mármore em Apodi e a criação de um polo industrial. “Se o Estado vai criar novos polos, queremos o nosso, porque não aceitamos mais transportarem nossas riquezas em carrocerias de caminhões”, reclamou Flaviano.

A proposta de Flaviano é que sejam criados dois polos no município: um para o calcário e outro para as demais indústrias. “A ideia de se criar um polo somente para a industrialização do limestone é porque Apodi tem a maior reserva mundial desse tipo de rocha, que é exportada para outros estados, sem que os apodienses se beneficiem dessa riqueza natural”, explicou.

O representante do grupo de empresários italianos, Cesari Ferrari,  que pretende investir em uma indústria de beneficiamento desse produto no município, confirmou a exportação de blocos de calcário de solo apodiense para abastecer indústrias do grupo, no Espírito Santo. “Com a instalação da fábrica, todo processo será feito em Apodi, beneficiando a população local, com a geração de emprego e renda”, justificou o empresário.

O secretário se comprometeu estudar o apoio à instalação da nova marmoraria, que já teve o terreno doado pela prefeitura e espera contar com a instalação do poço e da energia, pelo governo do Estado. Com relação à criação do polo, o prefeito espera contar com o apoio técnico da secretaria, o que já foi sinalizado por Rogério Marinho, que marcou visitar a Apodi em março, para ver a viabilidade do polo industrial.

Fez parte da comitiva que acompanhou o prefeito à audiência com o secretário, o deputado Getúlio Rego, a vereadora Hortência Regalado, Solon Regalado e os empresários Altino Veríssimo, Braúlio Ribeiro, Djalma e Cesari Ferrari.

Fonte: Ascom Apodi 

Projeto de transporte gratuito para universitários será votado amanhã, na Câmara Municipal

Na manhã de hoje, estiveram reunidos na Secretaria de Educação de Apodi, vereadores, estudantes Universitários, assessoria jurídica da prefeitura de Apodi e representantes da Secretaria Municipal de Educação, para discutir o projeto Trans-formação - Projeto de transporte coletivo Gratuito Universitário aos Estudantes Apodiense.

A gratuidade do transporte universitário foi uma das promessas de campanha do prefeito Flaviano Monteiro, que transformou a intenção em projeto que será debatido e votado amanhã, em sessão ordinária na Câmara Municipal, ocasião em que deverá contar com a presença dos estudantes universitários.

O prefeito não esteve presente na reunião, mas deixou sua mensagem de apoio ao projeto que “tem um caráter social e encontra-se respaldado nos primados da Constituição Federal, ressalta a importância de conceder estímulos e mecanismos de melhoria ao nível educacional dos cidadãos apodienses”, frisou.

Ascom Apodi

Dr. Paulo participa do Acolhimento Nacional de Secretários Municipais de Saúde

Dr. Paulo Viana – Secretário de Saúde de Apodi
O secretário municipal de Saúde, Paulo Viana, esteve em Brasília na semana passada, para participar do Acolhimento Nacional de Secretários Municipais de Saúde, organizado pelo Ministério da Saúde, com a presença do ministro Alexandre Padilha.

O evento contou com mais de três mil secretários de saúde de todo o país e teve como objetivo apresentar as principais políticas e linhas de financiamento do Ministério da Saúde para os novos gestores dos municípios brasileiros.

Durante o evento, o ministro anunciou investimentos na Atenção Básica, ampliação das Unidades Básicas de Saúde – UBS, expansão do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, universalização do Núcleo de Saúde da Família, disponibilização de recursos para a construção de mais Unidades de Pronto Atendimento (UPA), entre outras medidas que trarão melhorias e novidades à saúde de Apodi.

Em seu discurso, o ministro deu ênfase à importância do Sistema Único de Saúde (SUS), de comprometimento de gestores com a construção das políticas públicas expansão da Atenção Básica e aconselhou os secretários a não se prenderem nos seus gabinetes e ampliar o diálogo com a comunidade.

“O encontro foi muito positivo e as minhas expectativas com a saúde pública de Apodi são muito boas, principalmente com o anúncio do ministro sobre o aumento dos investimentos em saúde. Pela sua fala, percebi que estamos no caminho certo e mesmo antes das recomendações do ministro, já discutíamos de divulgação do SUS e da ampliação e fortalecimento da Atenção Básica”, avaliou o secretário.

Fonte: Ascom Apodi

Público prestigia encerramento dos Jogos Pré-Carnavalescos de Apodi

Atleta Maicon e o secretário de esportes Francisco Gama

Os Jogos Pré-Carnavalescos 2013 que teve início no dia 19 de janeiro atingiu seu recorde de público no dia 04 de fevereiro. O Ginásio Poliesportivo Wilson Custódio Diógenes estava lotado no dia do encerramento dos Jogos nesta última segunda. As finais da 1ª e 2ª Divisão do Futsal foram as grandes atrações e fizeram as torcidas de Apodi e Itaú vibrarem.

A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer organizou um programa especial para o encerramento dos Jogos. Toda a equipe organizadora liderada pelo Secretário Francisco Gama estava comprometida com a festa.

Além de prestigiar as finais da 1ª e 2ª Divisão do Futsal, os espectadores presentes na festa de encerramento assistiram a entrega das premiações das modalidades integrantes dos Jogos. Para estes momentos de premiação, as autoridades presentes no evento foram responsáveis pela entrega das medalhas e troféus. A premiação foi entregue nos intervalos dos jogos finais e após o término de cada jogo.


As autoridades presentes eram o vice-prefeito de Apodi José Maria, o chefe de Gabinete Pedro Júnior, o secretário anfitrião Francisco Gama, o secretário de Obras Samuel Nogueira, o presidente da Câmara de Vereadores João Evangelista, o prefeito de Itaú Ciro Bezerra, o vice-presidente da Federação Norte-riograndense de Futsal Professor Ideraldo Bezerra, Pastor Joziran Vieira da Igreja Congregacional e Francisco Paiva.

Na 2ª divisão, o campeão foi o time Itaú e o vice-campeão foi o time Bamburral (Apodi).

Na 1ª divisão, o grande campeão foi o time Bragadá/Olé (Apodi) e o vice-campeão foi o time Itaú.

Nas tabelas estão as informações referentes aos Jogos Pré-Carnavalescos 2013 – Apodi-RN incluindo Equipes Participantes, Total de Atletas, Total de Equipes, Classificação por Modalidade - Campeão e Vice-campeão, Artilharia por Modalidade, Modalidades e Categorias Oferecidas.

Promoção: Prefeitura Municipal de Apodi
Realização: Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.
Fotos: Jânio Duarte

Confira o Edital do Processo Seletivo da Prefeitura do Apodi


Já foi publicado no site da FEMURN (Diário Oficial dos Municípios), e o blog ApoDiário disponibiliza aos leitores o edital.

As inscrições começam hoje a partir das 8hs na sede da Prefeitura Municipal. Leiam o edital clicando no link abaixo:

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Audiência sobre perenização do Rio Umari conta com a presença de Flaviano e Zé Maria



O projeto de Perenização do Rio Umari foi discutido em audiência pública realizada pela Associação dos Pequenos Produtores dos Sítios Reunidos de Trapiá I e II, Bamburral e Carafosca, na manhã de domingo.

A audiência aconteceu na sede da Associação, na comunidade de Trapiá II e contou com a presença do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro e do vice-prefeito, José Maria que participaram do debate sobre a viabilidade do projeto.

Flaviano ressaltou que a luta do Vale já dura 10 anos e que é preciso de um entendimento do Vale do Apodi e para isso, convidou o prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira e o secretário de agricultura de Caraúbas.

O prefeito defendeu que primeiro deverá ser resolvido o problema da água no Vale, para depois ir para as demais regiões de Apodi e no final, parabenizou o forte homem do campo, pela luta, mesmo com as adversidades provocadas pela seca.

A audiência contou também com representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, vereadores que representam o Vale do Apodi e representante do Dnocs.

Fonte: Ascom Apodi 
Fotos: Jânio Duarte

Escola Zenilda Gama ganha prêmio por projeto na categoria Iniciação Científica

A 13ª DIRED participou do evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação, que marcou o encerramento do Ano Letivo 2012 e o lançamento da Agenda Positiva 2013. O evento aconteceu no auditório Lavoisier Maia, do Centro de Convenções de Natal.

Na ocasião, professores, alunos e técnicos da Educação, de todas as regiões do Estado, receberam comendas e homenagens da governadora Rosalba Ciarlini, e da secretaria de Estado da Educação, Betânia Ramalho.

De Apodi, a Escola Estadual Professora Zenilda Gama, recebeu comenda pelo 1˚ lugar na categoria Iniciação Científica, e a Escola Sebastião Gurgel, de Caraúbas, o 2˚ lugar. Os alunos dos projetos e seus orientadores foram homenageados.

Outras escolas pertencentes à circunscrição da 13ª DIRED receberam certificação por seu desempenho em boas praticas de aprendizagens. Foram elas as escolas estaduais Antônio Francisco, Sebastião Gomes, Ferreira Pinto, Maria Silvia, Antônio Carlos, Alvani de Freitas Dias, 12 de Outubro, e Professor Antônio Dantas.

Nota do blog: Projeto: Uso de cera de abelhas do revestimento de frutas. Escolas Estadual Professora Maria Zenilda Gama Tôrres – Apodi/RN - 13ª DIRED. Alunos: Antônio Tôrres Geracino e Francisco Jocyel de F. Fernandes. Professora Orientadora: Antonia Gidelia da Costa Oliveira.

Reconhecendo a qualidade dos experimentos científicos e pedagógicos construídos e desenvolvidos pelas escolas da Rede Estadual, três unidades da circunscrição de Apodi conquistaram espaço entre os dez melhores projetos.

Secretaria de Saúde promove campanha educativa durante o Carnaval


Teve início hoje pela manhã, no posto de saúde do CAIC, a campanha “Carnaval com Segurança é mais Divertido”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde que pretende conscientizar a população sobre a associação perigosa de álcool e volante, além da importância de se prevenir de DSTs com uso do preservativo.

“Acreditamos que a campanha será um evento interessante e nos proporcionará bons resultados, pois compreendemos que pequenas ações como esta podem salvar vidas, e, portanto, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da saúde da população apodiense”, ressalta o secretário Paulo Viana.

Considerando que em épocas festivas os índices de acidentes no trânsito chegam a dobrar e que com o abuso do álcool as pessoas ficam mais suscetíveis a terem relações sem a devida proteção, durante as noites de carnaval terá uma equipe para primeiros socorros e fazendo o trabalho de conscientização e prevenção de acidentes e das DSTs.

A campanha vai até o dia 07, com distribuição de kits com preservativos e panfletos informativos no posto do CAIC e será finalizada no centro da cidade com blitz no semáforo, na sexta à tarde e no sábado durante todo o dia. Para a realização da campanha a Secretaria de Saúde conta com profissionais da Atenção Básica, voluntários, associações, polícia militar e religiosos.

Ascom Apodi

Secretaria de Educação realiza Semana Pedagógica





Com expressiva participação de educadores do município, na manhã de ontem, teve início a programação da Semana Pedagógica 2013, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e da Cultura, que tem como tema "O entender das Políticas Publicas para fazer uma Educação Básica de qualidade”.

Ao abrir oficialmente o evento, a secretária de Educação, Mara Marlizete lembrou da experiência como secretária, mas reconheceu o desafio que tem pela frente, com a implantação de novos programas, como o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa, para promover avanços nos índices de avaliação do MEC.

O tom do discurso do prefeito Flaviano Monteiro foi de entusiasmo, mas também de consciência das limitações intrínsecas ao cargo de gestor publico. Ele pediu a união dos educadores e um cuidado especial com as crianças, para que elas tenham oportunidade de serem pessoas melhores. "Estou emocionado em abrir a Semana Pedagógica Municipal como Prefeito, sendo eu um professor, assim como a maioria dos presentes”, confessou.

A diretora da 13ª DIRED, Raimunda Freire, falou da necessidade de uma parceria entre as redes  estadual e municipal de ensino e valorizou a importância da alfabetização até os oito anos para que os alunos ao chegarem nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio estejam melhor preparados.

O evento contou ainda com o lançamento oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,  entre o governo federal, Estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar as crianças até, no máximo, 8 anos, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Ascom Apodi 
Fotos: Jânio Duarte

‎Comunicado sobre o Processo Seletivo Simplificado

Boa tarde!

Ontem, foi publicado neste blog o comunicado referente a processo seletivo simplificado e faltou publicar o edital, que não havia sido publicado no diário oficial devido uns ajustes que precisavam ser feitos.

O edital será publicado amanhã, no diário oficial, no site da FEMURN.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento.

Ascom Apodi

‎Comunicado urgente retiro 2013

PRECISA-SE DE COZINHEIRAS

Estamos interessados em CONTRATAR 2 (duas) cozinheiras pro nosso Retiro em Martins, as interessadas entrar em contato com a organização do Retiro. Contatos logo a baixo.

Océlio - 9149 1511
Edson - 9118 5915
Pr. Welitton - 9115 5187

Secretarias de Urbanismo e Obras promovem limpeza na barragem





Na semana que antecede o carnaval, as secretarias de Urbanismo e Obras intensificam as ações com o objetivo de deixar a cidade limpa e organizada para melhor receber os foliões.

Depois de realizar mutirões nas comunidades de Soledade e Melancias, que ficam na rota dos foliões, os secretários Reginaldo Ponciano e Samuel Nogueira organizaram mutirão na barragem de Santa Cruz, que no período do carnaval deverá receber milhares de foliões.

“Os foliões virão curtir o nosso carnaval, mas também apreciar os nossos cartões postais, que são a Barragem e o Lajedo de Soledade que se encontravam com muito lixo acumulado; daí a urgência em promover uma limpeza geral”, analisou Samuel.

Fonte: Ascom Apodi

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Reunião de discussão de perenização do Rio Umari



Aconteceu ontem (03), na sede da comunidade do Trapiá II a reunião de discussão da perenização do Rio Umari.

Depois 10 anos de luta o Vale do Apodi poderá contar em breve com a perenização do Rio Umari, através do projeto do Dnocs.

Durante algumas horas os agricultores discutiram a proposta que beneficiam mais agricultores do Vale do Apodi.