sábado, 29 de junho de 2013

Apodi Junino - foi show!!!

Concurso da rainha junina municipal, barracas com comidas típicas, apresentação de quadrilhas e muitos shows musicais marcaram a primeira noite do Apodi Junino 2013, realizado pela Prefeitura de Apodi, no Calçadão da Lagoa.

A noite teve inicio com o concurso da Rainha Junina Municipal com a participação das representantes dos bairros, consagrando – se campeã a bela Ellen Maria que representava o arraiá da Rua 7 de Setembro. Logo após o concurso, teve a apresentação da quadrilha Moleque Arretado do assentamento Frei Damião e a quadrilha Balakubaco, da cidade.

Concurso de Rainha Junina Municipal e shows musicais marcam a abertura do Apodi Junino

Concurso da rainha junina municipal, barracas com comidas típicas, apresentação de quadrilhas e muitos shows musicais marcaram a primeira noite do Apodi Junino 2013, realizado pela Prefeitura de Apodi, no Calçadão da Lagoa.

A noite teve inicio com o concurso da Rainha Junina Municipal com a participação das representantes dos bairros, consagrando – se campeã a bela Ellen Maria que representava o arraiá da Rua 7 de Setembro. Logo após o concurso, teve a apresentação da quadrilha Moleque Arretado do assentamento Frei Damião e a quadrilha Balakubaco, da cidade.

“Estamos iniciando um novo evento em nossa cidade e optamos para realizá-lo só agora em respeito às festividades religiosas da paróquia de São João Batista”, declarou Isaac Paiva, Secretário de Turismo, órgão que está realizando o evento.

Ao termino das apresentações, a noite foi animada pelas bandas Cezão do Forró, André Luví e Forró do Villa. As festividades do Apodi junino continuam neste sábado (29/06), com e Nilson Viana e Menina Dengosa, Jair Gama e Forró Novo Skema e Giannini e Thábata.

Convite: Curso para Gestantes - GESTAVIDA

Clique para ampliar

Após pressão, prefeitura volta atrás e cancela o corte nos salários dos professores no CE

Menos de um mês após tirar dos professores da rede municipal uma gratificação que corresponderia a 40% dos salários, a prefeitura de Juazeiro do Norte (a 548 km de Fortaleza) não resistiu à pressão popular e voltou atrás.

Nesta sexta-feira (28), após reunião com a categoria e o MP-CE (Ministério Público do Ceará), a prefeitura anunciou a recomposição dos salários, na forma como era anteriormente. “Nós assinamos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP, e vamos encaminhar uma nova uma mensagem ao Legislativo para algumas alterações do plano”, disse a procurador do município, Mariana Gurgel, que representou a prefeitura no encontro.

Agripino está fazendo as contas para 2014

Deu no Cláudio Humberto:

Nas contas do presidente do DEM, José Agripino (RN), segundo os diretórios estaduais, o partido poderá alcançar entre 40 e 50 deputados federais em 2014, quase a bancada que tinha antes da criação do PSD.

Congresso fica “calado” aos anseios das ruas

Se o Congresso quisesse de fato dar uma resposta às ruas bem que poderia colocar em pauta a PEC 18, de autoria do senador Jarbas Vasconcelos, que propõe que o parlamentar condenado pelo Supremo Tribunal Federal perda automaticamente o seu mandato.

Mas…

Como neste país tudo pode, fica como está!

Brasileiros poderão ir às urnas em agosto

O TSE deve responder à consulta feita pelo Governo sobre a realização do plebiscito ainda neste fim de semana.

Mas o povo brasileiro só poderá ir às urnas entre 18 1 28 de agosto, se houver de fato um grande esforço de gestão operacional por parte da justiça eleitoral. Se o plebiscito passar, o Congresso pode votar a proposta no início de outubro.

Primeira chamada para o ProUni será neste domingo

O Ministério da Educação divulgou que o Programa Universidade para Todos (ProUni), registrou o total de 436.941 candidatos a bolsas. O número de inscritos chegou a 844.864, pelo fato de cada estudante ter a opção de escolher dois cursos.

Segundo o MEC, este ano a entidade oferece 90.045 bolsas, sendo 55.563 integrais, aquelas com 100% de isenção, em instituições particulares de educação superior.

O Ministério da Educação informa que o processo seletivo deste segundo semestre prevê duas chamadas. A primeira chamada ocorre já neste domingo, 30, pela internet. A segunda está prevista para o dia 16 de julho.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Governo dá primeiro passo para implantação do projeto MAIS RN

O Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) assinaram, na noite desta sexta-feira (28), a ordem de serviço com a empresa de consultoria Macroplan, que dará apoio à construção do banco de dados do projeto MAIS RN. A solenidade de assinatura foi realizada na sede da Fiern e contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho.

Com o objetivo de definir uma política econômica para o desenvolvimento do Estado pelos próximos 20 anos, o projeto MAIS RN funcionará como uma agenda econômica para o Rio Grande do Norte. Esta agenda visa estruturar as informações necessárias para se ter uma visão sistêmica do processo econômico estadual, mostrando as potencialidades relevantes, bem como as principais barreiras e dificuldades apresentadas para que se possa identificar as ações e demandas que venham a estabelecer um cenário de desenvolvimento.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, ressalta que o detalhamento que o projeto possibilitará será de extrema importância para a economia do Estado. “Teremos a oportunidade de potencializar as vocações do Estado e, com isso, oferecer uma maior capacidade de captação de recursos, de atração de investimentos e oportunidades de negócios”, explica o titular da Sedec.

Centro Terra Viva faz discussão de Implementação das Casas Digitais com apoio da Prefeitura de Apodi

Aconteceu na manhã de hoje, no escritório do Centro Terra Viva em Apodi, uma reunião que marcou mais um grande passo para a inclusão digital no município. Uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Apodi, Centro Terra Viva, Projeto Dom Helder Câmara, Ministério das Comunicações e Ministério do Desenvolvimento Agrário vai garantir a instalação de 5 Casas Digitais (Água Fria, Bamburral, Nova Descoberta/Soledade, Milagre e Paraíso) totalmente equipadas no município de Apodi.

Em 2008 o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou o projeto Territórios Digitais, com o objetivo de oferecer gratuitamente o acesso à informática e internet para populações rurais, por meio da implantação de Casas Digitais. As Casas Digitais são espaços públicos localizados nos Territórios da Cidadania, que devem dispor de energia elétrica e segurança adequada para receber os equipamentos de informática (computadores, servidor, antena via satélite, roteador wireless, data show e mobiliário). São escolhidas pela própria comunidade e tornar-se ponto de acesso comunitário gratuito de assentados e assentadas, agricultores e agricultoras familiares, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A idéia central é garantir ao público-alvo a universalização do acesso às tecnologias de informação e comunicação e à rede mundial de computadores.

No município de Apodi, os equipamentos já estavam esquecidos, ainda nas caixas lacradas, nas comunidades onde foram contempladas com o projeto, alguns equipamentos já apresentavam possíveis danos devido ao tempo sem uso. Vendo a importância de colocar as Casas Digitais em funcionamento, abertas aos agricultores e agricultoras, o Centro Terra Viva, que atua nessas comunidades e assentamentos através do Projeto Dom Helder Câmara, teve a iniciativa de convidar a prefeitura municipal de Apodi para assumir a responsabilidade de instalação das Casas.

Após uma reunião com os representantes das comunidades e assentamentos, o prefeito Flaviano Monteiro, junto a sua comitiva administrativa, se comprometeu em instalar as Casas Digitais ainda na primeira quinzena de julho, dando a garantia de internet e manutenção nos equipamentos que necessitam.

O CAPS de Apodi atende mais de 300 usuários por mês

O Centro de Atenção Psicossocial de Apodi – CAPS I, está desenvolvendo um trabalho muito importante na  ressocialização de usuários do sistema de saúde mental, oferecendo atendimento, acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Sob a coordenação da psicóloga Rafael Azuzzy, que também atende os pacientes, o CAPS I conta com profissionais como a psiquiatra Dr. Micheline Abrantes, o farmacêutico Tárcio Maia, as assistentes sociais Flávia Lima e Kézia Costa, a enfermeira Luzia Maia, a técnica em enfermagem Maria Marli e equipe do SAME, farmácia e zeladoria.

Toda essa equipe está empenhada em atender da melhor maneira possível os 19 pacientes intensivos que frequentam o CAPS, 21 dias ao mês, os 60 pacientes semi-intensivos que precisam estar no CAPS de 12 a 14 dias ao mês e os 234 pacientes não-intensivos que frequentam no mínimo 3 dias ao mês.

“A psiquiatra Dr. Micheline Abrantes está realizando um trabalho de análise de todos os prontuários para avaliar as possíveis mudanças de níveis ou o encaminhamento para os atendimentos de atenção básica de saúde”, explica a assistente social Flávia Lima.

O CAPS I funciona de segunda a sexta, com atendimento de psiquiatria nas quartas e quintas e marcação de consultas na segundas e terças. O procedimento básico para tornar-se um paciente é o encaminhamento através da ficha de referência da psiquiatria, seguido de apresentação de documentos e fotografia.

[public] Droga Center – Sua melhor opção em Saúde!

Não resta dúvida que a Droga Center é a melhor, mais completa e sortida drogaria de nossa cidade.
Isso sem falar dos preços imbatíveis. São três estabelecimentos em Apodi: a principal na Rua Governador Dix-Sept Rosado, a Droga Center 24 horas no centro da cidade e a Droga Center da Lagoa Seca. E mais uma loja no Mossoró West Shopping.
Proprietários da rede Droga Center em Apodi
E agora a Droga Center pioneira na região do Médio Oeste está vendendo medicamentos do Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de  "Aqui tem Farmácia Popular".
Preço baixo é aqui! Passe lá e comprove o que estamos anunciando.

Redução na tarifa de energia em Apodi: “um peso e duas medidas”

Já que perguntar não ofende a ninguém, lá vai…

Para que danado serve a redução no  valor da taxa da conta da energia se aumenta o valor em outros segmentos?

O apodiense chega nas prateleiras dos supermercados e encontra tudo mais caro.

Se vai à feira comprar os legumes e frutas para a semana, o preço está “mais que salgado”.

E por aí vai seguindo em outros setores…

Essa conversinha tem sempre um peso e duas medidas!

Quem sai prejudicado?

Nós, é claro!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Calendário letivo de 2014 da rede estadual poderá passar por mudança

O calendário do ano letivo de 2014 das escolas estaduais do Rio Grande do Norte já esta pronto, mas poderá passar por alterações em virtude da realização da Copa do Mundo no Brasil. As aulas iniciam em 21 de janeiro e no meio do ano haverá um mês de férias e encerrando em 30 de dezembro.

A proposta foi enviada pela Secretaria Estadual de Educação às Diretorias Regionais de Educação e Desportos (DIREDs) para serem analisadas. Durante o período de realização da Copa do Mundo de 12 de junho a 13 de julho de 2014 não haverá aulas, nesse período acontece às férias escolares.

De acordo com a possibilidade de um novo calendário letivo, a mudança no período de férias não prejudicará o ano letivo.

As férias geralmente são de 15 dias, mas com a mudança passam a ser de 30 dias. Durante o período de Copa do Mundo muitos dias letivos seriam perdidos e com essa mudança nem perdem alunos nem professores.

Vem aí o “bicibusão”…..rsrsrsrs

Enquanto a revolta no transporte público não é resolvida, um leitor do blogue achou uma forma de se locomover mais fácil e barata:
Vem aí o bicibusão!
E aí vai encarar?
ATT0001845

Geração de Emprego e Renda - parceria entre a PMA e a Limestone


Flaviano Monteiro esteve acompanhado do vice José Maria, do empresário Márcio Valdevino, além do vereador Ângelo Suassuna e do secretário Samuel Nogueira visitando a empresa Limestone do Brasil, instalada na Chapada do Apodi.

A parceria entre a empresa e a PMA se forma como incentivo a geração de emprego e renda na cidade.

por DeAssis Oliveira

TCE amplia controle interno de municípios do RN

Até o final de 2012, apenas 33 municípios do Rio Grande do Norte apresentavam na sua estrutura órgãos de controle interno, como determinado pela Constituição Federal e Lei de Responsabilidade Fiscal. O dado foi apresentado pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, na abertura do Seminário “Práticas de uma Gestão Municipal Responsável”, realizado no auditório da Escola do Governo, no Centro Administrativo, lembrando que esta situação levou o Tribunal de Contas a priorizar o tema, apontando como uma de suas prioridades colaborar com a implementação dos controles internos em todos os 167 municípios do Estado até 2014.

Para isso, informou o conselheiro Paulo Roberto Alves, já foram adotadas algumas medidas, iniciando com a definição de um projeto com cinco metas visando dar o suporte necessário para que os gestores municipais possam implantar seus controles internos com eficiência e eficácia. Entre as propostas, destaca-se não somente para a criação, mas a manutenção e o controle desses órgãos, além de capacitação de servidores.

Receita dos municípios volta a cair 19,54% e preocupa prefeitos

Durante os últimos três anos as prefeituras municipais de todo Brasil vêm registrando diminuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prejudicando significativamente os serviços mais essenciais à população, preocupando cada vez mais prefeitos e prefeitas que não se cansam de voltarem a Brasília em busca de socorro.

Segundo levantamento da União Brasileira de Municípios (UBAM), o governo já subtraiu mais de R$ 3 bilhões da fatia do bolo tributário, recursos esses que deveriam ser destinados aos pequenos entes da federação. Desde a gestão de Lula, o governo da União vem renunciando impostos, através da desoneração do IPI e IR, sem mexer nas contribuições, o que causou um rombo significativo e irreparável no FPM, já que seus principais ingredientes do Fundo são esses tributos desonerados todo ano.

Inscrições abertas da I Copa Municipal de Futsal

O Secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Francisco Gama comunica a todos os desportistas e interessados que queiram participar da I Copa Municipal de Futsal, que as inscrições estão abertas até o dia 29/06/2013.

Congresso Técnico: 29/06/2013

Horário: 09h30min

Local: Secretaria da Juventude, Esporte lazer.

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Prouni

Programa oferece mais de 90 mil bolsas de estudo em instituições privadas

O prazo para inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni) termina nesta quinta-feira (27) às 23h59. As inscrições devem ser feitas no site do programa. Inicialmente, o prazo final era o dia 25, mas o Ministério da Educação prorrogou a data. O Prouni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior.

Pode se inscrever o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter zerado a redação e deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter tido bolsa integral em escola particular.

Governo do Estado paga primeira parcela do 13º no dia 29 de junho

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da secretaria de Planejamento e Finanças, informa que todos os servidores estaduais terão a primeira parcela (40%) do 13º salário creditada em suas contas no próximo sábado, dia 29 de junho. Já os vencimentos relativos ao mês de junho serão pagos nos dias 27 e 28 do corrente mês. Amanhã recebem os servidores com matrículas de 0 a 5. Na sexta recebem os servidores com matrículas de 6 a 9.  A folha de pagamento do mês de junho, que consta de 101 mil 278 servidores, entre ativos, inativos e pensionistas, ultrapassa o valor de R$ 272 milhões, que somados aos R$ 121 milhões da parcela de 40% do 13º salário, representam um montante total de R$393,5 milhões injetados na economia do Rio Grande do Norte.

2ª Edição Vem_Pra_Rua_Apodi hoje a partir das 16h

Catarina escreveu: "Atenção imprensa apodiense, divulguem, por favor: ATENÇÃO APODI...

Nesta quinta-feira estaremos realizando nosso segundo ato, nossa segunda manifestação.

Entendemos e, queremos deixar bem claro, que o nosso movimento tem cunho nacional.

Lutamos por melhorias do país, pois, sabemos que isso também influencia nossa pequena cidade. Dessa maneira, gostaríamos de convidar você que não foge da luta a troco de nada para participar conosco e mostrar sua indignação diante dos acontecimentos atuais. Lutamos por melhoria da nossa educação, da nossa frágil saúde, pelo fim da corrupção, lutamos contra impunidade desses políticos ladrões, lutamos contra os alto salários dos mesmos, lutamos contra a PEC 33 também. Essas são apenas algumas lutas do nosso movimento. Então não se pergunte porque estamos nas ruas, motivos certamente não faltam. Estamos estonteantes, felizes, a luta popular está ganhando forças a cada dia que passa, as pessoas estão entendendo que o poder é nosso, está nas nossas mãos. Uma prova disso foram algumas conquistas, como: Desaprovação da PEC 37 e destinação dos royalties do petróleo para nossa educação. É assim que se faz, os político têm que nos servir, os interesses deles têm que ser os mesmos que os nosso. Precisamos progredir, como diz nossa bandeira. Então não podemos parar. Apodi não pode ficar de fora de tudo isso. As decisões, as conquistas dessas lutas influenciarão no progresso do nosso município também! Faça sua parte! Venha pra rua você também! Lute por aquilo que é de direito seu. Não fique aí parado apenas observando o país afundar, enquanto o pobre cada vez fica mais pobre e as riquezas se concentram nas mãos dos poucos ricos. Local: Praça do Lourdes Mota (municipal) Hora: 16h Obrigada!

#VEM_PRA_RUA_APODI #A_MAIOR_ARQUIBANCADA_DO_BRASIL

Túnel do Tempo (parte 135). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Esta foto que estou postando hoje certamente que não encontrará facilidade de ser identificada pelas gerações atuais. É uma foto do final dos anos 80.

Depois, passado tanto tempo da história de Apodi. Vamos tentar identificá-los. Quem aparece no retrato?

Participe do Quadro Túnel do Tempo e envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com ou se preferir jdapodiario@hotmail.com

Resposta: "A Sertaneja" campeã dos Jogos Carnavalescos: em pé Batista da Sertaneja (dirigente), finado João de Castro, jogador de Mossoró, goleiro de Mossoró; sentados: técnico de Mossoró, jogador de Mossoró, Nêgo de Lalá, jogador de Mossoró. Alguns "meninos": do lado esquerdo: Juninho de Izinha (galeguinho) e Leleu; Atrás do gol: "Urubu" e Galego de Edmilson; do lado direito: Carlinhos e Evilázaro de Nova; e filho do finado Antonio de Futão.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

UBS de Santa Rosa já está em andamento

O prefeito Flaviano Monteiro visitou nessa quarta-feira o andamento das obras da Unidade Básica de Saúde da Santa Rosa.

A ordem de serviço foi assinada na semana passada, mas as obras caminhas a passos largos.

ApodiBaixo doPano

“Arrasta pé” para 2014 está apenas começando

O clima é junino, mas o arrasta pé, deverá seguir firme e forte até o pleito de 2014.

Na “quadrilha”,  políticos de todos os tipos. E haja par disputando espaço para conseguir “seu voto”.

Não esquecendo do casamento matuto, onde “os noivos” brigam para saber quem estará na cadeira do governo!

Só mesmo muito “quentão” para acalmar os ânimos e esperar a “quadrilha” passar!

TCE define metas para implantação dos controles internos nos municípios

Até o final de 2012, apenas 33 municípios do Rio Grande do Norte apresentavam na sua estrutura órgãos de controle interno, como determinado pela Constituição Federal e Lei de Responsabilidade Fiscal. O dado foi apresentado pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, na abertura do Seminário “Práticas de uma Gestão Municipal Responsável”, realizado no auditório da Escola do Governo, no Centro Administrativo, lembrando que esta situação levou o Tribunal de Contas a priorizar o tema, apontando como uma de suas prioridades colaborar com a implementação dos controles internos em todos os 167 municípios do Estado até 2014.

Para isso, informou o conselheiro Paulo Roberto Alves, já foram adotadas algumas medidas, iniciando com a definição de um projeto com cinco metas visando dar o suporte necessário para que os gestores municipais possam implantar seus controles internos com eficiência e eficácia. Entre as propostas, destaca-se não somente para a criação, mas a manutenção e o controle desses órgãos, além de capacitação de servidores. 

“Atualmente o controle interno é um instrumento indispensável para os controles externos, exercidos pelos TCEs, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Trata-se de um órgão que possibilita uma filtragem local, um olhar sobre a execução e legalidade dos processos, atendendo aos limites impostos pela Legislação”, justificou.

Governo Federal é um mastodonte incapaz

O Governo Federal brasileiro tem mais de 22 mil cargos comissionados e quase 40 ministérios.

Um mastodonte incapaz de atender aos anseios populares. Pesado, sonolento e caríssimo.

Todo o Estado francês tem pouco mais de 4,5 mil cargos comissionados e 34 ministérios, sob o comando de François Hollande.

Ano passado, até redução salarial foi adotada no topo do poder da França, com encolhimento de 30%.

Brasil, país riquíssimo, tudo é diferente.

por Carlos Santos

Banco Mundial assina contrato para liberar 360 milhões de dólares para o RN

Informação que chega de Washington (EUA) para o Blog da Thaisa Galvão:

O Banco Mundial acaba de assinar o contrato para liberação de 360 milhões de dólares para execução do projeto ‘RN Sustentável’, do governo do Estado, que inclui investimentos nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, e também no setor de arranjos produtivos – apicultura, aquicultura, ovinocaprinocultura…

Deputado Kelps diz que governadora precisa adotar postura para enfrentar problemas do RN

O deputado Kelps Lima (PR) defendeu que a governadora do Estado convoque os 24 deputados para uma reunião para definir as posturas que serão adotadas no Rio Grande do Norte, para resolver os problemas que estão sendo alvos das críticas das manifestações nas ruas.

“O Rio Grande do Norte está cheio de problemas. O povo está cansado e apavorado. Temos que discutir propostas que tragam soluções imediatas. A presidente Dilma reuniu os governadores dos Estados e os prefeitos das capitais e apresentou uma série de medidas a serem tomadas pelo governo federal. Aqui nós precisamos saber quais são as medidas que o governo do Estado pretende tomar na saúde, na educação e na segurança”, afirmou.

Ele disse que uma das reclamações do povo é a falta de obras estruturantes, como as de mobilidade urbana que não estão sendo vistas em Natal. “Não há uma só parede de tijolo feita com recursos da Copa do Mundo. Só a Arena. Por isso o povo está revoltado. Temos que cobrar. Vamos aproveitar esse momento para melhorar o nosso Estado e melhorar o nosso País”, asseverou.

MP do RN gastará quase R$ 18 mil com “copos e xícaras personalizadas”

O Ministério Público do Rio Grande do Norte firmou contrato com a empresa Casa & Bar Nord. Com. de Utilidades do Lar Ltda, localizada em Fortaleza, para a compra de copos e xícaras personalizadas.

A negociação foi no valor de 17.808,00.

Funcionários do município perderão grande oportunidade para aderir a previdência própria

Em outros posts já expressei a opinião a oportunidade que os funcionários do município do Apodi estarão perdendo em não aderirem a previdência própria.

LEIA MAIS:

É uma diferença muito grande um funcionário se aposentar ganhando metade do salário, atual regime do INSS e ganhando seu salário integral, regime da previdência própria. Obviamente que existia maiores chances de aceitação caso a lei tivesse sido discutidas pessoalmente entre a representatividade municipalidade, vereadores e os funcionários.

Por falar em discutir talvez seja o grande erro que a gestão do professor Flaviano cometeu com relação à previdência própria do município do Apodi. Não se tem noticia de que em momento algum, o projeto tenha sido discutido com o seguimento dos funcionários, oportunizando os mesmo a conhecer artigo por artigo, paragrafo por paragrafo, inciso por inciso do projeto de lei que está sendo analisado pelos vereadores apodienses.

Era para a representação do poder municipal, antes de enviar o projeto para a câmara, ter sentado e discutido cada ponto do projeto com uma representação de todos os seguimentos que compõe os funcionários desse município. Talvez tenha sido essa a grande falha. Uma discussão mais ampla teria levado mais tempo, porém possivelmente as coisas estariam bem diferentes. Aquele discurso do palanque: Construir juntos, lembra? Ai não haveria tido espaço para atuação de um sindicato tão intransigente e quem sabe até usando dois pesos e duas medidas.

Estive entrevistando alguns funcionários da PMA e as opiniões que cataloguei são unanimes: "Conhecemos o projeto de forma superficial, algumas vantagens e desvantagens sem conhecer todo texto em si", é a opinião de muitos.

Mas vejo no projeto um saído real de ver os funcionários ter seus salários melhorados, outros se aposentando com salários mais justos e oportunidades de se abrir um concurso para renovar o quadro de funcionalismo desse município.Pena que as coisas estejam tomando os rumos que estão tomando.

Eu vi no ApodiBaixo doPano que viu no Blog do Professor Toinho.

UERN em Apodi - discussão precisa ser mantida

Um assunto que vez por outra volta a ser destaque em Apodi é a conquista de uma universidade pública em solo apodiense.

Já lutamos pela UFERSA.

Já pedimos a UFRN.

E temos em andamento a conquista da UERN.

Há dias a própria UERN teria anunciado que a licitação para início das obras sairia do papel, mas até o momento a Universidade Estadual do RN não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: DeAssis Oliveira - ApodiBaixo doPano

Convite - Vaquejada de Apodi - Retorno do investimento no comércio local

Prefeitos têm dificuldades para contratar médicos no interior

Aposto os meus “eggs” com qualquer um. Pode até ser que como diz a máxima: toda regra tem exceção… pode ser que tenha!

Aposto que se qualquer prefeito de um município pequeno botar OURO (todo aparelhamento que for necessário) no hospital da cidade como um médico não aceita trabalhar num PSF ganhando R$ 8 ou 10 mil reais mensais. Pode até passar um tempinho e depois pega o beco.

Os prefeitos encontram uma grande dificuldade para encontrar médicos para os municípios. Inclusive, os recém-formados.

RN poderá ter nova onda de greves

Quem dá o “mote” da onda de uma nova greve no Rio Grande do Norte é Vicente Serejo do Jornal de Hoje:

A greve dos técnicos da Emater pode ser o início de uma nova onda de greves estaduais.

O governo derrotou os planos de cargos e salários na Justiça, só represando expectativas que não adormeceram.

Câmara aprova destinação dos recursos dos royalties para a educação e saúde

A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, projeto de lei do Executivo que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação pública, com prioridade para a educação básica, e 25% para a saúde. O governo queria que todos os recursos fossem destinados à educação. Mas, para a aprovação do projeto, as lideranças partidárias fizeram um acordo destinando parte dos recursos para a saúde.

O texto aprovado estabelece que será obrigatória a aplicação dos recursos dos royalties na educação e na saúde pela União, estados e municípios. A proposta também determina que 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal sejam aplicados na educação até que se atinja o percentual de 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Manifestantes querem passar aos parlamentares responsabilidade por mudanças

Depois de ocupar as ruas em protesto por melhorias nos serviços públicos e contra a corrupção, um grupo de manifestantes pretende hoje (26) passar simbolicamente aos parlamentares a responsabilidade pelas mudanças exigidas pela população. Para isso, voluntários posicionam, desde o início desta manhã, 594 bolas de futebol no gramado em frente ao Congresso Nacional.

De acordo com o presidente da organização não governamental (ONG) Rio de Paz, responsável pelo ato, Antônio Carlos Costa, as bolas representam os 594 deputados e senadores. “A ideia é passar a bola para o Congresso, saber o que ele vai fazer a partir de agora. Queremos um Legislativo que fiscalize o Executivo, que desengavete projetos de lei de grande interesse popular e que não se sujeite a lobbies que visam apenas ao interesse próprio e não da nação”, explicou Costa.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Abrigos de Passageiros já estão em plena construção

E os abrigos de passageiros que o prefeito Flaviano Monteiro assinou a ordem de serviço há poucos dias já estão sendo construídos.

Hoje o prefeito visitou o Assentamento Frei Damião para verificar o andamento das obras.

Começa nesta quarta-feira o seminário “Práticas de Gestão Municipal Responsável” do TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) promove nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), no Centro Administrativo, o seminário “Práticas de uma Gestão Municipal Responsável”.  

Na plateia, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, secretários municipais de Planejamento, Administração e Finanças; Controladores municipais e servidores públicos municipais.

Prazo para sacar abono salarial anual termina na sexta-feira

Os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos (aproximadamente R$ 1,3 mil) têm até sexta-feira (28) para retirar o abono salarial (R$ 678) referente a 2012/2013. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estima que mais de um milhão de pessoas ainda não tenham sacado o abono. No total, cerca de 20,7 milhões de trabalhadores têm o direito de receber o benefício, dos quais 19,6 milhões já fizeram o saque. Estima-se que tenham sido gastos mais de R$ 11,5 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) com os pagamentos em 2012.

Os requisitos para ter direito ao abono são: ter rendimento mensal até dois salários mínimos, ter informações cadastradas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e ter carteira assinada ou ter sido nomeado para cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano em questão.

Para sacar o abono, o trabalhador deve ir às agências da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep) com um documento de identificação com foto e o número de cadastro no programa. Quem tem Cartão Cidadão e senha cadastrada também pode sacar o valor em caixas eletrônicos, lotéricas ou postos do Caixa Aqui.

Bancada do PT defende votação de 100% dos royalties para educação

O destaque da pauta de votação do plenário da Câmara nesta semana é o projeto de lei que trata da destinação de 100 % dos royalties do petróleo para a educação. O PL 5500/13, do Poder Executivo, tramita com regime de urgência constitucional e, por isso, tem prioridade de votação sobre outras matérias.  Para a Bancada do PT na Câmara, a aprovação deste projeto é estratégica para o futuro do país.

“A educação é um tema urgente, que está na ordem do dia. Inclusive, já havia sugerido na semana passada ao Colégio de Líderes para votarmos este projeto, que vai garantir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Então, não podemos deixar de votar este projeto nesta semana sob risco de sermos responsabilizados pela omissão”, disse o líder do PT, deputado José Guimarães (PT-CE). Para o líder petista, a proposta dialoga com a sociedade. “Das matérias que tramitam na Casa, talvez esta seja a mais importante até porque você dialoga com os movimentos sociais, dialoga com todos os setores da educação e dialoga com a voz das ruas”, afirmou José Guimarães.

Apodi Junino - Arraiá do povo!

Clique no cartaz para ampliar

Leonardo Nogueira pede estrada entre Apodi e Ceará

Está tramitando na Assembleia Legislativa requerimento do deputado Leonardo Nogueira (DEM), pedindo providências da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e da secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto no sentido de que sejam construídos 20 quilômetros de estrada asfaltada, no trecho que liga o distrito rural de Lajedo de Soledade (Apodi).

A via passa pelo povoado de Olho D’água no município de Apodi, alcançando a divisa do Estado do Ceará.

De acordo com a justificativa do parlamentar, a rodovia vai atender aos anseios dos moradores da região que congrega não só a sede do município de Apodi, mas as demais comunidades que compõem a grande parte da zona rural.

“A estrada vai beneficiar diretamente o distrito Lajedo de Soledade, servindo como obra facilitadora para o fluxo de turistas que procuram conhecer as riquezas culturais do Lajedo, onde são encontradas atrações culturais, por meio da história das figuras rupestres existentes naquele local”, afirmou.

Leonardo Nogueira disse ainda que além do turismo, a estrada vai beneficiar o grande fluxo de agricultores do Rio Grande do Norte e Ceará, que sobrevivem da agricultura, fruticultura e pecuária.

Com informações da Assessoria de Leonardo Nogueira.

Prefeitos do RN querem aprovação da PEC 37

Da coluna da Daniela Freire, n’O Jornal de Hoje:

Há prefeitos do interior do RN rezando e torcendo para que a “PEC37”, que limita poderes de investigação de crimes pelo Ministério Público seja aprovada pelo Congresso Nacional…

Também pudera, muitos desses gestores vêm sendo investigados pelos promotores estaduais que acompanham as cobranças das ‘ruas’.

Tem prefeito, inclusive, que se recursa a informar, quando solicitado, sobre os dados de contratos, folhas de pagamento e etc…

Governadores e prefeitos “ficam debaixo da saia de Dilma”

Todos os políticos foram surpreendidos com os protestos. Mas governadores e prefeitos abdicaram de apresentar propostas globais. Sequer defenderam a redistribuição da receita tributária, que desde a Constituinte se concentra nas mãos da União. Os estrategistas do governo festejaram ontem. Dilma apresentou uma proposta global e reuniu os 27 governadores e os 26 prefeitos de capitais debaixo de sua saia.

Esses bastidores quem conta é Ilimar Franco, na sua coluna no GLOBO, hoje.

”A proposta de uma Constituinte restrita não é nova. Ela foi apresentada em 1997, limitada à reforma política, ao sistema tributário e ao pacto federativo. O ex-presidente Fernando Henrique deu entrevista de apoio na TV e depois calou-se. Sua base (PFL) era contra e o Senado, também. Temia ser extinto pela Câmara.

A presidente Dilma não consultou nem comunicou nenhum deputado ou senador sobre o plebiscito para convocar uma Constituinte para promover a reforma política. Tomou a decisão com o núcleo duro do governo no fim de semana.”

Jornais dos EUA: há razões para protestos no Brasil

Em sua edição online, o jornal The New York Times publicou uma reportagem para explicar o que está acontecendo no Brasil, com base apenas em comentários de seus leitores brasileiros e de outras nacionalidades.

Um dos destaques foi a opinião de um leitor da Malásia: ‘O povo está aprendendo que mais circo resulta em menos pão’, ele escreveu, em referência à crença dos políticos da Roma Antiga de que, para conter a insatisfação popular contra os governantes, bastava dar ao povo ‘pão e circo’. Para esse leitor, a construção dos estádios para a Copa de 2014 significa exatamente isso: mais circo e menos pão.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Maternidade Claudina Pinto apresenta visíveis melhorias desde a intervenção

Desde que assumiu a Maternidade Claudina Pinto, por meio de intervenção do Ministério Público, no mês de janeiro, a enfermeira Saúde Paiva tem sido incansável na busca por melhorias no atendimento às mulheres de Apodi e região.

Para promover essas melhorias, a diretora tem contado com o apoio do prefeito Flaviano Monteiro, que aumentou os repasses da Prefeitura à APAMI, o que permitiu a contratação de médicos e atualização dos salários dos funcionários. “A prefeitura e a Câmara têm sido grandes parceiros”, revela a diretora.

A primeira preocupação da gestora foi regularizar o atendimento às gestantes, contratando médicos, o que tem provocado uma demanda muito grande de partos. “Buscamos melhorar a qualidade dos serviços a cada dia apesar de todas as dificuldades que, aos poucos, estão sendo superadas”, enfatiza.

Após a regularização do atendimento, a Maternidade está passando por uma reforma para melhorar as estruturas, adequando as condições das três principais enfermarias para as mães e crianças que são: uma enfermaria com capacidade para 3 leitos e duas  enfermarias com capacidade para 2 leitos.

Veja abaixo as tabelas que mostram a evolução no número de atendimentos feitos na Maternidade Claudina Pinto, desde janeiro, quando sofreu intervenção judicial:

Registro das Clinicas: Obstétrica e Médica 2013
Atendimento
Ambulatorial
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Total
Cesáreas
03
17
51
28
46
145
Parto Vaginal
04
10
08
12
05
39
TU de Pele
-
01
05
12
17
35
Hérnia
-
-
-
04
03
07
Perineoplastia
-
01
02
06
02
11
Curetagem
02
07
04
09
07
29
Curetagem Diagnostica
-
-
04
-
-
04
Cisto de mama
-
01
-
-
01
02
Fimose
-
-
01
-
01
02
Hemorróida
-
01
-
01
-
02
Cisto de Ovário
-
-
-
01
-
01
Cisto Epididimo
-
-
01
01
-
02
Cisto Bartolin
-
-
-
01
01
02
Pólido Uterino
-
-
-
-
02
02
Referenciadas
*/09
09
11
07
06
42
Total
18
47
87
82
91
Soma total:
325

* De 01 a 16 de janeiro de 2013 não há registro das pacientes transferidas, pois não há boletim de ocorrência na Maternidade. Os nove (09) registros são referentes ao período de 17 a 31 de janeiro de 2013.