sábado, 6 de julho de 2013

Mulheres tem atenção especial nesta gestão

A Secretaria de Saúde de Apodi está fazendo nesta semana mutirão de mamografias para as apodienses. Serão aproximadamente 60 só nesta semana. 

“Essa é a gestão que queremos para nosso Apodi. Atenção integral para nossas mulheres”, destaca o jovem Ramonyer Morais.

Prefeitura retoma obra na Praça Getúlio Vargas


A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, retomou nesta semana, as obras de modernização e adequação (segunda etapa) da Praça Getúlio Vargas.

Há cerca de dez meses que as obras da Praça Getúlio Vargas foram paralisadas, mais uma obra deixada pela gestão anterior. 

A proteção de zinco na praça também gera transtorno no trânsito no centro da cidade.

UERN em Apodi é uma questão de JUSTIÇA com os apodienses!!!

Hoje enviei para o face dos 08 (oito) deputados federais do RN um pedido para que eles defendam a implantação do Campus da UERN no município de Apodi, caso contrário, não precisam nem vir pedir voto aos apodienses.

Sugiro que todos os apodienses que tenham face/twitter enviem suas mensagens aos deputados pedindo empenho dos mesmos para implantação do Campus da UERN em Apodi.

Vamos enviar essa mensagem todos os dias, até o dia da concretização deste sonho.

UERN em Apodi é uma questão de JUSTIÇA com os apodienses!!!

por Gilvan Alves

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Com pires nas mãos, prefeitos se preparam para irem à Brasília

Com pires nãos mãos, cerca de 70 prefeitos potiguares se preparam para a Macha dos Municípios, que ocorrerá na próxima semana em Brasília.

Um dos pontos altos deverá ser o encontro dos gestores com a bancada federal potiguar, marcado para a terça-feira, às 17h.

A FAB agora se chama: Força Alves Brasileira. rsrsrs…

Trocando de nome:

- Agora a Força Área Brasileira (FAB) passou a se chamar Força Alves Brasileira (FAB).

Em homenagem ao deputado federal Henrique Eduardo Alves e ao ministro Garibaldi Alves Filho. Que usam seus aviões como se fossem deles.

Diário Oficial publica portarias que autorizam mais três concursos públicos

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão aprovou a realização de mais três concursos públicos. As portarias com as autorizações foram publicadas na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União.

Um dos concursos será para analista do seguro social, com 300 vagas. O prazo para publicação do edital de abertura do concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é até quatro meses.

O Ministério do Planejamento também autorizou a realização de concurso público para 75 cargos das carreiras de pesquisa em ciência e tecnologia, de desenvolvimento tecnológico e de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem até seis meses para publicar o edital de abertura.

A outra autorização foi para o Ministério da Educação realizar concurso para provimento de 40 cargos de professor de nível superior, cinco para técnicos de tecnologia da informação e dez para assistentes em administração do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). O prazo para publicação de edital de abertura para a realização do concurso será até seis meses.

Depois da Telexfree… surge a Blackdever

A onde de empresas-pirâmides continua…

Além de Telexfree, BBom, Multiclick, Nnex, Priples e Cidiz… que estão sob investigação no Ministério Público do Rio Grande do Norte, mais uma surge no mercado: a Blackdever.

Com a justificativa de que não se trata de pirâmide, um dos defensores da novidade é o ex-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal, Kalazans Bezerra.

Mais detalhes: www.uniaoblackdever.com.br

Fonte: Thaisa Galvão

Inscrições para concurso da Assembleia Legislativa do RN se encerram nesta segunda-feira, dia 8 de julho

As inscrições para o concurso da Assembleia Legislativa do RN terminam segunda-feira. De acordo com a Fundação Carlos Chagas (FCC), responsável pelo concurso, para se inscrever é preciso fazer um cadastro prévio no site (www.concursosfcc.com.br) para preenchimento de informações como nome completo, endereço e número de RG e CPF.

Segundo a FCC, os candidatos poderão se inscrever, tanto para vagas de nível médio quanto para superior, pois as provas serão realizadas em turnos distintos: no período da manhã, serão aplicadas as avaliações para os cargos técnicos e no horário da tarde, para assessor e analista. Estando habilitado para tais cargos, o candidato poderá fazer as duas provas.

Matrículas para segunda chamada do Sisu começam nesta sexta-feira

Começam nesta sexta-feira (5) as matrículas dos candidatos selecionados na segunda chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os candidatos devem fazer a matrícula nas instituições até terça-feira (9). O selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula.

Quem não foi convocado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera, entre 1º e 12 de julho. A convocação dos selecionados, de acordo com o cronograma, ocorrerá em 17 de julho. Os candidatos devem conferir a oferta de vagas na página do Sisu na internet.

Henrique cometeu ato de improbidade, diz jurista

Procuradores do Ministério Público consultados pela coluna afirmam que os presidentes da Câmara, Henrique Alves -RN), e do Senado, Renan Calheiros (AL), ambos do PMDB, violaram a Lei de Improbidade Administrativa (nº 8.429, de junho de 1992), ao se utilizarem de aviões da FAB para viagens pessoais. Pedidos de desculpa e a reparação do dano “não desnatura o ato de improbidade já praticado”, diz um jurista.

Prefeito Flaviano Monteiro e comitiva apodiense cobram do reitor da UERN posição sobre Campus de Apodi

Na tarde de ontem (04), o prefeito Flaviano Monteiro e uma comitiva apodiense participaram de uma reunião com o reitor Milton Marques, na Reitoria, em Mossoró, para falar sobre o projeto de implantação do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Apodi.

Mesmo com argumentos consistentes apresentados por Flaviano, para a implantação do Campus, as notícias foram pouco animadoras. Não por falta de vontade do prefeito e do grupo de gestores da universidade, mas pela falta de interesse do sistema político, com exceção do deputado Fabio Faria que tem lutado para manter verbas, através de emenda coletiva, para garantir a obra.

Desde o início da luta pela UERN em Apodi, antes de Flaviano ser gestor, foi a primeira vez que reitor colocou as cartas na mesa e revelou que não há interesse político para que o Campus seja instalado em Apodi. “Precisamos unir a sociedade apodiense em torno da causa, porque senão, correremos o risco de ver nossos sonhos frustrados mais uma vez”, enfatizou.

Final da Taça Apodi de Futebol

CONVITE

O Secretário da Juventude, Esporte e Lazer, convida toda população e Desportistas Apodienses para prestigiarem a grande final da Taça Apodi de Futebol, que acontecerá neste sábado (06/07/2013) às 15h15min no Estádio Antonio Lopes Filho.


Cerâmica X Poço Tilon

Veríssimo Gama Neto
Secretário de Esporte

Política é uma coisa. Politicagem é outra

A política já passou. A politicagem nunca passa.

Na política temos candidatos. Na politicagem temos pessoas manipuladas pelos eleitos ou não eleitos.

A política pode transformar uma nação. A politicagem pode destruí-la.

A política pode ser utilizada para o bem comum de todos. A politicagem não.

Vamos fazer política quando precisar. Vamos deixar a politicagem de lado mesmo quando precisar.

Pense na sua comunidade. Faça política, deixe de politicagem.

por Eci Júnior - OJmentoAtômico

A gata da sexta feira, tarados! Que paisagem linda….


A paisagem até que é linda, mas o que interessa é a gata que está muito magra.

Orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, inicia monitoramento nas escolas municipais de Apodi


O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC é um acordo firmado entre Governo Federal, Governos Estaduais, Distrito Federal e Prefeituras Municipais. O mesmo tem a finalidade de enfrentar um dos maiores desafios da educação brasileira: A Alfabetização de crianças nos primeiros anos de sua escolarização, ou seja, alfabetizar as crianças de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, até os 8 anos de idade. Para isso, o PNAIC envolve as seguintes ações: 
  • Formação continuada dos professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
  • Distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais;
  • Avaliação sistemática de aprendizagem das crianças;
  • Gestão educacional, controle social e mobilização.
No Estado do Rio Grande do Norte temos como Instituição Formadora a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a qual é responsável pela formação dos Orientadores de Estudo.

No Município de Apodi temos como Coordenadora do PACTO a Professora Cecy Fernandes de Souza Valério e como Orientadores de Estudo os Professores Formadores José Nilson de Freitas e Maria Aleane de Morais Silva. Atendemos uma demanda de 52 Professores alfabetizadores e os apoios pedagógicos das escolas municipais, relata a professora Cecy Fernandes.

Em nosso município o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, teve início dia 22 de abril de 2013, quando na oportunidade tivemos a abertura na Casa de Cultura e contamos com diversas atividades. O início da formação aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2013, onde trabalhamos com os professores alfabetizadores os seguintes temas: Currículo no ciclo de alfabetização: ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças; Educação Especial, com a técnica da Secretaria Municipal de Educação Maria Adriana de Souza; Alfabetização e Letramento no Campo: desafios e perspectivas; Avaliação no Ciclo de alfabetização e o tema Direitos de Aprendizagem. Foram desenvolvidas diversas atividades, como: Leitura Deleite, estudo dirigido de textos, apresentação de trabalhos entre outras.

A segunda formação se deu nos dias 30 e 31 de maio de 2013, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Os temas em pauta foram: Planejamento de Ensino, Direitos de Aprendizagem em História, Recursos Didáticos, Rotinas de Aprendizagem numa perspectiva de letramento. As Orientações encaminhadas para serem desenvolvidas em sala de aula pelos professores alfabetizadores foram: Elaboração dos perfis das turmas e dos alunos, elaboração do calendário sociocultural da Escola e o relatório das atividades desenvolvidas em sala de aula.

Nesse direcionamento, visando diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos professores alfabetizadores na sua prática docente iniciamos o Monitoramento no dia 06 de maio de 2013 em diversas Escolas da Zona Rural e Urbana do município. Nesse monitoramento são observados diversos critérios tais como: Perfil das turmas, perfil dos alunos, utilização dos recursos didáticos pelo professor, o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, a utilização dos livros do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca nas Escolas), também é observado o ambiente escolar, se o mesmo oferece um ambiente alfabetizador, entre outros critérios, relata os orientadores de Estudo Aleane Morais e Nilson Freitas.

Portanto, para dar suporte a todo esse trabalho, contamos com o apoio incondicional do Prefeito Flaviano Moreira Monteiro, da Secretária Mara Marlizete e do seu Secretário Adjunto Pedro Bandeira, sendo que, por meio desse apoio tivemos condições de realizar os Encontros de Formação mesmo sem o envio pelo Ministério da Educação do material destinado a formação dos professores alfabetizadores. O referido material foi providenciado em tempo hábil pela Secretaria Municipal de Educação e disponibilizado para os Orientadores de Estudo e Professores alfabetizadores.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Programa evangelístico "Curta Cristo" é uma iniciativa da Juventude Batista de Apodi



Acessem:

Nossa pagina: www.facebook.com/CurtaCristoApodi

Secretárias de Assistência Social e Educação recebem representante do SEBRAE

Na manhã de quarta (03.07) as secretárias de Educação e de Assistência Social receberam representantes da Aquapo e do Sebrae no auditório da secretaria de Educação para tratar de assuntos ligados à reintrodução do filé do peixe tilápia na merenda escolar e nos programas sociais.

O Analista Técnico do Sebrae,  Renato Augusto Goveia, citou a importância do consumo de peixe para a saúde e as dificuldades enfrentadas para implantar o peixe na merenda escolar na gestão anterior.

“Encontramos barreiras na gestão anterior para a implantação do peixe na merenda escolar, mas capacitamos pessoas para o trabalho com o produto e essa implantação despertou interesse das redes de comunicação, por ser um trabalho com carnes nobres e saudáveis”, afirmou Renato Goveia.

Analista técnico do Sebrae visita Centro de Treinamento Profissionalizante

Na manhã de quarta (03.07) o analista técnico do SEBRAE, Renato Augusto Goveia visitou Centro de Treinamento Profissionalizante, com o objetivo de conhecer o espaço que já é considerado referência no Estado.

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Aloma Nogueira, mostrou todo o espaço do Centro de Treinamento Profissionalizante e falou das expectativas para novos cursos e parcerias. “Temos o espaço e o público, queremos mais cursos profissionalizantes e capacitações para nossos jovens que estão concluindo o curso técnico e para isso estamos sempre em busca de parcerias”.

O técnico do SEBRAE se mostrou encantado com o espaço e com o trabalho desenvolvido pelo município. “A estrutura física é muito boa e de grande aproveitamento, o município tem a desenvolver um trabalho grandioso na assistência social e assim trazer o conhecimento, ocupação e renda para os jovens, consequentemente a população. A Assistência Social e Prefeitura estão de parabéns, pelo trabalho diferenciado”, elogiou.

O SEBRAE pretende dar um encaminhamento profissional para o Centro de Treinamento, além do PRONATEC, fornecendo empreendimento e capacitando os jovens que tem curso técnico para o mercado de trabalho.

Fotos: Jânio Duarte

Túnel do Tempo (parte 136). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Esta foto é dos anos 90. A banda Stilo Musical animava as festas em Apodi e região.

Participe do Quadro Túnel do Tempo e envie seu retrato para opirataapodi@gmail.com ou se preferir jdapodiario@hotmail.com

Resposta: Neto, Vinícius e Alexandre Avião.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Prefeito apresenta novos auxiliares de governo

Em cerimônia realizada no auditório da Câmara Municipal, reservada aos funcionários da Prefeitura, na noite de 03 de julho, o prefeito Flaviano Monteiro apresentou os novos secretários para ocuparem as pastas de Finanças, Administração, Saúde e Esportes.

O prefeito abriu o evento fazendo um balanço dos seis meses de gestão e pedindo o apoio dos servidores para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela prefeitura. Falou das dificuldades iniciais e do novo momento vivido pela gestão, que passa por mudanças em secretarias essenciais para o bom funcionamento da administração municipal.

O primeiro secretário a entregar oficialmente o cargo foi Paulo Viana, da secretaria de Saúde, que destacou a sua nova função no governo. “Não estou deixando a gestão de Flaviano, estou deixando um cargo para poder contribuir mais”. Em seguida, foi anunciado o nome da enfermeira Nikellyne Monteiro para assumir o cargo.

Em seguida, o secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Francisco Gama, oficializou o seu afastamento, também ressaltando que continuará colaborando com o governo. Para ocupar seu lugar, foi anunciado o professor Veríssimo Gama, nome muito ligado ao esporte apodiense.

O consultor Elton Alves, que deixou a pasta de administração para assumir um cargo no Sebrae agradeceu ao prefeito a oportunidade que lhe foi dada e em seguida foi anunciado o nome de Marcos Campos para ocupar a sua vaga.

Por último, foi anunciado o nome da jovem contadora, Cezira Alves Gama para ocupar a vaga na secretaria de Finanças, deixada pelo contador Roberto Morais, que foi lembrado por Flaviano, como grande companheiro de luta.

Perfil dos novos secretários:


Nikellyne Keyke Maia Monteiro é uma jovem enfermeira de 30 anos que nasceu em Apodi. Filha de José Monteiro de Oliveira e Maria Alves Maia Monteiro. A atual secretária de Saúde do município, formou-se em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras-PB em 2008.

Especializou-se em Saúde da Família, Terapia Intensiva (TI) e Urgência e Emergência.  Atualmente faz especialização na área de Saúde Materna pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e Gestão em Saúde pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Cesira Alves Gama de Lima Neta foi escolhida para assumir a direção da Secretaria de Finanças do município de Apodi-RN. A atual gestão municipal está depositando confiança na jovem de 25 anos, filha dos apodienses Antônio Gama de Lima e Rita de Cássia de Lima Gama. Cesira Alves formou-se em Ciências Contábeis na turma 2012.2 pela UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Ela já trabalhava na secretaria municipal de Finanças como Auxiliar Administrativa da Contabilidade e agora está diante de um desafio e uma oportunidade única para uma recém-formada.


Marcos Antônio Campos, novo secretário de Administração, tem curso técnico de contabilidade e gestão pública. Ocupação: Servidor Público Estadual da secretária de planejamento e finanças do RN. É natural de Mossoró. Pretende dar continuidade as contribuições do ex-secretário e implementar novas ações.


Veríssimo Gama Neto, é o novo secretário de Esporte, Juventude e Lazer. É formado em  Educação Física pela UERN e professor da rede pública estadual. Tem expectativa de dar continuidade ao um bom trabalho já feito pelo seu irmão, Francisco Gama.

Fotos: Jânio Duarte

Copa “Garoto Bom de Bola” será decidida neste sábado

O maior evento de futebol escolar da história do Rio Grande do Norte, a 1ª Copa “Garoto Bom de Bola”, será decidida na tarde deste sábado (06) no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O título da competição será decidido pelas seleções de Goianinha e de João Câmara. Antes da decisão do 1º lugar, as seleções escolares de Currais Novos e São Gonçalo do Amarante entram em campo para decidir a 3ª colocação.

Torcedores, pais, professores, grupos organizados dos municípios envolvidos na disputa e autoridades locais vão garantir presença no Nazarenão e vão acompanhar o encerramento do certame, que movimentou todo o Rio Grande do Norte. Evento de dimensão inédita na história do futebol escolar do Estado, a Copa envolveu, antes de seu início oficial, milhares de crianças e jovens de 12 a 14 anos de idade em diversos “peneirões” feitos em municípios das regiões do Rio Grande do Norte.

“A Copa Garoto Bom de Bola é um sonho nosso que se tornou realidade. É evidente a demonstração de que o Governo do Rio Grande do Norte vem tratando com prioridade a interiorização do Esporte”, afirma o secretário estadual de Esporte e do Lazer, Joacy Bastos.

Apenas 13% das cidades brasileiras oferecem Wi-Fi de graça, diz IBGE

A conexão de internet via Wi-Fi é fornecida por apenas 14,3% das prefeituras das cidades do Brasil, segundo a pesquisa Munic 2012 (sobre o perfil de municípios), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quarta-feira (2).

Dos 5.585 municípios brasileiros, 795 oferecem o serviço. O percentual cai um pouco, para 13,3% (744), quando são considerados apenas os que não cobram pelo acesso.

Além de ser ofertado por um grupo reduzido de municípios, o serviço também é restrito a algumas localidades dentro da própria cidade. Em 48% das cidades que fornecem Wi-Fi (382) a cobertura é feita em apenas alguns bairros da área urbana.

Policiais civis param por 48 horas a partir do dia 11

Categoria também ameaça uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 18

Os policiais civis do Rio Grande do Norte aprovaram na noite desta terça-feira (02) uma paralisação de 48 horas a ser realizada nos dias 11 e 12 próximos, além de indicativo de greve por tempo indeterminado para o dia 18, caso o Governo do Estado não abra o diálogo com a categoria.

A decisão foi tomada em assembleia, porque o Governo vem se negando a receber os representantes dos servidores desde o início do ano para discutir sua pauta, mesmo o SINPOL/RN já tendo enviado mais de 30 ofícios solicitando audiências com os representantes do Estado. O Gabinete Civil agendou vários encontros, tendo remarcado todas às vezes e na última delas não deixando qualquer data prevista para a audiência.

Seapac desenvolve experiência de fortalecimento da agricultura familiar no Vale do Apodi

Na Comunidade Reforma o incentivo a produção do arroz vermelho
O Vale do Apodi é uma das regiões do Estado do RN que concentra maior quantidade de agricultores familiares em um menor espaço de terra. Existe uma grande diversidade de produção, dentre muitas está à produção do Arroz Vermelho (Oryza sativa L), o “Arroz da Terra”.

Na Comunidade Reforma o Seapac desenvolve diversas experiências de fortalecimento da agricultura familiar, inclusive o incentivo a produção do arroz vermelho. João Batista, agricultor familiar está satisfeito com o cultivo do arroz, e espera uma produtividade 6.500Kg/ha. Para esta ação o SEAPAC conta com a parceria do Projeto Dom Helder Câmara.

Presidente do PP-RN, vereador Rafael Motta visitará Apodi

O presidente do diretório estadual do Partido Progressista no RN, vereador Rafael Motta, vai percorrer 26 municípios em três dias para visitar as bases da legenda. O parlamentar foi eleito presidente do PP em abril passado e desde então tem viajado pelo estado para manter contato com os correligionários.

Aproveitando o recesso da Câmara Municipal de Natal, Rafael vai intensificar a agenda no interior, sobretudo no Oeste. A viagem será de amanhã (3) até sexta-feira. Os municípios a serem visitados são: Fernando Pedroza, Angicos, Paraú, Campo Grande, Viçosa, Portalegre, Francisco Dantas, Pau dos Ferros, Encanto, Doutor Severiano, São Miguel, Coronel João Pessoa, Venha Ver, Rafael Fernandes, Água Nova, Luis Gomes, Apodi, Severiano Melo, Riacho de Santana, Paraná, Marcelino Vieira, Pilões, João Dias, Frutuoso Gomes, Patu e Messias Targino. Todos eles onde o PP tem mandato ou diretório municipal.

Paulo Viana acompanha serviços da prefeitura nas ruas do Apodi

O odontólogo Paulo Viana esteve durante a manhã de ontem acompanhando o prefeito Flaviano Monteiro, o vice Zé Maria, o vereador Genivan Varela, e ainda o amigo Raimundo acompanhando de perto o serviço de limpeza da cidade.

O bairro visitado foi a COHAB.

Paulo deixará o cargo de Secretaria Municipal de Saúde para andar ao lado de Flaviano Monteiro na construção dessa gestão.

"Como secretário estava muito sobrecarregado e não podia colaborar com o nosso projeto político como eu gostaria, porque o dia-a-dia na secretaria exige muita dedicação." - justificou Paulo Viana sobre sua mudança de função.

Fonte: ApodiBaixo doPano

Professora da rede municipal de ensino é aprovada em Processo Seletivo da UERN para mestrado em educação

Rosivânia Maria – professora da rede municipal

O blog da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi/RN informa e parabeniza a professora Rosivânia Maria da Silva, que foi aprovada no processo seletivo para o Mestrado em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN, Campus Central), que mais uma vez consegue uma vitória, graças aos seus esforços e conhecimentos.

O resultado foi celebrado com muita emoção pela professora Rosivânia e seus familiares. Após uma batalha imensa e também da grande concorrência, onde teve que enfrentar 4 fases do processo seletivo. Durante uma conversa que tive com a mesma ela comentou: consegui com muitos esforços e dedicação, agradeço primeiramente a Deus, pela fé e força, pois foi com a graça de Deus que consegui vencer todos os obstáculos que vivenciei durante a trajetória deste processo, foi difícil, mas alcancei, mais uma vitória em minha vida. Disse emocionada a professora Rosivânia.

Senado aprova substitutivo a projeto que destina royalties do petróleo para educação e saúde

O plenário do Senado aprovou hoje (2) o substitutivo do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) para o projeto de lei que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo e dos rendimentos do Fundo Social à educação e 25% à saúde.

Após polêmica em relação ao texto proveniente da Câmara dos Deputados, Braga fez diversas alterações para deixar o texto mais seguro juridicamente. As principais alterações foram em trechos que tratavam de contratos firmados anteriormente e que poderiam ser fruto de questionamentos judiciais semelhantes aos que estão atualmente no Supremo Tribunal Federal.

Com o recesso na Assembleia do RN, políticos colocam o “pé na estrada”

Com o recesso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, é hora de colocar o pé na estrada.

Motivo: o ano é pré-eleitoral e a eleição de 2014 será um páreo duríssimo para alguns candidatos que desejam disputar a reeleição.

Vão ter que gastar muita sola de sapato!

Município de Governador Dix Sept Rosado/RN sedia Fórum Microrregional da ASA Potiguar

Aconteceu na manhã de hoje, 27, no município de Governador Dix Sept Rosado, o 4º Fórum Microrregional Médio Oeste da ASA Potiguar. O evento aconteceu nas dependências do auditório da Câmara Municipal de Vereadores do referido município, e contou com representações de várias ONGs e representantes do movimento sindical e fóruns de associações dos 17 municípios que compõe a microrregional do Território Sertão do Apodi.

A pauta principal hoje discutida foi a discussão de preparação da Caravana Agroecológica (rumo ao III ENA) do Sertão do Apodi, que foi facilitada pelo Sindicalista Agnaldo Fernandes, do STTR de Apodi. A Caravana, está prevista para acontecer nos dias 23 a 26 de outubro de 2013, e terá como objetivo central dar ênfase as experiências agroecológicas, ou situações de conflito que impedem a ampliação da agroecologia na região, como o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, projeto do DENOCS, por exemplo.

Policiais Rodoviários Estaduais continuarão fiscalizando vias urbanas no RN

O coronel Francisco Canindé Freitas, comandante do Comando de Polícia Rodoviária Estadual – CPRE/RN, confirmou que os policiais que atuam na fiscalização do trânsito nas ruas das cidades, permanecerão desenvolvendo às ações normalmente.

Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, os policiais iriam deixar de atuar nas vias urbanas atendendo a uma recomendação do Ministério Público.

“Devido a falta de estrutura e principalmente, porque, a maioria das prefeituras do nosso estado não têm o trânsito municipalizado, então foi firmado um acordo com o Ministério Público, para dar maior tempo aos gestores. Não foi estipulado um prazo, é indefinido, mas, às prefeituras terão que se adequar a essa realidade, e os policiais continuam realizando o trabalho como antes”, disse o coronel Freitas.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Terra Querida

Reforma eleitoral afrouxa prestação de contas

A minuta da reforma eleitoral que chegou à CCJ da Câmara e será apresentada aos líderes é generosa para futuros candidatos. O PL 5.735/13 afrouxa a prestação de contas e permite que candidatos inaugurem obras durante a campanha – o que é proibido hoje e pode beneficiar diretamente a presidente Dilma e governadores que tentarão a reeleição.

O PL inclui dois parágrafos no Artigo 28 da Lei 9.504/97, e dispensa de prestação de contas as doações em dinheiro entre candidatos, partidos ou comitês, tradicionalmente milionárias e feitas por transferências online.

02 de julho: Governadora presta homenagem ao Dia do Bombeiro

Máquinas trabalham dia e noite em Apodi




As máquinas da Prefeitura de Apodi trabalham durante o dia na recuperação das estradas vicinais e à noite estão realizando a limpeza da cidade.

Diferente dos que não querem bem a Apodi, a reforma da estrada do Córrego e Santa Rosa, limpeza dos bairros Portal da Chapada, IPE e Bico Torto na entrada da cidade e agora na Baixa do Caic. O trabalhou vai continuar e para surpresa deles, as máquinas trabalham dia e noite, conforme constatei ontem (fotos acima).

Para desespero dos que não acreditava, a limpeza e a terraplanagem por trás da Creche do Caic está sendo feita. A equipe da secretaria de Urbanismo vai colocar areia para a construção de campos de futebol; vai construir o acesso com escadas; também vai ser feita a drenagem por causa da água da chuva e ainda a área será totalmente iluminada.

Essa é outra ação do atual governo que tem tirado o sono dos que também não acreditavam, por se tratar de um ‘bairro que era totalmente esquecido’ num passado não tão distante pelo poder público.

Nota do blog: As obras e limpeza ganharam impulso com a implantação do trabalho noturno, em Apodi. Quem passa à noite pelas ruas e avenidas da cidade podem observar operários e máquinas trabalhando em ritmo acelerado.

MPE recomenda volta de professores cedidos ao Sinte

Secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho é favorável à recomendação do MPE
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPE) recomendou que a titular da secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Ramalho, convoque, imediatamente, 32 servidores e professores – de um total de 35 –  atualmente afastados para o exercício de funções junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN). O MPE quer que estes servidores reassumam as funções junto à secretaria. A recomendação assinada pelo promotor Paulo Batista Lopes Neto define ainda que apenas três funcionários podem continuar afastados da SEEC para exercer funções  no sindicato.

A recomendação do MPE tem como base jurídica, entre outros, o artigo 101, parágrafos 1º e 2º, da Lei Complementar Estadual número 122/94. De acordo com o ordenamento jurídico, “somente podem ser licenciados os servidores eleitos para cargos de direção ou representação nas referidas entidades, até o máximo de três por entidade”. Além disso,  diz a lei que “a licença tem duração igual a do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleição, e por uma única vez”.

Apodi agora tem Unidade Móvel Odontológica


Mais uma conquista na área da saúde da atual administração, Unidade Móvel Odontológica que percorrerá os locais mais distantes da zona rural de Apodi – RN.

Mais um serviço de qualidade InfoDigital!!!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Jovens aprovam criação do Centro de Treinamento Prossionalizante de Apodi



Clique para ampliar

Para cumprir Lei de Acesso à Informação, Municípios contam com apoio da CGU

Todos os entes federados precisam divulgar as medidas de governo, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI). Ocorre que muitos Municípios, principalmente os de pequeno porte, têm dificuldades no cumprimento desta legislação. Por isso, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou o Programa Brasil Transparente, que recebe o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O Programa está disponível desde janeiro e adesão pode ser feita não só pelo Executivo como também por representantes dos Legislativos e Judiciário dos governos municipais e estaduais. Até o momento, 633 Municípios contam com a orientação e o sistema criado para auxílio no cumprimento da LAI.

Por meio do Programa, a CGU oferece aos Estados e Municípios o sistema e-SIC que facilita a vida do cidadão ao permitir que ele faça pedido de informação pela internet, e também auxilia o gestor no monitoramento de prazos.

Delegacias do RN: Depósitos de Problemas

O Rio Grande do Norte dispõe somente de 12 delegacias, sendo duas na capital, que funcionam em regime de plantão. Elas precisam dar conta das ocorrências dos 167 municípios do estado, no entanto apenas em Natal e Mossoró essas DPs têm equipes específicas.

Para as demais cidades, as Delegacias Regionais (DPRs) são as responsáveis pelo serviço oferecido fora do horário comercial de segunda a sexta-feira, atuando com o próprio efetivo.

Fonte: Robson Pires

Secretario de Saúde assumirá nova função no governo

Dr. Paulo Viana
Conforme estava previsto desde o início da gestão, o Secretário de Saúde, Paulo Viana, pediu exoneração do cargo, pedido aceito pelo prefeito Flaviano Monteiro, para assumir uma nova função dentro do governo, como assessor político.

“Não estou deixando a gestão; muito pelo contrário, continuo apoiando o governo de Flaviano e quero contribuir mais ainda. Agora, como secretário estava muito sobrecarregado e não podia colaborar com o nosso projeto político como eu gostaria, porque o dia-a-dia na secretaria exige muita dedicação”, justifica Paulo.

O secretário já havia tentado entregar o cargo outras vezes, mas atendendo pedido de Flaviano, ficou na secretaria enquanto o prefeito fazia ajustes no governo. “Paulo é um parceiro de muitas lutas e o acúmulo de trabalho na secretaria, de certa forma nos afastou. Agora, ele estará mais livre para ser um articulador do nosso governo e nos ajudar de forma mais direta”, declarou.

O vice-prefeito, José Maria, também entende que a mudança de função de Paulo Viana poderá dar um maior suporte à própria secretaria de Saúde. “Como um profundo conhecedor da área, ele terá mais tempo para se dedicar a projetos que venham trazer benefícios diretos à população”, acredita.

O anúncio do novo secretário de Saúde, assim como os secretários de Administração e de Finanças, serão anunciados em evento que acontecerá na quarta-feira, às 19h, na Casa de Cultura e contará com a presença da imprensa e da população em geral. “Faremos a transição de forma democrática e transparente, como temos feito desde o início da gestão”, diz Flaviano.

Grande Chico Augusto e suas invenções!



Fotos: Moésia Nascimento

Governo desistiu de cobrar dos prefeitos este ano R$ 51,3 bilhões

Temendo calote, já anunciado pela Confederação Nacional dos Municípios, o Governo desistiu de cobrar dos prefeitos este ano R$ 51,3 bilhões referentes ao superávit primário.

O problema é que mais de 90% dos municípios estão inadimplentes e os seus gestores não tinham alternativa a não ser a de exercitar a prática do calote.

Todos por Apodi

Enquanto as expectativas estão voltadas para Flaviano Monteiro e a ansiedade para saber como está sendo sua gestão, poderíamos também pensar um pouco diferente sobre este momento.

Devemos não apenas pensar como está sendo a gestão de Flaviano, mas também termos a consciência que também somos responsáveis. Cada um pode e deve contribuir.

Principalmente a oposição. Que em Apodi ainda não deu “as caras” apenas estão fazendo a crítica pela crítica. É hora de pensar que o mais importante é a cidade se beneficiar de uma boa gestão.

Flaviano assumiu apenas há 6 meses, a mudança tem deixado muita gente desorientada.

Flaviano tem um plano de governo em sua cabeça. Sabe o que fazer e para onde ir. Penso que neste primeiro momento é importante receber as primeiras decisões como parte deste plano.

Não se deve esquecer nunca que Flaviano Monteiro foi eleito pelo povo. Ele vai atuar com este aval como o condutor da administração da cidade.

domingo, 30 de junho de 2013

Chegando a metade do ano, FPM acumula queda de real de apenas 4,2% comparando com o ano passado

Até este mês, o FPM de 2013 acumula um montante de R$ 37,5 bilhões. Isso significa uma queda real de 4,2%, em comparação ao mesmo período de 2012.

Para piorar, a Receita Federal do Brasil estima que, no mês de julho, haverá diminuição de 16% em relação a junho. Para agosto, espera-se o contrário, um crescimento de 7% em comparação a julho.

Apodi de cara nova!




Em pleno sábado as equipes das Secretarias de Obras e Urbanismo estiveram fazendo a limpeza do bairro Bico Torto.

“Esse é o nosso lema trabalho, trabalho e trabalho”, destaca o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro.