sábado, 17 de agosto de 2013

Grupo realiza protesto tirando a roupa dentro do banheiro da UFRN em Natal

Um grupo de prováveis alunos de Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de defesa dos direitos dos homens homossexuais decidiu invadir um dos banheiros masculinos do Setor II da instituição. O protesto inusitado ocorreu entre a quinta-feira (15) e a sexta-feira (16) e foi justificado em um manifesto denominado de “Medo de Glitter”, no qual o grupo pede um banheiro sem divisão de gênero na instituição.

No texto, os ocupantes relatam a insatisfação de outros alunos que chegaram a reclamar da situação à supervisão do Setor II e, por isso, a segurança do Campus foi acionada juntamente com a segurança terceirizada. O trecho diz; “os homens do exército da reitora nos sugeriram fazer uma política em nível institucional, solicitando oficialmente autorização para transgredir”. Continuando, o próprio manifesto responde; “(…) Não somos normais. Não nos interessam os percursos normais”.

Por fim, o manifesto sem autoria declarada informa que não interesse do grupo protocolar qualquer documento junto a reitoria da UFRN, pois não reconhece a autoridade da instituição. Sobre um possível ofício solicitando o banheiro sem gênero, o texto diz que “são meros pedaços de papel aos quais a burocracia das instituições confere poder; meros pedaços de papel assinados que não vão nos defender de um agressor quando for necessário fazê-lo”.

A assessoria de imprensa da UFRN informou que o fato está sendo apurado. Não se sabe por quanto tempo durou a manifestação nem se algum equipamento foi danificado. Pelas imagens, percebe-se que as paredes foram pichadas com frases pedindo a liberdade sexual.

Portal no Ar

Secretaria de Assistência Social oferece vagas para cursos de manicure e depilador

O Centro de Treinamento Profissionalizante e a Secretaria de Assistência Social ofertarão 30 vagas para o curso de Manicure e Depilador, sendo 15 para cada curso. As aulas do curso de manicure acontecerão pela manhã e as de depilador à tarde.

As inscrições acontecerão nesta segunda – feira (19/08), a partir das 8h na secretaria de Assistência Social. O candidato deverá apresentar o NIS do Cadastro Único, xérox de identidade, CPF e comprovante de residência.

Das 30 vagas ofertas para os dois cursos, 10 serão destinadas ao CRAS do Bairro Lagoa Seca, 10 para o CRAS da Soledade e 10 para a Secretaria de Assistência Social. É importante que saibam que das 10 vagas destinadas para cada programa, 5 são de manicure e 5 de depilador.

PSB e PSD caminharão unidos rumo a 2014

O PSB e PSD continuarão unidos rumo às eleições 2014 e com uma agenda mais ativa na construção de um projeto que vise recuperar o Rio Grande do Norte da situação de precariedade e abandono que se encontra sob a atual gestão. Isso foi apenas uma das definições na tarde desta sexta-feira (16) em reunião com participação de diversos membros das executivas dos diretórios estaduais do Rio Grande do Norte, sob direção de seus presidentes, Wilma de Faria e Robinson Faria, respectivamente.

Além de disso, os partidos querem estabelecer um cronograma de encontros maiores, envolvendo todas as legendas que fazem parte hoje da oposição, ou seja, PT, PDT, PC do B, PRB, PHS e PPS para elaborar um projeto para apresentar à população do RN, com candidaturas só sendo definidas posteriormente. A ideia é articular melhor a oposição, assumir um discurso único, mobilizando os partidos, através de seus representantes com mandatos tanto no legislativo quanto nos executivos municipais, além de bases.

Wilma de Faria observou a força do grupo, assim como sua capacidade de apresentar um projeto melhor para o estado. “Temos uma força grande aqui hoje. Estamos preocupados com o futuro do estado, porque já tivemos essas dificuldades com a capital. Ainda estamos recuperando os serviços essenciais de Natal por causa disso. A situação caótica do Rio Grande do Norte nunca foi vista e temos como mudar isso. Precisamos mostrar isso à população”.

A ex-governadora disse que também dará continuidade às conversas isoladas, uma vez que já tem alguns encontros programados dentro do cronograma do seu partido (já se reuniu com PT e PC do B e tem reuniões para os próximos dias com PDT e demais legendas da ala).

Contagem regressiva para Vaquejada de Apodi




A população de Apodi e região Oeste, se preparam para vivenciar uma das festas mais tradicionais no calendário cultural de eventos do município, a vaquejada do Parque Francisco Joaquim de Sales.

Em sua 27ª edição, o grande evento, acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto e terá uma premiação de 30 MIL REAIS, para os vaqueiros. Além de toda festa de gado, a vaquejada se apresenta ainda com uma vasta programação musical. Confira:

Na sexta feira, 23/08 -  Encontro de paredões, reunindo os mais potentes paredões da região.
No sábado, 24/08 - Quem faz a festa são as bandas: SAIA RODADA, FERRO NA BONECA E RENÁRIO FORROZEIRO.
No Domingo, 25/08 - A festa continua a partir das 16:00 horas,  no próprio parque, com a animação das bandas: REDONDO E BANDA SOM DO NORTE, FORROZÃO ARRETADO E PISADA FORROZEIRA.

A premiação para a vaqueirama é no valor de 30 mil reais em prêmios. Vale apena lembrar, que durante os 3 dias de vaquejada, os portões serão abertos para a população assistir gratuitamente a queda do boi.

Os irmãos Ferreira Sales estão confiantes no sucesso do  evento, que ao longo dos anos, consegue reunir gente dos quatro cantos do Nordeste. Em breve estaremos informando o valor das senhas para os dias de festa. Maiores informações é só ligar para 9972-6436

Por: LEYLLA CARLA
Assessoria de Comunicação do Evento

PSD e PSB decidem caminhar juntos

Em reunião na tarde desta sexta-feira (17) na sede do diretório estadual do PSD, as executivas do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiram caminhar juntas na discussão pelo fortalecimento da oposição com vistas à eleição de 2014.

A reunião foi coordenada pelos presidentes dos partidos, o vice-governador do Estado, Robinson Faria (PSD) e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) e contou com a presença dos deputados federais Fábio Faria (PSD) e Sandra Rosado (PSB), as deputadas estaduais Gesane Marinho(PSD), Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSB), os deputados José Dias (PSD) e Tomba Farias (PSB), os prefeitos de Carnaubais, Luizinho (PSB) e Nova Cruz, Cid Arruda (PSB), o presidente da Câmara Municipal de Mossoró e presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN, Francisco Silveira Júnior, a vereadora Júlia Arruda (PSB-Natal), os vereadores Franklin Capistrano (PSB-Natal), Bispo Francisco de Assis (PSB-Natal), Jório Nogueira (PSD-Mossoró), Lahyre Rosado (PSB-Mossoró) e Vingt Rosado (PSB-Mossoró) e Disson Lisboa (Goianinha).

Preocupados em fortalecer a oposição ao atual governo do Estado os membros das executivas vão realizar em conjunto reuniões de trabalho em cidades pólos do RN com o objetivo de ouvir os seus filiados e a partir daí construir  um projeto de reconstrução do Rio Grande do Norte.

Todos os partidos de oposição ao atual governo serão convidados para participar dos respectivos encontros. A primeira cidade a receber o ciclo de reuniões poderá ser Mossoró.

Fotos: Assessoria

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Prefeitura Municipal de Apodi


Clique nas imagens para ampliar

Palácio Francisco Pinto – sede do Poder Executivo apodiense.

Praça Francisco Pinto, 56, Apodi - RN

Telefone: (84) 3333-2123

Pôr do Sol - Lagoa do Apodi


Foto: Alexandre Magno

Bispos divulgam nota de solidariedade as famílias atingidas pela Chapada do Apodi e Barragem da Oiticica

O Blog ApoDiário destaca a Nota divulgada pelos bispos da Provincia Eclesiastica de Natal, composta pela Arquidiocese de Natal, Diocese de Mossoró e Diocese de Caicó, após reunião nesta sexta-feira (16) em Caicó.

AO POVO DE DEUS, AOS HOMENS E MULHERES DE BOA VONTADE, DO ESTADO DO RIO G. DO NORTE

A Igreja Católica no Rio Grande do Norte, atenta às aspirações e sofrimentos do Povo de Deus, retratados no rosto das famílias que necessitam das ações básicas de saúde, educação, terra, moradia e segurança pública de qualidade, assume, por este ato, a dor, as angústias e esperanças das famílias rurais campesinas, que neste momento, vivem as incertezas geradas pelo Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, planejada pelo DNOCS, através de decreto de desapropriação do Governo Federal, e pela construção da Barragem de Oiticica, no Seridó, com influência direta nas populações dos municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando.

Solidário a todas as famílias atingidas por esses projetos, a Igreja Católica, representada por seus pastores, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o Bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o Administrador Diocesano de Caicó, Mons. Ivanoff da Costa Pereira, reunidos em Caicó, nesta data, conclama os clérigos, os fiéis batizados, a sociedade civil organizada, e os homens e às mulheres de boa vontade a:

Renovar o compromisso de defesa dos direitos das famílias campesinas atingidas pelo Projeto do Apodi, manifestada na Carta dos Bispos da Província datada do dia 05/12/2011. Prestar apoio às famílias acompanhadas na Chapada do Apodi, porque desejosas de acesso ao direito à terra, à água para o consumo humano e para a produção agroecológica e solidária, visto que há mais de meio século vivem da agricultura familiar naquela região; Reconhecer a importância que terá para toda a região do Seridó potiguar a construção da Barragem de Oiticica. Contudo, a todos se impõe o compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais das famílias que serão atingidas diretamente pela construção dessa barragem.

Os governantes e as autoridades constituídas para o dever que têm de promover, defender e realizar os direitos e garantias fundamentais dessas famílias, facultando-lhes os meios e instrumentos indispensáveis ao efetivo direito dessas famílias. Para isso, a Igreja crer na força e na necessidade do diálogo transparente e honesto de todos os envolvidos, sejam as famílias que já vivem nas terras atingidas, sejam as autoridades e organizações que auxiliam na construção e na implementação de tão significativos projetos. Por fim, convidamos a todos a unir-se a nós, Bispos da Igreja, na visita pastoral que faremos a essas famílias, a se realizar no dia 04 de setembro, às 10 horas, no Projeto de Construção da Barragem Oiticica, em Barra de Santana, Jucurutu; e às 17 horas, no Acampamento das Famílias no Projeto do DNOCS, na Chapada do Apodi.

Cremos que o respeito à pessoa humana e as famílias atingidas por esses projetos, devem orientar a todos na busca das melhores soluções que amenizem o sofrimento dessas famílias, restituindo-lhes a esperança e a crença de que continuarão a ser sujeitos protagonistas de suas histórias e do próprio desenvolvimento social, econômico e político, como expressão maior da fé que se traduz no compromisso com a vida e com a dignidade humana. Que Deus, pelas mãos de Maria, a Senhora da Esperança, fortaleça a todos em suas lutas e convicções, “para que todos tenham vida, e vida em abundância (JO, 10,10).

Dom Jaime Vieira Rocha - Arcebispo Metropolitano de Natal
Dom Mariano Manzana - Bispo Diocesano de Mossoró
Monsenhor Ivanoff Da Costa Pereira - Administrador Diocesano de Caicó

Robinson apressa o passo de olho na disputa pelo Governo do Estado

Foto: Facebook de Wober Júnior
Com tantas especulações sobre os possíveis candidatos para 2014, o vice-governador está correndo contra o tempo, pra tentar unir a oposição de Rosalba, sem correr o risco de ser atropelado por uma candidatura do PMDB. O vice-governador almoçou hoje com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), e com o presidente estadual do PPS, Wober Júnior. O registro está no facebook de Wober, que diz ter sido uma conversa de amigos.

O curioso é que o almoço que aconteceu no Camarões antecedeu a reunião de Robinson Faria com Wilma, ex-governadora e vice-prefeita de Carlos Eduardo. O tempo passa e também se encarrega de juntar os amigos. Hoje no Camaroes em Natal almoço com Cassio Romano, Zé Haroldo, Carlos Eduardo e Robinson Faria. Boa conversa. Ótimas recordações. Vida que segue”, foram as palavras escritas por Wober para descrever a fotografia. Qual será o resultado da reunião de Robinson com Wilma e será que teve consequências do almoço?

Você sabe em quem votar?

Tem uma coisa que me deixa inconformado. Aliás, tem um monte de coisas que me deixa assim, mas se eu fosse ficar aqui falando, hoje, de todas elas, não iriam caber nesse espaço…

Estamos em ano pré-eleitoral: as pessoas falam e “respiram” política já que o próximo ano o pleito é para escolher o presidente da República, senador, deputado federal, Governador e deputado estadual.

Mas o que danado você tem haver com isso?

Pois bem…

A frase dita por Pelé até hoje persiste na memória do brasileiro: “o brasileiro não sabe votar”. Tornou-se uma verdade absoluta para todo mundo,  que teimam em eleger políticos  para cargos que exigem exatamente o oposto disso.

O problema da tal frase é que ela culpa a população por uma coisa que ela não fez.
Veja bem…

Se um candidato chega para você e fala que, quando for eleito, vai roubar o que puder dos cofres públicos, que vai aceitar propinas para aprovar projetos, que vai dar emprego só para seus parentes, você vota nele?

É claro que não vota. Nem você, nem brasileiro nenhum.

Mas se o cara chega para você e diz que vai investir na educação construindo novas escolas e aumentado o salários dos professores, que vai melhorar a merenda escolar, que vai asfaltar todas as estradas do país e que vai lutar com todas as suas forças contra a corrupção e a roubalheira na política, você vota nele?

Vota e com toda a razão, porque o que ele está oferecendo é exatamente o que você quer para o seu país.

Agora, é culpa sua se, depois de eleito, o candidato em quem você votou não faz nada do que prometeu?

É culpa sua se ele não investiu um centavo na educação, nem asfaltou nada, e acabou flagrado com um monte de dinheiro escondido na cueca?

Pois não é culpa sua, nem de brasileiro nenhum. Você simplesmente acreditou que um candidato às eleições no Brasil não podia mentir tanto assim, sem correr o risco de sofrer alguma punição.

Então, podem até dizer que nós, brasileiros, somos bastante ingênuos por acreditar nesse sistema eleitoral esquisito. Mas dizer que não sabemos votar, aí também já é demais.

MEC garante liberação de recursos para Campus da UERN em Apodi

A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) participou nesta quinta-feira, 15/08, com o reitor eleito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Pedro Fernandes, de uma reunião com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Freitas, para tratar da liberação de recursos federais para a universidade.

Na reunião, os potiguares receberam uma ótima notícia. José Carlos Freitas informou que serão liberados os R$ 8,5 milhões oriundos de uma emenda de bancada, apresentada pelo deputado Fábio Faria (PSD-RN), para o início da construção do Campus da UERN em Apodi e a reforma do Campus Central da universidade.

Após a reunião, Fátima Bezerra disse que “ficou feliz em contribuir para o fortalecimento da UERN e que a juventude apodiense terá realizado o sonho em ter o Campus da UERN no município”.

Pedro Fernandes parabenizou o apoio da deputada Fátima para essa conquista e afirmou que “o papel da universidade vai além de uma atuação no Estado, ela contribui com a região e o Brasil”.

Chapada do Apodi: “Que venha água, mas sem mudar o estilo de vida dos assentamentos”, diz dom Mariano Manzana

Para Dom Mariano Manzana, bispo da Diocese de Mossoró o Governo não pode jamais excluir as pessoas que moram e dependem da Chapada do Apodi, da discussão em torno do projeto de irrigação da Chapada. Manzana participou de uma reunião em Caicó, nesta sexta-feira (16) com as presenças do arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira e o administrador diocesano de Caicó, padre Ivanoff Pereira, além dos representantes do Seapac, Procópio Lucena e Francisco Teixeira, para cobrar dos governos definições mais claras com relação aos projetos sociais da Chapada e da Barragem de Oiticicas.

Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, dom Mariano reconheceu que a Chapada do Apodi, considerada uma terra muito fértil e boa, precisa de água, mas que essa água chegue sem, necessariamente mudar o estilo de vida das pessoas que há anos moram nas comunidades, e que o Governo também respeitam os assentamentos existentes na chapada, independente de terem sido construídos pelo Incra ou não.

Qual a preocupação da Igreja com relação ao projeto de Irrigação da Chapada do Apodi?
Dom Mariano Manzana - Nós sentimos que qualquer projeto que traga água para a Chapada do Apodi, é um projeto que visa o bem, agora muitas vezes por trás desses projetos existe uma ótica. Nós sentimos que hoje na Chapada do Apodi tem uma cultura que fundamentalmente se baseia na cultura familiar, no cultivo do mel, caprinocultura, criação de bodes, e esse projeto que o Governo quer implantar é mais um projeto que visa o agronegócio, e a população já tem uma experiência bem clara visando à outra parte da Chapada, que está no Ceará, pertinho de Limoeiro. Os contatos entre estas duas realidades mostram claramente que no lado do Ceará o projeto não foi favorável ao povo, mas ao agronegócio, e por isso nossa dúvida com relação ao projeto do nosso lado, se será para chegar água, se serão mantidos os assentamentos existentes na Chapada e a idéia é que possa continuar o tipo da agricultura familiar que aos olhos do povo é mais favorável a eles. Também temos a questão das mais de mil famílias acampadas e que buscam terra, e por isso o Governo deverá pensar como assentar estas famílias.

Qual a diferença da luta pela Barragem de Oiticica da Chapada do Apodi?
Aqui é uma barragem que está nascendo, e lá nós temos uma realidade onde muitos assentamentos já foram criados nestes últimos anos. O Governo prevê o respeito dos assentamentos do Incra, mas de outros tipos de assentamentos feitos com dinheiro do Sindicato metalúrgico de São Paulo, e mesmo sendo do mesmo jeito do Incra, o Governo não quer respeitá-los. E muitos se perguntam: porque tirar pessoas que já estão ali para depois colocá-las no mesmo lugar, mas com uma filosofia totalmente diferente.

A Igreja teve que a falta de diálogo com o Governo possa adiar mais ainda esse projeto?
Eu diria que para o dialogo dar certo as pessoas tem que ser abertas, e até hoje nunca se soube bem claro como é os detalhes desse projeto do governo. Alguns dizem uma coisa, outros dizem outra e isso dificulta o dialogo. Apodi tem um sindicato a favor do povo, com um número de associados expressivo e uma longa historia de luta em favor dos agricultores. Me parece que o sentimento do sindicato, dos agricultores e assentados é que água é muito boa, que venham a água, mas venha sem mudar o estilo do assentamento que tem lá, com uma cultura de economia familiar, nós vemos de dois anos de seca e nenhum assentamento se esvaziou. Sinal que de um modo ou de outro, o povo sobrevive. Se chegasse a água se tornaria um celeiro para todo o Estado. Mudando de ideologia, muitos têm dúvida e a parte do Ceará mostra que estas dúvidas estão bem fundamentadas.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Teste da Orelhinha

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará disponibilizando a partir do final deste mês mais um exame importante para recém-nascidos. Além do Teste do Pezinho, o município de Apodi oferecerá o Teste da Orelhinha.

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. Apodi entra na lista dos poucos municípios do Estado do Rio Grande do Norte que realizam o exame pelo SUS.

“O Teste é indolor, dura alguns minutos e o laudo é dado no momento do exame. Para ser realizado, o bebê precisa estar dormindo. O Exame de Emissões Otoacústicas consiste em colocar um pequeno fone no ouvido da criança que emite sons para a cóclea, que transforma as vibrações sonoras em impulsos nervosos para o cérebro. A resposta da cóclea ao estímulo é captada pelo aparelho chamado OTO-Read Clinical e avaliado pelo médico fonoaudiólogo”, explica  secretaria municipal de Saúde, Nikellyne Monteiro.

O Teste da Orelhinha será realizado na Maternidade Claudina Pinto, a partir do dia 30 de agosto, última sexta-feira do mês. O exame pode ser feito 48 horas após nascimento até 90 dias após o parto. O Teste será realizado por uma profissional fonoaudióloga que tem o aparelho OTO-Read Clinical utilizado no exame conforme Lei federal 12.303 de 02 de agosto de 2010.

MST diz que não vai desocupar área do Perímetro

Os representantes do Movimento Sem Terra (MST), que estão ocupando a área destinada ao Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, disseram que mesmo com a decisão do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), em autorizar no último dia 15, o início da primeira etapa das obras, que consumirão R$ 242 milhões, eles não vão deixar o acampamento localizado à margem da BR-405. “O acampamento é exatamente a forma que encontramos para impedir a implantação desse projeto, que é totalmente contrário à viabilidade econômica dos moradores da região. Nós vamos continuar o local e caso se confirme o início das obras nós vamos avaliar outras ações”, disse Cícero Araújo, dirigente do MST.

Segundo ele, esse projeto do perímetro está sendo visto por eles como uma forma indevida de se utilizar recursos do governo para a campanha de 2014. Ele disse ainda que a água disponível pela barragem de Santa Cruz em Apodi é insuficiente para atender a demanda desse projeto.

Segundo Cícero Araújo, ao invés de utilizar essas terras de forma indevida para beneficiar grandes empresas, o governo deveria desapropriar a terra para realizar a reforma agrária na região assentando as pessoas que estão acampadas no local. “Esse projeto do Dnocs, ao contrário do que diz o diretor-geral do órgão, Emerson Fernandes Daniel Júnior, não vai trazer nenhuma redenção para a economia de uma região, mas sim acabar com a sobrevivência das pessoas que residem naquela região”, destacou.

A direção-geral do Dnocs reafirmou que obras de implantação do Perímetro Irrigado Santa Cruz do Apodi, entre os municípios de Apodi e Felipe Guerra, na região Oeste do Estado, deverão começar imediatamente já na próxima semana.

FABIANO SOUZA
Da Re­da­ção
fabianosouz@hotmail.com

Precisa o PMDB fazer pesquisa para saber se rompe com o Governo Rosalba?

Perguntar não ofende muito menos paga imposto:

Um analista atento à cena política indagou ao blog do Robson Pires.

- Se o deputado federal Henrique Eduardo declarou que ouvirá o anseio do povo para decidir se apoia o projeto de reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, haveria a necessidade de encomendar uma pesquisa?

E pergunta mais…

Em entrevista à imprensa nesta quinta, em Acari, Henrique disse que agirá com racionalidade e ouvindo o gosto da população. Estaria Henrique cuspindo no prato que comeu e querendo tirar sua parcela de culpa por ter se aliado ao governo depois de ter apoiado a candidatura de Iberê Ferreira?

Na verdade, o jogo de interesses funciona assim: Só existe apoio, até quando “a cabeça” não está posta a prêmio, disse o analista.

Faz sentido!

Colheita do arroz vermelho no Vale do Apodi

Está acontecendo à colheita do arroz vermelho no vele do Apodi, a safra é fruto do plantio de janeiro e fevereiro, Breve teremos o resultado oficial da safra 2013, levantamento feito pelo técnico da CONAB no período de 24 a 26 de julho, mostrando a força da nossa gente, mesmo sem resolver os gargalhos que dificultam o crescimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do arroz no estado, como: tarifa verde (energia mais barata), a liberação simplificada do uso de água, pois é um obstáculo que dificultar o acesso ao crédito rural.

O Governo Federal reduziu o IPI com objetivo de garantir emprego na indústria, mas urgentemente precisaremos de subsidio, a exemplo da redução do IPI, para manter viva à cultura do arroz vermelho, que gerar no município ocupação para mais de 400 famílias e também vale lembrar, que o arroz da terra é um produto regional de excelente qualidade e já é conhecido como uma cultura Milena. Metade da humanidade tem hábito de consumir arroz, então a necessidade de resolver os problemas desta cadeia produtiva.

Assessoria: Eron Costa - FUNDEVAP

Dia do Blogueiro do RN

Dia 2 de Setembro é o nosso dia, o Dia do Blogueiro do Rio Grande do Norte, uma data que precisa ser divulgada e comemorado com alegria e orgulho, nós representamos os novos tempos na mídia, somos nós que informamos em cima da hora, temos a velocidade e dinamismo que a velha mídia de papel, o jornal não tem.

A audiência da internet já muito maior do que os jornais e rádios, segundo pesquisa vai passar a TV aberta nos próximos dois anos. No Rio Grande do Norte chegamos onde a TV estabelecida no estado não chega, pois as antenas parabólicas sintonizam o sinal das emissora do sudeste (Rio e São Paulo) que oferecem as noticias locais destas cidades, bem longe do que acontece no dia a dia do Rio Grande do Norte.

Somos nós que estamos no dia a dia informando, levando noticia aos nossos segmentos de publico,  comunidades e municípios, somos nós que estamos mais perto dos acontecimentos e somos nós que informamos primeiro, portanto somos uma força imensurável que dia a dia ganha mais espaço e prestigio.

O dia do blogueiro foi instituída em 19/07/2011 através da lei 9.507/2011 publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte como o Dia do Blogueiro do Rio Grande do Norte. Foi uma proposição do deputado Fabio Dantas de São José de Mipibu e aprovada por todos os 24 deputados do RN.

por Marcos Pedroza

PSD e PSB reúnem-se em Natal

O Partido Social Democrático e o Partido Socialista Brasileiro reúnem-se nesta sexta-feira (16) em Natal. A reunião terá início às 14h e ocorrerá no escritório do diretório estadual, localizado no Portugal Center, sala 201.

Em pauta a discussão da conjuntura estadual e as eleições 2014. Em seguida a reunião (16) o diretório estadual do PSD realizará um encontro com seus filiados no auditório do Hotel Maine às 16h.

No dia de hoje a gata da sexta vai deixar os ‘marmanjos tarados loucos’

Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar. Olha só leitores tarados deste blog, até o Zeca Pagodinho deu ‘olhada’ pro lado!!! 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Candidaturas começam a ser jogadas “para fora do campo”

Como uma bola “murcha” algumas candidaturas em Apodi e no Rio Grande do Norte, na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa para o pleito de 2014, começam a ser jogadas para fora de campo.

Motivo: apoiar uma candidatura de quem já está no jogo parece ser mais “rentável”, do que investir no “novo”.

Será?

Se for, muita bola ainda será jogada para fora!

Vamos aguardar!

Dnocs autoriza obras do perímetro irrigado do Apodi

Previsão do Dnocs é de que obras sejam concluídas em 18 meses
As obras de implantação do Perímetro Irrigado Santa Cruz do Apodi, entre os municípios de Apodi e Felipe Guerra, na região Oeste do Estado, deverão começar na próxima semana. Após anos de expectativas, estudos e discussões acerca da viabilidade econômica e social do projeto de irrigação, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas  autorizou o início da primeira etapa das obras, que consumirão R$ 242 milhões e deverão abrir 300 vagas de trabalho temporário. Os recursos que viabilizarão o empreendimento serão financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a previsão é de que a construção seja concluída em até 18 meses.

“O perímetro irrigado é a redenção de toda a economia de uma região”, destacou o diretor-geral do Dnocs, Emerson Fernandes Daniel Júnior. “O perímetro irrigado contribuirá para o desenvolvimento da agricultura na região do Apodi, que tem um solo de alta qualidade. Não haverá uso de agrotóxicos em demasia e iremos apoiar a produção de orgânicos”, destacou o diretor-geral do Dnocs.

A empresa responsável pela execução do perímetro é a EIT Engenharia. A ordem de serviço para a primeira etapa da obra, que ocupará uma área de aproximadamente quatro mil hectares, foi assinada nesta quarta-feira, 14, em Fortaleza. A fiscalização dos serviços será feita empresa de Supervisão KL, que foi orientada pelo Dnocs para atuar com urgência no processo da construção do perímetro irrigado. De acordo com o Dnocs foram empenhados R$ 25,2 milhões nesta terça-feira, 13, destinados ao pagamento da construtora.

Desapropriações

No início de junho passado próximo, o Dnocs divulgou  edital com os nomes dos proprietários de terras, benfeitorias e coberturas vegetais  inseridas na área onde será construído o Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi. Os proprietários tiveram trinta dias para procurar o escritório do órgão e assinar os termos de ajustes para que, posteriormente, recebessem o valor da indenização. 

Somente com as desapropriações, o investimento do Governo Federal será superior a R$ 5 milhões. O diretor-geral do órgão confirmou que o pagamento a 40 proprietários de terras começou e que nenhum acordo ou valor de terra foi contestado.

A obra, em sua primeira etapa, será dividida em 324 lotes de 8 hectares destinados aos pequenos irrigantes. Quando estiver em plena atividade, o perímetro irrigado vai produzir banana, cacau, laranja, feijão, goiaba, mamão, melão e uva. Além dos futuros proprietários dos lotes, o projeto vai atender com ramais a partir do canal principal de irrigação, os assentamentos rurais situados no seu entorno.

Tribuna do Norte

Obra da Praça Getúlio Vargas foi reiniciada


Há pouco mais de um mês, o prefeito Flaviano Monteiro assinou a ordem de serviço da segunda etapa da Praça Getúlio Vargas, obra que estava paralisada desde maio do ano passado, mas a população vinha reclamando da demora na execução dos serviços.

A demora foi motivada pela falta do documento de liberação da Caixa Econômica, o que retardou um pouco o reinício da obra, mas a instalação do canteiro de obras e a retomada dos serviços já podem ser observados pela população.

Desde que assumiu a prefeitura, que Flaviano vem lutando para destravar mais de 20 obras que estavam paralisadas há anos. Algumas já foram concluídas e outras estão em andamento. No caso da Praça Getúlio Vargas, foi preciso fazer uma nova licitação, já que a empresa responsável pela primeira etapa não se prontificou a continuar o serviço.

A restauração e ampliação da Praça Getúlio Vargas é um convênio do Governo Federal, através da secretaria Nacional de Turismo. A segunda etapa da obra custará R$ 244.222,44. A 1ª etapa teve início em 18 de maio de 2012, término em 19 de outubro de 2012 e custou 350.842,21.

Programa dos Agentes Comunitários de Saúde promovem palestras sobre câncer de mama

Os Agentes Comunitários de Saúde estarão desenvolvendo durante este mês de agosto palestras sobre a Prevenção do Câncer de Mama. O coordenador do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde – PACS, o enfermeiro Clemente Carlos informou que “O PACS conta com 19 Agentes Comunitários que procuram desenvolver suas atividades da melhor maneira possível”.

Entretanto, esse número de agentes não é suficiente para cobrir toda a cidade, devido o crescimento populacional. "Existem algumas áreas descobertas, devido o reduzido número de agentes. São necessários novos ACSs para poder atender todas as áreas do nosso Apodi”, justifica.

O coordenador adianta que já está sendo feito uma nova organização territorial no município de Apodi para diagnosticar as áreas que estão descobertas e avaliar quantos novos agentes comunitários serão necessários para atender satisfatoriamente as necessidades dos apodienses.

Mesmo diante dessa dificuldade os ACSs continuam fazendo o trabalho de, junto com a comunidade, diagnosticar, prevenir e promover a saúde da família, objetivo do programa. As palestras que serão promovidas pelo PACS sobre Prevenção do Câncer de Mama acontecerão de acordo com o calendário abaixo:

20/08 – Igreja Betel às 16h
27/08 – Centro do Idoso às 08h
30/08 – Bico Torto às 16h

Pagamento as Prefeituras pode não ser concluída hoje e o dinheiro só estará disponível nas contas a partir de amanhã

Para o depósito na conta de todas as Prefeituras é necessário o envio, pela Secretaria do Tesouro Nacional, de um arquivo com todos os dados para o Banco do Brasil.

Desta forma, a operação pode não ser concluída nesta quinta-feira (15) e o dinheiro só estará disponível nas contas, a partir desta sexta-feira (16). A Confederação Nacional dos Municípios está em contato permanente para confirmar o deposito do auxílio financeiro tão logo a operação for autorizada e concluída.

Governo pede ilegalidade da greve dos professores até amanhã

A Tribuna do Norte trouxe hoje a confirmação de que o procurador do Estado, Miguel Josino, informou que entre hoje e amanhã o Governo deverá entrar com ação pedindo a ilegalidade da greve dos professores. Ele acrescentou que a argumentação ainda está sendo elaborada junto à equipe de procuradores. “Estamos estudando o que vai ser alegado. Imagino que se não entrarmos com a ação amanhã, faremos isso na sexta-feira”, explicou.

Os professores da rede estadual de ensino decretaram greve na segunda-feira, durante assembleia da categoria realizada na Escola Estadual Winston Churchill. A categoria está dividida. Em algumas escolas de Natal, é possível perceber a adesão dos profissionais. Em outras, no entanto, as aulas tem ocorrido normalmente em determinados turnos. Enquanto Governo do Estado e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN) não entram em acordo, o calendário segue prejudicado, inclusive pela falta dos estudantes.

Fátima: recursos para início da construção do Campus da UERN em Apodi


Bandidos queimam carro da polícia de Afonso Bezerra (RN), na madrugada de hoje


A violência está sem controle no Rio Grande do Norte. Na madrugada de hoje, bandidos atearam fogo na viatura da polícia que estava parada em frente à delegacia, na rua principal da cidade de Afonso Bezerra.

Os bandidos aproveitaram que os policiais se encontravam dentro da delegacia dormindo e queimaram a única viatura da polícia do município.

Fonte: Fernando Soares

SINTE denuncia Governo do RN na Organização Internacional do Trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação denunciou o Governo do Estado na Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Executivo estadual responderá pelo fato de convocar os professores cedidos ao sindicato para a sala de aula.

Segundo a denúncia, feita em Brasília no escritório de representação da OIT, o Governo do Estado pratica “ataque direto e perverso contra a organização sindicato dos trabalhadores em educação do Rio Grande do Norte”.

O Sindicato alega que está ocorrendo “violação dos princípios consagrados nas convenções internacionais”.

Primeiros cursos oferecidos pelo Centro de Treinamento Profissionalizante são concluídos

Com um número aproximado de 140 alunos e após um período de estudos e prática, chegam ao fim os primeiros cursos profissionalizantes ofertados pelo Centro de Treinamento Profissionalizante.

Com o apoio do SENAC e o trabalho de equipe realizado pela secretaria de assistência social, cursos de recepcionista, auxiliar administrativo, maquiador, balconista de farmácia, operador de caixa e operador de supermercado foram concluídos e o mercado de trabalho ganha novos profissionais.

“Os cursos ofertados pelo centro de treinamento profissionalizante, são de grande importância, pois damos aos apodienses a oportunidade e se aperfeiçoarem e profissionalizarem”, acredita a secretária de Assistência Social, Aloma Cavalcante.

A secretaria de assistência social está contando com apoios importantes para a vinda de novos cursos para as próximas turmas e já conta com a confirmação dos cursos de depilador e manicure que têm uma grande demanda.

Para a secretária adjunta, Gilvaneide Alves, “apoios importantes como o SENAC, SEBRAE e também a contribuição do PRONATEC, ofertado pelo IFRN, são fundamentais para a vinda de cursos para profissionalizarmos os apodienses”.
                           
A equipe do Centro de Treinamento Profissionalizante se despede dos 140 alunos e agora profissionais e informa que dentro de alguns dias está anunciando os próximos cursos para o inicio das novas turmas. 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Já se especula a possibilidade de Robinson Faria disputar novamente uma vaga na Assembleia Legislativa

Possibilidade de voltar a disputar uma vaga de
deputado estadual cogitada
Um possível rompimento do PMDB no fim deste ano com o Governo Rosalba já se especula uma aliança com o PSB da ex-governadora Wilma de Faria. O nome jovem do líder do PMDB na Assembleia, deputado Walter Alves para governador, seria uma das alternativas. Wilma apoiaria o nome do filho do ministro Garibaldi Filho e em troca, o PMDB pediria votos para a ex-governadora chegar ao Senado.

Com isso, o projeto do vice-governador Robinson Faria de ser candidato ao Governo do Estado, não vem ganhando fôlego. Robinson poderia disputar a Assembleia Legislativa, lutar para voltar à presidência da Casa e o deputado federal Fábio Faria (PSD) ser contemplado com bases, para renovar seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.

Tribunais devem informar o valor da dívida de precatórios de cada Município

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todos os tribunais do país devem informar o valor da dívida de precatórios. A determinação acolhe pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que solicitou que o CNJ disponibilizasse a dívida consolidada de precatórios, por Estado e Tribunal. O Conselho requereu também que as informações sejam divulgadas na página do CNJ e nos portais de cada Tribunal.

Em junho de 2013, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio da Lei de Acesso a Informação, já havia questionado ao Conselho, os valores referentes à dívida. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski considera que o conhecimento do valor real da dívida em precatórios vai contribuir na construção de uma proposta mais justa de modulação de efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou inconstitucional a Emenda Constitucional 62.

Aprovado na Comissão Mista de Orçamento o auxílio de R$ 1,5 bilhão as Prefeituras que será depositado ainda este mês

Os recursos vão ajudar prefeituras que vivem uma crise nas finanças
Assim como foi combinado na reunião entre o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o crédito de R$ 1,5 bilhão do auxílio financeiro aos Municípios foi incluído na Medida Provisória (MP) 616/2013. 

O texto original da MP previa crédito para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). No entanto, o relator, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), incluiu o aporte aos Municípios.Esse montante de 1,5 bilhão é metade do valor prometido pela presidente da República, Dilma Rousseff, durante a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em julho. Trata-se da primeira parcela, de um total de R$ 3 bilhões, que o governo pretende transferir para as prefeituras ainda neste mês de agosto.

Artigo: Acampamento do MST em Apodi e a busca por uma vida mais digna pelos agricultores familiares

Famílias residentes no acampamento do MST
No dia 13 de agosto de 2013, por volta das dez horas da manhã, membros de entidades vinculadas à ASA potiguar fizeram uma visita ao acampamento da chapada do Apodi. Esse acampamento é formado por cerca de 1.200 famílias que ocupam o território da chapada que possivelmente será ocupado pelo “Projeto da morte”, oficialmente denominado de projeto do Perímetro irrigado do Apodi. Na chapada do Apodi, localizada na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará, há uma disputa por dois modelos de agricultura. Um dos modelos está “enraizado” nas comunidades da região, e tem uma preocupação com a biodiversidade, a distribuição de renda e democratização da água e da terra. O outro, ao contrário, provoca a concentração de terra, de água e de renda e destrói a natureza.

Esse projeto prevê integrar as terras da chapada do Apodi e a água da barragem de Santa Cruz a cinco grandes empresas da fruticultura irrigada, o que destruiria a constituição econômica dessa cidade a qual é baseada na agricultura familiar, por meio da produção de mel e da criação de caprinos. Esse projeto está propondo irrigar cinco mil hectares de terra em sua primeira fase para produzir cacau – que é totalmente desconhecido na região – uva e goiaba, com base na utilização, em grande escala, de agrotóxicos e sob o domínio de cinco grandes empresas. Grandes nomes buscam transformar um território camponês produtor de alimentos saudáveis em uma zona de produção de frutas para exportação, e, com isso, transformar uma pequena parcela da população local em mão-de-obra barata, trabalhando sob condições subumanas, características do agronegócio brasileiro.

No entanto, agricultores, juntamente com o MST, e várias organizações da sociedade civil estão se organizando na luta de resistência contra a tomada da chapada do Apodi. A luta em defesa da Chapada do Apodi se tornou uma luta nacional de todos aqueles e aquelas que defendem a dignidade das comunidades camponesas.Um misto de sensações toma conta dos indivíduos ao chegarem ao acampamento da chapada do Apodi. Primeiro, um choque ao nos depararmos com o grande número de pessoas, (entre homens, mulheres, crianças, idosos e adultos), vivendo sem a menor condição, sem uma mínima decência de moradia, de saneamento, de alimentação ou de qualquer outro requisito.

Porém, o sentimento que acompanha esse espanto inicial não é de pena, como seria natural, mas sim de admiração por ver um povo tão forte e tão unido por uma vida mais justa, mais digna. Essa força é expressa inteiramente pelo clamor dos agricultores: Lutar, lutar, lutar e resistir. Lutar e resistir pela chapada do Apodi!

Leda Mayara - Comunicadora Popular do SEAPAC/RN

Prefeitos prestigiam II Congresso Potiguar de Municípios

O Hotel Vila do Mar, na Via Costeira é palco do II Encontro Potiguar de Municípios. Uma parceria com o portal Legislaweb e por intermédio da Escola de Gestão Pública e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte.

Prefeitos lotam o auditório nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15). O evento tem como objetivo o aperfeiçoamento da gestão municipal, com inscrições gratuitas para prefeitos, secretários, procuradores, assessores jurídicos e servidores interessados, por meio da abordagem técnica de temas atuais e de relevante interesse para quem atua na administração pública.

Chapada do Apodi e Barragem de Oiticicas serão pauta de reunião de bispos potiguares em Caicó

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanof Pereira se reunirão na próxima sexta-feira, 16, às 9 horas,  no Centro Pastoral Dom Wagner, na cidade de Caicó. A reunião, convocada pelo Arcebispo de Natal, terá a finalidade de discutir a situação da construção da Barragem de Oiticicas, no município de Jucurutu, e da Chapada do Apodi, na região Oeste do Estado.

A barragem de Oiticicas, quando construída, abrangerá também parte do território dos municípios de São Fernando e Jardim de Piranhas, no leito do rio Piranhas-Assú, na Região do Seridó. A obra está orçada em R$ 350 milhões e será gerida pelo governo do estado. Uma das principais preocupações da Igreja é a relocação dos moradores da comunidade Barra de Santana, em Jucurutu, principalmente no tocante às indenizações e retiradas das famílias para outra área.

O outro ponto da pauta da reunião dos bispos será a situação das famílias residentes na Chapada do Apodi. Famílias de agricultores, a Igreja e entidades de classe estão preocupadas com o futuro de mais de seis mil pessoas que continuam na luta para tentar impedir a instalação do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi. No dossiê-denúncia, entidades locais, nacionais e moradores da região apontam diversas violações que serão implementadas caso o projeto seja concretizado.

Fonte: Marcos Dantas

Problema de abastecimento de água da comunidade de Poço de Isauro é resolvido


A Prefeitura Municipal de Apodi, através da secretária de Agricultura resolveu o problema da falta de água que há pouco mais de dois meses atormentava a comunidade de Poço de Isauro.

Com a colocação de uma nova motobomba submersa com 5cv Trifásica no poço que abastece a comunidade, o problema será resolvido de vez, porque todos os equipamentos colocados são novos.

“Além da aquisição da bomba, os canos e as cordas também são novos para que o fornecimento de água no Poço de Isauro dure pelo menos uns 10 anos sem problemas relacionados à bomba”, exalta o secretário Charton Rego.

Os moradores desta comunidade todos os sábados cobravam no programa de Rádio da prefeitura, a substituição da bomba. Reivindicação atendida com qualidade, proporcionando a volta do fornecimento de água de forma definitiva.