sábado, 31 de agosto de 2013

Edital de convocação da Conferência Municipal do PC do B

O comitê municipal do PC do B de Apodi-RN, considerando a convocação da Conferência Estadual do Partido, considerando ainda, a reunião deste comitê municipal reunida em 17 de agosto de 2013 convoca por este presente edital público, a todos os filiados do partido no município a participarem da conferência municipal, a ser realizada nos dias 13 e 14 de setembro na Câmara Municipal de Apodi e terá a segunda ordem do dia:

  • Discursos dos documentos nacionais e deliberação sobre os projetos de resolução apresentados no comitê central.
  • Balanço das atividades da direção do comitê municipal.
  • Estabelecimento do número de membros e eleição da nova direção municipal.
  • Eleição de delegados à conferência estadual.

Apodi-RN, 28 de Agosto de 2013

Paulo Viana da Silva
Presidente

Alianças só fecham no apagar das luzes

É muito improvável que os partidos estejam discutindo agora sobre as alianças proporcionais para 2014. Essa é uma definição que acontece quando o arco de alianças está definido. Às vezes nem é interessante juntar todos os partidos numa aliança só, preferindo-se dividir em duas ou mais coligações.

Outro detalhe é que não poderão existir alianças proporcionais fora do entendimento da aliança majoritária. O PSD não pode se aliar ao PMDB numa chapa proporcional se os dois partidos tiverem candidatos diferentes ao Governo do Estado.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

População de Apodi 36.049 habitantes

Governo do RN convoca 116 professores e profissionais de educação

O Governo do RN publica neste sábado (31), no Diário Oficial do Estado, a convocação de 116 professores e profissionais de educação, aprovados em concurso público com fundamento no edital de outubro de 2011. Os convocados ocuparão os cargos de professores de artes, biologia e ciências, educação física, filosofia, geografia, história, inglês, espanhol, português, química, sociologia e pedagogia.

A convocação atende ao critério de substituição dos candidatos nomeados anteriormente, que não compareceram ou que solicitaram reclassificação. Os candidatos serão convocados e nomeados de acordo com a ordem de classificação.

Folclore Potiguar: Um Cortejo com Passos e Cantos! Agosto da Alegria Apodi


A 13ª DIRED apresentou ontem, dia 29 de agosto, mais uma Edição do Agosto da Alegria, como parceria do Circuito Cultural do Estado, que no mês de agosto, acentua a Cultura Potiguar como referência histórica para a comunidade e para a escola.

Esse ano tivemos participação de 18 escolas da jurisdição da 13ª DIRED de Apodi, com cerca de 600 participantes para o Cortejo e para o Evento. Alunos, professores, gestores e demais integrantes das escolas, prestigiaram o Evento que apresenta a Cultura Potiguar e local, num trabalho que teve a contribuição dos frutos do programa Mais Educação, desenvolvidos nas escolas da jurisdição.

A Secretaria de Saúde e a Maternidade Claudina Pinto promovem o primeiro dia de Teste da Orelhinha



A Secretaria de Saúde e a Maternidade Claudina Pinto estão promovendo no dia de hoje (30/09) os primeiros Testes da Orelhinha em crianças recém-nascida, após 48h do nascimento, até crianças de 3 meses de vida. O Teste da Orelhinha é obrigatório, gratuito e deve ser oferecido aos recém-nascidos de acordo com a Lei federal 12.303.

Durante a manhã, cerca de 30 crianças foram submetidas ao Teste que está sendo realizado pela fonoaudióloga Adalzinete da Silva que esclareceu algumas questões. “O bebê que não escuta, não fala; por isso o Teste é importante para detectar qualquer possível deficiência auditiva congênita na criança. A partir dessa identificação, o tratamento posterior terá melhor resultado. Além disso, o Teste serve para cuidar dessas deficiências prematuramente permitindo que a criança cresça, desenvolva suas habilidades auditivas e seja um cidadão normal com habilidade de falar”, explica a fonoaudióloga.

O Teste da Orelhinha será feito mensalmente na Maternidade Claudina Pinto, é totalmente gratuito e o agendamento para o próximo atendimento, que será dia 25 de setembro, pode ser feito na própria Maternidade.

A fonoaudióloga Adalzinete da Silva elogiou a disponibilidade e agilidade da secretária de saúde Nikellyne Monteiro e da diretora Saúde Paiva em analisar a proposta de implantação do Teste da Orelhinha no município e de resolver as questões burocráticas para que os primeiros testes fossem feito na data de hoje.

"Quando os responsáveis querem e entendem a necessidade e importância do Teste, as coisas acontecem rapidamente”, enfatizou ela, acrescentando que tem cidades grandes que ainda não tem esse serviço básico e obrigatório por lei. "Isso é consequência de falta de ação dos gestores, e esse problema não aconteceu aqui em Apodi”, concluiu.

A expectativa é que a cada mês, 40 crianças façam o Teste da Orelhinha no período da manhã e 30 crianças façam no período da tarde.

PMDB oficializa rompimento com o Governo Rosalba

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Alves, acaba de anunciar, após reunião do diretório estadual do partido, que a legenda se retirou oficialmente da base aliada do governo Rosalba Ciarlini.

Depois de duas horas de discussão, os peemedebistas também que o PMDB tentará o projeto de candidatura própria ao Executivo em 2014.  “A partir de agora, o PMDB oficializa o rompimento político com a governadora Rosalba Ciarlini”, resumiu Henrique.

Uma das últimas indefinições era a secretaria estadual de Agricultura, do titular Júnior Teixeira, e Emparn dirigida por Henderson Magalhães, mas Henrique garantiu Que vai pedir aos dois para entregarem os cargos.

Presidente da Academia de Letras de Apodi/RN repudia apoio da câmara Municipal de Apodi ao Projeto da Morte

Os nobres edís conterrâneos que defendem, de forma insana o tal PROJETO DA MORTE irão amargar, na eleição de 2016, o mesmo dissabor da derrota que as honradas famílias da Chapada deram à ex-prefeita, resposta necessária para quem deixa de defender os conterrâneos para defender cinco multinacionais do agronegócio. Está se repetindo o mesmo triste cenário do tal perímetro irrigado nas proximidades das cidades de Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte no estado do Ceará, que teve a divulgação desse mesmo panfleto, sendo certo que o projeto só serviu para lavarem o dinheiro da nação. Enquanto isso, os antigos humildes agricultores estão jogados na rua da amargura, com os filhos e netos entregues ao desemprego e a marginalidade.

Atentai bem Srs. Edís! Amanhã será tarde para apresentarem pedidos de desculpas esfarrapadas e inconsistentes. Não troco um conterrâneo agricultor por nenhuma multinacional do agronegócio, que ilude com engodo, como sempre, um povo que se deixa enganar por panfletos falaciosos com projetos afrontosos à necessidade de apoio à agricultura familiar orgânica e pela preservação do nosso bioma caatinga.

por Marcos Pinto - Presidente da Academia de Letras de Apodi/RN.

Fábio Faria solicita ao ministro das Cidades liberação de recursos para municípios do RN

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD-RN), se reuniu com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, esta semana, para solicitar o empenho das emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) que beneficiam municípios do Rio Grande do Norte.

“O Ministério das Cidades é responsável por várias obras importantes para os pequenos municípios que necessitam de recursos para drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação de ruas, por exemplo. A liberação das emendas que apresentei ao Ministério vai melhorar muito a qualidade de vida de milhares de pessoas do meu Estado", justifica Fábio Faria.

O ministro Aguinaldo Ribeiro explicou que nenhum parlamentar foi atendido devido ao atraso na votação do Orçamento deste ano, mas assegurou atendimento ao pleito do deputado Fábio Faria.

PMDB decide hoje se deixa a base aliada da governadora

O diretório estadual do PMDB estará reunido hoje, às 15h, para definir o posicionamento sobre o Governo Rosalba Ciarlini. A tendência do partido é votar pela saída do bloco governista e adotar uma posição de independência. O encontro será coordenado pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, e terá como um dos participantes o ministro da Previdência Garibaldi Filho. Terão direito a voto os 17 membros da executiva estadual, que é integrada pela bancada estadual na Assembleia Legislativa (os deputados estaduais Walter Alves, Nelter Queiroz, Hermano Morais e Gustavo Fernandes) e pelo ministro Garibaldi Filho, entre outros membros.

A discussão sobre o posicionamento dos peemedebistas no Governo Rosalba estava prevista para ocorrer apenas no mês de outubro, depois da pesquisa qualitativa que será encomendada pelo diretório estadual. No entanto, o debate foi antecipado com o pedido de exoneração do secretário estadual de Trabalho e Ação Social, Luís Eduardo Carneiro, presidente da Fundac, Getúlio Batista, e do diretor da Potigás, Fernando Dinoá. Os três foram indicados pelo ministro da Previdência Garibaldi Filo para o Governo estadual.

Distribuição geográfica das equipes de Saúde da Família em Apodi - RN


A desenvoltura de Rosalba é de pose de candidata à reeleição

Que o PMDB romperá com o governo de Rosalba Ciarlini (DEM) não existe a menor dúvida. Os cargos já foram entregues e hoje haverá uma reunião para oficializar a consumação da decisão. Tudo bem!

Mas…

A Rosa não dá sinais de preocupação e continua com a pose de que é candidata à reeleição. Participa de todas as atividades naturalmente e desenvoltura. Indagada sobre o rompimento ela responde que: “agora não tenho nada a declarar”.

por Robson Pires

Secretaria de Agricultura e parceiros promovem reunião do Programa Balde Cheio na Comunidade de Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, promoveu na manhã do dia 27/08, uma visita ao produtor Carlos Ferreira de Sales que é um dos contemplados pela metodologia Balde Cheio (Fazenda Eficiente).

O evento faz parte do trabalho de acompanhamento a 09 produtores de leite no município de Apodi, que recebem consultoria do técnico do Programa Balde Cheio, Weberton e Evandir Sousa, da Secretaria de Agricultura de Apodi. O programa é uma parceria de órgãos como SEBRAE, BNB e Prefeitura Municipal de Apodi.

Após a visita à área de Carlos, foi feito uma reunião para discutir sobre as visitas que terão continuidade, sobre a possibilidade de realização do trabalho junto a outros produtores, busca de melhores preços, condições de armazenamento e deslocamento da produção do leite, pensando o programa como um instrumento que visa dar suporte a produção leiteira, desde sua fase inicial até a comercialização.

O produtor Carlos Ferreira de Sales implementou uma área  com 1,3 hectares e outra em fase de implantação de 3,0 hectares, na área de 1,3 de capim mombaça dividida em 28 piquetes e já chegou a manter 10 vacas, com uma produção de 70 litros de leite/dia.

Segundo o produtor, antes do programa, sua vida era bastante atribulada, porque tinha muita dificuldade para alimentar os animais, pois os mesmos se alimentavam de forragens, quando tinha, depois só ensilagem ou concentrado e assim, a atividade estava se tornando inviável, devido os custos que eram imensos.

Hoje, o produtor leva uma vida tranquila, pois os animais são colocados nos piquetes para se alimentarem, alem do custo da atividade que diminuiu e ainda sobra tempo para outras atividades. "É um programa muito importante, porque traz  novas tecnologias para dentro de nossa propriedade e melhora a nossa vida e a nossa produção", comemora o produtor.

Feira Livre será antecipada para a sexta-feira, dia 6 de setembro

Clique para ampliar

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Secretaria de Educação realiza mais um encontro de formação com professores alfabetizadores


Nos dias 10 e 17 de agosto de 2013, foi realizado mais um Encontro de Formação com os Professores Alfabetizadores do PNAIC - Apodi RN. Nesse Encontro foi trabalhada a temática: “LUDICIDADE NA SALA DE AULA”.

Na ocasião os professores Alfabetizadores compartilharam as experiências vivenciadas com seus alunos em sala de aula. Estas atividades foram realizadas a partir de jogos didáticos e as obras complementares do PNLD. Também a partir das produções escritas das crianças, os Professores Alfabetizadores tiveram a oportunidade de fazer a análise das escritas dos seus alunos, sendo no citado Encontro discutido estratégias de intervenção para superar as dificuldades de leitura e escrita dos alunos de 1° ao 3° Ano do Ensino Fundamental.

Na oportunidade foi também apresentado o Plano de Ação pela Equipe do PNAIC a ser executada pela Coordenação e pelos Orientadores de Estudo, bem como foi apresentada a Rotina de trabalho semanal da referida Equipe no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

Entre as atividades elencadas no Plano de Ação, merece destacar a realização da Feira de Literatura que será realizada pelos Professores, Alunos, Apoio Pedagógico e Gestores das Escolas, como também a criação de Equipes, nas escolas, para fazerem o acompanhamento das ações realizadas no âmbito escolar.

Professores da rede estadual de ensino suspendem greve no RN

Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte suspenderam a greve nesta quinta-feira (29). A informação foi confirmada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso. A categoria estava em greve desde o dia 12 de agosto. Apesar do anúncio do retorno dos professores grevistas, as aulas que ficaram suspensas só serão retomadas na segunda-feira (2).

O Sinte/RN informou que recebeu um documento no qual o governo se compromete a cumprir parte das reivindicações da categoria. A volta ao trabalho foi aprovado em assembleia com a apresentação das propostas do Executivo Estadual.

13ª DIRED apresenta hoje, mais uma Edição do Agosto da Alegria

A 13ª DIRED apresenta nesse dia 29 de Agosto, mais uma Edição do Agosto da Alegria, como parceria do Circuito Cultural do Estado, que no mês de agosto, acentua a Cultura Potiguar como referência histórica para a comunidade e para a escola.

Esse ano temos a participação de 18 escolas da jurisdição da 13ª DIRED de Apodi, com uma estimativa de 600 participantes para o Cortejo e para o Evento. Alunos, professores, gestores e demais integrantes das escolas, prestigiam o Evento que apresenta a Cultura Potiguar e local, num trabalho que tem a contribuição dos frutos do programa Mais Educação, desenvolvidos nas nossas escolas.

Folclore Potiguar: Um Cortejo com Passos e Cantos!

Caubí Torres representará Apodi no III Fórum de internet no Brasil em Belém - PA

O professor Caubí Torres, representará o município de Apodi / RN no III Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo Comitê Gestor da Internet, visa reunir representantes da comunidade acadêmica, do terceiro setor, do segmento empresarial e do governo para discutir os desafios atuais e futuros da Internet.

O III Fórum da Internet no Brasil ocorre de 03 a 05 de setembro de 2013 no Hangar Convenções na cidade de Belém, no Pará. 

O Fórum objetiva ampliar e propiciar espaços conversacionais multissetoriais para identificação de dissensos em torno das atuais questões e soluções da Internet, esclarecimentos dos tópicos abertos ao debate e abrir-se para possibilidades de novos consensos. O Fórum é um espaço e um convite a conversas multissetoriais.

A metodologia adotada para o III Fórum prevê sua realização dividida nos seguintes momentos:

- Abertura
- Trilhas Temáticas
- Seminário WSIS+10
- Atividades autogestionadas e desconferências
- Plenária Final

Mais informações do evento aqui

Parabéns! Mara Duarte

Clique para ampliar

Lançamento de abertura do Programa Escola da Bola

Prefeito justifica veto a Projeto de Lei que prevê eleições para diretores das escolas municipais

O veto do prefeito Flaviano Monteiro ao Projeto de Lei n 029/2013, de autoria do vereador Braúlio Ribeiro, que dispõe sobre as eleições de diretores das escolas da rede municipal de ensino e que será votado hoje (29) pelo legislativo apodiense, não significa falta de compromisso do prefeito com a realização das eleições.

É compromisso da gestão de Flaviano, até o final do mandato, de realizar o processo de escolha dos gestores das escolas municipais. “Não temos como fazer esse processo assim, de uma hora para outra. É preciso planejamento para que as eleições sejam realizadas de forma a garantir o processo democrático dentro das escolas”, pontua o prefeito.

Para Flaviano, houve precipitação por parte do vereador Bráulio, porque trata-se de um  processo eleitoral e que não pode ser feito às pressas, mas entende que a democracia é o melhor modelo para escolha dos gestores das escolas municipais. “Mais do que uma bandeira de luta da nossa campanha, é um compromisso da nossa gestão com os cidadãos apodienses”, acrescentou o prefeito.

“Estamos há poucos meses à frente da gestão e precisamos ainda melhorar as condições estruturais das nossas escolas para podermos implantar um novo modelo de gestão”, justifica Flaviano, consciente de que a comunidade escolar será a grande beneficiada com as melhorias não só no processo de gestão, mas também na parte estrutural e pedagógica.

Fonte: NCM/Apodi

Ministério Público Eleitoral recorre ao TSE sobre desfiliação de Kelps Lima do PR

O deputado estadual, Kelps Lima, que foi eleito pelo PR e conseguiu por unanimidade a desfiliação por justa causa no TRE, aguardava que o processo fosse transitar em julgado, não tivesse recurso.

Mas, a notícia não é boa para o deputado…

É que o Ministério Público, recorreu da decisão no Tribunal Superior Eleitoral, e não tem previsão para julgamento.

por Thalita Moemia

Para José Agripino, a culpa do Brasil passar por seis blecautes em menos de um ano do é Governo Federal

Em discurso no Plenário, o senador José Agripino (DEM-RN) atribuiu ao governo federal a responsabilidade pelo sexto blecaute no Brasil - em suas contas - em menos de um ano. Nesta quarta-feira (28), um apagão atingiu todos os estados da Região Nordeste. - Isso está ocorrendo por incúria de um governo que, incrivelmente, é exercido pela ex-ministra de Minas e Energia, que se diz uma grande gestora, e que tomou essa iniciativa em cima de um sistema que ela administrou até pouco tempo, que está gerando esses prejuízos todos ao bem-estar da população – disse.

Este mais novo apagão, calculou Agripino, é o sexto que ocorre no país desde setembro de 2012, quando a presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou a redução de 20% na tarifa de energia elétrica. - Você baixar tarifa de energia elétrica por decreto, por um ato, como um anúncio, é uma maravilha. Agora, é sustentável? - indagou o senador. Segundo Agripino, as concessionárias, as distribuidoras e todo o sistema elétrico - com os quais o governo não teria estabelecido um diálogo suficiente sobre a redução das tarifas - manifestaram suas preocupações em  relação à sustentabilidade do sistema.

Apagão atrasa folha de pagamento do Estado; servidores que recebem no primeiro dia terão seus proventos creditados até o meio dia de hoje

O governo do estado do RN informa que, em razão do apagão que atingiu toda região Nordestes na tarde de ontem (28), a conclusão da transmissão dos arquivos eletrônicos da folha de pagamento dos servidores para o Banco do Brasil ficou prejudicada, tendo sido interrompida.

Por esse motivo o pagamento relativo ao primeiro dia útil de alguns órgãos da administração direta poderá não ter sido creditado até à meia noite desta quarta-feira (28), como programado. No entanto, o Governo do Estado comunica que esta operação será concluída até o meio-dia desta quinta-feira (29).

Para contrair novo empréstimo, Carlos Augusto procura Ricardo Motta na tentativa de conseguir apoio da Casa

A abelhinha, Eliana Lima destaca na sua coluna de hoje... Diante da penumbra no erário, o primeiro-secretário-ravengar Carlos Augusto Rosado foi ao presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN). Solicitar o empenho dele para conseguir junto aos deputados a permissão para o Executivo a contrair mais um empréstimo. Agora de R$ 800 milhões. Situação insustentável, Motta sinalizou falta de condições para qualquer diálogo sobre empréstimo com os pares.

Aconselhou Carlos Augusto a conversar com os deputados, expor problemas e explicar soluções. Missão impossível. Digamos. Pelo zunzunzum que as asas-abelhudas captaram entre os deputados estaduais, nada, nadica de nada, que for enviado pelo Executivo será aprovado na AL. Durante este segundo tempo do Governo Rosa(do).

Presidente estadual do PR afirma que escolha de nova secretária não teve indicação do partido

presidente do PR Mulher no Estado, o presidente estadual do PR, deputado federal João Maia, disse que a escolha não foi feita pelo partido. “Foi uma decisão pessoal de Shirley Targino para aceitar o convite e assumir a secretaria”, destacou o presidente estadual do PR.

Shirley Targino se tornou muito próxima a governadora Rosalba Ciarlini e chegou a ser cotada, no primeiro semestre deste ano, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Deputado Henrique nega que tenha fechado aliança com PSD, “conversas são preliminares”

O deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB, negou que tenha já fechado aliança com o PSD, do deputado federal Fábio Faria, com vistas a chapa proporcional de 2014. O líder peemedebista afirmou que as conversas tidas com o deputado Fábio Faria foram “preliminares”, como ocorreram também com dirigentes de outras legendas.

“Estamos tendo conversas preliminares. Mas essa discussão e definição será feita por todo diretório do PMDB, inclusive pelos nossos deputados estaduais. Não podemos fechar aliança proporcional olhando apenas para chapa de deputado federal, precisamos também ouvir os nossos deputados estaduais e suas análises”, destacou Henrique Eduardo Alves.

Na noite de ontem, o deputado federal Fábio Faria divulgou uma nota afirmando que o PSD já havia fechado aliança na proporcional com o PMDB. “As conversas são preliminares. Estive com o deputado Fábio Faria, disse que o PMDB estava conversando com alguns partidos para eleição proporcional e o que ele me disse foi que também quer fazer aliança com o PMDB”, comentou o presidente estadual do PMDB.

Por Anna Ruth

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Prefeitura mantém compromisso de pagar salário dos servidores municipais dentro do mês

Apesar da queda de receitas do município, que vem preocupando o prefeito Flaviano Monteiro, a prefeitura mantém o compromisso de pagar em dia o salário dos servidores municipais, que teve início hoje (28), com o pagamento de efetivos e comissionados de todas as secretarias, com exceção da Secretaria de Educação.

O vencimento dos servidores da Educação será na segunda-feira (2), devido ser a secretaria com o maior número de funcionários, chegando a mais de 50% do total de servidores do município, o que torna inviável o pagamento junto com as demais secretarias, porque provocaria tumultos na agência bancária.

Os servidores que têm aniversário nos meses de abril e agosto, estão recebendo o décimo terceiro salário, conforme calendário estabelecido no mês de maio, quando o prefeito Flaviano Monteiro acatou sugestão do funcionalismo municipal, que prefere receber o salário extra no mês em que faz aniversário.

“O prefeito tem feito todo esforço para manter os salários dos servidores em dia, e para isso tem promovido cortes em outros setores, porque o pagamento do funcionalismo é prioridade dessa gestão”, enfatiza Josivan Alves, tesoureiro da prefeitura.

Prefeitura adquire dois dessalinizadores novos

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, adquiriu dois dessalinizadores novos junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos que tem como atual secretário o senhor Leonardo Rêgo.

Um dos novos dessalinizadores substituirá o da comunidade de São Lourenço que estava parado há três anos, foi consertado pela atual gestão e agora será substituído. Além disso, toda a estrutura física onde ficará o novo equipamento será reformada. O outro dessalinizador será para a comunidade de Lagoa Rasa que também substituirá o equipamento velho e terá estrutura física reformada.

PR deve continuar aliado de Rosalba

Com a permanência dos dois secretários Turismo (Renato Fernandes) e Assistência Social(Shirley Targino) o PR do deputado federal João Maia deverá permanecer aliado do Governo Rosalba. Pelo menos, até o dia 14 de setembro quando deverá acontecer a reunião do partido.

Atleta de Apodi, Maria Vivian participará dos Jogos Escolares da Juventude

Atleta de luta olímpica – Maria Vivian treinando com meninos
Geralda de Oliveira (mãe), Maria Vivian (atleta) e Eribaldo Nobre (treinador)

A atleta apodiense de luta olímpica Maria Vivian Pinto de Oliveira participará dos Jogos Escolares da Juventude (JUVERNS). A lutadora venceu a etapa de Apodi e se classificou para etapa em Natal no próximo mês.

“Não espera que minha filha praticasse um esporte assim no caso luta olímpica, mas gosto por que ela é dedicada, esforça e sempre alcança seus objetivos. Antes de praticar luta olímpica, ela já ganhou diversas medalhas em competições como: natação, corrida, entre outras modalidades, até já correu de MotoCross quando era menor”, disse a mãe Geralda Pinto.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.

O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A atleta de Apodi, Maria Vivian é a 1ª colocada no ranking “Circuito RN Podium de Luta Olímpica”. Os Jogos Escolares da Juventude em Natal iniciará dia 5 e vai até o dia 8 de setembro de 2013.

“No início, tínhamos cerca de 5 meninas treinando, por causa da dificuldade e a falta de incentivo, só ficamos com a Vivian (categoria até 35kg). Foi difícil de encontrar um local adequado para treinarmos, os próprios ‘lutadores de Apodi que desembolsaram grana’ para organizar esse pequeno espaço de treinamento. Ficamos surpreso com o desempenho da Vivian, visto que ela treina apenas há cinco meses. Por causa da desistência das meninas, ela treina com os meninos, mesmo assim, com força de vontade consegue superar os obstáculos como a falta de material para treinar e participar das competições”, destaca o treinador Eribaldo Nobre.

Teve início o período de Declaração do ITR 2013

Começou no dia 19 de agosto o prazo para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR)de 2013. A apresentação deste documento deve ser feita junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil e é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que sejam proprietárias de imóveis rurais, titulares do domínio, ou possuidoras, a qualquer título, incluindo aquelas que somente usufruem do imóvel, exceto o imune ou isento.

Também deve declarar o titular do domínio útil ou possuidor a qualquer título de imóvel rural, imune ou isento, para o qual houve alteração nas informações cadastrais correspondentes ao imóvel rural.

A multa para quem perder o prazo é de 1% (um por cento) ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido - não podendo o seu valor ser inferior a R$ 50,00 no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, além de multa e juros. No caso de imóvel rural imune ou isento, a não apresentação da declaração no prazo implica em multa de R$ 50,00.

As regras para o ITR 2013 estão na Instrução Normativa (IN) 1.380. Quem não fizer a declaração ficará impedido de tirar a Certidão Negativa de Débitos, documento indispensável para registro de compra ou venda de propriedade rural e para a obtenção de financiamento agrícola.

A declaração deve ser feita por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, relativo ao exercício de 2013, que está disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Os pequenos proprietários que são sindicalizados ao Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Apodi podem procurar os serviços de declaração do ITR 2013 na sede da entidade de segunda a sexta das 7h30min. às 13horas. A data final para declarar o imposto é 30 de setembro.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Membros da Cooicap avançam com irrigação na Chapada

Gean Carlos de ex-goleiro a produtor de Melancias.
A 22 km do Centro da Cidade no coração da Chapada, Cooperados da Cooperativa dos Irrigantes da Chapada do Apodi COOICAP, se preparam para mais uma colheita de Melancia irrigada.

Satisfeito com a qualidade e a boa expectativa de colheita o produtor Gean Carlos diz que pensa no próximo plantio em dobrar sua área plantada. “Aqui cada um cooperado que produz no sistema irrigado gera trabalho e renda para mais 3 a 4 famílias e vamos com o opoio da Cooperativa fazer experimentos com outras culturas”, diz Gean que além de produtor faz parte do Conselho Fiscal da COOICAP.

“Irrigação é uma das principais ferramentas de desenvolvimento e no semiárido acredito ser a principal, portanto, temos que aproveitar cada vez mais nosso solo mais fértil do mundo para produzir e gerar riquezas para nossa gente”, declara Rosibério Dias Presidente da COOICAP.

Nota do blog: grande amigo Gean Carlos! Parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Micheline Borges lamentou a chegada dos profissionais ao Brasil e disse: “Coitada da nossa população”

Micheline Borges se manifestou pelo Facebook
Imagem: Reprodução Facebook)
Micheline Borges, uma jornalista potiguar, causou revolta nas redes sociais ao expressar sua opinião sobre os médicos cubanos que estão chegando ao Brasil para trabalhar no programa “Mais Médicos”. “Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma cara de empregada doméstica”, afirmou a repórter.

Em outro trecho, ela reclama da imagem dos profissionais cubanos. “Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência”.

A jornalista chega a questionar se os médicos de fato são profissionalizados, por conta da aparência deles, e questionou se eles serão capazes de tratar dengue ou febre amarela. Micheline Borges termina desejando que “Deus proteja o nosso povo”.

A jornalista deletou sua conta no Facebook após a repercussão negativa de suas declarações. O tom preconceituoso do texto fez com que quase mil pessoas compartilhassem a imagem na rede social, com tons ofensivos, acusando Micheline de racismo.

Bispo Dom Mariano visita Cadeia Pública de Mossoró

Os internos, agentes penitenciários e policias militares da Cadeia Pública de Mossoró - Des. Manoel Onofre de Souza, receberam nesta segunda-feira (26,) a visita do Bispo Dom Mariano Manzana da Diocese de Santa Luzia, sediada na cidade de Mossoró.
Dom Mariano, após minutos de orações, apertou as mãos de todos os detentos que se encontravam nos pavilhões I e II, como também os que se encontravam nas Celas Especiais e Triagem. E, enquanto os abençoavam, percebeu a existência de muitos jovens, e isso lhes entristeceu. Já não tinha mais palavras para dizer, apenas olhava o rosto de cada um segurando suas mãos, pois, em suas faces resplandecia tudo aquilo que eles queriam dizer ao Bispo.

A visita de Dom Mariano Manzana durou cerca de 40 minutos. Abençoou cada detento, principalmente os Agentes Penitenciários Estaduais e Policiais Militares presentes. Na sua comitiva se encontravam presentes os Padres: Talvacy Chaves, Carlos, Marcelino e Paulo. Também fizeram presentes a equipe da Pastoral Carcerária do município de Mossoró.

Projeto Água um bem precioso para a vida humana


Na próxima quinta feira, dia 29, a Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante

em Rodolfo Fernandes receberá o projeto “água um bem precioso para a vida humana”.


Realizado pelo escritório local da Caern, através de Nilton Carvalho e Clênio Maia. E os professores Luiz Oliveira, Antônia Alcima e Iara Cristina. E as coordenadoras Dagmar e Meire.

A satisfação do deputado estadual Kelps Lima

O deputado estadual Kelps Lima demonstrou tanta insatisfação antes de sair do PR do deputado federal João Maia que, hoje, afirma que pode ir para qualquer sigla, desde que não seja da base aliada da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM).

Programa Escola da Bola será lançado pela prefeitura de Apodi

O Programa Escola da Bola, idealizado pela secretaria de Juventude, Esporte e Lazer estará sendo lançado neste domingo (01/09), no Sítio Bernaldos, onde está acontecendo um campeonato de futebol.

“A intenção do projeto é levar melhorias para os campos existentes nas comunidades e construir novos campos nas comunidades que não tem e assim dá o incentivo para o crescimento do esporte para os apodienses”, explica o secretário Veríssimo Gama.

No lançamento do projeto, será entregue à comunidade Bernaldos um par de traves e no total de todo o projeto Escola da Bola serão entregue 25 pares de traves para as comunidades rurais.

É importante que a comunidade solicite à secretaria de Juventude, Esporte e Lazer as traves e assim a secretaria irá fazer as melhorias necessárias no campo da comunidade e fazer a entrega do material.

Os kits de bolas e as traves que serão distribuídos pelo Programa foram conseguidos através de parcerias com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) e com a Petrobras.

Médicos de Cuba não virão para Apodi; veja os municípios do RN onde eles vão atuar

Os  médicos  estrangeiros que virão trabalhar no Rio Grande do Norte serão direcionados para as cidades de Ceará-Mirim (3 médicos), Macaíba (4), Natal  (9), São Miguel do Gostoso (1) e Touros (1).

Os médicos serão distribuídos  pelos municípios de Alexandria (1), Bom Jesus (1), Caraúbas (2),  Extremoz (1), Ielmo Marinho (1), Lagoa de Pedras (1), Monte Alegre (1), Olho D’água do Borges (1), Porto do Mangue (1), Riacho da Cruz (1) e Serra  Caiada (1).

Rosalba vai começar a admitir de público que não disputará à reeleição e deve ficar no cargo até o fim do mandato

Governadora fica inviável para disputar à reeleição - Foto:Elisa Elsie
Com a saída do PMDB na base do Governo Rosalba Ciarlini, uma aliança construída desde 2006, quando a então ex-prefeita de Mossoró conseguiu chegar ao Senado Federal, por uma margem de 1% a frente do ex-senador Fernando Bezerra... A aliança entre o PMDB e o DEM chega ao fim.

E com quase 90% de desaprovação de seu Governo e perdendo o maior partido do Rio Grande do Norte, Rosalba não terá nenhuma condição política de disputar à reeleição. A inviabilidade eleitoral da governadora resultará nos próximos dias, em começar a admitir de público, que não será candidata a nada no próximo ano e terminará seu mandato até dezembro de 2014. 

Fonte: Marcos Dantas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Greve da Educação pode chegar ao fim amanhã

Reunião entre grevistas e representantes da Secretaria de Educação hoje resultou em um documento que será avaliado amanhã pelos grevistas.

Os grevistas da Educação e os representantes do Governo do Estado estiveram reunidos nesta segunda-feira (26) para debater a greve que completa hoje quatorze dias.

"Todas as propostas do Governo serão avaliadas em assembleia e se a categoria se sentir segura com os encaminhamentos, vamos suspender a greve". A frase é do presidente do Sindicato da Educação, José Teixeira que sinalizou a possibilidade de suspensão da greve caso a proposta do Governo seja "coerente".

De acordo com José Teixeira, a reunião indicou que algumas reivindicações dos grevistas podem ser atendidas e a Secretaria ficou de encaminhar um documento oficial até às 9h de amanhã. "Se o documento estiver com todos os detalhes acordados na reunião e se houver aprovação da categoria, a greve pode ter fim. Caso contrário, daremos continuidade a greve", comenta. 

A greve começou no dia 12 de Agosto com paralisação das atividades dos professores em  todas as regiões do Rio Grande do Norte. O Estado conta com 10 mil professores em todo o Estado e cerca de mil estão em greve.

O documento que será encaminhado pelo Governo - e que será avaliado pela categoria - terá os seguintes pontos já anunciados pela Secretaria de Educação:

- Projeto de lei que altera o porte das escolas, aumentando o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores;
- Projeto de lei das promoções horizontais, que autoriza o governo a conceder uma letra aos professores;
- Alteração de dois artigos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério Estadual (que tratam da promoção e mudanças na jornada de trabalho, devido à implantação do terço da hora atividade para planejamento).

por Marília Rocha

Henrique Eduardo Alves convoca reunião do PMDB do Rio Grande do Norte

O presidente do Diretório Regional do PMDB/RN, deputado federal Henrique Eduardo Alves, convocou a Executiva Estadual do partido para uma reunião extraordinária. A reunião está marcada para 15h, do próximo dia 30 de agosto.

O encontro, na sede do PMDB, em Natal, terá pauta única. Os dirigentes do PMDB vão discutir a relação política do partido com a governadora Rosalba Ciarlini.

Governo garante dar respostas para pautas na quinta-feira

Chefe da Casa Civil ficou de avaliar reivindicações nos próximos dias

Sem avanço, mas com a garantia de outra audiência na próxima quinta-feira (29), às 16h, na Secretaria de Planejamento, em que o Poder Executivo leve respostas para os pleitos dos policiais civis e servidores do ITEP. Esse foi o resultado da reunião que durou 2 horas e meia no início da tarde desta segunda-feira na Governadoria, entre Governo do RN, deputados e representante das categorias (Sinpol-RN).

Na reunião, sob comando do secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, os representantes dos servidores, assim como o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, demais deputados estaduais e a deputada federal Fátima Bezerra apelaram ao Governo para o atendimento das pautas da Polícia Civil e Itep e consequente fim das greves que já duram 20 e 14 dias, respectivamente.

Site da Prefeitura dispõe de Ouvidoria


Aqui você participa da administração da Cidade do Apodi.

Faça suas sugestões, comentários e reclamações.

A Ouvidoria é a segunda instância de relacionamento entre a Prefeitura e o cidadão. Destina-se a receber reclamações de solicitações dirigidas à Prefeitura Municipal de Apodi.

O primeiro passo para solicitar informações e serviços municipais é recorrer o site www.prefeituradeapodi.com.br

Carlos Augusto dialoga com comissão de grevistas e oposição

Heitor Gregório destaca em seu blog que o secretário Chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, se reuniu com representantes das categorias em greve relacionadas à Segurança Pública e políticos da oposição: deputada federal Fátima Bezerra e os estaduais Fernando Mineiro, Márcia Maia e Larissa Rosado.

Também ocupam um lugar na sala de reuniões, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta e os governistas Getúlio Rêgo e Raimundo Fernandes. Os representantes dos sindicatos das duas categorias apresentaram novamente a pauta de reivindicações e expuseram argumentos importantes. O Governo vai analisar os pontos apresentados, e uma nova reunião ocorrerá na quinta-feira (29), às 16h, na secretaria de Planejamento. Depois dessa reunião, os sindicatos decidirão se permanecem ou não em greve.

IFRN abre concurso para nível médio e superior

Inscrições começam no dia 30 de agosto até 15 de setembro pelo site da Funcern www.funcern.br

Os concurseiros interessados em vagas para a área de Técnico-Administrativo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte poderão fazer inscrições para concurso no próximo dia 30 de agosto.

Serão 36 vagas distribuídas entre Técnico em Tecnologia da Informação (nível intermediário); Administrador; Analista de Tecnologia da Informação; Engenheiro Civil; Assistente Social e Médico Clínico Geral (nível superior).

As inscrições começam no dia 30 de agosto até 15 de setembro de 2013, sendo feita pelo site da Funcern www.funcern.br.

A taxa de inscrição deverá ser paga até 16 de setembro. Para o cargo de nível intermediário, o vencimento básico do salário corresponde a R$ 1.912,99, que poderá ser acrescido de vantagens, benefícios e adicionais previstos na lei. A taxa de inscrição, neste caso, é de R$ 47,00.

Já para os cargos de nível superior, o vencimento básico é de R$ 3.178, 70, que também poderão ser acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na lei. A taxa de inscrição é de R$ 78,00.

As provas, de múltipla escolha para todas as vagas, serão aplicadas dia 3 de novembro. O resultado final do concurso público será divulgado dia 22 de novembro de 2013.

Por Marília Rocha

Wilma poderia desvincular imagem do PMDB a Rosalba

“É o voto casado, Garibaldi no Governo e Rosalba no Senado”

“O Rio Grande do Norte 3 vezes mais forte: Rosa, Gari e Jajá”

Não deu outra, depois de duas campanhas eleitorais massificando a união de Rosalba à Garibaldi e Garibaldi à Rosalba, para o eleitorado, os dois praticamente se tornaram um só. Quem pode afirmar isso é a própria pesquisa qualitativa contratada pelo PMDB potiguar.

O eleitor associa a imagem da governadora ao Ministro Garibaldi Filho - mais até que ao senador José Agripino, presidente nacional do DEM. Revelando que muito provavelmente, algumas criticas de Garibaldi ao governo de Rosalba não foram suficientes para a maioria da população (sobretudo no interior) entender que os dois agora caminham em lados opostos.

Isso implica que: Uma candidatura própria do PMDB ao governo do Rio Grande do Norte, seria facilmente assimilada como continuidade da atual administração. Mas não é uma regra. Há fatores que podem ou não interferir na imagem construída pelo partido até Outubro de 2014, principalmente, as alianças construídas na eleição.

A pesquisa do PMDB também pode mostrar que a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) é a personificação da oposição ao governo Rosalba, mais até que o PT e, dessa forma, uma união com a vice-prefeita de Natal seria a maneira para se desprender da atual administração e ainda sair com saldo positivo das urnas.

por Leonardo Souza

Artista plástico e pintor apodiense: por Marcos Leite

Belezas do Apodi - RN
Pintura na Prefeitura Municipal de Apodi

MARCOS LEITE DE SOUZA, natural de Apodi, nascido em 2 de outubro de 1971, filho de Francisco Moreira de Souza e de Maria Estela de Souza, casado com Maria Damiana de Oliveira Gama, natural de Apodi, filha de Francisco Juliano Gama e Maria de Oliveira Gama, pai de uma filha de nome DANIELLE LAVINIA DE OLIVEIRA GAMA – Filho de família humilde, Marcos Leite como é mais conhecido, sempre gostou de pintar e desenvolvia pinturas em papeis e pintava parede principalmente com propagandas políticas, mais ainda não tinha despertado para a pintura em tela. 
Marcos Leite

Antes de entrar no mundo artístico, Marcos Leite trabalhou como irrigante em projetos de fruticultura na extinta Fazenda Maisa-Mossoró Agro Industrial S/A, atual Assentamento Carajás-II como servente de pedreiro e marceneiro. Mas há cerca de quinze anos, resolveu tentar fazer uma tela com a natureza morta, gostou da tela e na época foi incentivado por amigos, e hoje é consagrado como sendo o melhor artista plástico apodiense e vive exclusivamente da sua nova profissão em seu Box na Casa de Cultura Popular de Apodi, na Praça São Francisco, próximo a Prefeitura Municipal de Apodi. Nesses quinze anos de atividades, o artista plástico Marcos Leite já produziu mais de mil telas. Entre essas telas existem trabalhos para ex-governadora Vilma Maria de Faria (17/2/1945) e para o ex-governador Garibaldi Alves Filho (04/2/1947); para atual governadora ROSALBA CIARLINI ROSADO (26/10/1952); para os ex-deputados federais: Carlos Alberto Rosado – Betinho Rosado (23/12/1948), Múcio Gurgel Sá (05/04/1952), Ney Lopes de Souza (14/2/1945), para as deputadas federais Maria de Fátima Bezerra (19/5/1955) e Sandra Maria da Escóssia Rosado (23/05/1951), além do deputado estadual Wober Lopes Pinheiro Júnior (11/11/1958) e de várias outras autoridades no meio político e empresarial da região e do Estado do Rio Grande do Norte. Além do famoso cantor e compositor Raimundo Fagner. Hoje, Marcos Leite é confrade da Academia Apodiense de Letras, desde 23 de junho de 2003, representando a cadeira nº 32, que tem como patrono o saudoso professor Antonio Dantas. Conta com a confiança da população apodiense que diariamente procura suas artes em seu atelier que funciona em uma sala na Casa de Cultura Popular de Apodi.

PR acompanha o PMDB no rompimento com o governo

O deputado federal João Maia, presidente do PR, tem declarado que seu projeto político está atrelado ao do PMDB em 2014.

Então…


Raciocinando o óbvio…


Se o PMDB rompe com o governo Rosalba Ciarlini, o PR também rompe. O PMDB tem hoje a Secretaria de Ação Social e a presidência da Potigás. O PR tem a Secretaria de Turismo.

Auxiliar direta da governadora Rosalba Ciarlini, a ex-prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, é filiada ao PR… Mas, pelo que consta, a cota dela no governo é pessoal, e não partidária.

Resta saber se com o rompimento anunciado, Shirley vai ter que optar entre governo e PR… ou se seguirá cumprindo os dois papéis: de auxiliar do governo e de presidente do PR Mulher no RN.

Fonte: Thaisa Galvão

Deputados Estaduais articulam troca de filiação partidária no RN

A Tribuna do Norte destaca que a 40 dias do prazo final para os políticos que desejam disputarem o pleito de 2014 mudarem de partido, as movimentações entre os deputados estaduais são intensas. Parlamentares que já conseguiram deixar a legenda pelo qual foram eleitos, outros ainda buscando a justa causa na Justiça Eleitoral e há ainda aqueles que pretendiam mudar de partido, mas desistiram temerosos de que os processos no Judiciário não tenham resolutividade antes do prazo final conferido pela legislação.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, e o deputado Raimundo Fernandes entraram com ação na Justiça Eleitoral pedindo desfiliação por justa causa para deixarem o PMN, legenda pelo qual foram eleitos em 2010. Os dois pretendem se filiar ao Partido Progressista, que hoje tem como presidente estadual o vereador Rafael Motta, filho do de Ricardo Motta.

Ao processo, a defesa dos dois deputados anexou um documento assinado pelo deputado estadual Antonio Jácome, presidente estadual do PMN, onde reconhece a justa causa para os dois parlamentares. Embora o partido de origem tenha liberado, o processo dos dois deputados tramitará normalmente na Justiça Eleitoral, mas com um rito célere, porque não terá a instrução. Para concorrerem ao pleito de 2014, necessariamente, Ricardo Motta e Raimundo Fernandes precisam assinar a ficha do novo partido antes de 5 de outubro, prazo final da legislação eleitoral para mudança partidária com vistas ao pleito do ano seguinte.