quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Janeiro terminando e PMDB continua com dificuldade de escolher seu candidato ao Governo

A análise é da jornalista Thaisa Galvão em seu Blog:

O PMDB continua sem candidato a governador. O empresário Fernando Bezerra, o nome da vez, sem dúvida nenhuma é um nome bom. Foi senador considerado o melhor que o Rio Grande do Norte já teve, dito pela boca de quase todos os prefeitos potiguares da época. Foi ministro atuante da Integração Nacional de 1999 a 2001. No Senado foi líder do governo, na gestão do presidente Lula. Foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Portanto, transita com eficiência da política ao setor privado.

Mas FB tem demonstrado pouco interesse ao projeto do PMDB de lançá-lo candidato. Tem resumido tratar do assunto a conversas bem reservadas. Não tem aparecido em eventos políticos. Parece estar avaliando muito mais os riscos do que o desejo de trabalhar pelo Estado. Fernando Bezerra tem se mantido fora da política, como está há 7 anos. Tem se mostrado pouco disposto ao projeto que, se fosse bom, não estaria assim…à procura de um personagem principal. O deputado Henrique Alves, que seria o outro nome do PMDB para disputar o governo, disse em Mossoró que admitiria entrar na disputa se tivesse ao lado dele uma coalizão de forças. Ou seja: Henrique seria candidato se tivesse apoio de todos os partidos. Mas ele sabe que não será possível já que não apenas o PMDB tem interesses. Os demais partidos também os tem, e em muitos casos não se encaixam nos interesses do PMDB.

Portanto, focando só nos interesses do PMDB e de alguns – mas não todos – partidos, Henrique sabe que não chegaria lá…e assim não deverá ser candidato. Os números de muitas pesquisas para consumo interno apontam riscos… Então Henrique não será candidato.  Sem Fernando Bezerra e sem Henrique Alves, resta o ministro Garibaldi Filho, que já foi governador duas vezes. Ganharia, segundo os estudos. Mas poderia ganhar e não levar. Garibaldi sabe o tamanho das dificuldades para governar qualquer estado. Entraria sabendo que os índices que conquistou em suas duas gestões, não se repetiriam. Corre o risco de jogar fora títulos como o de “governador das águas”…. Risco desnecessário para sua carreira política. Logo…Garibaldi não será candidato. Em sendo assim… Continuo por aqui matutando… O PMDB não tem candidato a governador…e nem terá.

Um comentário:

Anônimo disse...

João de Rodolfo estar doido pra ser candidato a governador, uma opção