quinta-feira, 20 de março de 2014

Prefeitura de Apodi, através da Defesa Civil, continua com abastecimento de água para comunidades rurais que ainda sofrem as consequências da estiagem

No início da semana, a Defesa Civil de Apodi, fez uma visita junto a Vereadora Soneth Ferreira na comunidade de Urbano, zona rural do município, num pequeno vilarejo da comunidade que vem sofrendo com a falta de água. O vilarejo composto por três famílias, usava a água de um antigo cacimbão para consumo, que devido as recentes estiagens veio a secar, ficando apenas no lamaçal, comprometendo assim a vida dessas famílias.

Com as irregularidades das chuvas as cisternas da comunidade ainda permanecem secas, e vendo a necessidade imediata da intervenção do poder público para amenizar o sofrimento daquelas famílias, que por vezes utilizavam a água barrenta do cacimbão para suas atividades domesticas, a vereadora Soneth Ferreira acompanhou a Defesa Civil do município numa visita in loco para constatação das condições de sobrevivência daquela região, que sofre com a falta de água.

Na ocasião a Defesa Civil interditou o cacimbão, e junto aos moradores da comunidade elaborou um programa de abastecimento de água.

E para a alegria daquelas famílias, hoje quinta-feira 20, foi iniciado esse processo de abastecimento das cisternas daquela comunidade, até que as chuvas se tornem regulares e garantam a água, o bem precioso, para o bem estar do homem e da mulher do campo.

Mensalmente a prefeitura de Apodi, através da Defesa Civil, atende mais de 150 famílias rurais que vão até a COMDEC (Localizada nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo) em busca de água potável para o consumo humano. Houve casos, em meio ao ápice da estiagem, que a COMDEC teve que abastecer comunidades inteiras com água não somente para consumo humano, mas também para todas as outras atividades que necessitam de água.

Essa semana também será iniciado um programa de abastecimento de água na comunidade de Soledade 2, onde não há água de nenhuma qualidade para as mais de 20 famílias que lá residem.

“Não se trata de uma política assistencialista da prefeitura de Apodi com o homem do campo, onde a prefeitura dá simplesmente a água, se trata de um plano, se trata de uma ação de convivência com a estiagem através do abastecimento da cisterna, onde a família passa a construir sua dignidade no campo, mesmo naquelas regiões mais inóspitas onde a água é um bem preciosíssimo. Trabalhamos de segunda a sábado para atender todas as solicitações que chegam até nós.” – Finalizou Jerlândio Moreira, Coordenador da Defesa Civil de Apodi.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario

Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Um comentário:

Anônimo disse...

Isto é trabalho. Apodi Terra Querida!