quarta-feira, 7 de maio de 2014

MST cobra investigação das mortes de assentados em Apodi, RN

Crime aconteceu após manifestação
na BR-405, em Apodi (Foto: Marcos Gil/G1)
O Movimento Sem Terra (MST) acompanhará a investigação das mortes de dois assentados no município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela integrante da coordenação estadual do MST, Maria Rosileide Pereira. Francisco Laci Gurgel e Francisco Alcivan foram mortos a tiros no início da tarde desta terça-feira (6) após uma manifestação na BR-405.

Naturais de Itaú, na região Oeste do estado, os dois estavam assentados no acampamento Edivan Pinto, em Apodi, segundo informações do próprio MST. "Houve uma mobilização para cobrar uma área de perímetro irrigado e a BR-405 foi bloqueada. Depois da manifestação eles estavam em uma moto quando foram trancados por um veículo, não sabemos se moto ou carro, e foram mortos", relata Maria Rosileide.

Ao G1, o delegado Renato Oliveira, titular da Delegacia de Apodi, explicou que uma das vítimas tinha envolvimento com drogas e supostamente era o alvo dos disparos. A polícia fez buscas após o crime, mas não conseguiu localizar os suspeitos. Para Maria Rosileide, do MST, é preciso investigar com mais profundidade o caso. "Querem caracterizar como crime comum no município, mas queremos verificar se houve privação do direito de lutar pela terra", afirma.

Os dois homens foram assassinados a tiros na zona rural da cidade de Apodi. Os dois foram encontrados ao lado da motocicleta que usavam. Francisco Laci morreu na hora. Já Francisco Alcivan ainda chegou a ser socorrido e morreu no hospital do município.

Nota do blog: Homens assassinados nesta terça integravam Movimento Sem Terra. Dupla foi morta a tiros após manifestação na BR-405, em Apodi.

Nenhum comentário: