segunda-feira, 7 de julho de 2014

Curso de cisterneiros é realizado em Apodi



Cerca de 15 cisterneiros foram capacitados através de um Curso que aconteceu no Assentamento Milagre em Apodi, no período de 25 de junho a 04 de julho. A capacitação teve duração de 10 dias e tinha como objetivo repassar métodos e técnicas na construção de tecnologias como as cisternas calçadão e enxurrada que serão implantadas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

Cisterneiros dos municípios do médio e alto oeste potiguar como Apodi, Rafael Fernandes, Governador Dix-Sept Rosado e Umarizal estão sendo contemplados com a capacitação que é executada pelo Centro Terra Viva. O P1+2 é coordenado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

O instrutor Eli Carlos da Silva é cisterneiro há dez anos e avalia o curso como produtivo. De acordo com ele, a turma é aplicada e o fato de muita gente já ter tido experiências como ajudante em construção de cisternas facilitou o trabalho. Ainda de acordo com ele, está é uma importante oportunidade de aprendizado. “Além de capacitar, a Terra Viva dá oportunidade para que eles se profissionalizem e ainda abre espaço para trabalharem, só não continua quem não quer”, disse.

Já Regicleudo Batista de Freitas afirma que apesar das dificuldades estar participando do curso é uma experiência importante na área de trabalho. “Já fui assistente de cisterneiro e quando surgiu a oportunidade de fazer o curso não pensei duas vezes em me tornar um”, revelou.

De acordo com a coordenação do projeto na entidade executora, o Assentamento Milagre foi escolhido para receber a capacitação dos cisterneiros por proporcionar as estruturas necessárias ao curso e ao término das atividades quatro tecnologias terão sido construídas na comunidade.

Nenhum comentário: