quarta-feira, 3 de setembro de 2014

UBS São Sebastião inicia alimentação do SISVAN

O Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN) faz parte da política nacional de alimentação e nutrição do governo federal que atua através do Programa de Alimentação Saúdável (PSA), apoiando os Estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de ações de abordagem para a promoção de saúde e prevenção relacionada à alimentação e nutrição. O Bolsa Família está ligado ao SISVAN, visto que o objetivo do programa é combater a fome e a miséria no país.

Consciente da importância dos dados, a UBS São Sebastião no dia 01, a alimentação do SISVAN colhendo as informações das famílias que estão dentro da área de atuação da UBS e que são beneficiados pelo Bolsa Família. As crianças, adolescentes, adultos idosos e gestantes são submetidos a uma avaliação de vigilância alimentar e nutricional individual onde todas as informações coletadas (peso, altura, dados sobre o consumo alimentar) são inseridas no sistema on-line do SISVAN Web.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da UBS São Sebastião estão informando qual o dia que cada família deve se dirigir á UBS para fazer os procedimentos necessários para a coleta de informações. Os dados referentes ao estado nutricional (peso e estatura) e consumo alimentar realizados pelos municípios são públicos, e a totalidade de registros dos dados municipais forma uma base de dados municipal, estadual e nacional do SISVAN.

A enfermeira e coordenadora da UBS, Taise Marielle, informou que as dúvidas também podem ser tiradas na própria Unidade. “A alimentação do SISVAN, além de contribuir para a política do programa Bolsa Família, faz parte dos sistemas de informação da Atenção Básica que devem ter alimentação regular para não ocorrer suspensão do PAB (Piso da Atenção Básica), conforme a Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006”, acrescenta.

É a gestão de Flaviano e Zé Maria trabalhando para atender a todas as exigências do governo federal, fornecer todas as informações necessárias para a efetivação do Bolsa Família, assim como outros programa, que visam promover a saúde da população apodiense.

PUBLICIDADE:

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pra gestão! Essa equipe é show!!!

Anônimo disse...

É preciso deixar o orgulho e a politicagem de lado e aprender a reconhecer um trabalho de verdade. ‪#‎AvanteApodi‬ ‪#‎ParaUmApodiMelhor‬

Anônimo disse...

Continuo encontrando "especialistas" que não entende porra nenhuma de SUS comentando sobre a saúde do Apodi.

Anônimo disse...

Continuo encontrando "especialistas" que não entende porra nenhuma de SUS comentando sobre a saúde do Apodi.