sábado, 11 de janeiro de 2014

Setor hoteleiro e alimentício começam a se preparar para o Carnaval de Apodi

Hoteis, pousadas, restaurantes e outros segmentos já se preparam para a realização de mais uma grande carnaval em Apodi. Faltando mais de 30 dias para a realização do evento, a expectativa para a economia da cidade são as melhores possíveis, já que ganha desde o pequeno comerciante ambulante até o grande empresário.

Em contato com o blog ApoDiário alguns donos de pousadas revelaram que estão com várias reservas feitas vindas de diversos estados brasileiros. No setor alimentício, os restaurantes já começaram a fazer seleção de funcionários temporários, bem como estocar produtos para atender da melhor forma possível ao folião.

Além de hoteis e pousadas, outra procura grande é por casas que são alugadas por pessoas da região.

Qual a melhor aliança para o PMDB?

Em tese, o PMDB já tem um candidato (quase) posto ao governo: o ex-senador Fernando Bezerra. O presidente da legenda, Henrique Alves, diz que vai ouvir as bases. E terá a mesma resposta positiva que conseguiria com o nome de Garibaldi Filho?

Respondida essa dúvida, vamos ao segundo questionamento (se é que ele vai existir): Qual a melhor aliança? O PT de Fátima Bezerra ou o PSB de Wilma de Faria? A segunda teria, segundo dizem, melhor aceitação. Mas a situação foge da aliança nacional proposta por PMDB e PT.

Hum! Tá puxado pra decidir…

Humor: BBB e seus participantes sempre bizarros

Todo ano o BBB escolhe os participantes sempre mais bizarros que nas edições anteriores, e você já deve saber que alguns participantes dessa edição têm um passado um pouco duvidoso.

Nada desabona a conduta administrativa de Rosalba

Aliás…

Pode-se falar tudo do governo Rosado. Menos de improbidade. Não há nada que desabone a conduta de Rosalba.

O fator é um forte aliado da governadora.

Enem poderá ser transformado em avaliação seriada, dividida em três etapas

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6003/13, que prevê a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em três etapas, uma avaliação ao final de cada ano do antigo 2º grau. Pelo texto, do deputado Izalci (PSDB-DF), as duas primeiras provas deverão aferir o conteúdo apreendido pelo aluno. Já o último teste será de aptidão vocacional.

De acordo com Izalci, a avaliação seriada permitirá que o desempenho do estudante seja gradativamente testado e as oportunidades de progresso, decorrentes do exame, aproveitadas de maneira efetiva ainda ao longo do processo de escolarização.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Gata da sexta curtindo o feriado na praia!!!!!!!!!!!


A gata da sexta curtindo uma bela praia. Antes de viajar passe lá no Depósito de Bebidas São João e faça suas compras com o menor preço!

Prefeito e mais sete pessoas de Governador Dix-sept Rosado tem os bens bloqueados pela Justiça

O prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Anaxmandro Vale (Anax) e mais sete pessoas tiveram os bens bloqueados pela Justiça. A medida cautelar É proveniente de uma ação civil pública de responsabilização por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, de forma conjunta pela Promotoria de Justiça da Comarca e pelo Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (GARPP).

O juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Governador Dix-Sept Rosado, Cláudio Mendes Júnior, ordenou o bloqueio de valores existentes na conta dos demandados para que de forma solidária se chegue ao limite de R$ 65.972,54 – o bloqueio deve ser realizado através do sistema de penhora on-line (BACENJUD).Outra medida estipulada pelo magistrado, também visando decretar a indisponibilidade de bens dos réus, é o bloqueio judicial de veículos existentes em nome dos demandados, por meio do RENAJUD.

Segundo os altos do processo, entre abril e dezembro de 2008, o atual prefeito (que também ocupava a mesma posição na época) teria organizado a licitação fictícia Carta Convite 039/2008. A intenção, de acordo com alegação do MPRN na ação, seria a de contratar mão de obra especializada na compactação de lixo no município. O vencedor da falsa licitação foi o genro do então vice-prefeito, que não conseguiu comprovar a contratação de funcionários e nem sequer ter alugado ou adquirido máquinas para execução do serviço.

Sisu já tem mais de 2,3 milhões de candidatos no último dia de inscrições

O MEC divulgou nesta sexta-feira, último dia de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o balanço com o número de candidatos já inscritos. Até as 10h o site já contabilizava 2.316.938 inscrições,mas o prazo para que os estudantes concorram a uma vaga na educação superior pública por meio do Sisu será encerrado às 23h59 de hoje.

E o balanço do MEC mostra ainda que cerca de 46% dos 5 milhões de estudantes que fizeram o Enem de 2013 já se inscreveram no Sisu. Pode concorrer às vagas do Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou 0 na redação.

Atenção! Alunos da Escola Zenilda Gama

A direção da Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Tôrres pede por gentileza que os alunos abaixo relacionados, os mesmos devem comparecer a Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Tôrres, situada a Rua Luzia Mendes de Freitas no Bairro IPE – Apodi RN, no período de 13 de janeiro a 17 de janeiro de 2014.

Agradece a Equipe Gestora
Antônia Gidélia da Costa - Diretora

RELAÇÃO DOS ALUNOS
Aíla Karina Pinheiro da Costa
Aldinir Valéria do Vale penha Pilla
Alexandre Pereira de Medeiros
Aline Sampaio da Silva
Antônia Raquel da Costa Alves
Antônio Gilvan Costa Oliveira
Bruna Raiane Diniz dos Santos
Daniela Lavinya de Oliveira Souza
Darllon Noab Costa Silva
Edinalson Miranda de Moura
Francisca Genilda Costa Oliveira
Francisca Redlane da Silva
Francisco das Chagas de Morais Júnior
Francisco Geovani da Silva Nascimento
Larissa dos Santos Batista
Leandro Silva Targino
Maria Nathalia Chagas Paiva
Maurício Eduardo de Morais Tôrres
Mikaela Vieira Gurgel
Onan da Silva Rodrigues
Sara Michaele de Oliveira

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Reunião sobre o programa Transformação: Transporte gratuito universitário em Apodi

Governo Federal pretende trazer mais médicos estrangeiros até março

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (9) que o governo pode recorrer novamente à cooperação internacional para atingir a meta de 13 mil profissionais trabalhando para o Programa Mais Médicos até março deste ano.

De acordo com o ministro, há “uma percepção positiva” por parte da população e dos gestores estaduais e municipais em relação ao trabalho de médicos cubanos em atuação no país. “A avaliação tem sido muito positiva”, reforçou.

Rosalba decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de João Faustino

A governadora Rosalba Ciarlini manifestou seu pesar pelo falecimento do suplente de senador João Faustino, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (09), em Natal. 

Em sinal de pesar pela morte, a governadora decretou luto oficial de três dias em todo o Estado e determinou o hasteamento da bandeira do Estado a meio pau em todas as repartições públicas, em honra à memória do suplente de senador, que também foi deputado federal e secretário de Educação do Estado e da capital.

Arena das Dunas será inaugurada oficialmente no dia 22 de janeiro

A Governadora Rosalba Ciarlini anunciou na tarde desta quinta-feira, dia 9, a data de inauguração oficial da Arena das Dunas: será no dia 22 de janeiro, às 16h, com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff.

De Natal, a Chefe do Executivo Nacional viaja para Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial.

O credenciamento de imprensa para participar da cerimônia oficial de inauguração da Arena das Dunas será feito no dia 20 de janeiro, diretamente com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em Brasília, no endereço: http://www2.planalto.gov.br/imprensa/credenciais. As credenciais serão entregues na manhã do próprio dia 22.

No dia 23 de janeiro, às 19h, acontecerá a confraternização dos operários que trabalharam na construção da Arena das Dunas, acompanhado das suas famílias, com o descerramento da placa com todos os nomes dos trabalhadores. Para este evento, o credenciamento da imprensa será feito no dia 22 de janeiro, até as 17h, pela SECOM-RN no email governodorn@gmail.com

No dia 26 de janeiro a Arena das Dunas receberá dois jogos: América e Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC e Alecrim, pelo Campeonato Estadual.

Prefeito de Apodi adota medidas austeras de contenção de gastos

Desde que assumiu o mandato em janeiro de 2013, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, vem enfrentando dificuldades para adequar e sanear as contas da Prefeitura de Apodi. Isso devido às dívidas herdadas de gestões passadas, aliadas às constantes quedas de receitas de FPM e consequentemente as deduções referentes às receitas da saúde e da educação.

Visando reduzir gastos e adequar o orçamento da prefeitura de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito reuniu-se com secretários, coordenadores e cargos comissionados e anunciou medidas de contenção. Uma das medidas duras adotadas por Flaviano é a exoneração de cerca de 70 comissionados, para desafogar a folha de pagamento do mês de janeiro.

A partir de janeiro, a prefeitura terá que pagar 125 mil reais de precatórios negociados com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), além da dívida com o INSS, ambas herdadas de gestões anteriores. Acrescente-se ainda o reajuste do salário mínimo e do Piso Nacional dos Professores que serão incorporados à folha de pagamento dos servidores, o que comprometerá ainda mais as receitas do município.

“Precisamos honrar com os nossos compromissos e se adequar à nova realidade do município, para não sermos penalizados com a perda de receitas federais”, avalia Flaviano que fará outros cortes de despesas, em locação de veículos e de imóveis, além da redução das contas de água e de energia. “Durante o ano de 2013, pagamos mais de 800 mil reais somente com despesas de energia e não podemos mais arcar com gastos com energia que não sejam exclusivamente da Prefeitura”, acrescenta.

As medidas são decorrentes da difícil situação orçamentária e financeira apresentada pelo município. “O que está acontecendo afeta todos os municípios, especialmente, os que dependem em grande parte do FPM para honrar os compromissos. Mas, vamos sair fortalecidos dessa crise, para podermos tocar adiante a nossa administração e executar as obras e serviços que estão sob a nossa responsabilidade”, finaliza.

Governo anuncia pagamento do restante da folha para esta sexta-feira, a partir das 14h

As secretarias de Planejamento e Finanças e Administração comunicam que os salários dos 7.317 servidores, bem como o pagamento das diárias operacionais das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Agentes Penitenciários serão pagos a partir das 14h desta sexta-feira (10).

Conselheiro do TCE indicado por Rosalba será o relator das contas do penúltimo ano da gestão dela

Na sessão plenária desta quinta-feira (09), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), pelo critério de rodízio, através de sorteio, designou o conselheiro Gilberto Jales como relator das contas do Governo Rosalba Ciarlini, referente ao exercício de 2013.

Apenas três conselheiros participaram do sorteio: Adélia Sales, Gilberto Jales e Poti Júnior, já que os outros pares já tinham participado de relatorias anteriores. O último relator, referente ao exercício de 2012, foi o conselheiro Renato Dias. Gilberto Jales chegou ao TCE ano passado, quando foi indicado pela própria governadora Rosalba Ciarlini e teve seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa.

PF pode entrar em greve durante a Copa

Por conta da legislação eleitoral, a presidente Dilma Rousseff só tem até o mês de abril para conceder o aumento salarial que faz tempo a Polícia Federal reivindica.As informações são de que não saindo o reajuste, a resposta virá numa greve que será deflagrada em plena Copa do Mundo.

Primeiro repasse do FPM vem com 36% de aumento

O primeiro repasse de 2014 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vai ser de R$ 3.057.768.849,96. O valor considera o desconto da retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e entra nas contas das prefeituras nesta sexta-feira, 10 de janeiro. Em valores brutos, com a soma da retenção do Fundo, o montante é de R$ 3.822.211.062,45.

Em comparação com o primeiro decêndio de janeiro do ano passado, o repasse teve crescimento de 36,1% – em termos nominais –, sem considerar a inflação. Já em termos reais, ao se descontar a inflação do período, o crescimento foi de 31,5%. Isso também em comparação com o mesmo período do ano passado.

Assessoria Jurídica da Prefeitura explica motivos do veto ao projeto que implanta ensino de Espanhol nas escolas da rede municipal

A distorção dos fatos tem sido uma constante em alguns veículos de comunicação de Apodi, numa tentativa de desestabilizar o governo do professor Flaviano Monteiro, a exemplo de matéria publicada ontem no Blog de Emerson Medeiros, que acusa o prefeito de ter vetado projetos importantes para a educação do município.

Com relação ao Projeto de Lei que dispõe sobre as eleições de diretores das escolas da rede municipal de ensino, a assessoria jurídica da Prefeitura esclarece que o referido projeto não foi vetado pelo Prefeito Municipal, tendo sido transformado na Lei Nº 890/2013, que se encontra em vigor desde sua publicação em 29 de agosto de 2013.

Quanto ao veto da Lei 942/2013, de autoria da vereadora Soneth Ferreira, que autoriza a implantação do ensino de Espanhol nas escolas da rede municipal, após consulta à Secretaria de Educação e à assessoria jurídica da Prefeitura, Flaviano Monteiro  foi orientado a vetar o projeto.

Os motivos do veto, de acordo com a assessoria jurídica, são inúmeros entre quais pode-se destacar: a ausência de consideração de critérios técnicos, assim como das necessidades concretas para sua implementação e a imposição de gastos ao poder local, que necessitam de um estudo mais detalhado com relação ao impacto que irá gerar no orçamento municipal, destinado à contratação de professores habilitados para o ensino da referida disciplina.

A atual administração trabalha com o intuito melhorar e qualificar o ensino da rede municipal, de modo que a referida lei só foi objeto de veto por questões técnicas, significando que em outro momento, desde que redigido em harmonia com o contexto socioeconômico do Município bem como observando os critérios imprescindíveis, o mesmo poderá ser sancionado.

Sorteio da promoção “Apodi Compre e Ganhe” acontecerá no Calçadão da Lagoa do Apodi

Clique para ampliar

Morre aos 72 anos, o ex-deputado João Faustino, que atualmente era primeiro suplente de senador

Na madrugada, o professor João Faustino Ferreira Neto, um dos fundadores do PSDB no Rio Grande do Norte. O ex-deputado e primeiro suplente de senador, partiu nesta madrugada para São Paulo, onde iria enfrentar um tratamento para curar uma leucemia. Militante no movimento estudantil, foi presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte. Graduou-se em Pedagogia e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde se tornou professor titular. Possui pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Michigan. Foi o primeiro diretor da antiga Escola Técnica Federal, atual Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Entre 1979 e 1981 presidiu a União dos Escoteiros do Brasil.

Foi secretário de Educação do município de Natal entre 1971 e 1972, Secretário de Estado de Educação do Rio Grande do Norte entre 1975 e 1979. Em 1978 elege-se pela primeira vez deputado federal, então filiado a ARENA. Seria reeleito em 1982 e novamente eleito em 1990. Em 1986 concorreu ao Governo do Estado aliança popular, composta pelos candidatos ao senado Jose Agripino Maia e Lavousier Maia, era chamada de Aliança Popular João, Lavô e Jajá, sendo derrotado pelo candidato do PMDB, Geraldo Melo. Exerceria como suplente entre 1997 e 1998. Pertenceu ao PDS, PFL e atualmente é filiado ao PSDB.

Entre 1999 e 2002 exerceu cargos na Presidência da República. Eleito em 2002 como 1º suplente do Senador Garibaldi Filho, exerceu o mandato entre 15 de julho e 12 de novembro de 2010. Com a licença de Garibaldi para assumir o Ministério da Previdência Social, volta a exercer o cargo em 1º de janeiro de 2011, concluindo o mandato até dia 31 do mesmo mês. Nas eleições de 2010, foi eleito novamente 1º suplente, desta vez do senador José Agripino Maia.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Apodi recebeu mais de R$ 130 mil para apoio da gestão do Bolsa Família

O governo federal repassou mais de R$ 421 milhões para apoiar a gestão do Programa Bolsa Família em 5.448 municípios em todo o país entre janeiro e outubro de 2013. Os recursos transferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) correspondem ao pagamento do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), indicador que mede a qualidade da gestão do Bolsa Família e serve de base para o cálculo do valor a ser repassado a título de incentivo. Deste montante foram repassados para 163 municípios do Rio Grande do Norte de um total de 167, a quantia de R$ 10.586.976,43.

Somente para Apodi a cifra ultrapassou a casa dos R$ 130 mil. As prefeituras têm autonomia para escolher as ações em que os recursos são aplicados, desde que diretamente relacionadas à gestão de condicionalidades, gestão de benefícios, acompanhamento das famílias beneficiárias, inserção e atualização dos dados do Cadastro Único, implantação de programas complementares, fiscalização ou controle social do Bolsa Família. Em geral, são usados para a aquisição de material de consumo, computadores, equipamentos permanentes e veículos, além da melhoria do espaço físico de atendimento aos beneficiários.

Confira a lista dos recursos recebidos em cada município AQUI

PMDB bate recorde de infidelidade ao Governo desde redemocratização

Maior partido da base aliada da presidente Dilma Rousseff, mas insatisfeito com os espaços que ocupa no governo, o PMDB bateu recorde de infidelidade ao Palácio do Planalto em 2013. 

Nem quando o presidente era Fernando Collor de Mello - e o partido era oposição - os pemedebistas contrariaram tanto o governo nas votações na Câmara dos Deputados, mostra levantamento do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) obtido pelo jornal Valor Econômico S.A.

Partido Solidariedade estreia em horário nobre na televisão

Neste dia 8 de janeiro o Partido Solidariedade vai estrear na Televisão do Rio Grande do Norte, no horário eleitoral.

As inserções do programa terão como apresentador o representante do partido do Estado, o deputado Kelps Lima.

As veiculações serão à noite, em horário nobre.

O abaixo assinado do Procon/RN contra operadoras


De acordo com o Procon/RN a ação civil pública terá por objetivo suspender todas as vendas de novas linhas (chips) de todas as operadoras até que a prestação do serviço seja de qualidade.

Para participar do abaixo assinado basta acessar o link, colocar seu email no lado direito da página e clicar em "sign".

Dona Irene no DIA E da Eletro Shopping


Dona Irene conhecida pelas suas aulas no youtube, estrela a campanha “DIA E” da Eletro Shopping. Ela dá um show no filme produzido pela agência de publicidade Aleixo Comunicação, com o conceito da campanha “Dia E, preço pra torar!”.

Com o humor e carisma de dona Irene, a Eletro Shopping de forma divertida e popular anunciou sua marca e as ofertas do dia 02/01. Confira o filme da campanha logo abaixo:

Em poucos dias, não perca. Vem aí o BBB. A vergonha nacional

… Depois disso, o Brasil ficará "mais culto”, mais focado em seus objetivos e projetos para o novo ano. Ficara também menos fútil, aumentará os seus referenciais, fortalecerá os seus valores como cidadão e família, além de estar mais preparado para as eleições no fim do ano que vai escolher quem poderá mudar o rumo do País. Não vejo a hora desse programa maravilhoso começar.

Ah, já estava me esquecendo. Nesta nova edição, ninguém precisará ficar cuidando da vida alheia e nem dar IBOPE para subcelebridades que não têm nada a acrescentar em sua vida a não ser ficar exibindo os seus corpos por diversos ângulos.

Mas preste atenção! Pra votar em seus preferidos custa apenas R$ 0,31 + tributos. É baratinho… O faturamento da última edição foi de aproximadamente R$ 140 milhões mais merchandising, segundo o Meio & Mensagem.

Futebol no RN está virando caso de política

Futebol em Natal está virando coisa de política.

Ontem o ex-vereador, ex-deputado e candidato a deputado, Rogério Marinho (PSDB) assumiu a diretoria administrativa e de finanças do ABC.

Amanhã será a vez do deputado estadual e candidato à reeleição, Gustavo Carvalho (Pros) assumir a presidência do América.

Cargo que já foi ocupado pelo deputado Hermano Morais (PMDB).

Fonte: Thaisa Galvão

Trabalho do PNAIC é destaque na Secretaria de Educação

A Secretária de Educação, Mara Marlizete; o Secretário-Adjunto, Pedro Bandeira; a Coordenadora Local, Cecy Fernandes; e os Orientadores de Estudos José Nilson de Freitas e Maria Aleane de Moraes Silva, estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido a frente do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com apoio total da Prefeitura Municipal de Apodi, através do Prefeito Flaviano Monteiro.

“Hoje, uma das maiores dificuldades que estamos percebendo nos nossos alunos é que eles não sabem interpretar. O Pacto veio com materiais, trazendo atividades através da formação dos professores durante 120 horas de formação e essa é a primeira etapa que foi concluída para sanar toda dificuldade dos alunos. Segundo o último levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação, todos os alunos estão se encaminhando para realmente atingir os objetivos do Pacto que é a alfabetização na idade certa”, comentou Cecy Fernandes.

“Todas as ações do PNAIC foram enriquecedoras e só veio a auxiliar os nossos professores a melhorar cada vez mais o seu desempenho, a equipe coordenadora do projeto municipal e os professores estão de parabéns pelo sucesso desse programa em nosso município e agradeço aos nossos gestores, o prefeito e o vice por ter nos proporcionado tudo o que foi necessitado para que alcançássemos este êxito”, destacou Mara.

“Não há duvidas de que o trabalho desenvolvido pela equipe de Apodi é um dos que teve o maior êxito e isso se deve da união de vários fatores como o apoio total dos gestores do município, da união e dedicação da equipe do PNAIC local, juntamente com os professores que arregaçaram as mangas e botaram o programa em ação”, parabenizou Andrea Carla Cunha, que é professora formadora do PNAIC.

O que é o PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa cujo objetivo imediato é a alfabetização em língua portuguesa e matemática que compreende o 1º, 2º e 3º anos de estudo, do ensino fundamental I. As principais ações do Pacto são: formação continuada para os professores alfabetizadores  seus orientadores de estudo; distribuição de material didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais.

As obras mais importantes de Rosalba no Rio Grande do Norte

A governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini entrará para a história como aquela administradora que terminará a sua gestão construindo três das maiores obras de todos os tempos no Estado.

- A construção da Barragem de Oiticicas;
- A construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante;
- A construção do Estádio Arena das Dunas.

Queiram ou não seus desafetos as obras foram edificadas (ou serão edificadas) durante o advento de sua gestão.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Câmara pode ter eleição antecipada da mesa diretora

Já circula nos bastidores da política de Apodi a possibilidade da antecipação das eleições para presidente da Câmara Municipal. Seguindo o exemplo de outras casas legislativas, Apodi pode decidir pela antecipação da data da eleição para renovação da sua mesa diretora ou não.

O pleito previsto é até a última reunião do Legislativo Municipal, agora em 2014, que poderá ser antecipado para qualquer reunião ordinária do Legislativo,  já que a Lei Orgânica prevê a eleição em qualquer época.

As conversas e os entendimentos que deverão ser mantidos poderão resultar na possível antecipação, objetivando unir os parlamentares em nome de um Poder Legislativo mais forte e mais coeso, como vem ocorrendo na atual legislatura.

TRT-RN: Nova juíza começa atuar na 3ª Vara de Mossoró

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) tem nova magistrada. Natural de João Pessoa, Anne Cavalcanti ingressou no TRT potiguar por meio de permuta com a juíza Sarah Vanessa Araújo Paixão Ferro.

A juíza Anne de Carvalho Cavalcanti, que trabalhava no TRT de Alagoas (19ª Região) desde setembro de 2012, entrou em exercício na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (7) e vai atuar na 3ª Vara do Trabalho de Mossoró.

Deputados só voltarão suas atividades em fevereiro

A Assembleia Legislativa retoma as atividades em plenário no dia 15 de fevereiro. Em um ano eleitoral, não será fácil manter o ritmo normal das atividades. A maioria dos deputados vai concorrer à reeleição.

Rosalba quer aprovação de empréstimo de R$ 850 milhões

Na Assembleia Legislativa estão pendentes para votações dos deputados estaduais 11 projetos que foram enviados pela governadora Rosalba Ciarlini, entre os quais, os que tratam de modificações na contribuição dos servidores para o regime próprio de previdência e o que cria a taxa de inspeção animal e vegetal.

Há também proposta para estabelecer um fundo garantidor voltado à parceria público privada. Além disso, o governo tem urgência na aprovação do projeto que autoriza uma nova operação de crédito no valor de R$ 850 milhões.

Foto: Carlos Costa.

RN é um dos dez estados que receberão apoio do Fundeb para investir na educação básica

O Rio Grande do Norte é um dos dez estados brasileiros que irão receber apoio financeiro do Governo Federal, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). O valor será reajustado em 13%.

Ao todo, serão investidos em 2014, nos dez estados, R$ 117,2 bilhões. A verba é destinada à educação básica pública. No ano passado, o Fundeb havia investido 111,2 bilhões.

O valor mínimo nacional é estipulado a cada ano em função da estimativa de arrecadação de impostos e contribuições que formam o Fundeb. Os estados que não conseguem atingir esse patamar com a própria arrecadação recebem uma complementação da União.

Regras para ProUni 2014 são definidas em portaria

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (7) a portaria que regulamenta o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2014. O texto traz informações sobre os requisitos para as inscrições, a pré seleção e a comprovação de informações dos estudantes classificados.

Neste ano, a inscrição para participação no processo seletivo do ProUni será efetuada exclusivamente por meio eletrônico, no site do programa e o prazo para se inscrever é de 13 a 17 de janeiro. Para efetuar a inscrição, o aluno deverá informar seu número de inscrição e senha cadastrada no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (Enem). O processo seletivo será constituído de duas chamadas dos estudantes pré-selecionados. A primeira será divulgada no dia 20 de janeiro, no site do ProUni, e a segunda, no dia 3 de fevereiro.

Wilma é o principal “sonho de consumo” do PMDB


O verão continua quente nos bastidores da política potiguar. Com ele cresce ainda mais o “sonho de consumo” do PMDB ter a ex-governadora Wilma de Faria na vaga do Senado na chapa.Ontem na procissão de Santos Reis, Wilma e Garibaldi demonstraram que estão bastante afinados.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Apodi: Caixas eletrônicos voltam à funcionar cerca de 55 dias após assalto

Imagem ilustrativa
Os caixas eletrônicos do Banco do Brasil localizado na cidade de Apodi que havia sido arrombado no dia 12 de novembro, e desde então estava sem funcionar, volta a funcionar normalmente amanhã.

A partir de amanha (07), já pode sacar nos caixas eletrônicos da agencia do Banco do Brasil em Apodi – RN. 

O caixa eletrônico foi arrombado pelos assaltantes no dia 12 de novembro de 2013, quando cerca de 20 homens armados arrombaram a lateral do prédio.

Operação Verão segue sem registros de grandes ocorrências em Tibau

O trabalho conjunto das polícias vem resultando em finais de semana tranquilos para quem está optando pelo verão na cidade de Tibau. A área que abrange o Rio Grande do Norte contou com poucas ocorrências, desde o feriado de Natal.

Cerca de 50 policiais estão trabalhando na área que abrange o Rio Grande do Norte e 20 agentes da Polícia Rodoviária Estadual estão na Operação Verão buscando o controle do trânsito.

Governo do RN anuncia pagamento de diárias operacionais de PMs

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou o pagamento das diárias operacionais dos policiais militares referentes aos meses de junho, julho e agosto de 2013.

De acordo com o coronel Francisco Canindé Araújo Silva, comandante da Polícia Militar no estado, o valor total do pagamento é de R$ 380 mil, que deve ser depositado na próxima sexta-feira (10).

Praia de Tibau...



Tiver o prazer de conhecer Vandilson Targino, homem simples, que nos recebeu super bem em sua casa na praia do Gado Bravo em Tibau – RN.

Vandilson é leitor assíduo do Blog ApoDiário, obrigado pela visita diária e pela receptividade amigo Vandilson Targino.

A festa vai começar...

Partidos já podem abrir conta específica para receber doações 2014

Os diretórios nacionais e estaduais dos partidos políticos que quiserem receber doações eleitorais a partir de 2 de janeiro de 2014 – primeiro dia útil do ano – devem abrir conta bancária específica com essa finalidade.

Para solicitar a abertura da conta específica ao banco, o partido precisa gerar no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Requerimento de Abertura de Conta Bancária Eleitoral (Racep).

“O Racep é o documento gerado pelo partido, na página eletrônica do TSE, para entrega na instituição financeira, possibilitando a abertura de conta bancária para a movimentação de recursos de campanha. Dessa forma os bancos podem verificar a autenticidade do documento”, informa Thiago Bergmann, assessor-chefe de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE.

Em apenas um ano, 766 novas famílias foram incluídas no programa Bolsa Família em Apodi

O trabalho realizado pela Prefeitura de Apodi na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social vem obtendo bons resultados, o que contribui para a criação de políticas públicas para os diferentes grupos humanos existente no município e para o desenvolvimento social.

A realização da Caravana da Assistência Social é um desses trabalhos de crescimento e desenvolvimento social. Para chegar às pessoas mais necessitadas, a equipe técnica da secretaria se uniu e saiu pelas comunidades rurais e bairros da cidade para atualizar os cadastros do programa Bolsa Família.

O objetivo da Caravana era chegar até aqueles que não podiam por algum motivo vir à cidade para preencher seu Cadastro Único e assim ser possível detectar as necessidades das comunidades e criar programas favoráveis a toda população, assim como inserir novas famílias no cadastro.

A realização da caravana foi tão positiva que no ano de 2013 o grau de vulnerabilidade de 766 novas famílias foi identificado e elas passaram a ser beneficiadas pelo programa Bolsas Família, uma grande conquista já que muitas famílias não tinham acesso à secretaria.

A inserção destas novas famílias só foi possível graças ao trabalho de fiscalização do cadastro de mil e duzentas famílias que não tinham perfil para participar do programa e que foram desligadas para dar vez a quem se encaixa nas exigências do programa Bolsa Família.

De acordo com a secretária de Assistência Social do Município, Aloma Tereza, além da atualização dos cadastros de 2012, que não foram feitos na data estipulada, a equipe da Caravana também atualizou os cadastros de 2013 o ano de 2014 começa com tudo atualizado.

Promoção "Apodi Compre e Ganhe" sorteará 4 motos no próximo sábado (11)

Está chegando ao término a promoção APODI COMPRE E GANHE 2013, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi em parceria com as empresas associadas e apoiadores.

A diretoria da CDL agradece a confiança e apoio, como também está convidando todos a participarem do sorteio que se realizará no dia 11 de janeiro de 2014 (Sábado), às 19:30hs, na CDL APODI. Com animação banda Bonde do Stylo, momento em que estaremos juntos fazendo do evento uma grande festa.

Maioria dos feriados em 2014 será no final de semana

Em 2014, apenas cinco feriados cairão em dias úteis. Portaria do Ministério do Planejamento, publicada hoje (6) no Diário Oficial da União, estabelece o calendário oficial de feriados para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais. As demais datas, este ano, serão em fins de semana. A portaria não estabelece se nos dias dos jogos da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, em 11 capitais e no Distrito Federal, os expedientes serão suspensos.

São feriados nacionais, em 2014, as seguintes datas:
1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)

São considerados pontos facultativos os dias:
3 de março – segunda-feira de carnaval
4 de março – terça-feira de carnaval
5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)

Além desses, as datas comemorativas de credos e religiões, de caráter local ou regional, podem ser respeitadas, mediante autorização da chefia imediata do trabalho do servidor, para posterior compensação. Caberão aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.

Papa bom de bolso: Francisco doa 11 milhões para ajudar nas dívidas da Jornada Mundial da Juventude

O papa Francisco contribuiu com R$ 11,7 milhões para ajudar a saldar parte dos investimentos feitos para viabilizar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A informação é do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013. O papa Francisco reconheceu o grande trabalho do Comitê Organizador Local na organização da jornada, na capital fluminense, em julho passado. Desde que assumiu o pontificado, a participação na JMJ representou a primeira viagem internacional e primeiro retorno à América Latina. Sensibilizado, ele mostrou-se disposto a contribuir com ajuda financeira para saldar parte dos gastos na organização da JMJ, fato que foi concretizado hoje.

A jornada passou por auditoria independente da Ernst&Young que confirmou o déficit de R$ 91,3 milhões, registrado em 31 de agosto último. Após o evento, com a negociação com fornecedores, doações, campanhas e a venda de um imóvel, o saldo da dívida com credores diminuiu para R$ 43,2 milhões, dos quais R$ 20,28 milhões devidos a fornecedores e R$ 22,92 milhões decorrentes de despesas de alimentação. Com o valor doado pelo Vaticano, a dívida da JMJ com os fornecedores ficou em R$ 31,5 milhões.

Novo vídeo mostra desembargador Dilermando ordenando que policiais prendam empresário

Em mais um vídeo lançado nas redes sociais, sobre a confusão entre o desembargador Dilermando Mota e o empresário Alexandre Azevedo, na padaria Mercatto, no último domingo em Natal. O caso todos já sabem, Alexandre, até então conhecido por "Gordinho", saiu em defesa de um garçom, humilhado pelo futuro presidente do TRE. Neste novo vídeo, é flagrado justamente o momento em que os policiais militares chegam a padaria, após terem sido acionados por Dilermando.

Claramente, se ver quando Dilermando leva os policiais a mesa do empresário, e faz questão dele mesmo apontar quem é o alexandre. "É ele, leva", ordena o desembargador. Os policiais resolveram ouvir a versão de Alexandre, para a fúria de Dilermando. “Se for para contar a história eu vou me embora, Eu vou falar com (coronel) Araújo. Isso se resolve em delegacia, não é aqui. É um bando de cagão”. Os policiais assistiram o abuso de autoridade e desacato do desembargador, sem nqualquer reação.

Seis estádios, dentre eles o Arena das Dunas ainda não foram inaugurados

Dos 12 estádios que serão utilizados na Copa do Mundo-2014, seis ainda não foram inaugurados: a Arena Amazônia, em Manaus; a Arena das Dunas, em Natal; a Arena Pantanal, em Cuiabá; o Itaquerão, em São Paulo; a Arena da Baixada, em Curitiba; e o Beira-Rio, em Porto Alegre. O prazo final exigido pela Fifa foi no último dia 31 de dezembro.

Natal, Manaus e Porto Alegre devem ser entregues este mês, enquanto Arena Pantanal está prevista para fevereiro. A Arena da Baixada deverá ser entregue em março. Já o Itaquerão só estará pronto em meados de abril. Um acidente danificou parte da estrutura da obra e matou dois operários em novembro, o que ocasionou o atraso nas obras.