sábado, 15 de fevereiro de 2014

Eu leio o ApoDiário: Leylla Carla - Parabéns pra você!

Parabéns pra você!
“Olha eu aqui!!!”

Eu leio o Blog ApoDiário: Leylla Carla. Colunista e blogueira de sucesso em Apodi.

O blog deseja muita saúde, paz, felicidades e que Deus ilumine sempre sua caminhada... Que as bênçãos de Deus estejam sempre sobre nosso amigo Leylla Carla. Amém!

Quer participar do quadro. Eu leio o ApoDiário: envie sua foto para opirataapodi@gmail.com  

Lembre-se de colocar o nome de quem aparece na foto e o lugar, caso apareça mais pessoas na imagem.

Apodi perdeu emenda de 2 milhões destinada ao açougue e feira livre, por falta de assinatura da ex-prefeita

Prédio que funciona o açougue municipal
Barracas feira livre de Apodi

O município de Apodi perdeu os 2 milhões de reais alocados para a revitalização do açougue e da feira livre, recursos conseguidos pelo prefeito Flaviano Monteiro no final do ano de 2012, durante viagem a Brasília, através de contatos no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que facilitaram a alocação de recursos para essa importante obra.

A liberação dos recursos estava disponível na Caixa Econômica Federal desde 27 de dezembro de 2012, para que a obra fosse iniciada, dependeu exclusivamente da assinatura da ex-prefeita Goreti Pinto, que era a gestora do município na época em que os recursos foram alocados.

“Há algum tempo que mantemos contato com a ex-prefeita, no sentido de conseguir essa assinatura e encontramos resistência. Fomos até ao ministro Garibaldi Alves pedir que ele intercedesse para que ela assinasse, mas não obtivemos êxito e assim, colocamos nas mãos de Goreti o destino dessa importante obra para o município, infelizmente ela não assinou e o dinheiro foi devolvido ao MDA”, lamentou Flaviano.

Entenda o caso:

Quando esteve em Brasília no ano retrasado, antes de assumir a gestão, Flaviano soube que as sobras do MDA seriam devolvidas por falta de projetos para a aplicação dos recursos. “Como havia dinheiro para feiras livres, lembramos logo da obra do açougue e agilizamos o processo”, lembra Flaviano.

Em março do ano passado, o prefeito assinou o decreto de desapropriação do prédio de Zé Bolacha comprado por 230 mil reais, com recursos próprios, que permitiria a ampliação do açougue municipal e a revitalização da feira livre. No mês de junho, apresentou a planta arquitetônica da obra e ficou dependendo apenas da assinatura da ex-prefeita para a concretização desse sonho dos apodienses.

“Entramos com o mandato de segurança, para tentar assegurar os recursos de R$ 2 milhões de reais, mas infelizmente perdemos este importante investimento por questões político partidárias”, finaliza.

Fotos: Jânio Duarte

[humor] A gata da sexta em dose dupla veio parar excepcionalmente no sábado. Divirtam-se tarados do blog


A gata da sexta veio parar no sábado. Hoje é sabadão. Dia de tomar um cervejão, se preferir a que desce redondo, ou ainda a number one.

A cerveja mais barata em Apodi você encontra no Depósito de Bebidas São João!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PT e PSD escolhem o principal reduto de Rosalba Ciarlini para lançar aliança política

O vice-governador e presidente estadual do PSD, Robinson Faria usou seu Twitter nesta sexta-feira (14), para anunciar o segundo encontro que seu partido terá com o PT, visando a formação de uma aliança para as eleições de 2014.

O encontro na próxima sexta (21), com as presenças de prefeitos, deputados, vereadores, lideranças dos dois partidos, dentre eles os deputados Fernando Mineiro, Fátima Bezerra, José Dias e Gesane Marinho. A escolha do local para Robinson lançar a aliança em torno de sua candidatura a governador, é estratégico. Mossoró é o principal reduto eleitoral da atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Sandro ex-jogador do Cruzeiro é atração dos Jogos Pré-Carnavalescos 2014 de Apodi

Filhinho e Sandro – ex Cruzeiro e ABC
Sandro – ex Cruzeiro, entre os árbitros Leodécio e Deassis (Raduck)

O ex-jogador profissional Sandro é uma das atrações dos Jogos Pré-Carnavalescos 2014 de Apodi – RN.

Sandro é natural do município de Caraúbas e jogou por muito tempo no time do Cruzeiro de Belo Horizonte, já no futebol potiguar defendeu as cores do ABC.

Município de Upanema poderá não ter carnaval

Como sendo um dos 160 municípios potiguares em situação de emergência, em consequência da seca, o prefeito de Upanema recebeu uma recomendação do Ministério Público Estadual para que não realizasse gastos públicos com os festejos carnavalescos este ano.

Priorizar obras e serviços permanentes, urgentes ou prioritários para os cidadãos é a intenção da instituição. Na recomendação, o MPRN sugere, ainda, que seja revogado o Pregão Presencial nº 005/2014 (de 07 de fevereiro de 2014) e outros que tratem da realização de qualquer despesa pública para o carnaval.

O prefeito de Upanema, Luiz Jairo Bezerra, tem 48 horas para informar à Promotoria da Comarca de Upanema se acolheu ou não a recomendação.

Centro de Detenção de Apodi oferece ensino básico para todos os apenados da unidade


Num momento em que o Brasil discute problemas em estabelecimentos prisionais, reforçados pelos recentes episódios no Maranhão, vem do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDPA), alguns exemplos de ressocialização que tem ganhando destaque no Sistema Penitenciário potiguar. No Centro de Detenção Provisória de Apodi, os detentos têm oportunidades de aprender ler e escrever através do Programa “Educando para Liberdade”, que tem como professora, Deuzirene Xavier de Oliveira.

De acordo com o diretor do CDP de Apodi, agente penitenciário, Márcio Morais, o programa tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Desde quando assumiu a direção do CDP de Apodi, o agente Márcio Morais, garantiu que ampliaria a oferta de educação e a realização de cultos evangélicos na unidade.

Ambulância a disposição 24hs na Maternidade Claudina Pinto



A Maternidade Claudina Pinto informa que recebeu um novo veículo para atender os usuários de Apodi e região. A nova ambulância ficará a disposição 24hs por dia.

“Nós precisamos transportar os usuários da saúde em Apodi com mais conforto, segurança e dignidade. Pensando assim, fomos presenteados com um veículo novo, que irá servir nossa população. Isso é mais uma melhoria na área da saúde que deve ser comemorada”, destacou a diretora, Saúde Paiva.

Oitava de finais dos Jogos Pré-Carnavalescos 2014 em Apodi




Horário de verão termina amanhã à meia-noite

Após 119 dias, termina neste sábado, 15, à meia-noite, o horário de verão nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os relógios devem ser atrasados em uma hora. O objetivo do horário diferenciado é reduzir o consumo de energia, aproveitando a luz natural, sobretudo entre 18 e 21 horas.

No ano passado, o horário de verão permitiu uma economia de 4,6% nos horários de pico, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Um balanço dos números deste ano, em que o baixo nível dos reservatórios, sobretudo no Sudeste, preocupa, deve ser divulgado nos próximos dias.

Nota do blog: No ano passado, economia foi de 4,6% nos horários de pico, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Depois de se reunir com Robinson Faria, PC do B discute pleito 2014 com Wilma de Faira

No dia seguinte a reunião com o vice-governador Robinson Faria, que deseja ser candidato a governador, o PC do B foi ao encontro da vice-prefeita de Natal Wilma de Faria.

Apesar de não saírem com definições a respeito de alianças, o que só deve ocorrer em abril, segundo os participantes, os partidos reafirmaram a vontade de continuar dialogando, ficando outra reunião para acontecer em março próximo. “Nosso interesse é construir um pacto em defesa do Rio Grande do Norte”, disse o presidente do PC do B, Antenor Roberto.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Carnaval de Apodi gera emprego e renda

Carnaval de Apodi gera emprego e renda para a população, já que ganha desde o vendedor ambulante até as grandes empresas que contratam funcionários temporários e com isso podem ajudar na renda familiar.

Com a realização do evento, a economia da cidade aquece em todos os setores.

Quem perde é Apodi!

Os R$ 2 milhões de reais alocados para a revitalização do açougue e da feira livre do município. Era uma oportunidade de investimentos em infraestrutura e embelezamento em nossa Apodi Terra Querida.

Beneficiaria a TODOS FILHOS DO APODI. Mas essa é só mais uma das nossas inúmeras contradições que nunca vou entender.

Ministério Público de Apodi faz recomendação sobre o uso abusivo de aparelhos de som



O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, com fundamento no art. 6o, Inc. XX, da Lei Complementar Federal nº 75/93, combinado com o art. 80 da Lei Federal nº 8.625/93;

CONSIDERANDO que incumbe ao Ministério Público expedir recomendações visando ao efetivo respeito aos interesses, direitos e bens cuja defesa lhe cabe promover, fixando prazo razoável para a adoção das providências pertinentes;

CONSIDERANDO as constantes reclamações trazidas até esta Promotoria de Justiça a respeito da prática de pertubação do sossego alheio (popularmente conhecida como “poluição sonora”) no âmbito da Comarca de Apodi, provocada por meio de equipamentos de som, principalmente nos finais de semana, o que vem causando sérios problemas à população circunvizinha;

CONSIDERANDO que constitui contravenção penal a perturbação do sossego alheio, abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, nos termos do art. 42, Inc. III, do Decreto-lei nº 3.688/41;

CONSIDERANDO que compete à Polícia Militar a preservação da Ordem Pública (Art. 144 da CF/88) e que o descumprimento desse dever, a par de deixar a toda a comunidade vulnerável, pode vir a configurar crime de Prevaricação e ato de Improbidade Administrativa, tipificados respectivamente no Código Penal Militar e na Lei nº 8.429/92;

RECOMENDA ao Senhor Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar da Comarca de Apodi e aos Comandantes de Destacamento que combatam o uso abusivo de equipamentos de som, nas suas mais diversas formas, seja em paredões, carros de som, bares, casas de festas, apresentações artísticas, igrejas, etc, adotando, entre outras, as seguintes providências:
  1. Inicialmente, orientação aos donos dos aparelhos de som e aos responsáveis pelos estabelecimentos onde haja apresentações musicais, algazarra ou gritaria para que limitem o volume do som de modo a não perturbar o sossego alheio, abaixando o volume ou desligando o equipamento sempre que necessário; e
  2. Caso os infratores se recusem a baixar ou desligar o som ou voltem a aumentar ou ligar após o afastamento dos policiais, insistindo em perturbar o sossego da comunidade, que se apreenda o equipamento de som, remetendo-o junto com o infrator à Delegacia de Polícia Civil desta Comarca, para lavratura do termo circunstanciado de ocorrência.
Os aparelhos de som apreendidos só poderão ser liberados com autorização judicial.

Notifique-se os Comandantes da 2ª Cia PM e dos seus destacamentos, para que cumpram e façam cumprir a presente recomendação, afixando-a em local visível de suas unidades e comunicando aos principais interessados.

Envie-se, ainda, cópia da presente recomendação ao Ilustre Delegado de Polícia Civil desta Comarca, para conhecimento, e aos jornais e blogs desta Comarca para divulgação, se assim desejarem.

Publique-se no Diário Oficial do Estado.

Apodi/RN, 12 de janeiro de 2014.

SÍLVIO RICARDO GONÇALVES DE ANDRADE BRITO
Promotor de Justiça

Partido Solidariedade criou campanha para incentivar turismo no carnaval


O partido Solidariedade está criando uma campanha para estimular o turismo regional, em outdoors e redes sociais, através da permanência dos potiguares durante o carnaval no estado.

“Em Apodi você tem um carnaval bonito e seguro, dentre outras cidades. Por isso, o cidadão ficando no carnaval estimula o desenvolvimento. A gente critica o governo porque não investe mais recurso em campanhas educativas e de incentivo ao turismo. Este momento do carnaval você pode gerar riquezas”, comentou o presidente do Solidariedade, deputado Kelps Lima.

A Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo uma ação educativa na prevenção da transmissão das DST/AIDS e HEPATITE C


A Campanha “Carnaval com Camisinha é muito mais divertido”, já está sendo desenvolvida em todas as escolas do município de Apodi durante todo o mês de fevereiro, com o objetivo de conscientizar todos os cidadãos e foliões sobre os riscos de infecção das DST/AIDS e HEPATITE C.

A previsão é de que, no total, mais de 40 mil preservativos sejam distribuídos pela campanha, que começou em fevereiro e vai até o último dia de carnaval e que a informação seja repassada ao um maior número de pessoas possível.

A enfermeira Raquel Gurgel, coordenadora do Programa, explicou que no corredor é possível ter acesso às pessoas que exageram nas festas de Carnaval e acabam não usando o preservativo depois de abusarem de álcool e drogas. “Esta é uma ação para dar visibilidade à necessidade do uso da camisinha e às informações sobre serviços de teste e tratamento. O apoio da Secretaria Municipal de Saúde é fundamental por causa da vulnerabilidade do público durante o Carnaval, que é uma festa que possui um apelo sensual muito grande aliado ao uso abusivo de álcool e drogas, o que vulnerabilidade as pessoas”.

A campanha já passou pela Escola Estadual Gerson Lopes – EEGL e Colégio Nossa Senhora da Conceição – CNSC. Todas as escolas do município serão visitadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Fotos: Jânio Duarte e Raquel Gurgel

Apodi é a 22ª cidade do RN em repasses via convênios com o Governo Federal

O ranking divulgado pela consultoria com base nos números de 2013 do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) e Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), mostra alguns municípios do Oeste bem posicionados no que se refere a obtenção de recursos através de convênios com o Governo Federal.

Isso acontece quando o município está com dívidas pendentes no Cadastro Único de Convênios (Cauc). O Cauc é consultado para que o Governo destine recursos para obras de infraestrutura, por exemplo, com exceção para as obras do PAC e na Saúde, Educação e Assistência Social.

A produtividade de Prefeituras segundo o ranking das Cidades é refletida no desempenho de obtenção dos recursos. O ranking liderado por Natal que conseguiu R$ 20.613.785,91.

REPASSE DE RECURSOS FEDERAIS POR MUNICÍPIO – ANO 2013 (SICONV/SIAFI). Posição dos Municípios no Médio Oeste. Valor Repasse:

022 APODI R$ 1.471.800,00
058 SEVERIANO MELO R$ 742.400,00
086 RODOLFO FERNANDES R$ 542.500,00
102 ITAÚ R$ 445.850,00
120 GOV. DIX-SEPT ROSADO R$ 250.000,00
134 FELIPE GUERRA R$ 243.750,00
140 CARAÚBAS R$ 98.200,00
166 TABOLEIRO GRANDE R$ 0,00

Nova alternativa na política estadual

PT e PSD firmaram compromisso de caminharem juntos nas eleições deste ano. A princípio, com a chapa: vice-governador Robinson Faria ao Governo do Estado e a deputada federal Fátima Bezerra ao Senado. As duas siglas teriam a companhia do PDT, do prefeito natalense Carlos Eduardo Alves, que indicaria o candidato a vice-governador.

Já o PC do B, paquerado pela via alternativa, ofereceria o primeiro ou segundo suplente de senador. A aliança, se confirmada, será ampliada para Mossoró, em caso de eleições suplementares. O PT indicará o vice na chapa do prefeito Silveira Júnior.

Vem aí uma campanha educativa sobre o preço dos combustíveis

No próximo sábado (15) começará a campanha educativa do Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN).

A entidade, através de diversos canais, tem como foco mostrar à população sobre a composição de preço dos combustíveis. As peças publicitárias serão veiculadas em rádios, folhetos, banners e outdoor. A campanha veiculará em todos os municípios do Estado.

Banco do Brasil tem lucro recorde de R$ 15,8 bilhões em 2013

Maior banco brasileiro, o Banco do Brasil teve lucro líquido contábil recorde de R$ 15,758 bilhões em 2013, valor 29,11% superior ao registrado em 2012. O bom desempenho no acumulado do ano se deu apesar da piora no resultado do quarto trimestre, conforme esperava o mercado. Entre outubro e dezembro, o banco teve lucro de R$ 3,025 bilhões, queda de 23,7% sobre igual período do ano anterior.

Em base recorrente, que exclui ganhos e perdas extraordinários, o lucro do BB foi de R$ 10,353 bilhões em 2013, 10,2% menor em relação a 2012. No quarto trimestre, a cifra ficou em R$ 2,424 bilhões, baixa de 23,8% na comparação anual. A diferença entre o lucro líquido contábil e o recorrente deve-se principalmente pelo ganho com a venda das ações da BB Seguridade, que aconteceu no segundo trimestre de 2013.

por Anderson Figo / Folhapress

Prefeito Flaviano e Vice Zé Maria recebem representantes da COEVAP


O prefeito Flaviano Monteiro e o vice-prefeito, José Maria receberam no gabinete ontem (12), representantes de igrejas evangélicas, pertencentes à COEVAP, e um representante da igreja católica, para discutir o apoio da prefeitura aos retiros durante o período do carnaval.

“É uma felicidade receber representantes de igrejas e faremos tudo para apoiar os retiros, obrigado pela visita”, frisou o prefeito, lembrando que estamos realizando os jogos pré-carnavalescos, vamos realizar o maior carnaval da história de Apodi, além do apoio ao retiro dos irmãos evangélicos.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Deputados estaduais voltam ao trabalho na próxima segunda

Os vinte e quatro deputados estaduais voltarão ao trabalho na próxima segunda-feira (17), às 16h em sessão solene para a leitura da mensagem anual da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) que marca o reinício dos trabalhos legislativos após o recesso de fim de ano.

O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (Pros), garantiu que apesar de um ano atípico, com Natal sediando a Copa, a Casa manterá seu ritmo de atividades, sem prejuízo dos trabalhos em plenário, das Comissões e audiências públicas, além dos projetos sociais e culturais que o parlamento mantém regularmente.

O Campus Apodi realizará a sua 2ª EXPOTEC


O Campus Apodi do IFRN realizará a sua II Exposição Científica, Tecnológica e Cultural – EXPOTEC, que terá como temática central “Educação, Ciência e Tecnologia na Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas”.

O Evento ocorrerá no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014 e objetiva apresentar um pouco da produção científica, tecnológica e artístico-cultural desenvolvida pelo Campus durante o ano letivo de 2013.

A programação do evento reunirá um conjunto de atividades, entre elas: apresentações e exposições artístico-culturais, palestras, minicursos, mesas redondas, oficinas, corrida rústica e jogos internos.

Aparece mais um nome para o Governo do Estado

Agora torou dentro.

É candidato ao Governo que não acaba mais. Agora foi a vez do deputado Kelps Lima também declarar sua vontade em disputar o Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro próximo.

“Se tiver apelo popular e apoio do partido, sem nenhuma dificuldade apresentaremos um projeto ao Estado e poderemos entrar na disputa”, foi o que declarou o deputado em entrevista hoje ao Jornal 96 FM.

A mudança por um Apodi melhor deve começar em cada um de nós!

O que você tem feito por nossa cidade?

Todo cidadão pode contribuir, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuam para o fortalecimento da qualidade do povo apodiense.

No dia a dia, na comunidade, na escola, no trabalho...

Em 2013, Apodi deu um salto de qualidade na Saúde

Você sabia?

Apodi agora tem uma Atenção Básica mais forte com a ampliação das Unidades Básicas de Saúde: de 3 UBSs, passaram 9 equipes atuando em todas as regiões da cidade.

A gestão Apodi Terra Querida implantou o serviço de coleta de exame no próprio posto de saúde e domiciliar quando necessário, visitando também empresas onde os funcionários não dispõem de tempo para fazerem exames e colocarem em dia as suas vacinas.

Apodi agora tem consultórios públicos climatizados. Todos os consultórios de todos os postos de saúde agora contam como sistema de climatização, alguns com aparelhos de TV, oferecendo mais conforto e bem estar para os usuários do sistema SUS.

Na gestão Apodi Terra Querida já foram realizadas mais de 1.000 consultas com ortopedista, 40 ultrassonografias por semana, 100 consultas por mês para cardiologista, 40 endoscopias por semana (na própria cidade), sem precisar sair para cidades circunvizinhas, além disso, 40 mamografias por semana para nossos convênios.

Na Saúde da Mulher foram ampliadas as ofertas de consultas especializadas, estão sendo ofertadas a USG mamária no próprio município e ampliadas as mamografias de rastreamento.

A prefeitura implantou o PSE em todas as regiões do município. Apodi era a única cidade da região que não tinha o programa MAIS; agora tem: atendimento a mais de 3 mil crianças nas escolas publicas do município, com ações de Saúde Bucal, Vacinação, Avaliação Nutricional, Identificação de distúrbios de linguagem e audição e muitas outras ações de promoção a saúde.

Ampliação da assistência a Saúde do Homem com ações de munização, orientação e exames de toque e PSA nas unidades de saúde.

A Criação do Centro de Especialidades Médicas (CEM) tem sido um diferencial na oferta de serviços médicos a população que agora conta com uma equipe de especialista para atender os mais carentes. Apodi agora tem:
  • Pediatra todas as segundas-feiras;
  • Cardiologista todas terças-feiras;
  • Ginecologista toda quartas-feiras;
  • Gastro todas quintas-feiras;
  • E aos sábados ortopedista.

Com a Central de Regulação de Consultas, os usuários do SUS não precisam mais esperar meses por uma consulta. A triagem é feita na Central e os pacientes são encaminhados para os especialistas que atendem no Centro de Especialidades Médicas.

O Centro de Especialidades Odontológicas tem melhorado a saúde bucal dos apodienses, com atendimento diário feito por dentistas especialistas, com realização de canais, próteses, cirurgias e outros tratamentos mais complexos, totalmente gratuitos.

Com o objetivo de oferecer serviços odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, localizados predominantemente nas áreas rurais, a Prefeitura implantou a Unidade Móvel Odontológica, promovendo a saúde bucal de todos os cidadãos apodienses.

Hoje acontecerá mais uma reunião da Associação Religiosa Palavra Boa

CONVITE

Convidamos você membro para a reunião ordinária da Associação Religiosa Palavra Boa (ARPA). Data: 12/02/2014 (quarta feira); Horário: 19hs30min Local: Capela Frei Galvão - Lagoa Seca.

Pauta e desenvolvimento da reunião: eleições, planejamento 2014 e outros assuntos.

Certo de contarmos com sua valiosa presença. Que o Pai Celestial nos ilumine e guarde.

Observação: A duração da reunião está programada para 60 minutos no máximo. Não falte!!!

Associação Religiosa Palavra Boa
- Presidente -

Governo Dilma propõe reajuste de 4,6% nas contas de luz

A conta de luz pode ficar 4,6% mais cara neste ano para garantir ao governo dinheiro suficiente para bancar despesas do setor elétrico, como programas para a população de baixa renda.

O reajuste foi proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e será aplicado para cobrir o déficit de R$ 5,6 bilhões do fundo de onde saem os recursos para pagamento dos compromissos federais, a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético).

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde realiza campanha sobre DST nas Escolas de Apodi

Comissão da Câmara deve votar em março destinação de 10% do PIB para educação

A proposta com as metas da educação brasileira para a próxima década deve ser votada até o dia 12 de março pela comissão especial que analisa o tema. Depois disso, o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) segue para o Plenário.

O PNE foi aprovado pela Câmara em 2012, mas sofreu alterações no Senado. Com isso, voltou para exame dos deputados no final do ano passado. Entre as principais mudanças, segundo o relator, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), está a destinação dos investimentos em ensino.

O texto da Câmara prevê o gasto de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação pública. O projeto aprovado no Senado mantém os 10%, mas não restringe os gastos ao setor público. Na prática, podem entrar na estatística de cumprimento do índice aquelas verbas aplicadas em convênios ou programas de financiamento do ensino privado, como o Fies, por exemplo.

Fábio Faria apresenta emenda para evitar aumento nas despesas de estados e municípios

O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) apresentou uma emenda a Medida Provisória 631/13, que estabelece novas regras para a transferência de recursos aos estados e municípios atingidos por efeitos de fenômenos naturais. A matéria permite o acesso aos recursos com mais rapidez, entretanto, ao analisar o texto, o segundo vice- presidente da Câmara dos Deputados observou que a redação da proposta dava margem para que estados e municípios fossem cobrados por obras de responsabilidade da União.

O deputado defende o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feito pela União. Na Câmara dos Deputados, está em análise a Proposta de Emenda à Constituição (261/13) e no Senado a PEC 39/13, que estabelecem o aumento de 1% do repasse, ou seja, cerca de 6,2 bilhão a mais por ano.

Servidores da UFRN e Ufersa podem entrar em greve

O ano letivo nos domínios da UFRN e da Ufersa pode não começar bem. Por ampla maioria dos 161 delegados presentes à Plenária Nacional Estatutária, realizada em Brasília, deliberou pela deflagração da greve da categoria dos técnico-administrativos das universidades no dia 17 de março.

No total, 39 entidades enviaram representantes à Plenária. Dessas, 24 apresentaram-se com posição de assembleia a favor da greve, entre elas a UFRN e  a Ufersa. Sete apresentaram-se contrárias, além de seis abstenções e das entidades sem posição.

Quadra de esportes da Comunidade de Melancias chega a 80%


Na semana passada os vereadores Soneth Ferreira, Genivan Varela e Ângelo Suassuna, o secretário de obras, Samuel Nogueira e vice-prefeito, José Maria realizaram uma visita para acompanhar o andamento da obra da quadra de esportes da Comunidade de Melancias, mais uma obra da atual gestão.

O valor total da obra é de R$ 260.864, 22, já foi pago R$ 129.094,10 sendo R$ 32.594,28 de contra partida da prefeitura municipal e R$ 96.499,82 da OGU. Até o momento foi executado 80% da obra, que já se encontra em processo de acabamento.

A obra passa por constantes fiscalizações, tanto pelos vereadores e funcionários encarregados da prefeitura, quanto pelos órgãos fiscalizadores como a própria Caixa Econômica que acompanha passo a passo da obra verificando a regularidade para a liberação do investimento.

Toda essa fiscalização visa garantir que o investimento está sendo realizado de forma correta e a qualidade da obra que será entregue para que a população possa usufruir.

Esta obra visa apoiar o esporte e o lazer na comunidade de Melancias na região da Pedra, oferecendo um local adequado para práticas esportivas, e através das mesmas buscar afastar a juventude de problemas como as drogas que vem sendo uma constante preocupação dos pais e da sociedade como um todo.

Prioridade do DEM no RN é eleição proporcional

A Tribuna do Norte destaca que a prioridade do Democratas para ano no Rio Grande do Norte é a eleição proporcional. O partido já iniciou conversas com o PMDB e PR. A Assessores próximos o senador José Agripino Maia e os deputados federal Felipe Maia e estaduais José Adécio Costa, Leonardo Nogueira e Getúlio Rego têm demonstrado sintonia com o projeto político de descartar a candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini e, com isso, fechar aliança com o PMDB.

As reuniões com esse tom já começaram e têm como coordenadores o senador José Agripino e o deputado Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB. Os líderes do DEM não acreditam nem mesmo que será necessário fazer prévia no partido, já que eles apostam na inelegibilidade da governadora Rosalba, que foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral a ficar oito anos inelegível.

Robinson Faria: “estamos prontos para dialogarmos e caminharmos com o PT”

Durante o evento que marcou os 34 anos de comemoração do PT no Rio Grande do Norte, o vice-governador Robinson Faria voltou a falar em aliança com os petistas para o pleito deste ano.

Ele parabenizou os petistas pelas conquistas do partido e pelo trabalho social desenvolvido pelos programas do governo federal e lembrou a parceria do PSD ao PT no cenário nacional.

“O PSD já anunciou o compromisso com a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em todo o Brasil. Aqui no Rio Grande do Norte estamos prontos para dialogar e caminhar junto com o PT, discutindo os desafios do Estado porque confiamos na mudança e gestão inovadora junto ao cidadão que o PT construiu nos últimos anos”, apontou.

Previsão é que chuvas recuperem volume dos reservatórios hídricos do Estado

Questionado sobre a possibilidade de recuperação dos reservatórios do Estado, o coordenador de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot se mostra otimista. 

“Tudo indica que podemos ter uma recuperação sim. Estamos esperando uma condição de normalidade, o que significa chuva de 700mm a 800mm em algumas regiões e, em outras, de 600mm a 700mm. Esses volumes já podem trazer uma recuperação mínima de 30% a 40% da situação de hoje”, conclui.

Apodi vai extinguir paus-de-arara e déficit de carteiras escolares


O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, amanheceu esta segunda-feira (10) visitando as escolas municipais para verificar de perto os avanços conquistados em seu governo. A primeira grande mudança está nas carteiras escolares. Foram compradas e reformadas mais de 700 unidades e, neste ano, outras 1.300 serão entregues para acabar de vez com o déficit nas escolas. Esse é um problema antigo na cidade que fazia com que muitas crianças fossem mandadas de volta pra casa.

Outro grande avanço é a extinção dos paus-de-arara no transporte escolar. Assim que assumiu o município, o prefeito exigiu dos contratos de prestação desses serviços que substituíssem os veículos antigos e sem segurança por ônibus, micro-ônibus e vans, para oferecer qualidade aos alunos da rede municipal. Hoje a realidade é outra em Apodi e as famílias agradecem.

Prefeito busca alternativas para atender reivindicações de servidores que esbarram no limite prudencial

Com o limite prudencial acima do permitido pela Lei, que estabelece um comprometimento de no máximo 54% da receita do município com a folha de pagamento, o prefeito Flaviano Monteiro tem encontrado dificuldades para atender reivindicações dos servidores municipais, o que resultou em greve parcial de algumas categorias, como o magistério, agentes de saúde e de endemias e garis.

Ontem (10),  pela manhã, dezenas de servidores fizeram manifestação em frente à prefeitura, enquanto o presidente do SITRAPMA, João Bosco e o vereador Laete Oliveira foram recebidos pelo chefe de gabinete da prefeitura, Pedro Júnior e agendaram audiência entre o prefeito e representantes do sindicato e da Câmara para discutir a pauta de 22 reivindicações dos servidores municipais.

O indicativo de greve já havia sido anunciado há alguns dias e o prefeito se reuniu com o sindicato e representantes dos servidores para discutir a pauta de reivindicações, onde propôs a busca por alternativas para aumentar as receitas do município, que no momento está comprometido com 55,8% de sua arrecadação com a folha de pagamento de pessoal, mas não houve acordo.

“Como professor, me dói não poder atender de imediato a reivindicação de perdas salariais do magistério, acumuladas ao longo dos anos, mas não posso ser irresponsável de aumentar ainda mais o limite prudencial, que já está ultrapassado em quase 2%, sob pena de perdemos repasses de convênios com o Governo Federal”, lamenta Flaviano.

O prefeito reconhece a legitimidade das reivindicações, mas ressalta que em pouco mais de um ano, recuperou perdas acumuladas de gestões anteriores. “Aos professores, concedemos a implantação de letras previstas na promoção vertical; licenças-prêmio, com pagamento de 1/3 de férias; pagamento de 8% referente ao Piso Nacional do Magistério de 2013, além dos 6% para servidores de Nível Médio e 5% para os de Nível Superior”, enumera Flaviano.

A negociação com todas as categorias tem sido uma constante na gestão de Flaviano Monteiro que vem concedendo reajustes e recuperando perdas salariais das categorias que foram mais penalizadas nos últimos anos, como garis e ASG que estavam com o salário base bem abaixo do salário mínimo.

O salário base e a tabela de rendimentos de cerca de 250 servidores da GNO, que não tinham seus rendimentos atualizados há muito tempo, eram mascarados por gratificações e outros mecanismos. “Os garis e os ASG que recebiam um salário base de R$ 545,00, passaram a receber R$ 678,00 de salário base, com adicionais como insalubridade, que aumentamos de 10% para 40%”, diz Flaviano.

Com o objetivo de aumentar a arrecadação de receitas do município, o prefeito contratou uma empresa especializada na área, como alternativa para baixar o limite prudencial e poder atender pelo menos parte das reivindicações dos servidores. “Faremos o possível para melhorarmos nossa arrecadação e termos condições de negociar com os servidores”, acrescenta.

“Respeitamos o direito dos servidores de fazerem greve e em nenhum momento deixamos de dialogar com todas as categorias que nos procuraram. Só gostaríamos que os nossos esforços neste primeiro ano de mandato, para melhorar os salários dos nossos servidores, fossem levados em consideração”, finaliza.

Reivindicações atendidas em 2013
  • Lei Municipal nº 866/2013, de 23/05/2013 autorizando a reposição salarial de 8% para os professores da rede municipal de ensino, retroativo a 1º Janeiro de 2013;
  • Lei Municipal nº 879/2013, de 29 de Julho de 2013 foi concedido reposição salarial de 6% (seis) por cento para todas as categorias de Nível Médio, que são regidos pelas Leis Municipais de nº 584/2009 e lei Complementar nº 06/2011;
  • Lei Municipal nº 879/2013, de 29 de Julho de 2013 foi concedido reposição salarial de 5% (seis) por cento para todas as categorias de Nível Superior, que são regidos pelas Leis Municipais de nº 584/2009 e lei Complementar nº 06/2011;
  • Quanto à implantação dessas letras, esclarecemos que essa Gestão implantou 03 (três) letras, que de acordo com a Lei Complementar nº 06/2011, de 26 de Maio de 2011, era pra ter sido implantada 02 (duas) letras em outubro de 2011; 02 (duas) em Outubro de 2012;
  • Foi implantado as promoções acima citadas do(a)s Servidore(a)s que protocolaram o Requerimento;
  • O valor do impacto na folha com o cumprimento do piso nacional profissional do magistério (PSPN) é de R$ 56.700,00, vale esclarecer que o limite prudencial máximo é de 54%, e o município através da Prefeitura Municipal atingiu o percentual de 55,80% até o 2º semestre de 2013, conforme documento anexo;
  • Em 2013 concedeu e cumpriu as “licenças-prêmio”, e o pagamento do 1/3 de Férias.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Wilma abre diálogo com petistas em caso de candidatura ao governo

Caso venha concorrer ao governo, Wilma de Faria (PSB) alimenta o desejo de contar com o Partido dos Trabalhadores na chapa majoritária. A ideia da vice-prefeita é fazer uma dobradinha com Fátima Bezerra, postulante ao Senado.

Este cenário foi discutido na quarta-feira (5) da semana passada com o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva. Wilma não quer perder o PT de vista mesmo diante da candidatura presidencial de Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República em contraponto à reeleição da presidente Dilma Rousseff, projeto prioritário dos petistas.

Para atrair o PT, Wilma de Faria pretende se valer da boa relação que tem com Lula desde os tempos da Constituinte e da parceria política com o PT estadual desde 2002. A conferir.

Fonte: Diógenes Dantas
Foto de Canindé Soares

PSB e PMDB estão cada vez mais próximos no RN

O avanço do diálogo entre o PSB e PMDB no Rio Grande do Norte ficou muito claro na última viagem de Wilma de Faria (presidente do PSB/RN) às cidades do interior do Estado, nesse final de semana.

Tanto o discurso da ex-governadora quanto o das lideranças do PMDB levam a crer que o acordo de apoios para 2014 está praticamente fechado. O deputado estadual peemedebista Gustavo Fernandes, que se integrou à comitiva, chegou a discursar dizendo ter esperanças que nos próximos dias fariam o anúncio.

Chapa Robinson/Fátima quer conquistar o apoio do PDT de Carlos Eduardo para tornar-se viável

A valorização eleitoral tomou conta do momento... O prefeito de Natal, Carlos Eduardo é o alvo tanto do vice-governador Robinson Faria (PSD), como também da deputada federal Fátima Bezerra (PT). Cada um quer o apoio do PDT para seus projetos. Uma possível união do PSD com o PT precisaria de mais uma força para torna-se viável.

Então essa semana tem uma conversa de Fátima Bezerra com o prefeito de Natal, que já anda admitindo apoiar o candidato do PMDB ao Governo do Estado. Na sexta-feira (14), às 20h, na sede do PDT, Carlos Eduardo vai receber Fátima, que já é o nome de sua simpatia. Em 2012, Carlos Eduardo fechou compromissos com Robinson e Wilma. Caminha para não cumprir...

Prefeituras que não pagarem auxílio sairão do Mais Médicos

Depois que os cubanos do Mais Médicos têm trabalhado sem receber a ajuda de custo prevista nas regras do programa, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse em entrevista exclusiva a'O Estado de S. Paulo que determinou uma operação "pente-fino" para notificar administrações que não cumprem as contrapartidas. 

E, segundo ele, essas prefeituras deixarão de receber os profissionais da terceira etapa do Mais Médicos - são até 2.900 profissionais que começarão a trabalhar no início de março.Os municípios que continuarem, mesmo após a notificação, a deixar de pagar os auxílios moradia, alimentação e de transporte serão descredenciados do programa, segundo o ministro.

Os melhores e piores governadores do país

A informação é do Jornal do Brasil... Entre os cinco governos melhor avaliados estão o de Omar Aziz (PSD), do Amazonas, seguido por Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco e Tião Viana (PT), do Acre. Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, e André Puccinelli (PMDB), do Mato Grosso do Sul, ficaram empatados na avaliação.

Já na outra ponta da tabela, além de Cabral, aparece Rosalba Ciarlini Rosado (DEM), com a pior colocação. Agnelo Queiroz (PT), Camilo Capiberibe (PSB), Simão Janete (PSDB) e Silval Barborsa (PMDB) estão também entre as piores avaliações. Eles são governadores do Distrito Federal, Amapá, Pará e Mato Grosso, respectivamente.

2ª rodada dos Jogos Pré-Carnavalescos em Apodi

Apodi e Umarizal, além de outras cidades do Oeste estão com níveis médios em relação à circulação do crack


Outros 57 municípios estão com o nível médio e 42 apresentam nível baixo. Os demais 40 municípios – entre eles, Natal – não responderam a pesquisa “Observatório do Crack”, da Confederação Nacional de Municípios (CNM),  e não há registros atualizados sobre a presença da droga nesses locais.

Dos 57 municípios do Estado que estão com nível médio à circulação da droga, integram a lista no Oeste: Apodi, Umarizal, Governador Dix-Sept Rosado, Baraúnas e Portalegre.

Mossoró e Caraúbas com níveis altos de crack

A Tribuna do Norte deste domingo (09) traz reportagem onde a violência no interior está diretamente relacionada, ao avanço do tráfico de drogas. O “Observatório do Crack”, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), aponta um dado preocupante.

Dos 167 municípios potiguares, 28 estão com o nível alto em relação aos problemas relacionados à circulação do crack. Do Seridó, cinco municípios estão nessa lista: Parelhas, Jardim de Piranhas, Carnaúba dos Dantas e Cruzeta.

PCdoB só topa aliança com o PT se os dois fecharem coligação para a Assembleia Legislativa

O PCdoB que tem em seus quadros o deputado Fábio Dantas e o vereador natalense George Câmara, topa conversar com o PT. Os comunistas aceitam uma aliança para apoiar o projeto da deputada federal Fátima Bezerra (PT) ao Senado, mas querem algo em troca.

Para fortalecer e garantir a cadeira na Assembleia Legislativa, o PCdoB quer a coligação com o PT também na chapa proporcional. Nada do PT sair isolado como fez em 2010, elegendo apenas o deputado Fernando Mineiro. No PCdoB, o deputado Fábio Dantas foi um dos articuladores para a filiação do empresário Theodorico Bezerra Neto e da veterinária Joana D’arc, seridoense de Acari.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Domingo com chuva tímida em Apodi

Enquanto em alguns municípios da Paraíba choveu bem no fim de semana. Em Apodi, passou apenas um sereno.

Mesmo sendo tímida, a chuva alegra os apodienses.

Números importantes pra você tomar conhecimento

Confira alguns dados da folha de pessoal da Prefeitura Municipal em 2013.

O total da folha foi de R$ 21, 960,220,41. Com INSS a prefeitura pagou R$ 7,161,161,25. Com a soma FOLHA/INSS: 29,121,381,66.

Com o montante o poder Executivo chegou a 55,80%, ultrapassando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“No momento é a nossa realidade”, disse o prefeito Flaviano em uma rede social.

Prefeito Flaviano visita obras de pavimentação no bairro São José (IPE)

Na tarde desta sexta-feira (07), em mais um dia de visita às ações executadas em nossa Apodi Terra Querida, o prefeito Flaviano Monteiro vistoriou as obras de pavimentação, drenagem e terraplenagem na rua Frei Fidélis no bairro São José (IPE). Acompanhado do vereador Genivan Varela, percorreram os principais trechos que estão sendo pavimentados no bairro, conversou com moradores e fiscalizou o andamento das obras e a qualidade dos serviços.

“Estamos reforçando as visitas semanalmente para averiguarmos o andamento das obras e assegurar a cada um dos moradores que agora as coisas serão diferentes, que o sofrimento com a poeira vai acabar e eles terão calçamentos de qualidade nas suas ruas. A nossa intenção não é apenas calçar ruas, mas oferecer dignidade, especialmente aqui no IPE, que é um bairro abandonado e esquecido pelos antigos gestores. Nosso compromisso é transformar esse quadro”, enfatizou o prefeito Flaviano.

Flaviano ainda conversou com Gilberto de Bento, Dona Maura, Edneide, entre outros moradores da rua Eugênia Pereira que solicitaram a pavimentação da mesma. “Vamos atender os moradores com a pavimentação”, garantiu o prefeito.

Teve início os Jogos Pré-Carnavalescos 2014 em Apodi

Aconteceu ontem (08), no Ginásio Poliesportivo Wilson Custódio Diógenes a abertura dos Jogos Pré-Carnavalescos edição 2014. As partidas acontecerão no período de 08/02 até 22/02/2014 no Ginásio Wilson Custódio Diógenes.

Os jogos têm como objetivo incentivar a prática do esporte participativo e competitivo, a fim de estimular uma maior socialização entre os blocos carnavalescos, como também oferecer uma melhoria na qualidade de vida dos participantes.

A expectativa do secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Veríssimo Gama, é que acontecerão grandes jogos nesta 2ª Divisão, visto que as equipes estão se reforçando a cada ano. “Vamos atrair um grande público na edição deste ano”, acredita.

A Segunda Divisão dos jogos, na categoria futsal, conta com a participação de 24 equipes de Apodi e cidades vizinhas. Em breve será anunciada a tabela dos jogos da Divisão. A premiação será de R$ 3 mil reais para o campeão na 2ª Divisão e de R$ 5 mil reais para o campeão na 1ª Divisão.

O prefeito Flaviano Monteiro afirma que vai continuar apoiando e investindo no esporte amador, seja na zona urbana ou rural, tendo também em conta que o esporte traz saúde e ajuda o jovem a desviar das drogas. “Na medida do possível”, a prefeitura de Apodi vem ajudando o esporte do município, fornecendo bolas, traves, campos de futebol, uniformes e disponibilização de ônibus para viagens.

Acreditando que a prefeitura terá uma melhor arrecadação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) neste ano, o prefeito Flaviano garante que daqui pra frente vai investir mais ainda no esporte do município de Apodi.